O Grupo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas – GEABI e a formação de professores no estado do Pará

Autores

  • Léia Gonçalves Freitas Universidade Federal do Pará
  • Vilma Aparecida de Pinho Universidade Federal do Pará

DOI:

https://doi.org/10.24065/2237-9460.2020v10n1ID881

Palavras-chave:

GEABI, Étnico-raciais, Formação de professores

Resumo

Este trabalho objetiva apresentar e analisar as contribuições do Grupo de estudos afro-brasileiros e indígenas – GEABI, para a formação de professores em Relações Étnico-raciais na Transxingu (Altamira) e Baixo Tocantins (Cametá) – PA, a partir da Lei nº 10.639/2003, buscando identificar as abordagens teóricas e metodológicas adotadas, bem como as repercussões dessa formação nas práticas pedagógicas dos professores. A metodologia utilizada foi a pesquisa documental com abordagem qualitativa. As fontes consultadas foram os Projetos Pedagógicos do curso de Pedagogia, do curso de Especialização em Educação Diversidade e Sociedade e do curso de Mestrado em Educação e Cultura – PPGEDUC; o projeto PROINT/GEABI; folder dos eventos realizados, Plano de trabalho e Relatório das formações. Os resultados apontam que o GEABI, ao longo dos anos, foi impulsionador de mudanças pedagógicas para a inclusão de alunos/as negros/as na escola, ao possibilitar a formação de professores para o trato das questões em Relações Étnico-raciais. Neste sentido, afirmamos que os efeitos dessas ações impactaram sobremaneira as políticas de formação inicial e continuada de professores, contribuindo para mudanças do cenário Transxingu (Altamira) e Baixo Tocantins (Cametá), que tem sido marcado por conflitos, no que se refere à formação docente. Conflitos esses divididos em dois movimentos: (a) um que atribui ao espaço formativo a função de preparar futuros professores nas competências entendidas como centrais em um mundo globalizado; (b) e outro que compreende tal espaço como campo discursivo com potenciais de atuação na construção de identidades docentes críticas, comprometidas com a valorização da pluralidade cultural.

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Biografia do Autor

Léia Gonçalves Freitas, Universidade Federal do Pará

Doutora em Educação/UFPA. Universidade Federal do Pará - Altamira/PA

Vilma Aparecida de Pinho, Universidade Federal do Pará

Professora Doutora da Universidade Federal do Pará – UFPA

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Publicado

2020-09-01

Como Citar

FREITAS, L. G.; PINHO, V. A. de. O Grupo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas – GEABI e a formação de professores no estado do Pará. Revista Exitus, [S. l.], v. 10, n. 1, p. e020080, 2020. DOI: 10.24065/2237-9460.2020v10n1ID881. Disponível em: https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/881. Acesso em: 4 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos