FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM CENÁRIO DE INCERTEZAS: subjetivações para (re)existências
DOI:
https://doi.org/10.24065/2237-9460.2023v13n1ID2346Palavras-chave:
Crise de Acumulação. Financeirização. Reformas Educacionais. Formação de Professores. Ciência.Resumo
Um ciclo de crise de acumulação promove a expansão do capitalismo financeirizado. Na esteira de movimento da economia política, abre-se um ciclo de conversão das políticas sociais, particularmente saúde e educação, em objeto de investimento e especulação financeira, promovendo-se uma ampla reforma educacional que impacta a carreira, os salários e as condições de trabalho dos professores. Neste artigo propõe-se o redimensionamento dos referenciais a partir dos quais são propostas saídas para a formação de professores, visando uma investigação materialista e dialética das condições que efetivamente determinam a realidade objetiva na qual os professores atuam, impactando suas subjetividades. Defende-se a formação científica para a interpretação das realidades e a ação consciente e organizada em direção às lutas para a transformação material.
Downloads
Referências
ADRIÃO, T. M. F.; GARCIA, T. de O. G. Educação a domicílio: o mercado bate à sua porta. Retratos da Escola, [S. l.], v. 11, n. 21, p. 433–446, 2018. Disponível em: https://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/783 . Acesso em: 20 mar. 2023.
ALENTEJANO, P.; CORDEIRO, T. 80 mil escolas fechadas no campo brasileiro em 21 anos. MST, [S. l.], 28 nov. 2019. Disponível em: https://mst.org.br/2019/11/28/80-mil-escolas-fechadas-no-campo-brasileiro-em-21-anos/. Acesso em: 17 mar. 2023.
ANDERSON, P. Balanço do neoliberalismo. In: SADER, E.; GENTILI, P. Pós-neoliberalismo: as políticas sociais e o Estado democrático. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1995.
BARATA-MOURA, J. B. A prática como transformação material. In: Prática: para uma aclaração do seu sentido filosófico. Lisboa: Edições Colibri, 1994. P. 87-104
BARBOSA, L. M. R. Homeschooling no Brasil: ampliação do direito à educação ou via de privatização? Educação e Sociedade, Campinas, v. 37, n. 134, p.153-168, jan./mar. 2016. Disponível em: https://www.scielo.br/j/es/a/6gQVyGg8KYBBNfjWBhfVx6B/abstract/?lang=pt. Acesso em: 20 mar. 2023.
BERTÃO, N. Veja o salário médio de um professor em cada estado brasileiro. Valor Investe, São Paulo, 16 out. 2021. Disponível em: https://valorinveste.globo.com/objetivo/empreenda-se/noticia/2021/10/16/veja-o-salario-medio-de-um-professor-em-cada-estado-brasileiro.ghtml. Acesso em: 17 mar. 2023.
BRITO, E. P. P. E.; REZENDE, M. P. “Disciplinando a vida, a começar pela escola”: a militarização das escolas públicas do estado da Bahia. Revista Brasileira de Política e Administração da Educação, Goiânia, v. 35, n. 3, p. 844-863, maio 2019. Disponível em: http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2447-41932019000300844&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 22 mar. 2023.
CNI. Confederação Nacional da Indústria. Exportação no Brasil: presença no mercado global. Disponível em: https://www.portaldaindustria.com.br/industria-de-a-z/exportacao-e-comercio-exterior/. Acesso em: 12 dez. 2021.
CHESNAIS, F. A finança capitalista. São Paulo: Alameda, 2010.
CHESNAIS, F. A finança mundializada. São Paulo: Boitempo, 2005.
CONFESSIONAL. Dicio. Dicionário online de Português, [S. d.]. Disponível em: https://www.dicio.com.br/confessional/. Acesso em: 17 mar. 2023.
DIEESE. Pesquisa Nacional da Cesta Básica de Alimentos. Salário mínimo nominal e necessário. 2023. Disponível em: https://www.dieese.org.br/analisecestabasica/salarioMinimo.html. Acesso em: 17 mar. 2023.
ENGELS, F. O desenvolvimento do socialismo da utopia à ciência. Lisboa: Edições Avante!, 2018.
EVANGELISTA, O. et al. Violência do Estado contra docentes: resposta na ponta da língua. Universidade à Esquerda, [S. l.], 12 abr. 2022. Disponível em: https://universidadeaesquerda.com.br/coluna/violencia-do-estado-contra-docentes-resposta-na-ponta-da-lingua/. Acesso em: 17 mar. 2023.
FACCI, M. G. D. O adoecimento do professor frente à violência na escola. Fractal: Revista de Psicologia, [S. l.], v. 31, n. 2, p. 130-142, jul. 2019. Disponível em: https://www.scielo.br/j/fractal/a/YfVf8PZtTKfvy3W4HRJhbxB/?lang=pt. Acesso em: 17 mar. 2023.
FILGUEIRAS, L. A crise geral do capitalismo: possibilidades e limites da sua superação. Revista Crítica Marxista, [S. l.], n. 30, p. 21-27, 2010. Disponível em: https://www.ifch.unicamp.br/criticamarxista/arquivos_biblioteca/artigo177Artigo2.pdf. Acesso em: 17 mar. 2022.
FREITAS, L. C. A reforma empresarial da educação: nova direita, velhas ideias. São Paulo: Expressão Popular, 2018.
FRIGOTTO, G. A gênese das teses do Escola sem Partido: esfinge e ovo da serpente que ameaçam a sociedade e a educação. In: FRIGOTTO, G. (Org.) Escola “sem” Partido. Rio de Janeiro: UERJ/LPP, 2017. p. 17-34.
GOMES, T. A. M. de M.; LEHER, R.; COSTA, H. B. O trabalho docente em grupos empresariais de ensino superior e o mercado de ações na bolsa de valores: um estudo a partir dos conflitos. Arquivo analítico de políticas educativas, [S. l.], v. 28, n. 8, 2020. Disponível em: https://epaa.asu.edu/index.php/epaa/article/view/4902/2366. Acesso em: 17 mar. 2023.
HARVEY, D. O enigma do capital e as crises do capitalismo. São Paulo: Boitempo, 2011.
JACOMINI, M. A.; GIL, J.; CASTRO, E. C. de. A Lei do Piso e a jornada: o trabalho docente nos estados. Retratos da Escola, [S. l.], v. 13, n. 25, p. 259–273, 2019. Disponível em: https://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/918 . Acesso em: 20 mar. 2023.
KUENZER, A. A precarização do trabalho docente: o ajuste normativo encerrando o ciclo. In: AFONSO, C. et al. (Org.). Trabalho docente sob fogo cruzado. Vol. 2. Rio de Janeiro: LPP/UERJ, 2021. p. 235-250.
LAMOSA, R. O trabalho docente no período de pandemia: ataques, lutas e resistências. In: AFONSO, C. et al. (Org.). Trabalho docente sob fogo cruzado. Vol. 2. Rio de Janeiro: LPP/UERJ, 2021. p. 104-117.
LEHER, R. Estado, Reforma Administrativa e mercantilização da educação e das políticas sociais. Germinal: Marxismo e Educação em Debate, Salvador, v. 13, n. 1, p. 9-29, 2021. Disponível em: https://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/43851. Acesso em: 16 mar. 2023.
LIMA, C. F. et al. Seminários trabalho e saúde dos professores – precarização, adoecimento e caminhos para a mudança. São Paulo: FUNDACENTRO, 2023.
MARX, K. Crítica ao Programa de Gotha. São Paulo: Boitempo, 2012.
MARX, K. Contribuição à crítica da economia política. São Paulo: Martins Fontes, 2011.
MARX, K.; ENGELS, F. A ideologia alemã. São Paulo: Boitempo, 2007.
MARX, K. O Capital: crítica da economia política. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1989.
MARX, K.; ENGELS, F. Manifesto comunista. São Paulo: Boitempo, 2005.
MARCONDES DE MORAES, M. C. de. Recuo da teoria: dilemas na pesquisa em educação. Revista Portuguesa de Educação, Braga, Portugal, v. 14, n. 1, p. 7-25, 2021.
OLIVEIRA, R. “Vamos virar uma grande fazenda”: Brasil vive acelerada desindustrialização. El País, São Paulo, 7 dez. 2021. Disponível em: https://brasil.elpais.com/economia/2021-12-07/o-brasil-vai-virar-uma-grande-fazenda-um-pais-em-acelerada-desindustrializacao.html. Acesso em: 11 dez. 2021.
OLIVEIRA, R. P.; BARBOSA, L. M. R. O neoliberalismo como um dos fundamentos da educação domiciliar. Pro-Posições, [S. l.], v. 28, n. 2 (83), maio/ago. 2017. Disponível em: https://www.scielo.br/j/pp/a/WPfRg7bTNjLyZmddPdgSJzJ. Acesso em: 20 mar. 2023.
PEIXOTO, E. M. de M. (2023). Concentração de forças produtivas, luta de classes e impossibilidade de um “sistema nacional de educação” unitário. Revista Trabalho Necessário, 21(44), 01-24. https://doi.org/10.22409/tn.v21i44.56127
PUENTE, B.; JANONE, L. Endividamento já atinge 77,7% das famílias brasileiras. CNN Brasil, Rio de Janeiro, 02 maio 2022. Disponível em: https://www.cnnbrasil.com.br/economia/endividamento-atinge-777-das-familias-brasileiras-maior-patamar-desde-2010-diz-confederacao/. Acesso em: 17 mar. 2023.
RAMOS, M. N. Escola sem Partido: a criminalização do trabalho pedagógico. In: FRIGOTTO, G. (Org.) Escola “sem” Partido. Rio de Janeiro: UERJ/LPP, 2017. p. 75-85.
RÊSES, E. da S.; PAULO, W. G. de. A posição de docentes da educação básica acerca da militarização de escolas públicas em Goiás. Revista Brasileira de Política e Administração da Educação, [S. l.], v. 35, n. 3, p. 700, 2019. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/article/view/96115. Acesso em: 22 mar. 2023.
RIBEIRO, R. F.; LARA, R. O endividamento da classe trabalhadora no Brasil e o capitalismo manipulatório. Serviço Social e Sociedade, [S. l.], n. 126, p. 340-359, maio/ago. 2016. Disponível em: https://www.scielo.br/j/sssoc/a/By5gtMcMPFJ5V4qf5qKQrFw/?lang=pt#. Acesso em: 17 mar. 2023.
ROSSI, P. et al. Austeridade fiscal e financiamento da educação no Brasil. Educação e Sociedade, Campinas, v. 40, e0223456, 2019. Disponível em: https://www.scielo.br/j/es/a/kPwjLRdn8xtJwxpt4T8R4NH/abstract/?lang=pt. Acesso em: 17 mar. 2023.
SAVIANI, D. Crise estrutural, conjuntura nacional, coronavírus e educação – o desmonte da educação nacional. Revista Exitus, [S. l.], v. 10, n. 1, p. e020063, 2020. Disponível em: http://www.ufopa.edu.br/portaldeperiodicos/index.php/revistaexitus/article/view/1463. Acesso em: 16 mar. 2023.
SAVIANI, D. Educação – do senso comum à consciência filosófica. Campinas: Autores Associados, 2007.
SEKI, A. K. Apontamentos sobre a financeirização do ensino superior no Brasil (1990-2018). Germinal: Marxismo e Educação em Debate, Salvador, v. 13, n. 1, p. 48-71, 2021. Disponível em: https://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/43866. Acesso em: 16 mar. 2023.
SILVA, A. M. Da uberização à yutuberização: a precarização do trabalho docente em tempos de pandemia. RTPS – Revista Trabalho, Política e Sociedade, [S. l.], v. 5, n. 9, p. 587-610, jul./dez. 2020. Disponível em: http://costalima.ufrrj.br/index.php/RTPS/article/view/698. Acesso em: 17 mar. 2023.
SILVA, A. M. da; MOTTA, V. C. da. O precariado professoral e as tendências de precarização que atingem os docentes do setor público. Roteiro, Joaçaba, v. 44, n. 3, e20305, 2019. Disponível em: http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2177-60592019000300404&lng=es&nrm=iso. Acesso em: 17 mar. 2023.
SILVA, J. P.; FISCHER, F. M. O desprestígio dos professores; mitos, certezas e perspectivas. In: LIMA, C. F. et al. Seminários trabalho e saúde dos professores – precarização, adoecimento e caminhos para a mudança. São Paulo: FUNDACENTRO, 2023. P. 265-285.
SOUZA, V. H. F. de. O que significa o movimento escola sem (com) partido? In: AFONSO, C. et al. (Org.). Trabalho docente sob fogo cruzado. Vol. 2. Rio de Janeiro: LPP/UERJ, 2021. p. 104-117.
WOOD, E. O império do capital. São Paulo: Boitempo, 2014.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Elza Margarida de Mendonça Peixoto
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License. Declaro que o trabalho apresentado é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Assim, concordo que os direitos autorais a ele referentes se tornem propriedade exclusiva da Editora da Revista Exitus, sendo vedada qualquer reprodução total ou parcial, em qualquer outra parte ou meio de divulgação impresso ou eletrônico, sem ser citada a fonte. Declaro, ainda, estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorais (Nº 9.610, de 19/02/1998).