Integração de tecnologias digitais de informação e comunicação nas comunidades da zona rural, no contexto do projeto TECSOL – CDCR – BA
DOI:
https://doi.org/10.24065/2237-9460.2020v10n1ID1226Resumo
Apresenta o resultado de pesquisa realizada de 2013 a 2016 na zona rural do Estado da Bahia, envolvendo professores e estudantes de escolas de educação básica e técnicos vinculados ao projeto Tecnologias Sociais para a Inclusão Digital e o Desenvolvimento da Economia Solidária (TECSOL), desenvolvido em parceria entre a Universidade do Estado da Bahia e a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do Governo do Estado (SECTI), com o apoio da Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP). Incluiu 30 Centros Digitais de Cidadania Rural (CDCR), em escolas de famílias agrícolas ou espaços indicados pelos municípios, realizando ações educativas, voltadas para a inclusão digital. O objetivo foi propor e analisar o processo de integração de Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC), compreendendo que essa integração envolve questões socioculturais, a operacionalização de práticas sociais, assim como os interesses dos sujeitos do processo educativo, bem como identificar a visão, opiniões e ideias dos sujeitos participantes sobre a integração destas tecnologias na suas comunidades. Os conceitos de inclusão digital (WARSCHAUER, 2006; CASTELLS, 2000; SANTOS, 2000), literacia digital (BUZZATO, 2006; LANKSHEAR e HNOBEL, 2006; SAITO e SOUZA, 2011) e tecnologia social (TS) (DAGNINO, 2010), foram estruturantes. Pesquisa qualitativa com observação participante e grupos focais, deu voz aos sujeitos, propiciando a criação de aplicativos para dispositivos móveis voltados para o seu cotidiano. Os resultados evidenciaram a participação efetiva, engajamento no processo e as comunidades de prática. Concluiu-se que as intervenções, permitiram o desenvolvimento de literacias, por meio de dispositivos digitais, possibilitando a pretendida integração da TDIC, nos processos educativos das comunidades da zona rural.
Downloads
Referências
DAGNINO, R. A relação universidade-empresa no Brasil e o “argumento da hélice tripla”. Revista Brasileira de Inovação. Rio de Janeiro: Finep, v. 2, n. 2, p. 267-308, jul./dez. 2003.
DAGNINO, R. (Org.). Tecnologia social: ferramenta para construir outra sociedade. Campinas-SP: Komedi, 2010.
GATTI, B. A. Grupos Focais na pesquisa em ciências sociais e humanas. Brasília: Liber Livro Editora, 2005.
JACINTO, A. da S. et al. Aplicativos úteis: um processo de ensino aprendizagem aplicado às necessidades do cotidiano. Revista Internacional de Educação Superior, 4(3), 610-630, 2018.
LANKSHEAR, C.; KNOBEL, M.; PETERS, M. Digital Literacies: Concepts, Policies and Practicies. New York: Peter Lang Publishing, 2008. 321 p.
MICHAEL, A. Etnografia e Observação Participante. Porto Alegre: Artmed, 2009.
PINTO, S. M. da C. Rede de Formação: um modelo em contextos sociais de literacias digitais. Tese de doutorado DMMDC/UFBA, Salvador, 2015.
SCHWARTZ, G. Educar para a emancipação digital. 2006. Disponível em: download.cidade.usp.br/.../educar. Acesso em: 17 jul. 2009.
SILVEIRA, S. A. A noção de exclusão digital diante das exigências de uma cibercidadania. In: HETKOWSKI, T. M. (org.). Política Pública e Inclusão Digital. Salvador: Edufba, 2008.
WARSCHAUER, M. Tecnologia e Inclusão social: a exclusão digital em debate. São Paulo: editora SENAC, 2006.
WENGER, E. Comunidades de práctica: aprendizaje, significado e identidad. Cognición download desarrollo humano. Paidós, 2001.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Revista Exitus
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Declaro que o trabalho apresentado é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Assim, concordo que os direitos autorais a ele referentes se tornem propriedade exclusiva da Editora da Revista Exitus, sendo vedada qualquer reprodução total ou parcial, em qualquer outra parte ou meio de divulgação impresso ou eletrônico, sem ser citada a fonte. Declaro, ainda, estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorais (Nº 9.610, de 19/02/1998).