v. 10 (2020)

					Visualizar v. 10 (2020)
Publicado: 2020-01-01

Conferência

  • Gestão da escola básica pública e BNCC: quais as implicações?

    DOI: https://doi.org/10.24065/2237-9460.2020v10n0ID1123
    Josania Lima Portela Carvalhêdo
    e020002
  • O novo coronavírus, a pedagogia histórico-crítica, a sociedade de classes e o internacionalismo proletário

    DOI: https://doi.org/10.24065/2237-9460.2020v10n1ID1432
    Paulino José Orso
    e020048
  • Crise estrutural, conjuntura nacional, coronavirus e educação – o desmonte da educação nacional

    DOI: https://doi.org/10.24065/2237-9460.2020v10n1ID1463
    Dermeval Saviani
    e020063
  • A língua no desenvolvimento humano: a escola e a criança

    DOI: https://doi.org/10.24065/2237-9460.2020v10n1ID1470
    Mary Elizabeth Cerutti-Rizzatti
    e020093

Dossiê

  • Dossiê temático “Inclusão e currículo: diálogos múltiplos”

    DOI: https://doi.org/10.24065/2237-9460.2020v10n0ID1156
    Amélia Escotto do Amaral Ribeiro, Alexandre do Amaral Ribeiro, Hector Renan da Silveira Calixto
  • A diferenciação pedagógica no contexto da educação inclusiva

    DOI: https://doi.org/10.24065/2237-9460.2020v10n0ID1147
    Vítor Ochoa Maia, Sofia Freire
    e020003
  • Desafios na educação bilíngue de surdos: relações que professores estabelecem com o ensino de língua portuguesa escrita para surdos

    DOI: https://doi.org/10.24065/2237-9460.2020v10n0ID1148
    Hector Renan da Silveira Calixto, Amélia Escotto do Amaral Ribeiro, Alexandre do Amaral Ribeiro
    e020004
  • As experiências com o ensino e a aprendizagem de matemática dos medalhistas cegos da Olimpíada Brasileira de Matemática das escolas públicas (OBMEP)

    DOI: https://doi.org/10.24065/2237-9460.2020v10n0ID1155
    Daner Silva Martins, Maria do Carmo Galiazzi, Cleiva Aguiar de Lima
    e020005
  • A educação inclusiva no município de Itapetinga-BA: avanços e desafios de uma política em ação

    DOI: https://doi.org/10.24065/2237-9460.2020v10n0ID1150
    Geovania Fagundes Ribas, Ennia Débora Passos Braga Pires, Silvânia Brito Araújo
    e020006
  • O corpo como corpus: lugares do ensino de literatura para estudantes surdos

    DOI: https://doi.org/10.24065/2237-9460.2020v10n0ID1151
    Danielle Cristina Mendes Pereira Ramos
    e020007
  • Escolarização de estudantes surdos e os profissionais envolvidos: o foco nos dispositivos legais brasileiros

    DOI: https://doi.org/10.24065/2237-9460.2020v10n0ID1152
    Marily Oliveira Barbosa
    e020008
  • Desenho universal para aprendizagem: reflexões sobre o desenvolvimento de aulas de Matemática

    DOI: https://doi.org/10.24065/2237-9460.2020v10n0ID1153
    Frank Presley de Lima Neves, Jurema Lindote Botelho Peixoto
    e020009
  • Currículo e diferenciação pedagógica - uma prática de exclusão?

    DOI: https://doi.org/10.24065/2237-9460.2020v10n0ID1154
    Márcia Marin, Patrícia Braun
    e020010
  • Dossiê temático "Mídias e tecnologias na educação"

    DOI: https://doi.org/10.24065/2237-9460.2020v10n1ID1446
    Márcio Vieira de Souza, José Ricardo e Souza Mafra
    e020051
  • A pesquisa sobre mídias e tecnologias em educação na Amazônia: um panorama de estudos atuais e perspectivas futuras

    DOI: https://doi.org/10.24065/2237-9460.2020v10n1ID1223
    José Ricardo e Souza Mafra
    e020052
  • Open schooling with inquiry maps in network education: supporting Responsible Research and Innovation (RRI) and fun in learning

    DOI: https://doi.org/10.24065/2237-9460.2020v10n1ID1219
    Alexandra Okada, Luziana Quadros da Rosa, Márcio Vieira de Souza
    e020053
  • Escolarização aberta com mapas de investigação na educação em rede: apoiando a pesquisa e inovação responsáveis (RRI) e a diversão na aprendizagem

    DOI: https://doi.org/10.24065/2237-9460.2020v10n1ID1439
    Alexandra Okada, Luziana Quadros da Rosa, Márcio Vieira de Souza
    e020054
  • Prácticas para la enseñanza y el aprendizaje de habilidades digitales en la educación superior: una revisión sistemática en la literatura

    DOI: https://doi.org/10.24065/2237-9460.2020v10n1ID1212
    Fernando José Spanhol, Ana María Martín Cuadrado, Natana Lopes Pereira
    e020055
  • Caracterización pedagógica e inclusión social: un estudio de los soportes que brindan las redes personales de estudiantes en el bachillerato popular Furilofche, Argentina.

    DOI: https://doi.org/10.24065/2237-9460.2020v10n1ID1438
    Alejandro Paredes, Jimena Aguirre, Patricia Virginia Benito, José María Vitaliti
    e020056
  • Educação e fake news: construindo convergências

    DOI: https://doi.org/10.24065/2237-9460.2020v10n1ID1216
    Priscila Costa Santos, Maria Elizabeth Bianconcini Trindade Morato Pinto de Almeida
    e020057
  • Adolescência em memes: análise das representações de alunos do ensino fundamental

    DOI: https://doi.org/10.24065/2237-9460.2020v10n1ID1214
    Judith Bustamante Bautista, Diana Ciannella, Miriam Struchiner
    e020058
  • Estratégias didáticas na educação digital MOOC RRI

    DOI: https://doi.org/10.24065/2237-9460.2020v10n1ID1203
    Katia Ethiénne Esteves dos Santos, Patrícia Lupion Torres, Pierre Narcisse Chery
    e020059
  • Integração de tecnologias digitais de informação e comunicação nas comunidades da zona rural, no contexto do projeto TECSOL – CDCR – BA

    DOI: https://doi.org/10.24065/2237-9460.2020v10n1ID1226
    Silvar Ferreira Ribeiro, Sonia Maria da Conceição Pinto
    e020060

Artigos

  • A importância do projeto político pegagógico na construção do processo de ensino-aprendizagem contextualizado: um estudo de caso da CEFFA Manoel Monteiro

    DOI: https://doi.org/10.24065/2237-9460.2020v10n0ID1132
    Matheus Casimiro Soares Ferreira, Meubles Borges Júnior
    e020011
  • O PARFOR na Amazônia paraense: reflexões sobre a formação inicial de professores em exercício

    DOI: https://doi.org/10.24065/2237-9460.2020v10n0ID1133
    Evaldo Ferreira Rodrigues, Waldir Ferreira de Abreu
    e020012
  • Agora é hora de...: processos de administração, gestão e regulação dos tempos, rotinas e corpos nas instituições de Educação Infantil

    DOI: https://doi.org/10.24065/2237-9460.2020v10n0ID1134
    Romilson Martins Siqueira, Luana Ferreira Borges
    e020013
  • Biologia no PNLD 2018: o que temos de Caatinga?

    DOI: https://doi.org/10.24065/2237-9460.2020v10n0ID1136
    Izaíra Vasconcelos Nepomuceno, Bianca de Freitas Terra
    e020014
  • Os desafios das práticas curriculares em contextos diversificados: o caso dos refugiados sírios nas escolas brasileiras

    DOI: https://doi.org/10.24065/2237-9460.2020v10n0ID1137
    Vinícius Alves da Silva, Poliana Fabíula Cardozo
    e020015
  • Inovação educacional escolar: uma análise a partir de um caso intitulado Seminário de Diversidade “Quebrando o Tabu”

    DOI: https://doi.org/10.24065/2237-9460.2020v10n0ID1138
    José Bittencourt da Silva, Raimundo Nonato Leite de Oliveira
    e020016
  • “História pra ninar gente grande”: currículo e formação de professores quilombolas

    DOI: https://doi.org/10.24065/2237-9460.2020v10n0ID1139
    Iris Verena Oliveira
    e020017
  • Diálogos e memórias de Luiz Gama e intelectuais negros em ações políticas e currículos escolares na contemporaneidade

    DOI: https://doi.org/10.24065/2237-9460.2020v10n0ID1140
    Jeferson Mundim de Souza
    e020018
  • Apresentando o artesanato como tema social para ensinar ciências/química por uma perspectiva freireana

    DOI: https://doi.org/10.24065/2237-9460.2020v10n0ID1141
    Jaime Rodrigues da Silva, Marlene Rios Melo, Maria de Lara Palmeira de Macedo Arguelho
    e020019
  • As contribuições das simulações forces and motion: basics (html5) e projectile motion (html5), da plataforma phet, para o ensino da mecânica Newtoniana

    DOI: https://doi.org/10.24065/2237-9460.2020v10n0ID1142
    Artur Araújo Cavalcante, Gilvandenys Leite Sales
    e020020
  • Opiniões de mães e profissionais sobre a sexualidade de pessoas com deficiência intelectual

    DOI: https://doi.org/10.24065/2237-9460.2020v10n0ID1143
    Josiane Peres Gonçalves, Maria Madalena Freitas Barbosa
    e020021
  • Identidade docente: representações de professores/as em narrativas ribeirinhas do Rio Quianduba em Abaetetuba-Pa

    DOI: https://doi.org/10.24065/2237-9460.2020v10n0ID1144
    Maria Francisca Ribeiro Correa, Waldir Ferreira de Abreu, Damião Bezerra Oliveira
    e020022
  • Juego y educación: reflexiones sobre historia de la recreación en el Uruguay

    DOI: https://doi.org/10.24065/2237-9460.2020v10n0ID1248
    Rodrigo Píriz, Martín Caldeiro
    e020024
  • A profissão docente nas representações sociais de professores iniciantes de Ensino Médio

    DOI: https://doi.org/10.24065/2237-9460.2020v10n0ID1249
    Laêda Bezerra Machado, Mayara Corrêa da Silva
    e020025
  • A formação e a prática de oficineiros em escolas com jornada ampliada

    DOI: https://doi.org/10.24065/2237-9460.2020v10n0ID1250
    Renata Portela Rinaldi, José Gilberto Spasiani Rinaldi
    e020026
  • O bom professor enfermeiro: o olhar dos estudantes de cursos técnicos acerca da prática docente

    DOI: https://doi.org/10.24065/2237-9460.2020v10n0ID1251
    Luís Fernando Rampellotti, Roberta Pasqualli
    e020027
  • A formação ética profissional docente: significados, trajetórias e modelos

    DOI: https://doi.org/10.24065/2237-9460.2020v10n0ID1252
    Sheyla Maria Fontenele Macedo, Ana Paula Viana Caetano
    e020028
  • Licenciatura: escolha ou falta de opção

    DOI: https://doi.org/10.24065/2237-9460.2020v10n0ID1253
    Evelyn Jeniffer de Lima Toledo, Henrique do Nascimento Coutinho
    e020029
  • O Ensino Médio e o ensino da literatura – antes da BNCC

    DOI: https://doi.org/10.24065/2237-9460.2020v10n0ID1254
    Lauro Roberto do Carmo Figueira, Cássia Beatriz Feleol Silva, Carlos Herique Xavier de Aguiar
    e020030
  • A produção do conhecimento sobre facebook e educação no portal de periódicos da CAPES: relatos de experiências docentes

    DOI: https://doi.org/10.24065/2237-9460.2020v10n0ID1255
    Willian Lima Santos, Anne Alilma Silva Souza Ferrete, Manoel Messias Santos Alves
    e020031
  • Alfabetização de crianças: concepções e perspectivas

    DOI: https://doi.org/10.24065/2237-9460.2020v10n0ID1256
    Juliana Stephan Lucon, Marli Lúcia Tonatto Zibetti
    e020032
  • Sentidos atribuídos à formação técnica integrada ao Ensino Médio por estudantes

    DOI: https://doi.org/10.24065/2237-9460.2020v10n0ID1257
    Jorge Washington de Amorim Junior, Lílian Caroline Urnau
    e020033
  • A constituição da identidade negra nos textos e livros didáticos no Ensino Fundamental

    DOI: https://doi.org/10.24065/2237-9460.2020v10n0ID1258
    Marilza de Oliveira Santos, Francisca Izabel Pereira Maciel
    e020034
  • Jovens do campo no ensino superior

    DOI: https://doi.org/10.24065/2237-9460.2020v10n0ID1259
    Mirian Bezerra de Matos Nascimento, Tatyanne Gomes Marques, Domingos Rodrigues da Trindade
    e020035
  • HISTEDBR E GEPHE: uma década de história da educação da Amazônia

    DOI: https://doi.org/10.24065/2237-9460.2020v10n0ID1260
    Jesus de Nazaré de Lima Costa, Maria José Aviz do Rosário
    e020036
  • Contextos da precarização docente na educação brasileira

    DOI: https://doi.org/10.24065/2237-9460.2020v10n0ID1261
    Abília Ana de Castro Neta, Juliana da Silva Moura, Berta Leni Costa Cardoso, Claudio Pinto Nunes
    e020037
  • Os estudos de gênero em revistas científicas do FEPAE-NN: uma revisão sistematizada

    DOI: https://doi.org/10.24065/2237-9460.2020v10n0ID1287
    Alfrancio Ferreira Dias, Ivanderson Pereira da Silva, Pedro Paulo Souza Rios
    e020039
  • Formação continuada de professores: o que se publica no Norte e Nordeste?

    DOI: https://doi.org/10.24065/2237-9460.2020v10n0ID1286
    Lia Machado Fiuza Fialho, Francisca Genifer Andrade de Sousa, Vitória Chérida Costa Freire
    e020038
  • O protagonismo do Fórum Estadual de Educação na elaboração do plano estadual de educação de Mato Grosso do Sul

    DOI: https://doi.org/10.24065/2237-9460.2020v10n0ID1288
    Simone Estigarribia de Lima, Elisangela Alves da Silva Scaff
    e020040
  • A prática da leitura literária: reflexão-ação-transformação por meio de grupo de diálogo coletivo

    DOI: https://doi.org/10.24065/2237-9460.2020v10n0ID1289
    Elaine Rodrigues Nichio, Juracy Machado Pacífico
    e020041
  • Demarcações históricas sobre a política de assistência estudantil no Brasil

    DOI: https://doi.org/10.24065/2237-9460.2020v10n0ID1244
    Adão Rogério Xavier Silva, Mark Clark Assen de Carvalho
    e020042
  • Currículo oculto e a arte dentro de um planejamento educacional: estudo de caso a partir do programa Ciência e Arte nas Férias (CAF)

    DOI: https://doi.org/10.24065/2237-9460.2020v10n1ID1274
    Alan Isaac Mendes Caballero, Amanda Leal Oliveira, Gabrielle Audrey de Sousa Costa, Ana Elisa Spaolonzi Queiroz Assis
    e020043
  • Políticas educacionais de formação continuada e valorização dos docentes do Programa de Educação de Jovens e Adultos: análise das ações SME/GEJA-RJ, face ao PNE (2014-2018)

    DOI: https://doi.org/10.24065/2237-9460.2020v10n0ID841
    Carla da Mota Souza, Jésus de Alvarenga Bastos, Maria de Lourdes Pinto de Almeida
    e020044
  • A política de assistência estudantil na Universidade Federal do Pará: o estado da arte

    DOI: https://doi.org/10.24065/2237-9460.2020v10n0ID560
    Drielle Lucia Gomes da Silva Ribeiro, Regina Celi Alvarenga de Moura Castro
    e020045
  • Educação rural: ações pedagógicas e infâncias

    DOI: https://doi.org/10.24065/2237-9460.2020v10n0ID1265
    Josemir Almeida Barros, Nilce Vieira Campos Ferreira
    e020046
  • Perspectivas teóricas sobre as desigualdades sociais: contribuições para a análise de políticas compensatórias e socioeducativas na Argentina

    DOI: https://doi.org/10.24065/2237-9460.2020v10n1ID1450
    Nicolás Carriquiriborde
    e020061
  • Educação do Campo como categoria temática em revistas (2015-2020)

    DOI: https://doi.org/10.24065/2237-9460.2020v10n1ID1459
    Arlete Ramos dos Santos, Jamile de Souza Soares, Edmacy Quirina de Souza
    e020062
  • Como nos tornamos mulheres? A escola como lugar de produção da diferença

    DOI: https://doi.org/10.24065/2237-9460.2020v10n1ID1418
    Aldenise Cordeiro Santos, Dinamara Garcia Feldens
    e020064
  • Gênero e diversidade sexual na base nacional comum curricular: descritores ausentes que tornam abjetos os corpos transgressores da norma

    DOI: https://doi.org/10.24065/2237-9460.2020v10n1ID1233
    Anderson Pereira Evangelista, Rafael Marques Gonçalves
    e020065
  • Produção escrita de contos nas aulas de matemática, na perspectiva da resolução de problemas

    DOI: https://doi.org/10.24065/2237-9460.2020v10n1ID1266
    Márcia da Silva Santos Portela, Carloney Alves de Oliveira
    e020066
  • Um olhar para as relações entre as modelagens matemática e científica a partir de um estudo bibliográfico

    DOI: https://doi.org/10.24065/2237-9460.2020v10n1ID1224
    Fabrício Fernando Halberstadt, Maria Cecília Pereira Santarosa, Isabel Krey Garcia
    e020067
  • Reflexões sobre a construção da identidade profissional de uma docente da educação infantil

    DOI: https://doi.org/10.24065/2237-9460.2020v10n1ID886
    Jéssica Francine Ferreira da Silva, Ana Paula Gestoso de Souza, Andréia Barboza Braga
    e020068
  • Os ideais pedagógicos presentes na formação do prouca: uma reflexão crítica

    DOI: https://doi.org/10.24065/2237-9460.2020v10n1ID1262
    Josemar Farias da Silva, Selma Suely Baçal de Oliveira
    e020069
  • Empreendedorismo social para o desenvolvimento comunitário no México: o caso do Centro de Desenvolvimento Comunitário Sustentável (CEDECOSU) do CREFAL em Pátzcuaro, Michoacán

    DOI: https://doi.org/10.24065/2237-9460.2020v10n1ID1465
    Miguel Rodrigo González Ibarra
    e020071
  • Política de asimilación: Pieza fundamental para la propagación del colonialismo, racismo e categorización de raza en Angola, a partir del analisis de la narrativa de Primo Narciso de António Antunes Fonseca

    DOI: https://doi.org/10.24065/2237-9460.2020v10n1ID1377
    Itamar Cossi da Silva
    e020077
  • Núcleos de estudos afro-brasileiros: duas propostas sobre descolonizar a aprendizagem

    DOI: https://doi.org/10.24065/2237-9460.2020v10n1ID1476
    Sônia Beatriz dos Santos, Joselina da Silva
    e020072
  • "Cabelo é como pensamento": entrelaçando combates antirracistas pelos fios de cabelo

    DOI: https://doi.org/10.24065/2237-9460.2020v10n1ID811
    Paulo Melgaço da Silva Junior, Ricardo Pinheiro de Almeida
    e020073
  • Educação das relações étnico-raciais: um estudo de caso sobre os impactos da Lei nº 10.639/03 no cotidiano escolar

    DOI: https://doi.org/10.24065/2237-9460.2020v10n1ID820
    Nanicleison José da Silva, Maria das Graças Andrade Ataíde de Almeida
    e020074
  • Pedagogias africanas: da existência pós-abissal em tempos de utopias e [re]existência

    DOI: https://doi.org/10.24065/2237-9460.2020v10n1ID803
    José Diêgo Leite Santana, Allene Carvalho Lage
    e020075
  • Cultura negra e educação antirracista no currículo escolar: potencialidades do trabalho educativo por meio da literatura

    DOI: https://doi.org/10.24065/2237-9460.2020v10n1ID828
    Nivaldo Alexandre de Freitas, Camila Maria Santos de Pinho, Jessica Silva Cantão
    e020076
  • Os projetos de abolição de Joaquim Nabuco e Luís Gama

    DOI: https://doi.org/10.24065/2237-9460.2020v10n1ID848
    Sales Augusto dos Santos, Luis Gustavo de Paiva Faria
    e020078
  • Filosofia africana para afrorreferenciar o currículo e o pertencimento

    DOI: https://doi.org/10.24065/2237-9460.2020v10n1ID882
    Adilbênia Freire Machado, Sandra Haydée Petit
    e020079
  • O Grupo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas – GEABI e a formação de professores no estado do Pará

    DOI: https://doi.org/10.24065/2237-9460.2020v10n1ID881
    Léia Gonçalves Freitas, Vilma Aparecida de Pinho
    e020080
  • Contribuições de produções acadêmicas nacionais sobre educação matemática inclusiva

    DOI: https://doi.org/10.24065/2237-9460.2020v10n1ID938
    Reinaldo Feio Lima, Neomar Lacerda da Silva, Ilvanete dos Santos de Souza
    e020081
  • Escolarização de crianças com deficiência intelectual: problematizações sobre o currículo e os conteúdos escolares no ciclo de alfabetização

    DOI: https://doi.org/10.24065/2237-9460.2020v10n1ID968
    Amélia Maria Araújo Mesquita, José Rafael Barbosa Rodrigues, Kelly Paixão de Castro
    e020082
  • O material manipulável no ensino e aprendizagem das noções básicas de geometria analítica a um aluno com cegueira

    DOI: https://doi.org/10.24065/2237-9460.2020v10n1ID973
    Lucélia Valda de Matos Cardoso, Elielson Ribeiro Sales
    e020083
  • O que eu faço com esse menino? Discussões sobre currículo e inclusão na produção científica nacional

    DOI: https://doi.org/10.24065/2237-9460.2020v10n1ID976
    Rosimar Serena Siqueira Esquinsani
    e020084
  • Saberes docentes na educação em privação de liberdade: um enfoque multirreferencial

    DOI: https://doi.org/10.24065/2237-9460.2020v10n1ID971
    Vanessa Goes Denardi, Letícia Carneiro da Conceição, Carolline Septimio Limeira
    e020085
  • Alienígenas em escolas de fronteira gêmea: práticas curriculares em questão

    DOI: https://doi.org/10.24065/2237-9460.2020v10n1ID972
    Maiane Liana Hatschbach Ourique, Renan Cardozo Gomes da Silva
    e020086
  • Docência em história no ensino médio, em turma regular, com a presença de aluno surdo

    DOI: https://doi.org/10.24065/2237-9460.2020v10n1ID967
    Crislane Barbosa de Azevedo, Heloisa Lima Perales
    e020087
  • Ensino de estratégias de leitura na sala de aula do 5º e do 8º anos do ensino fundamental

    DOI: https://doi.org/10.24065/2237-9460.2020v10n1ID1246
    Aline Diesel, Silvana Neumann Martins, Márcia Jussara Hepp Rehfledt
    e020088
  • Mapas conceituais no ensino de matemática: experiência na educação de jovens e adultos

    DOI: https://doi.org/10.24065/2237-9460.2020v10n1ID1230
    André Ricardo Lucas Vieira
    e020089
  • Coordenadores pedagógicos: quem são esses profissionais?

    DOI: https://doi.org/10.24065/2237-9460.2020v10n1ID1194
    Camila Castro Diniz, Lélia Cristina Silveira de Moraes
    e020090
  • Desenho universal para a aprendizagem na promoção da educação inclusiva: uma revisão sistemática

    DOI: https://doi.org/10.24065/2237-9460.2020v10n1ID1268
    Jacqueline Lidiane de Souza Prais, Jorama de Quadros Stein, Célia Regina Vitaliano
    e020091
  • Reflexões sobre política de formação e valorização do professor na contemporaneidade brasileira

    DOI: https://doi.org/10.24065/2237-9460.2020v10n1ID1048
    Yáscara Michele Neves Koga Guindani, Evandro Ricardo Guindani
    e020092
  • Formação, profissionalização e identidade docente do supervisor de Estágio do curso de Fisioterapia

    DOI: https://doi.org/10.24065/2237-9460.2020v10n1ID1473
    Dalianne Lobo da Costa, Rosângela França, José Lucas Bueno
    e020094
  • Formação de professores no Curso de Pedagogia da UFBA e a atuação docente na perspectiva inclusiva

    DOI: https://doi.org/10.24065/2237-9460.2020v10n1ID1235
    Sheila de Quadros Uzêda, Regiane da Silva Barbosa
    e020095
  • Exposição museológica “Transformações: a Amazônia e o antropoceno” Objetos de conhecimentos e suas relações com o ensino das ciências

    DOI: https://doi.org/10.24065/2237-9460.2020v10n1ID1232
    Renan Ferreira de Freitas, Endell Menezes de Oliveira, Nadia Magalhães da Silva Freitas
    e020096
  • O design de enunciados e a resolução de problemas com o uso de tecnologias digitais na Educação Matemática de alunos com deficiência intelectual

    DOI: https://doi.org/10.24065/2237-9460.2020v10n1ID1276
    Fabiane Fischer Figueiredo
    e020097
  • A oferta de ensino superior por Universidades Federais no interior da Amazônia: da UFPA à UFOPA em Santarém-PA/Brasil

    DOI: https://doi.org/10.24065/2237-9460.2020v10n1ID1285
    Nilzilene Gomes de Figueiredo
    e020098
  • Análise de uma sequência didática no ensino do sistema cardiovascular

    DOI: https://doi.org/10.24065/2237-9460.2020v10n1ID1264
    Maria Rozeleide de Oliveira Nóbrega, Fabrício Bonfim Sudério
    e020099
  • El ciclo de las políticas como enfoque teórico y metodológico para el estudio de programas de terminalidad educativa en Argentina: recepción y puesta en acto del Plan FinEs

    DOI: https://doi.org/10.24065/2237-9460.2020v10n1ID1317
    Mariana Elsa Correa
    e020100
  • “Eu estudo porque é uma coisa que me dá prazer, satisfação, gosto”: a escola em narrativas de professores de Araguaína-TO

    DOI: https://doi.org/10.24065/2237-9460.2020v10n1ID1320
    Bruna da Silva Cardoso, Rosária Helena Ruiz Nakashima
    e020101
  • Manifestações interpretativas de licenciandos em Química sobre contextualização no ensino de Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS)

    DOI: https://doi.org/10.24065/2237-9460.2020v10n1ID1277
    Éverton da Paz Santos, Marlene Rios Melo
    e020103
  • Contribuição do PIBID para a prática profissional: aprendizagens da docência por homologia na formação inicial

    DOI: https://doi.org/10.24065/2237-9460.2020v10n1ID1499
    Fabrício Oliveira da Silva, Ingrid da Silva Alves
    e020104
  • O alinhamento do pensamento freireano com o ser humano: análise de frequência de palavras do livro Pedagogia da Autonomia

    DOI: https://doi.org/10.24065/2237-9460.2020v10n1ID1500
    José Pedro Guimarães da Silva, Maria Julieta Fai Serpa e Sales, Maria Marina Dias Cavalcante
    e020105
  • A prática em "Crítica da organização do trabalho pedagógico e da didática"

    DOI: https://doi.org/10.24065/2237-9460.2020v10n1ID1455
    Elza Margarida de Mendonça Peixoto, Nayara Bessa Barreto
    e020106
  • Interpelações ao currículo intercultural - Lei 11.645/2008 : o pajé na sala de aula

    DOI: https://doi.org/10.24065/2237-9460.2020v10n1ID1293
    Josélia Gomes Neves
    e020107
  • Instrumento de avaliação do Repertório Básico para Alfabetização (IAR): aplicabilidade para crianças com transtorno do espectro autista

    DOI: https://doi.org/10.24065/2237-9460.2020v10n1ID1501
    Najra Danny Pereira Lima, Cássia Leal da Hora
    e020108
  • Múltiplos e divisores: uma experiência com o uso do jogo de trilhas

    Fernando da Silva Caldas, Vagner Viana da Graça, Valéria Risuenho Marques
    e020109
  • Biologia celular, educação antirracista e currículo decolonial: experiências didáticas inovadoras na formação inicial no curso de Ciências Biológicas

    DOI: https://doi.org/10.24065/2237-9460.2020v10n1ID1315
    José Antonio Novaes da Silva
    e020110
  • Educação de jovens e adultos: as reivindicações populares por uma educação que possibilite a diminuição das distâncias sociais

    DOI: https://doi.org/10.24065/2237-9460.2020v10n1ID1478
    Rogério Feitosa Barros, Rosângela de Fátima Cavalcante França, Wendell Fiori de Faria
    e020111
  • O papel pedagógico do coordenador e a formação continuada de professores centrada na escola

    DOI: https://doi.org/10.24065/2237-9460.2020v10n1ID1280
    Juliana Pedroso Bruns, Eliani Aparecida Busnardo Buemo, Rita Buzzi Rausch
    e020112
  • Mapas conceituais no ensino de ciências: uma estratégia potencialmente significativa para o processo didático

    DOI: https://doi.org/10.24065/2237-9460.2020v10n1ID1282
    Raylen Pereira de Ramos, Viviane Aparecida Bagio
    e020113
  • O conteúdo da formação escolar e a cultura da EJA: desafios da ação docente

    DOI: https://doi.org/10.24065/2237-9460.2020v10n1ID1284
    Rosely de Oliveira Macário, Luiz Antônio Gomes Senna
    e020114
  • História e memória: a doutrina de segurança nacional e a cultura escolar da Escola Técnica Federal do Rio Grande do Norte (1968-1985)

    DOI: https://doi.org/10.24065/2237-9460.2020v10n1ID1435
    Olivia Morais de Medeiros Neta, Aline Cristina da Silva Lima
    e020115
  • Militarização e Escola sem Partido: repercussões no projeto político-pedagógico das escolas

    DOI: https://doi.org/10.24065/2237-9460.2020v10n1ID1485
    Edileuza Fernandes Silva, Ilma Passos Alencastro Veiga, Rosana César de Arruda Fernandes
    e020116
  • A atuação dos conselheiros de educação para o fortalecimento da gestão democrática

    DOI: https://doi.org/10.24065/2237-9460.2020v10n1ID1503
    Elioenai Santos de Santana Farias, Emilia Peixoto Vieira
    e020117
  • Escritas dos professores-cursistas na formação continuada de professores: reflexão sobre dificuldades no manuseio de tecnologias no curso de extensão mídias na educação

    DOI: https://doi.org/10.24065/2237-9460.2020v10n1ID1475
    Ângela Aparecida de Souto Silva
    e020118
  • O bioma pampa nos anos iniciais: uma investigação com professores e nos livros didáticos do PNLD

    DOI: https://doi.org/10.24065/2237-9460.2020v10n1ID1479
    Luiza Frigo Pinto, Bruna Ambros Baccin, Edward Frederico Castro Pessano
    e020119
  • O uso do design thinking for educators na avaliação de um curso de extensão para idosos no contexto de uma universidade aberta da terceira idade

    DOI: https://doi.org/10.24065/2237-9460.2020v10n1ID1474
    Guilherme Henrique Koerich, Geovana Samuel Oliveira, Thiago Varnier
    e020120
  • O uso de infográficos de genética como recurso didático no ensino médio

    DOI: https://doi.org/10.24065/2237-9460.2020v10n1ID1486
    Larissa Fernandes, Bruno Duarte Ziroldo
    e020121
  • Aparato educacional promovido pelo estado em prol da empregabilidade

    DOI: https://doi.org/10.24065/2237-9460.2020v10n1ID1506
    Cleide Francisca de Souza Tano, Adriana Cristina Omena dos Santos, Carlos Lucena, Robson Luiz de França
    e020122

Resenha

  • Formando professores profissionais: resenha do livro “professional capital: transforming teaching in every school

    DOI: https://doi.org/10.24065/2237-9460.2020v10n0ID1145
    Luiz Gustavo Bonatto Rufino, Samuel de Souza Neto
    e020023
  • Por que se aprende tão pouco nas escolas brasileiras?

    DOI: https://doi.org/10.24065/2237-9460.2020v10n0ID1247
    Rita de Cássia de Souza
    e020047
  • A neófita griot contadora de histórias Calu

    DOI: https://doi.org/10.24065/2237-9460.2020v10n0ID1281
    Régia Mabel Freitas
    e020049
  • Desvelando a indústria global da educação

    DOI: https://doi.org/10.24065/2237-9460.2020v10n0ID1434
    Newton Antonio Paciulli Bryan
    e020050
  • Resenha de Inclusão e Subjetivação: ferramentas teórico-metodológicas

    DOI: https://doi.org/10.24065/2237-9460.2020v10n1ID1204
    Caroline dos Reis Soares, Deise Andreia Enzweiler
    e020070