v. 10 (2020)

					Visualizar v. 10 (2020)
Publicado: 2020-01-01

Conferência

  • Gestão da escola básica pública e BNCC: quais as implicações?

    Josania Lima Portela Carvalhêdo
    e020002
    DOI: https://doi.org/10.24065/2237-9460.2020v10n0ID1123
  • O novo coronavírus, a pedagogia histórico-crítica, a sociedade de classes e o internacionalismo proletário

    Paulino José Orso
    e020048
    DOI: https://doi.org/10.24065/2237-9460.2020v10n1ID1432
  • Crise estrutural, conjuntura nacional, coronavirus e educação – o desmonte da educação nacional

    Dermeval Saviani
    e020063
    DOI: https://doi.org/10.24065/2237-9460.2020v10n1ID1463
  • A língua no desenvolvimento humano: a escola e a criança

    Mary Elizabeth Cerutti-Rizzatti
    e020093
    DOI: https://doi.org/10.24065/2237-9460.2020v10n1ID1470

Dossiê

  • Dossiê temático “Inclusão e currículo: diálogos múltiplos”

    Amélia Escotto do Amaral Ribeiro, Alexandre do Amaral Ribeiro, Hector Renan da Silveira Calixto
    DOI: https://doi.org/10.24065/2237-9460.2020v10n0ID1156
  • A diferenciação pedagógica no contexto da educação inclusiva

    Vítor Ochoa Maia, Sofia Freire
    e020003
    DOI: https://doi.org/10.24065/2237-9460.2020v10n0ID1147
  • Desafios na educação bilíngue de surdos: relações que professores estabelecem com o ensino de língua portuguesa escrita para surdos

    Hector Renan da Silveira Calixto, Amélia Escotto do Amaral Ribeiro, Alexandre do Amaral Ribeiro
    e020004
    DOI: https://doi.org/10.24065/2237-9460.2020v10n0ID1148
  • As experiências com o ensino e a aprendizagem de matemática dos medalhistas cegos da Olimpíada Brasileira de Matemática das escolas públicas (OBMEP)

    Daner Silva Martins, Maria do Carmo Galiazzi, Cleiva Aguiar de Lima
    e020005
    DOI: https://doi.org/10.24065/2237-9460.2020v10n0ID1155
  • A educação inclusiva no município de Itapetinga-BA: avanços e desafios de uma política em ação

    Geovania Fagundes Ribas, Ennia Débora Passos Braga Pires, Silvânia Brito Araújo
    e020006
    DOI: https://doi.org/10.24065/2237-9460.2020v10n0ID1150
  • O corpo como corpus: lugares do ensino de literatura para estudantes surdos

    Danielle Cristina Mendes Pereira Ramos
    e020007
    DOI: https://doi.org/10.24065/2237-9460.2020v10n0ID1151
  • Escolarização de estudantes surdos e os profissionais envolvidos: o foco nos dispositivos legais brasileiros

    Marily Oliveira Barbosa
    e020008
    DOI: https://doi.org/10.24065/2237-9460.2020v10n0ID1152
  • Desenho universal para aprendizagem: reflexões sobre o desenvolvimento de aulas de Matemática

    Frank Presley de Lima Neves, Jurema Lindote Botelho Peixoto
    e020009
    DOI: https://doi.org/10.24065/2237-9460.2020v10n0ID1153
  • Currículo e diferenciação pedagógica - uma prática de exclusão?

    Márcia Marin, Patrícia Braun
    e020010
    DOI: https://doi.org/10.24065/2237-9460.2020v10n0ID1154
  • Dossiê temático "Mídias e tecnologias na educação"

    Márcio Vieira de Souza, José Ricardo e Souza Mafra
    e020051
    DOI: https://doi.org/10.24065/2237-9460.2020v10n1ID1446
  • A pesquisa sobre mídias e tecnologias em educação na Amazônia: um panorama de estudos atuais e perspectivas futuras

    José Ricardo e Souza Mafra
    e020052
    DOI: https://doi.org/10.24065/2237-9460.2020v10n1ID1223
  • Open schooling with inquiry maps in network education: supporting Responsible Research and Innovation (RRI) and fun in learning

    Alexandra Okada, Luziana Quadros da Rosa, Márcio Vieira de Souza
    e020053
    DOI: https://doi.org/10.24065/2237-9460.2020v10n1ID1219
  • Escolarização aberta com mapas de investigação na educação em rede: apoiando a pesquisa e inovação responsáveis (RRI) e a diversão na aprendizagem

    Alexandra Okada, Luziana Quadros da Rosa, Márcio Vieira de Souza
    e020054
    DOI: https://doi.org/10.24065/2237-9460.2020v10n1ID1439
  • Prácticas para la enseñanza y el aprendizaje de habilidades digitales en la educación superior: una revisión sistemática en la literatura

    Fernando José Spanhol, Ana María Martín Cuadrado, Natana Lopes Pereira
    e020055
    DOI: https://doi.org/10.24065/2237-9460.2020v10n1ID1212
  • Caracterización pedagógica e inclusión social: un estudio de los soportes que brindan las redes personales de estudiantes en el bachillerato popular Furilofche, Argentina.

    Alejandro Paredes, Jimena Aguirre, Patricia Virginia Benito, José María Vitaliti
    e020056
    DOI: https://doi.org/10.24065/2237-9460.2020v10n1ID1438
  • Educação e fake news: construindo convergências

    Priscila Costa Santos, Maria Elizabeth Bianconcini Trindade Morato Pinto de Almeida
    e020057
    DOI: https://doi.org/10.24065/2237-9460.2020v10n1ID1216
  • Adolescência em memes: análise das representações de alunos do ensino fundamental

    Judith Bustamante Bautista, Diana Ciannella, Miriam Struchiner
    e020058
    DOI: https://doi.org/10.24065/2237-9460.2020v10n1ID1214
  • Estratégias didáticas na educação digital MOOC RRI

    Katia Ethiénne Esteves dos Santos, Patrícia Lupion Torres, Pierre Narcisse Chery
    e020059
    DOI: https://doi.org/10.24065/2237-9460.2020v10n1ID1203
  • Integração de tecnologias digitais de informação e comunicação nas comunidades da zona rural, no contexto do projeto TECSOL – CDCR – BA

    Silvar Ferreira Ribeiro, Sonia Maria da Conceição Pinto
    e020060
    DOI: https://doi.org/10.24065/2237-9460.2020v10n1ID1226

Artigos

  • A importância do projeto político pegagógico na construção do processo de ensino-aprendizagem contextualizado: um estudo de caso da CEFFA Manoel Monteiro

    Matheus Casimiro Soares Ferreira, Meubles Borges Júnior
    e020011
    DOI: https://doi.org/10.24065/2237-9460.2020v10n0ID1132
  • O PARFOR na Amazônia paraense: reflexões sobre a formação inicial de professores em exercício

    Evaldo Ferreira Rodrigues, Waldir Ferreira de Abreu
    e020012
    DOI: https://doi.org/10.24065/2237-9460.2020v10n0ID1133
  • Agora é hora de...: processos de administração, gestão e regulação dos tempos, rotinas e corpos nas instituições de Educação Infantil

    Romilson Martins Siqueira, Luana Ferreira Borges
    e020013
    DOI: https://doi.org/10.24065/2237-9460.2020v10n0ID1134
  • Biologia no PNLD 2018: o que temos de Caatinga?

    Izaíra Vasconcelos Nepomuceno, Bianca de Freitas Terra
    e020014
    DOI: https://doi.org/10.24065/2237-9460.2020v10n0ID1136
  • Os desafios das práticas curriculares em contextos diversificados: o caso dos refugiados sírios nas escolas brasileiras

    Vinícius Alves da Silva, Poliana Fabíula Cardozo
    e020015
    DOI: https://doi.org/10.24065/2237-9460.2020v10n0ID1137
  • Inovação educacional escolar: uma análise a partir de um caso intitulado Seminário de Diversidade “Quebrando o Tabu”

    José Bittencourt da Silva, Raimundo Nonato Leite de Oliveira
    e020016
    DOI: https://doi.org/10.24065/2237-9460.2020v10n0ID1138
  • “História pra ninar gente grande”: currículo e formação de professores quilombolas

    Iris Verena Oliveira
    e020017
    DOI: https://doi.org/10.24065/2237-9460.2020v10n0ID1139
  • Diálogos e memórias de Luiz Gama e intelectuais negros em ações políticas e currículos escolares na contemporaneidade

    Jeferson Mundim de Souza
    e020018
    DOI: https://doi.org/10.24065/2237-9460.2020v10n0ID1140
  • Apresentando o artesanato como tema social para ensinar ciências/química por uma perspectiva freireana

    Jaime Rodrigues da Silva, Marlene Rios Melo, Maria de Lara Palmeira de Macedo Arguelho
    e020019
    DOI: https://doi.org/10.24065/2237-9460.2020v10n0ID1141
  • As contribuições das simulações forces and motion: basics (html5) e projectile motion (html5), da plataforma phet, para o ensino da mecânica Newtoniana

    Artur Araújo Cavalcante, Gilvandenys Leite Sales
    e020020
    DOI: https://doi.org/10.24065/2237-9460.2020v10n0ID1142
  • Opiniões de mães e profissionais sobre a sexualidade de pessoas com deficiência intelectual

    Josiane Peres Gonçalves, Maria Madalena Freitas Barbosa
    e020021
    DOI: https://doi.org/10.24065/2237-9460.2020v10n0ID1143
  • Identidade docente: representações de professores/as em narrativas ribeirinhas do Rio Quianduba em Abaetetuba-Pa

    Maria Francisca Ribeiro Correa, Waldir Ferreira de Abreu, Damião Bezerra Oliveira
    e020022
    DOI: https://doi.org/10.24065/2237-9460.2020v10n0ID1144
  • Juego y educación: reflexiones sobre historia de la recreación en el Uruguay

    Rodrigo Píriz, Martín Caldeiro
    e020024
    DOI: https://doi.org/10.24065/2237-9460.2020v10n0ID1248
  • A profissão docente nas representações sociais de professores iniciantes de Ensino Médio

    Laêda Bezerra Machado, Mayara Corrêa da Silva
    e020025
    DOI: https://doi.org/10.24065/2237-9460.2020v10n0ID1249
  • A formação e a prática de oficineiros em escolas com jornada ampliada

    Renata Portela Rinaldi, José Gilberto Spasiani Rinaldi
    e020026
    DOI: https://doi.org/10.24065/2237-9460.2020v10n0ID1250
  • O bom professor enfermeiro: o olhar dos estudantes de cursos técnicos acerca da prática docente

    Luís Fernando Rampellotti, Roberta Pasqualli
    e020027
    DOI: https://doi.org/10.24065/2237-9460.2020v10n0ID1251
  • A formação ética profissional docente: significados, trajetórias e modelos

    Sheyla Maria Fontenele Macedo, Ana Paula Viana Caetano
    e020028
    DOI: https://doi.org/10.24065/2237-9460.2020v10n0ID1252
  • Licenciatura: escolha ou falta de opção

    Evelyn Jeniffer de Lima Toledo, Henrique do Nascimento Coutinho
    e020029
    DOI: https://doi.org/10.24065/2237-9460.2020v10n0ID1253
  • O Ensino Médio e o ensino da literatura – antes da BNCC

    Lauro Roberto do Carmo Figueira, Cássia Beatriz Feleol Silva, Carlos Herique Xavier de Aguiar
    e020030
    DOI: https://doi.org/10.24065/2237-9460.2020v10n0ID1254
  • A produção do conhecimento sobre facebook e educação no portal de periódicos da CAPES: relatos de experiências docentes

    Willian Lima Santos, Anne Alilma Silva Souza Ferrete, Manoel Messias Santos Alves
    e020031
    DOI: https://doi.org/10.24065/2237-9460.2020v10n0ID1255
  • Alfabetização de crianças: concepções e perspectivas

    Juliana Stephan Lucon, Marli Lúcia Tonatto Zibetti
    e020032
    DOI: https://doi.org/10.24065/2237-9460.2020v10n0ID1256
  • Sentidos atribuídos à formação técnica integrada ao Ensino Médio por estudantes

    Jorge Washington de Amorim Junior, Lílian Caroline Urnau
    e020033
    DOI: https://doi.org/10.24065/2237-9460.2020v10n0ID1257
  • A constituição da identidade negra nos textos e livros didáticos no Ensino Fundamental

    Marilza de Oliveira Santos, Francisca Izabel Pereira Maciel
    e020034
    DOI: https://doi.org/10.24065/2237-9460.2020v10n0ID1258
  • Jovens do campo no ensino superior

    Mirian Bezerra de Matos Nascimento, Tatyanne Gomes Marques, Domingos Rodrigues da Trindade
    e020035
    DOI: https://doi.org/10.24065/2237-9460.2020v10n0ID1259
  • HISTEDBR E GEPHE: uma década de história da educação da Amazônia

    Jesus de Nazaré de Lima Costa, Maria José Aviz do Rosário
    e020036
    DOI: https://doi.org/10.24065/2237-9460.2020v10n0ID1260
  • Contextos da precarização docente na educação brasileira

    Abília Ana de Castro Neta, Juliana da Silva Moura, Berta Leni Costa Cardoso, Claudio Pinto Nunes
    e020037
    DOI: https://doi.org/10.24065/2237-9460.2020v10n0ID1261
  • Os estudos de gênero em revistas científicas do FEPAE-NN: uma revisão sistematizada

    Alfrancio Ferreira Dias, Ivanderson Pereira da Silva, Pedro Paulo Souza Rios
    e020039
    DOI: https://doi.org/10.24065/2237-9460.2020v10n0ID1287
  • Formação continuada de professores: o que se publica no Norte e Nordeste?

    Lia Machado Fiuza Fialho, Francisca Genifer Andrade de Sousa, Vitória Chérida Costa Freire
    e020038
    DOI: https://doi.org/10.24065/2237-9460.2020v10n0ID1286
  • O protagonismo do Fórum Estadual de Educação na elaboração do plano estadual de educação de Mato Grosso do Sul

    Simone Estigarribia de Lima, Elisangela Alves da Silva Scaff
    e020040
    DOI: https://doi.org/10.24065/2237-9460.2020v10n0ID1288
  • A prática da leitura literária: reflexão-ação-transformação por meio de grupo de diálogo coletivo

    Elaine Rodrigues Nichio, Juracy Machado Pacífico
    e020041
    DOI: https://doi.org/10.24065/2237-9460.2020v10n0ID1289
  • Demarcações históricas sobre a política de assistência estudantil no Brasil

    Adão Rogério Xavier Silva, Mark Clark Assen de Carvalho
    e020042
    DOI: https://doi.org/10.24065/2237-9460.2020v10n0ID1244
  • Currículo oculto e a arte dentro de um planejamento educacional: estudo de caso a partir do programa Ciência e Arte nas Férias (CAF)

    Alan Isaac Mendes Caballero, Amanda Leal Oliveira, Gabrielle Audrey de Sousa Costa, Ana Elisa Spaolonzi Queiroz Assis
    e020043
    DOI: https://doi.org/10.24065/2237-9460.2020v10n1ID1274
  • Políticas educacionais de formação continuada e valorização dos docentes do Programa de Educação de Jovens e Adultos: análise das ações SME/GEJA-RJ, face ao PNE (2014-2018)

    Carla da Mota Souza, Jésus de Alvarenga Bastos, Maria de Lourdes Pinto de Almeida
    e020044
    DOI: https://doi.org/10.24065/2237-9460.2020v10n0ID841
  • A política de assistência estudantil na Universidade Federal do Pará: o estado da arte

    Drielle Lucia Gomes da Silva Ribeiro, Regina Celi Alvarenga de Moura Castro
    e020045
    DOI: https://doi.org/10.24065/2237-9460.2020v10n0ID560
  • Educação rural: ações pedagógicas e infâncias

    Josemir Almeida Barros, Nilce Vieira Campos Ferreira
    e020046
    DOI: https://doi.org/10.24065/2237-9460.2020v10n0ID1265
  • Perspectivas teóricas sobre as desigualdades sociais: contribuições para a análise de políticas compensatórias e socioeducativas na Argentina

    Nicolás Carriquiriborde
    e020061
    DOI: https://doi.org/10.24065/2237-9460.2020v10n1ID1450
  • Educação do Campo como categoria temática em revistas (2015-2020)

    Arlete Ramos dos Santos, Jamile de Souza Soares, Edmacy Quirina de Souza
    e020062
    DOI: https://doi.org/10.24065/2237-9460.2020v10n1ID1459
  • Como nos tornamos mulheres? A escola como lugar de produção da diferença

    Aldenise Cordeiro Santos, Dinamara Garcia Feldens
    e020064
    DOI: https://doi.org/10.24065/2237-9460.2020v10n1ID1418
  • Gênero e diversidade sexual na base nacional comum curricular: descritores ausentes que tornam abjetos os corpos transgressores da norma

    Anderson Pereira Evangelista, Rafael Marques Gonçalves
    e020065
    DOI: https://doi.org/10.24065/2237-9460.2020v10n1ID1233
  • Produção escrita de contos nas aulas de matemática, na perspectiva da resolução de problemas

    Márcia da Silva Santos Portela, Carloney Alves de Oliveira
    e020066
    DOI: https://doi.org/10.24065/2237-9460.2020v10n1ID1266
  • Um olhar para as relações entre as modelagens matemática e científica a partir de um estudo bibliográfico

    Fabrício Fernando Halberstadt, Maria Cecília Pereira Santarosa, Isabel Krey Garcia
    e020067
    DOI: https://doi.org/10.24065/2237-9460.2020v10n1ID1224
  • Reflexões sobre a construção da identidade profissional de uma docente da educação infantil

    Jéssica Francine Ferreira da Silva, Ana Paula Gestoso de Souza, Andréia Barboza Braga
    e020068
    DOI: https://doi.org/10.24065/2237-9460.2020v10n1ID886
  • Os ideais pedagógicos presentes na formação do prouca: uma reflexão crítica

    Josemar Farias da Silva, Selma Suely Baçal de Oliveira
    e020069
    DOI: https://doi.org/10.24065/2237-9460.2020v10n1ID1262
  • Empreendedorismo social para o desenvolvimento comunitário no México: o caso do Centro de Desenvolvimento Comunitário Sustentável (CEDECOSU) do CREFAL em Pátzcuaro, Michoacán

    Miguel Rodrigo González Ibarra
    e020071
    DOI: https://doi.org/10.24065/2237-9460.2020v10n1ID1465
  • Política de asimilación: Pieza fundamental para la propagación del colonialismo, racismo e categorización de raza en Angola, a partir del analisis de la narrativa de Primo Narciso de António Antunes Fonseca

    Itamar Cossi da Silva
    e020077
    DOI: https://doi.org/10.24065/2237-9460.2020v10n1ID1377
  • Núcleos de estudos afro-brasileiros: duas propostas sobre descolonizar a aprendizagem

    Sônia Beatriz dos Santos, Joselina da Silva
    e020072
    DOI: https://doi.org/10.24065/2237-9460.2020v10n1ID1476
  • "Cabelo é como pensamento": entrelaçando combates antirracistas pelos fios de cabelo

    Paulo Melgaço da Silva Junior, Ricardo Pinheiro de Almeida
    e020073
    DOI: https://doi.org/10.24065/2237-9460.2020v10n1ID811
  • Educação das relações étnico-raciais: um estudo de caso sobre os impactos da Lei nº 10.639/03 no cotidiano escolar

    Nanicleison José da Silva, Maria das Graças Andrade Ataíde de Almeida
    e020074
    DOI: https://doi.org/10.24065/2237-9460.2020v10n1ID820
  • Pedagogias africanas: da existência pós-abissal em tempos de utopias e [re]existência

    José Diêgo Leite Santana, Allene Carvalho Lage
    e020075
    DOI: https://doi.org/10.24065/2237-9460.2020v10n1ID803
  • Cultura negra e educação antirracista no currículo escolar: potencialidades do trabalho educativo por meio da literatura

    Nivaldo Alexandre de Freitas, Camila Maria Santos de Pinho, Jessica Silva Cantão
    e020076
    DOI: https://doi.org/10.24065/2237-9460.2020v10n1ID828
  • Os projetos de abolição de Joaquim Nabuco e Luís Gama

    Sales Augusto dos Santos, Luis Gustavo de Paiva Faria
    e020078
    DOI: https://doi.org/10.24065/2237-9460.2020v10n1ID848
  • Filosofia africana para afrorreferenciar o currículo e o pertencimento

    Adilbênia Freire Machado, Sandra Haydée Petit
    e020079
    DOI: https://doi.org/10.24065/2237-9460.2020v10n1ID882
  • O Grupo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas – GEABI e a formação de professores no estado do Pará

    Léia Gonçalves Freitas, Vilma Aparecida de Pinho
    e020080
    DOI: https://doi.org/10.24065/2237-9460.2020v10n1ID881
  • Contribuições de produções acadêmicas nacionais sobre educação matemática inclusiva

    Reinaldo Feio Lima, Neomar Lacerda da Silva, Ilvanete dos Santos de Souza
    e020081
    DOI: https://doi.org/10.24065/2237-9460.2020v10n1ID938
  • Escolarização de crianças com deficiência intelectual: problematizações sobre o currículo e os conteúdos escolares no ciclo de alfabetização

    Amélia Maria Araújo Mesquita, José Rafael Barbosa Rodrigues, Kelly Paixão de Castro
    e020082
    DOI: https://doi.org/10.24065/2237-9460.2020v10n1ID968
  • O material manipulável no ensino e aprendizagem das noções básicas de geometria analítica a um aluno com cegueira

    Lucélia Valda de Matos Cardoso, Elielson Ribeiro Sales
    e020083
    DOI: https://doi.org/10.24065/2237-9460.2020v10n1ID973
  • O que eu faço com esse menino? Discussões sobre currículo e inclusão na produção científica nacional

    Rosimar Serena Siqueira Esquinsani
    e020084
    DOI: https://doi.org/10.24065/2237-9460.2020v10n1ID976
  • Saberes docentes na educação em privação de liberdade: um enfoque multirreferencial

    Vanessa Goes Denardi, Letícia Carneiro da Conceição, Carolline Septimio Limeira
    e020085
    DOI: https://doi.org/10.24065/2237-9460.2020v10n1ID971
  • Alienígenas em escolas de fronteira gêmea: práticas curriculares em questão

    Maiane Liana Hatschbach Ourique, Renan Cardozo Gomes da Silva
    e020086
    DOI: https://doi.org/10.24065/2237-9460.2020v10n1ID972
  • Docência em história no ensino médio, em turma regular, com a presença de aluno surdo

    Crislane Barbosa de Azevedo, Heloisa Lima Perales
    e020087
    DOI: https://doi.org/10.24065/2237-9460.2020v10n1ID967
  • Ensino de estratégias de leitura na sala de aula do 5º e do 8º anos do ensino fundamental

    Aline Diesel, Silvana Neumann Martins, Márcia Jussara Hepp Rehfledt
    e020088
    DOI: https://doi.org/10.24065/2237-9460.2020v10n1ID1246
  • Mapas conceituais no ensino de matemática: experiência na educação de jovens e adultos

    André Ricardo Lucas Vieira
    e020089
    DOI: https://doi.org/10.24065/2237-9460.2020v10n1ID1230
  • Coordenadores pedagógicos: quem são esses profissionais?

    Camila Castro Diniz, Lélia Cristina Silveira de Moraes
    e020090
    DOI: https://doi.org/10.24065/2237-9460.2020v10n1ID1194
  • Desenho universal para a aprendizagem na promoção da educação inclusiva: uma revisão sistemática

    Jacqueline Lidiane de Souza Prais, Jorama de Quadros Stein, Célia Regina Vitaliano
    e020091
    DOI: https://doi.org/10.24065/2237-9460.2020v10n1ID1268
  • Reflexões sobre política de formação e valorização do professor na contemporaneidade brasileira

    Yáscara Michele Neves Koga Guindani, Evandro Ricardo Guindani
    e020092
    DOI: https://doi.org/10.24065/2237-9460.2020v10n1ID1048
  • Formação, profissionalização e identidade docente do supervisor de Estágio do curso de Fisioterapia

    Dalianne Lobo da Costa, Rosângela França, José Lucas Bueno
    e020094
    DOI: https://doi.org/10.24065/2237-9460.2020v10n1ID1473
  • Formação de professores no Curso de Pedagogia da UFBA e a atuação docente na perspectiva inclusiva

    Sheila de Quadros Uzêda, Regiane da Silva Barbosa
    e020095
    DOI: https://doi.org/10.24065/2237-9460.2020v10n1ID1235
  • Exposição museológica “Transformações: a Amazônia e o antropoceno” Objetos de conhecimentos e suas relações com o ensino das ciências

    Renan Ferreira de Freitas, Endell Menezes de Oliveira, Nadia Magalhães da Silva Freitas
    e020096
    DOI: https://doi.org/10.24065/2237-9460.2020v10n1ID1232
  • O design de enunciados e a resolução de problemas com o uso de tecnologias digitais na Educação Matemática de alunos com deficiência intelectual

    Fabiane Fischer Figueiredo
    e020097
    DOI: https://doi.org/10.24065/2237-9460.2020v10n1ID1276
  • A oferta de ensino superior por Universidades Federais no interior da Amazônia: da UFPA à UFOPA em Santarém-PA/Brasil

    Nilzilene Gomes de Figueiredo
    e020098
    DOI: https://doi.org/10.24065/2237-9460.2020v10n1ID1285
  • Análise de uma sequência didática no ensino do sistema cardiovascular

    Maria Rozeleide de Oliveira Nóbrega, Fabrício Bonfim Sudério
    e020099
    DOI: https://doi.org/10.24065/2237-9460.2020v10n1ID1264
  • El ciclo de las políticas como enfoque teórico y metodológico para el estudio de programas de terminalidad educativa en Argentina: recepción y puesta en acto del Plan FinEs

    Mariana Elsa Correa
    e020100
    DOI: https://doi.org/10.24065/2237-9460.2020v10n1ID1317
  • “Eu estudo porque é uma coisa que me dá prazer, satisfação, gosto”: a escola em narrativas de professores de Araguaína-TO

    Bruna da Silva Cardoso, Rosária Helena Ruiz Nakashima
    e020101
    DOI: https://doi.org/10.24065/2237-9460.2020v10n1ID1320
  • Manifestações interpretativas de licenciandos em Química sobre contextualização no ensino de Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS)

    Éverton da Paz Santos, Marlene Rios Melo
    e020103
    DOI: https://doi.org/10.24065/2237-9460.2020v10n1ID1277
  • Contribuição do PIBID para a prática profissional: aprendizagens da docência por homologia na formação inicial

    Fabrício Oliveira da Silva, Ingrid da Silva Alves
    e020104
    DOI: https://doi.org/10.24065/2237-9460.2020v10n1ID1499
  • O alinhamento do pensamento freireano com o ser humano: análise de frequência de palavras do livro Pedagogia da Autonomia

    José Pedro Guimarães da Silva, Maria Julieta Fai Serpa e Sales, Maria Marina Dias Cavalcante
    e020105
    DOI: https://doi.org/10.24065/2237-9460.2020v10n1ID1500
  • A prática em "Crítica da organização do trabalho pedagógico e da didática"

    Elza Margarida de Mendonça Peixoto, Nayara Bessa Barreto
    e020106
    DOI: https://doi.org/10.24065/2237-9460.2020v10n1ID1455
  • Interpelações ao currículo intercultural - Lei 11.645/2008 : o pajé na sala de aula

    Josélia Gomes Neves
    e020107
    DOI: https://doi.org/10.24065/2237-9460.2020v10n1ID1293
  • Instrumento de avaliação do Repertório Básico para Alfabetização (IAR): aplicabilidade para crianças com transtorno do espectro autista

    Najra Danny Pereira Lima, Cássia Leal da Hora
    e020108
    DOI: https://doi.org/10.24065/2237-9460.2020v10n1ID1501
  • Múltiplos e divisores: uma experiência com o uso do jogo de trilhas

    Fernando da Silva Caldas, Vagner Viana da Graça, Valéria Risuenho Marques
    e020109
  • Biologia celular, educação antirracista e currículo decolonial: experiências didáticas inovadoras na formação inicial no curso de Ciências Biológicas

    José Antonio Novaes da Silva
    e020110
    DOI: https://doi.org/10.24065/2237-9460.2020v10n1ID1315
  • Educação de jovens e adultos: as reivindicações populares por uma educação que possibilite a diminuição das distâncias sociais

    Rogério Feitosa Barros, Rosângela de Fátima Cavalcante França, Wendell Fiori de Faria
    e020111
    DOI: https://doi.org/10.24065/2237-9460.2020v10n1ID1478
  • O papel pedagógico do coordenador e a formação continuada de professores centrada na escola

