Esta é uma versão desatualizada publicada em 2020-09-29. Leia a versão mais recente.

O design de enunciados e a resolução de problemas com o uso de tecnologias digitais na Educação Matemática de alunos com deficiência intelectual

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24065/2237-9460.2020v10n1ID1276

Palavras-chave:

Educação Matemática, Deficiência intelectual, Design de enunciados, Resolução de problemas, Tecnologias digitais, Anos Finais do Ensino Fundamental

Resumo

Nas aulas de Matemática, dos Anos Finais do Ensino Fundamental, o professor pode se deparar com alunos que possuem deficiência intelectual, o que lhe exigirá o (re)planejamento das práticas pedagógicas, de modo que proporcionem o seu desenvolvimento e aprendizagem. Entre as perspectivas metodológicas, que podem vir ao encontro dessa necessidade, está o Design de enunciados de problemas com o uso de tecnologias digitais em que são projetados, desenvolvidos e implementados os enunciados e esses avaliados para a proposta de resolução. Desse modo, apresentam-se os resultados de uma investigação realizada sob o paradigma qualitativo e como um estudo de caso, cujo objetivo geral foi investigar como os Designs de enunciados realizados pelo professor e a resolução dos problemas, por parte de uma aluna com deficiência intelectual, com o uso de tecnologias digitais contribui para que produza conhecimentos matemáticos, tecnológicos e acerca de temas de relevância social. Para atingi-lo, foi executado, em etapas, os Designs de quatro enunciados de problemas fechados e abertos, utilizando os documentos do Microsoft Office Excel e imagens de um site, que contextualizaram os problemas. Esses foram produzidos para serem propostos e resolvidos por uma aluna com deficiência intelectual, de um 6º ano do Ensino Fundamental, e contribuíram para que aprendesse os conhecimentos matemáticos relativos à Contagem, Representação no Sistema Decimal e de Valores Monetários, em Tabelas, e Adição, Subtração e Multiplicação de Números Naturais, associando-os ao uso do computador e aos recursos do Excel e aos temas abordados, ligados às práticas do cotidiano.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fabiane Fischer Figueiredo, Escola Estadual de Ensino Médio João Habekost

Pós-Doutora em Ensino de Ciências e Matemática (ULBRA), Doutora em Ensino de Ciências e Matemática (ULBRA), Mestra em Ensino de Matemática (UFN), Especialista em Educação Especial e Inclusiva (Dom Alberto) e Licenciada em Matemática (UNISC). Professora da Escola Estadual de Ensino Médio João Habekost, Rio Pardo, Rio Grande do Sul, Brasil.

Referências

ALLEVATO, N. S. G. O Computador e a Aprendizagem Matemática: reflexões sob a perspectiva da Resolução de Problemas. Disponível em: <http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/arquivos/File/setembro2012/matematica_artigos/artigo_alevato.pdf>. Acesso em: 14 de set. 2019.

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil, 1988. Brasília: Senado Federal, Centro Gráfico, 1988.

________. Lei nº 13.146, de 6 de julho de 2015. Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência). Diário Oficial da União, Brasília, 2015.

________. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular: Educação é a base. Educação Básica. Brasília: MEC, 2018.

________. ________. Secretária de Educação Especial. Diretrizes nacionais para a educação especial na educação básica. São Paulo: MEC-SEESP, 2001.

_________. Senado Federal. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, 1996. Brasília: Coordenação de Edições Técnicas, 2017.

DEPOSITPHOTOS.COM. Imagens utilizadas nos enunciados dos problemas. Disponível em: . Acesso em: 14 de set. 2019.

ESPANHA. Organização das Nações Unidas (ONU). A Declaração de Salamanca: Sobre Princípios, Políticas e Práticas na Área das Necessidades Educativas Especiais. Salamanca: ONU, 1994.

ESTEBAN, M. P. S. Pesquisa qualitativa em educação: fundamentos e tradições. Porto Alegre: AMGH, 2010.

FIGUEIREDO, F. F. Design de problemas com a utilização das Tecnologias Digitais na formação inicial de professores de Matemática (Tese de Doutorado). Universidade Luterana do Brasil, Canoas, Brasil, 2017.

________. Designs de enunciados para la (re)formulación y resolución de problemas con la utilización de tecnologías digitales en la formación inicial de profesores de Matemática. Revista Paradigma, v.40, n.extra. 1, pp.126-149, junio, 2019.

FILATRO, A. C. Design instrucional na prática. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2008.

GOMES, A. L. L. et al. Atendimento Educacional Especializado em Deficiência Mental. Brasília: SEESP/SEED/MEC, 2007.

KE, X.; LIU, J. Deficiência Intelectual. In: REY, J. M. (Org.). IACAPAP e-Textbook of Child and Adolescent Mental Health. Disponível em: <https://iacapap.org/content/uploads/C.1-Intelectual-disabilities-PORTUGUES

E-2015.pdf>. Acesso: 7 jan. 2020.

MIRANDA, A. D. de; PINHEIRO, N. A. M. O ensino da Matemática ao deficiente intelectual: projetos de trabalho em uma perspectiva contextualizada e interdisciplinar. Revista Educação Especial, v.29, n.56, p.695-708, set.-dez., 2016.

RIO GRANDE DO SUL. Secretaria de Estado da Educação. Referencial Curricular Gaúcho: Matemática. Porto Alegre: Secretaria de Estado da Educação, Departamento Pedagógico, 2018.

PAIS, L. C. Ensinar e aprender Matemática. 2.ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2013.

SCHALOCK, R. L. et al. A Holistic Theoretical Approach to Intellectual Disability: Going Beyond the Four Current Perspectives. Intellect Dev Disabil, v.56, n.2, pp.79-89, apr., 2018.

SEIBERT, T. E.; GROENWALD, C. L. O. Contribuições da neurociência para a educação matemática de uma pessoa com necessidades educativas especiais intelectivas. Revista Educação Especial, v.27, n.48, p.233-248, jan.-abr., 2014.

SOUZA, L. P. de; SANTOS, S. A. dos. Problemas matemáticos abertos e o predomínio da calculadora. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, 7., 2007, Florianópolis. Anais eletrônicos... Florianópolis: ENPEC-UFSC, 2007. Disponível em: <http://www.fep.if.usp.br/~profis/arquivos/vienpec/CR2/p661.pdf>. Acesso em: 15 nov. 2019.

USA. American Association on Intellectual and Developmental Disabilities. USA: AAIDD, 2019. Disponível em: <https://www.aaidd.org/intellectual-disability/definition>. Acesso: 20 dez. 2019.

Publicado

2020-09-29

Versões

Como Citar

FIGUEIREDO, F. F. O design de enunciados e a resolução de problemas com o uso de tecnologias digitais na Educação Matemática de alunos com deficiência intelectual . Revista Exitus, [S. l.], v. 10, n. 1, p. e020097, 2020. DOI: 10.24065/2237-9460.2020v10n1ID1276. Disponível em: https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/1276. Acesso em: 24 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos