Contribuição do PIBID para a prática profissional: aprendizagens da docência por homologia na formação inicial
DOI:
https://doi.org/10.24065/2237-9460.2020v10n1ID1499Palavras-chave:
Aprendizagens experienciais, Homologia, Formação inicial, Docência na educação básicaResumo
Este artigo trata das aprendizagens tecidas pelas relações que o sujeito vivencia durante o processo de formação inicial para a docência, com especial foco nas contribuições do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID. Tem como objetivo compreender o processo de aprendizagem docente dos licenciandos a partir das relações obtidas pela ação homológica que se estabelece entre professores em formação inicial e professores em exercício na Educação Básica. O artigo fundamenta-se nos princípios da pesquisa qualitativa, tendo as entrevistas narrativas enquanto dispositivo de pesquisa. As discussões foram feitas com base nas reflexões de Silva (2017), Freire (1996), Minayo (2008), Dutra (2010) dentre outros, que abordam características sobre as aprendizagens relacionais na formação inicial. Como resultado, o estudo evidencia que essas relações presentes no ambiente escolar influenciam diretamente na aprendizagem do ser docente e também no processo de construção identitária do licenciando em formação.
Downloads
Referências
BRASIL. Ministério da Educação – Proposta de Diretrizes para a Formação de Professores da Educação Básica em Nível Superior. Parecer CNE/CP nº 009/2001 e Resolução CNE/CP nº 1/2002 Brasília, maio de 2002.
BRASIL, Ministério da Educação. Portaria nº 096, de 18 de Julho de 2013. Regulamento do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência - PIBID. Brasília, 2013. Disponível em: <https://www.in.gov.br/materia/-/asset_publisher/Kujrw0TZC2Mb/content/id/30798135/do1-2013-07-23-portaria-n-96-de-18-de-julho-de-2013-30798127>. Acesso em: 14 jul 2020.
DUTRA, E. F. Possibilidades para articulação entre teoria e prática em cursos de Licenciaturas. 2010. 354 f. Dissertação (mestrado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS, 2010.
FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996. – (Coleção leitura).
GATTI, B. A. E.; BARRETTO S. S.; ANDRÉ, M. E. D. A.; ALMEIDA, P. C. A. Professores do Brasil: Novos Cenários de Formação, Brasília: UNESCO, 2019.
JOVCHELOVITCH, S.; BAUER, M. W. Entrevista narrativa. In: BAUER, M. W. et al. Pesquisa qualitativa com texto, imagem e som: um manual prático. Petrópolis, RJ. VOZES. 2002. 2ª ed.
RICOEUR, P. Teoria da interpretação. Trad. de Artur Morão. Lisboa: Edições 70, 1996.
SILVA, F. O. Formação docente no PIBID: Temporalidades, Trajetórias e Constituição Identitária. Tese (Doutorado em Educação). 220fls. Programa de Pós-Graduação em Educação e Contemporaneidade – PPGEduC - Departamento de Educação. Universidade do Estado da Bahia, 2017.
SILVA, F. O.; RIOS, J. A. V. P. Aprendizagem experiencial da iniciação à docência no PIBID. Práxis Educativa (UEPG. Online), v. 13, p. 202-218, 2018. Ponta Grossa-PR. Disponível em: . Acesso em: 14 jul 2020.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Revista Exitus
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Declaro que o trabalho apresentado é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Assim, concordo que os direitos autorais a ele referentes se tornem propriedade exclusiva da Editora da Revista Exitus, sendo vedada qualquer reprodução total ou parcial, em qualquer outra parte ou meio de divulgação impresso ou eletrônico, sem ser citada a fonte. Declaro, ainda, estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorais (Nº 9.610, de 19/02/1998).