O design de enunciados e a resolução de problemas com o uso de tecnologias digitais na Educação Matemática de alunos com deficiência intelectual

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24065/2237-9460.2020v10n1ID1276

Palavras-chave:

Educação Matemática, Deficiência intelectual, Design de enunciados, Resolução de problemas, Tecnologias digitais, Anos Finais do Ensino Fundamental

Resumo

Nas aulas de Matemática, dos Anos Finais do Ensino Fundamental, o professor pode se deparar com alunos que possuem deficiência intelectual, o que lhe exigirá o (re)planejamento das práticas pedagógicas, de modo que proporcionem o seu desenvolvimento e aprendizagem. Entre as perspectivas metodológicas, que podem vir ao encontro dessa necessidade, está o Design de enunciados de problemas com o uso de tecnologias digitais em que são projetados, desenvolvidos e implementados os enunciados e esses avaliados para a proposta de resolução. Desse modo, apresentam-se os resultados de uma investigação realizada sob o paradigma qualitativo e como um estudo de caso, cujo objetivo geral foi investigar como os Designs de enunciados realizados pelo professor e a resolução dos problemas, por parte de uma aluna com deficiência intelectual, com o uso de tecnologias digitais contribui para que produza conhecimentos matemáticos, tecnológicos e acerca de temas de relevância social. Para atingi-lo, foi executado, em etapas, os Designs de quatro enunciados de problemas fechados e abertos, utilizando os documentos do Microsoft Office Excel e imagens de um site, que contextualizaram os problemas. Esses foram produzidos para serem propostos e resolvidos por uma aluna com deficiência intelectual, de um 6º ano do Ensino Fundamental, e contribuíram para que aprendesse os conhecimentos matemáticos relativos à Contagem, Representação no Sistema Decimal e de Valores Monetários, em Tabelas, e Adição, Subtração e Multiplicação de Números Naturais, associando-os ao uso do computador e aos recursos do Excel e aos temas abordados, ligados às práticas do cotidiano.

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Biografia do Autor

Fabiane Fischer Figueiredo, Escola Estadual de Ensino Médio João Habekost

Pós-Doutora em Ensino de Ciências e Matemática (ULBRA), Doutora em Ensino de Ciências e Matemática (ULBRA), Mestra em Ensino de Matemática (UFN), Especialista em Educação Especial e Inclusiva (Dom Alberto) e Licenciada em Matemática (UNISC). Professora da Escola Estadual de Ensino Médio João Habekost, Rio Pardo, Rio Grande do Sul, Brasil.

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Publicado

2020-09-29 — Atualizado em 2020-09-29

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Como Citar

FIGUEIREDO, F. F. O design de enunciados e a resolução de problemas com o uso de tecnologias digitais na Educação Matemática de alunos com deficiência intelectual . Revista Exitus, [S. l.], v. 10, n. 1, p. e020097, 2020. DOI: 10.24065/2237-9460.2020v10n1ID1276. Disponível em: https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/1276. Acesso em: 21 jun. 2024.

Edição

Seção

Artigos