    Juliana Pedroso Bruns, Eliani Aparecida Busnardo Buemo, Rita Buzzi Rausch
    e020112
    DOI: https://doi.org/10.24065/2237-9460.2020v10n1ID1280
  • Mapas conceituais no ensino de ciências: uma estratégia potencialmente significativa para o processo didático

    Raylen Pereira de Ramos, Viviane Aparecida Bagio
    e020113
    DOI: https://doi.org/10.24065/2237-9460.2020v10n1ID1282
  • O conteúdo da formação escolar e a cultura da EJA: desafios da ação docente

    Rosely de Oliveira Macário, Luiz Antônio Gomes Senna
    e020114
    DOI: https://doi.org/10.24065/2237-9460.2020v10n1ID1284
  • História e memória: a doutrina de segurança nacional e a cultura escolar da Escola Técnica Federal do Rio Grande do Norte (1968-1985)

    Olivia Morais de Medeiros Neta, Aline Cristina da Silva Lima
    e020115
    DOI: https://doi.org/10.24065/2237-9460.2020v10n1ID1435
  • Militarização e Escola sem Partido: repercussões no projeto político-pedagógico das escolas

    Edileuza Fernandes Silva, Ilma Passos Alencastro Veiga, Rosana César de Arruda Fernandes
    e020116
    DOI: https://doi.org/10.24065/2237-9460.2020v10n1ID1485
  • A atuação dos conselheiros de educação para o fortalecimento da gestão democrática

    Elioenai Santos de Santana Farias, Emilia Peixoto Vieira
    e020117
    DOI: https://doi.org/10.24065/2237-9460.2020v10n1ID1503
  • Escritas dos professores-cursistas na formação continuada de professores: reflexão sobre dificuldades no manuseio de tecnologias no curso de extensão mídias na educação

    Ângela Aparecida de Souto Silva
    e020118
    DOI: https://doi.org/10.24065/2237-9460.2020v10n1ID1475
  • O bioma pampa nos anos iniciais: uma investigação com professores e nos livros didáticos do PNLD

    Luiza Frigo Pinto, Bruna Ambros Baccin, Edward Frederico Castro Pessano
    e020119
    DOI: https://doi.org/10.24065/2237-9460.2020v10n1ID1479
  • O uso do design thinking for educators na avaliação de um curso de extensão para idosos no contexto de uma universidade aberta da terceira idade

    Guilherme Henrique Koerich, Geovana Samuel Oliveira, Thiago Varnier
    e020120
    DOI: https://doi.org/10.24065/2237-9460.2020v10n1ID1474
  • O uso de infográficos de genética como recurso didático no ensino médio

    Larissa Fernandes, Bruno Duarte Ziroldo
    e020121
    DOI: https://doi.org/10.24065/2237-9460.2020v10n1ID1486
  • Aparato educacional promovido pelo estado em prol da empregabilidade

    Cleide Francisca de Souza Tano, Adriana Cristina Omena dos Santos, Carlos Lucena, Robson Luiz de França
    e020122
    DOI: https://doi.org/10.24065/2237-9460.2020v10n1ID1506

Resenha

  • Formando professores profissionais: resenha do livro “professional capital: transforming teaching in every school

    Luiz Gustavo Bonatto Rufino, Samuel de Souza Neto
    e020023
    DOI: https://doi.org/10.24065/2237-9460.2020v10n0ID1145
  • Por que se aprende tão pouco nas escolas brasileiras?

    Rita de Cássia de Souza
    e020047
    DOI: https://doi.org/10.24065/2237-9460.2020v10n0ID1247
  • A neófita griot contadora de histórias Calu

    Régia Mabel Freitas
    e020049
    DOI: https://doi.org/10.24065/2237-9460.2020v10n0ID1281
  • Desvelando a indústria global da educação

    Newton Antonio Paciulli Bryan
    e020050
    DOI: https://doi.org/10.24065/2237-9460.2020v10n0ID1434
  • Resenha de Inclusão e Subjetivação: ferramentas teórico-metodológicas

    Caroline dos Reis Soares, Deise Andreia Enzweiler
    e020070
    DOI: https://doi.org/10.24065/2237-9460.2020v10n1ID1204