A prática em "Crítica da organização do trabalho pedagógico e da didática"

Autores

  • Elza Margarida de Mendonça Peixoto Universidade Federal da Bahia
  • Nayara Bessa Barreto Universidade Federal da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.24065/2237-9460.2020v10n1ID1455

Palavras-chave:

Prática. Evidência. Verdade.

Resumo

Este trabalho relata uma investigação que busca inventariar as concepções de prática presentes nas proposições que sustentam as posições histórico-críticas sobre a formação de professores no Brasil, delimitada à obra Crítica da organização do trabalho pedagógico e da didática, elaborada por Luiz Carlos de Freitas. Objetiva-se levantar aquilo que vem sendo reconhecido como prática pela literatura que reivindica a concepção materialista e dialética de produção do conhecimento. A pesquisa se justifica devido à necessidade objetiva, reconhecida subjetivamente, de precisar a categoria materialista de prática. Em Freitas, a questão apresenta-se no sentido de tomar a prática como a fonte das categorias teóricas a partir das quais se deve desenvolver a didática. Numa interpretação muito particular, o conhecimento daquilo que é a prática da sala de aula abre possibilidades para a superação dos limites da escola capitalista, viabilizando uma intervenção didática transformadora dessas relações de produção.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Elza Margarida de Mendonça Peixoto, Universidade Federal da Bahia

Doutora em Filosofia e História da Educação – UNICAMP. Professora Associada I da Faculdade de Educação da Universidade Federal da Bahia, Salvador, Bahia, Brasil. Líder o Grupo de Estudos e Pesquisas Marxismo e Políticas de Trabalho e Educação – M. T. E. FACED UFBA. 

Nayara Bessa Barreto, Universidade Federal da Bahia

Graduada em Educação Física pela FACED UFBA. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas Marxismo e Políticas de Trabalho e Educação – M. T. E. FACED UFBA. 

Referências

BARATA-MOURA, J. A. Estudos sobre a ontologia de Hegel — ser, verdade e contradição. Lisboa: Avante!, 2010b.

BARATA-MOURA, J. Prática — Para uma aclaração do seu sentido como categoria filosófica. Lisboa: Colibri, 1994a.

BARATA-MOURA, J. Ideologia e prática. Lisboa: Caminho, 1978.

BARATA-MOURA, J. As teses das “teses” — para um exercício de leitura. Lisboa: Avante!, 2018.

BARATA-MOURA, J. Sobre Lénine e a filosofia — a reivindicação de uma ontologia materialista dialética com projecto. Lisboa: Avante!, 2010a.

BARATA-MOURA, J. “Pensar aquilo que é”, tarefa e problema da filosofia. Lisboa: Vértice, 1994b.

FREITAS, L. C. de. O enfoque sistêmico no planejamento didático. Klínica, São Paulo, n. 3, p. 4-15, 1975.

FREITAS, L. C. de. Pedagogia e psicologia: a quem possa interessar. Química Nova, São Paulo, v. 5, n. 4, p. 128-131, 1982a.

FREITAS, L. C. de. Pedagogo, psicólogo escolar e análise experimental do comportamento. Educação e Sociedade, São Paulo, n. 13, p. 19-32, 1982b.

FREITAS, L. C. de. Notas sobre a especificidade do pedagogo e sua responsabilidade no estudo da prática pedagógica. Educação e Sociedade, São Paulo, n. 22, p. 12-19, 1985.

FREITAS, L. C. de. Projeto histórico, ciência pedagógica e didática. Educação e Sociedade, São Paulo, n. 27, p. 122-140, 1987.

FREITAS, L. C. de. A especificidade da educação e a formação do educador. In: CONFERÊNCIA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO, 4., 1988, Rio de Janeiro. Anais... São Paulo: Loyola, 1988. p. 455-471.

FREITAS, L. C. de. A questão da interdisciplinaridade: notas para a reformulação dos cursos de pedagogia. Educação e Sociedade, São Paulo, n. 33, p. 105-131, 1989.

FREITAS, L. C. de. Formação do Educador. Revista da Educação, n. 6, p. 22-26, 1991a.

FREITAS, L. C. de. O profissional da educação: conceituação, formação e LDB. Educação em Revista, Minas Gerais, v. especial, n. 0, p. 5-12, 1991b.

FREITAS, L. C. de. O profissional da educação no contexto da nova LDB. Impulso - Revista de Estudos Sociais, São Paulo, n. 10, p. 49-60, 1991c.

FREITAS, L. C. de. Formação do professor para o amanhã: transformação ou modernização? Cadernos do Ced, Curitiba, n. 17, p. 5-17, 1991d.

FREITAS, L. C. de. A dialética da eliminação no processo seletivo. Educação e Sociedade, São Paulo, n. 39, p. 265-285, 1991e.

FREITAS, L. C. de. Teoria Pedagógica: limites e possibilidades. Ideias, São Paulo, n. 11, p. 39-47, 1991g.

FREITAS, L. C. de. Anotações sobre avaliação, universidade e Estado. Universidade e Sociedade, São Paulo, v. 2, n. 3, p. 13-15, 1992a.

FREITAS, L. C. de. Bases teóricas e políticas da formação de educadores. Cadernos do Ced, Curitiba, n. 18, p. 37-43, 1992b.

FREITAS, L. C. de. Neotecnicismo e formação do educador. In: Nilda Alves. (Org.). Formação de Professores: pensar e fazer. 7. ed. São Paulo: Cortez, 1992c, v. 1, p. 89-102.

FREITAS, L. C. de. Conseguiremos escapar ao neotecnicismo? In: Conferência Brasileira de Educação, n. 6., 1992, São Paulo. Anais... Campinas, SP: Papirus, 1992d. p. 147-157.

FREITAS, L. C. de. Novos enfoques na formação de professores para a Escola Básica. In: Semana Nacional de Educação para Todos, 1993, Brasília. Anais... Brasília, DF: Ministério da Educação, 1993. p. 87-97.

FREITAS, L. C. de. Ensino de 1º. Grau: instrumento de recuperação econômica? Universidade e Sociedade, São Paulo, v. 7, n. 4, p. 61-66, 1994.

FREITAS, L. C. de. Seis teses sobre a educação e a contemporaneidade. Ver a Educação, Pará, v. 1, n. 2, p. 65-84, 1995b.

FREITAS, L. C. de. Crítica da organização do trabalho pedagógico e da didática. Campinas: Papirus, 1995.

MARTINS, M. F.; VARANI, A.; DOMINGUES, T. C. Luiz Carlos de Freitas: A organização do trabalho pedagógico no contexto atual do ensino público brasileiro, Crítica educativa, Sorocaba, v. 2, n. 1, p. 202-226, jan-jun. 2016.

MARX, Karl. Crítica da filosofia do direito de Hegel. São Paulo: Boitempo, 2005.

PEIXOTO, Elza M de M. (2018): Desafios da formação universitária: pensar a prática sob ontologia materialista, Revista HISTEDBR - On Line, Campinas-SP, N. 68, pp. 239-248. Disponível em:

https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8643743/14385 Acesso em 28.06.2018 02h44

Downloads

Publicado

2020-11-06

Como Citar

PEIXOTO, E. M. de M.; BARRETO, N. B. . A prática em "Crítica da organização do trabalho pedagógico e da didática". Revista Exitus, [S. l.], v. 10, n. 1, p. e020106, 2020. DOI: 10.24065/2237-9460.2020v10n1ID1455. Disponível em: https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/1455. Acesso em: 22 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos