Biologia no PNLD 2018: o que temos de Caatinga?

Autores

  • Izaíra Vasconcelos Nepomuceno
  • Bianca de Freitas Terra

DOI:

https://doi.org/10.24065/2237-9460.2020v10n0ID1136

Resumo

Muitos livros didáticos ainda são carentes de informações sobre o domínio da Caatinga e reproduzem mitos quanto à sua diversidade, processos ecológicos e importância socioeconômica. Diante disso, o objetivo deste estudo foi avaliar como o Domínio Fitogeográfico da Caatinga é abordado nos livros didáticos de Biologia sugeridos pelo PNLD 2018 para o Ensino Médio. Foram analisados os 10 livros propostos pelo PNLD para a disciplina de Biologia no Ensino Médio. Para a análise, foram considerados os seguintes critérios: informações acerca do domínio, uso de imagens de fauna e flora. Foi observada uma assimetria em relação ao espaço direcionado a cada “bioma” no livro didático. Porém, a maioria dos livros caracterizou corretamente a área de ocorrência e fisionomia da vegetação, além de utilizar imagens. Ao contrário do que se pensava, foram destinadas ao estudo da Caatinga um número considerável de páginas, garantindo assim, com as informações corretas e uso de textos visuais, a ampliação do conhecimento sobre as principais características desse Domínio. 

                                                                                                 

Palavras-chave: Ensino Médio. Caatinga. Livro didático.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2020-01-01

Como Citar

NEPOMUCENO, I. V.; TERRA, B. de F. Biologia no PNLD 2018: o que temos de Caatinga?. Revista Exitus, [S. l.], v. 10, n. 1, p. e020014, 2020. DOI: 10.24065/2237-9460.2020v10n0ID1136. Disponível em: https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/1136. Acesso em: 24 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos