A prática em "Crítica da organização do trabalho pedagógico e da didática"
DOI:
https://doi.org/10.24065/2237-9460.2020v10n1ID1455Palavras-chave:
Prática. Evidência. Verdade.Resumo
Este trabalho relata uma investigação que busca inventariar as concepções de prática presentes nas proposições que sustentam as posições histórico-críticas sobre a formação de professores no Brasil, delimitada à obra Crítica da organização do trabalho pedagógico e da didática, elaborada por Luiz Carlos de Freitas. Objetiva-se levantar aquilo que vem sendo reconhecido como prática pela literatura que reivindica a concepção materialista e dialética de produção do conhecimento. A pesquisa se justifica devido à necessidade objetiva, reconhecida subjetivamente, de precisar a categoria materialista de prática. Em Freitas, a questão apresenta-se no sentido de tomar a prática como a fonte das categorias teóricas a partir das quais se deve desenvolver a didática. Numa interpretação muito particular, o conhecimento daquilo que é a prática da sala de aula abre possibilidades para a superação dos limites da escola capitalista, viabilizando uma intervenção didática transformadora dessas relações de produção.
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