Contribuição do PIBID para a prática profissional: aprendizagens da docência por homologia na formação inicial

Autores

  • Fabrício Oliveira da Silva Universidade Estadual de Feira de Santana
  • Ingrid da Silva Alves Universidade Estadual de Feira de Santana

DOI:

https://doi.org/10.24065/2237-9460.2020v10n1ID1499

Palavras-chave:

Aprendizagens experienciais, Homologia, Formação inicial, Docência na educação básica

Resumo

Este artigo trata das aprendizagens tecidas pelas relações que o sujeito vivencia durante o processo de formação inicial para a docência, com especial foco nas contribuições do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID. Tem como objetivo compreender o processo de aprendizagem docente dos licenciandos a partir das relações obtidas pela ação homológica que se estabelece entre professores em formação inicial e professores em exercício na Educação Básica. O artigo fundamenta-se nos princípios da pesquisa qualitativa, tendo as entrevistas narrativas enquanto dispositivo de pesquisa. As discussões foram feitas com base nas reflexões de Silva (2017), Freire (1996), Minayo (2008), Dutra (2010) dentre outros, que abordam características sobre as aprendizagens relacionais na formação inicial. Como resultado, o estudo evidencia que essas relações presentes no ambiente escolar influenciam diretamente na aprendizagem do ser docente e também no processo de construção identitária do licenciando em formação.

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Biografia do Autor

Fabrício Oliveira da Silva, Universidade Estadual de Feira de Santana

Doutorado em Educação e Contemporaneidade. Professor Adjunto da Universidade Estadual de Feira de Santana – UEFS. Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação – PPGE/UEFS. Feira de Santana, Bahia, Brasil.

Ingrid da Silva Alves, Universidade Estadual de Feira de Santana

Licencianda em Pedagogia pela Universidade Estadual de Feira de Santana – UEFS. Feira de Santana, Bahia, Brasil. 

Referências

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Publicado

2020-11-04

Como Citar

SILVA, F. O. da; ALVES, I. da S. Contribuição do PIBID para a prática profissional: aprendizagens da docência por homologia na formação inicial . Revista Exitus, [S. l.], v. 10, n. 1, p. e020104, 2020. DOI: 10.24065/2237-9460.2020v10n1ID1499. Disponível em: https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/1499. Acesso em: 2 jul. 2024.

Edição

Seção

Artigos