O uso do design thinking for educators na avaliação de um curso de extensão para idosos no contexto de uma universidade aberta da terceira idade

Autores

  • Guilherme Henrique Koerich Universidade Federal de Santa Catarina
  • Geovana Samuel Oliveira Universidade Federal de Santa Catarina
  • Thiago Varnier Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.24065/2237-9460.2020v10n1ID1474

Palavras-chave:

Design Thinking for Educators, Avaliação Educacional, Núcleo de Estudos da Terceira Idade.

Resumo

A educação e o envelhecimento configuram processos permanentes e dinâmicos na vida humana. Neste sentido, as Universidades Abertas da Terceira Idade (UNATIs), dentre outras propostas, oferecem atividades socioeducativas, como cursos de educação não formal para pessoas idosas. A avaliação de curso configura um instrumento didático, com ênfase na interpretação de resultados, que possibilitam a intervenção e a retomada da prática pedagógica. No entanto, não foram encontradas diretrizes e indicadores específicos para a avaliação de cursos de extensão em UNATIs. Diante disso, esta pesquisa objetiva compreender e demonstrar o uso do processo de design thinking for educators na avaliação de um curso de extensão para idosos no âmbito de uma Universidade Aberta da Terceira Idade. O design thinking for educators (DTE) é uma abordagem centrada nos estudantes, para chegar ao novo, a soluções criativas e criar impacto positivo. Desta forma, seus princípios configuram uma forma de pensar ágil, lúdica e criativa, por meio de um conjunto de processos para transformar problemas em oportunidades e soluções colaborativas. A abordagem é composta por cinco fases: 1) descoberta, 2) interpretação, 3) ideação, 4) experimentação e 5) evolução. Como resultados da aplicação deste processo na avaliação do Curso de Monitores, a UNATI pode envolver os estudantes neste processo avaliativo, com vistas a coprodução e cocriação, para reforçar o sentimento de pertencimento, gestão compartilhada e protagonismo da pessoa idosa. A aplicação da abordagem do DTE, demonstrou-se satisfatória para a avaliação do curso, visto que sistematiza o processo de avaliação, e está em consonância com os preceitos das UNATIs, como o protagonismo, ampla participação e integração da pessoa idosa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Guilherme Henrique Koerich, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutorando e Mestre em Engenharia e Gestão do Conhecimento. Técnico em Assuntos Educacionais na Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, Santa Catarina, Brasil. 

Geovana Samuel Oliveira, Universidade Federal de Santa Catarina

Graduanda em Enfermagem. Estagiária do Núcleo de Estudos da Terceira Idade da Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, Santa Catarina, Brasil. 

Thiago Varnier, Universidade Federal de Santa Catarina

Mestre em Design. Pesquisador em nível de doutorado na Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, Santa Catarina, Brasil. 

Referências

ALENCAR, M. S. S.; CARVALHO, C. M. R. G. O envelhecimento pela ótica conceitual, sociodemografica e político-educacional: ênfase na experiência piauiense. Interface: Comunicação, Saúde, Educação, v. 13, n. 29, p. 435-444, 2009. Disponível em: <https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832009000200015>. Acesso em: 25 jun. 2020.

ASSOCIAÇÃO INTERNACIONAL DAS UNIVERSIDADES DA TERCEIRA IDADE (AIU3A). Histórico. Disponível em: <http://aiu3a.com/HISTORIQUE.html>. Acesso em: 26 maio 2020.

ARROYO, D. M. P.; ROCHA, M. S. P. M. L. Meta-avaliação de uma extensão universitária: Estudo de caso. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior, v. 15, n. 2, p. 135-161, 2010. Disponível em: <http://periodicos.uniso.br/ojs/index.php/avaliacao/article/view/863/862>. Acesso em: 25 maio 2020.

BARTNIK, F. M. P. Ação extensionista em universidades católicas e comunitárias e sua avaliação. 2009. 131f. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós-graduação em Educação, Pontifícia Universidade Católica de Campinas, São Paulo, 2009. Disponível em: <http://tede.bibliotecadigital.puc-campinas.edu.br:8080/jspui/bitstream/tede/629/1/Fabiana%20Marques%20Pereira%20Bartnik.pdf>. Acesso em: 25 maio 2020.

BRASIL. Lei nº 10.861, de 14 de abril de 2004. Institui o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior – SINAES e dá outras providências. Diário Oficial da União: seção 1, Brasília, DF, 2004. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2004-2006/2004/lei/l10.861.htm>. Acesso em: 25 maio 2020.

BROWN, T. Design Thinking. Harvard business review, v. 86, n. 6, p. 84–92, 2008. Disponível em: <https://hbr.org/2008/06/design-thinking>. Acesso em: 25 maio de 2020.

BROWN, T. Design Thinking: uma metodologia poderosa para decretar o fim das velhas ideias. Rio de Janeiro: Elsevier, 2010.

CACHIONI, M.; ORDONEZ, T. N. Universidade da Terceira Idade. In: FREITAS, E. V.; PY, L. Tratado de geriatria e gerontologia. 4. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2017. p. 1604-1612.

CACHIONI, M. Universidade da Terceira Idade: história e pesquisa. Revista Kairós Gerontologia, São Paulo, v. 15, n. 7, p. 01-08, 2012. Disponível em: <-https://revistas.pucsp.br/kairos/article/view/15225/11354>. Acesso em: 28 maio 2020.

COOPER, R.; JUNGINGER, S.; LOCKWOOD, T. Design thinking and design management: A research and practice perspective. In: LOCKWOOD, T. (Org.). Design thinking. New York, NY: Allworth Press, p. 57-64, 2010.

DELORS J. (Org.). Educação: um tesouro a descobrir. São Paulo: Cortez; Brasília: MEC: UNESCO, 2000.

DOLL, J. A Educação no Processo de Envelhecimento. In: PY, E. V. F. L. Tratado de geriatria e gerontologia. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 4. ed., p. 1598-1603, 2017.

D. SCHOOL. Bootcamp Bootleg. Escola de Design Thinking da Universidade Stanford, 2011. Disponível em: <http://dschool.stanford.edu/wp-content/uploads/2011/03/BootcampBootleg2010v2SLIM.pdf>. Acesso em: 28 jun. 2020.

DT TOOLKIT. Design Thinking for Educators. Toolkit, 1. ed. IDEO and Riverdale Country School, abr. 2011.

FACHIN, O. Fundamentos de metodologia. 5. ed. [rev.]. São Paulo: Saraiva, 2006.

IDEO. Human Centered Design Toolkit, 2009. Disponível em: <http://www.ideo.com/work/human-centered-design-toolkit>. Acesso em: 28 jun. 2020.

KIELING, A. P., et al. Aspectos Interdisciplinares em Design Thinking – um enfoque na Administração de Negócios, Moda e Psicologia Social. Simpósio Internacional sobre Interdisciplinaridade no Ensino na Pesquisa e na Extensão – Região Sul, 2013.

KIT DT. Design Thinking para Educadores. 1. ed. Versão em Português: Instituto Educadigital, 2014. Disponível em: <http://www.dtparaeducadores.org.br/> Acesso em: 20 dez. 2019.

MARCONI, M. A.; LAKATOS, E. M. Técnicas de pesquisa: planejamento e execução de pesquisas, amostragens e técnicas de pesquisas, elaboração, análise e interpretação de dados. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2007.

MERRIAM, S. B. Qualitative research: a guide to design and implementation. San Francisco: Jossey-Bass/Wiley, 2009.

NETI (NÚCLEO DE ESTUDOS DA TERCEIRA IDADE). Apresentação. Florianópolis, 2020. Disponível em: <https://neti.ufsc.br/apresentacao/>. Acesso em: 23 jul. 2020.

PEREIRA, D. Mapa de Empatia: O que é. O Analista de modelos de negócios. [S.I], 2017. Disponível em: <https://analistamodelosdenegocios.com.br/mapa-de-empatia-o-que-e/>. Acesso em: 20 jul. 2020.

PETERSON, D. A. Who are the educational gerontologists?. Educational Gerontology: An International Quarterly, v. 5, n. 1, p. 65-77, 1980. Disponível em: <https://www.tandfonline.com/doi/abs/10.1080/0360hyp800050105?journalCode=uedg20>. Acesso em: 25 maio 2020.

POLÍTICA NACIONAL DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA. Fórum de Pró-Reitores das Instituições Públicas de Educação Superior Brasileiras. Manaus, 2012. Disponível em: <http://proex.ufsc.br/files/2016/04/Política-Nacional-de-Extensão-Universitária-e-book.pdf>. Acesso em: 25 maio 2020.

REBOUÇAS, M. et al. O que há de novo em ser velho. Saúde e Sociedade, São Paulo, v. 22, n. 4, p.1226-1235, 2013. Disponível em: <https://www.revistas.usp.br/sausoc/issue/view/5879>. Acesso em 20 jun. 2020.

RIVERDALE. School History. Disponível em: <http://www.riverdale.edu/> Acesso em: 25 jun. 2020.

SAMPIERI, R. H.; COLLADO, C. F.; LUCIO, M. P. B. Metodologia de Pesquisa. 5. ed. Porto Alegre: Penso, 2013.

SINAES (SISTEMA NACIONAL DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR). Apresentação, 2020. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/sinaes>. Acesso em: 18 maio 2020.

UFSC (UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA). Câmara de Pesquisa e Extensão. Parecer nº 028/CPE/90. Florianópolis: UFSC, 12 mar. 1990. Disponível impresso. Acesso em: 23 jul. 2020.

UFSC (UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA). Resolução Normativa Nº 88/2016/CUn, de 25 de outubro de 2016. Dispõe sobre as normas que regulamentam as ações de extensão na Universidade Federal de Santa Catarina. Disponível em: <https://proex.ufsc.br/files/2016/11/Resolu%C3%A7%C3%A3oNormativa_88_Extens%C3%A3o.pdf>. Acesso em: 27 maio 2020.

VAHL, E. A. C.; GODTSFRIEDT, M. C.; GUEDES, N. M. Proposta Educacional do Núcleo de Estudos da Terceira Idade. Florianópolis: UFSC, 1991. 11 p.

VELLAS, P. As Oportunidades da Terceira Idade. Maringá: Eduem, 2009. 222 p.

VERAS, R. P.; CALDAS, C. P. Promovendo a saúde e a cidadania do idoso: o movimento das universidades da terceira idade. Ciência saúde coletiva, Rio de Janeiro, v. 9, n. 2, 2004. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-81232004000200018&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 26 maio 2020.

VIANNA, H. M. Avaliação de Cursos pelos Alunos: considerações. Estudos em Avaliação Educacional, v. 15, n. 29, 2004. Disponível em: <http://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/eae/article/view/2162>. Acesso em: 18 maio de 2020.

Downloads

Publicado

2020-12-15

Como Citar

KOERICH, G. H.; OLIVEIRA, G. S. .; VARNIER, T. . O uso do design thinking for educators na avaliação de um curso de extensão para idosos no contexto de uma universidade aberta da terceira idade. Revista Exitus, [S. l.], v. 10, n. 1, p. e020120, 2020. DOI: 10.24065/2237-9460.2020v10n1ID1474. Disponível em: https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/1474. Acesso em: 24 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos