Contribuições de produções acadêmicas nacionais sobre educação matemática inclusiva

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24065/2237-9460.2020v10n1ID938

Palavras-chave:

Educação matemática inclusiva, Mapeamento

Resumo

Esta pesquisa tem por objetivo compreender como os estudos sobre Educação Matemática Inclusiva (EMI) apresentam-se em pesquisas que discutem esta temática no Encontro Brasileiro de Estudantes de Pós-Graduação em Educação Matemática (EBRAPEM). Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa interpretativa. Para isso, utiliza-se os princípios do Mapeamento na Pesquisa Educacional, na perspectiva de Biembengut (2008). Após o mapeamento das cinco últimas edições do EBRAPEM, identificamos um total de cinquenta e seis artigos publicados nos anais dessas edições e que discutem sobre a Educação Matemática Inclusiva. Percebemos, ainda, que a cada edição desse evento o número de pesquisas que versam sobre essa temática está diminuindo, mesmo sendo um tema emergente na área de Educação Matemática. As análises realizadas a partir desses estudos possibilitaram a configuração de três eixos temáticos: (1) Estudos com estudantes; (2) Estudos com professores; e (3) Estudos com usos de recursos didáticos/tecnológicos. Em síntese, as pesquisas sobre Educação Matemática Inclusiva no EBRAPEM recaem seu foco em estudos com estudantes, seguido dos estudos com a formação de professores, e o menos explorado, os usos de recursos didáticos/tecnológicos, o que reforça a necessidade da continuidade de investigações nesse campo de estudo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Reinaldo Feio Lima, Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará

Doutor em Educação pela Universidade Federal da Bahia. Professor Adjunto da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (UNIFESSPA), Marabá, PA, Brasil.

Neomar Lacerda da Silva, Universidade Federal da Bahia

Doutor em Educação pela Universidade Federal da Bahia. Professor Adjunto da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (UNIFESSPA), Marabá, PA, Brasil

Ilvanete dos Santos de Souza, Universidade Federal da Bahia

Doutoranda do Programa de Educação da Universidade Federal da Bahia (UFBA), Salvador, BA, Brasil.

Referências

ALEIXO, H. P. Percepções iniciais sobre a aprendizagem da matemática com alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental com surdocegueira congênita. In: Encontro Brasileiro de Estudantes de Pós-graduação em Educação Matemática, 21, 2017, Pelotas. Anais... Pelotas: UFPel, 2017.

ALLAN, L.M. A proibição do celular nas escolas faz sentido? Disponível em: <http://porvir.org/porpensar/proibicao-celular-nas-escolas-faz-sentido/20130730> Acesso em: 3 jun 2019.

BARALDI, I. M. Grupo de Pesquisa História Oral e Educação Matemática: dos estudos sobre história da educação matemática (inclusiva). Revista de História da Educação Matemática, v. 4, n. 3, 2018.

BARROS, D. D.; PENTEADO, M. G. Contribuições da Disciplina de Libras na Formação Inicial de Professores de Matemática. Perspectivas da Educação Matemática, v. 11, n. 27, 2019.

BIEMBENGUT, M. S. Mapeamento como princípio metodológico para a pesquisa educacional. In: MACHADO, N. J.; CUNHA, M. O. Linguagem, conhecimento, ação: ensaios de epistemologia e didática. São Paulo: Escrituras, 2003. p. 1-11.

BIEMBENGUT, M. S. Mapeamento na pesquisa educacional. São Paulo: Ciência Moderna, 2008.

BÖHM, F. C. O ensino de conceitos multiplicativos para alunos surdos dos anos iniciais. In: Encontro Brasileiro de Estudantes de Pós-Graduação Em Educação Matemática, 21, 2017, Pelotas. Anais... Pelotas: UFPel, 2017.

BORBA, M. C.; PENTEADO, M. G. Infómática e Educação Matemática. 5ªed. Belo Horizonte: Autêntica, 2012. p. 99.

BRASIL. Lei nº 13.005, de 25 de junho de 2014. Plano Nacional de Educação (PNE). Diário Oficial da União [da] República Federativa do Brasil, Brasília, 2014.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular - Educação é a Base: Ensino Fundamental. Brasilia: MEC, 2017. Disponível em: <http://basenacionalcomum.mec.gov.br/wpcontent/uploads/2018/04/BNCC_19mar2018_versaofinal.pdf>. Acesso em: 10 de março de 2020.

BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Matemática. Brasília: MEC/SEF, 1997.

BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Secretaria de Educação Especial. Parâmetros Curriculares Nacionais: Adaptações Curriculares - Estratégias para a Educação de Alunos com Necessidades Educacionais Especiais. Brasília: MEC/ SEF/SEESP, 1998.

CORREIA, L. M. Inclusão e Necessidades Educativas Especiais: um guia para educadores e professores. Porto: Porto Editora, 2008.

COSTA, V. C. Educação matemática inclusiva e saberes docentes: análise de um curso de extensão voltado para o ensino de matemática para surdos. In: Encontro Brasileiro de Estudantes de Pós-Graduação Em Educação Matemática, 19, 2015, Juiz de Fora. Anais... Juiz de Fora: UFJF, 2015.

DRUMMOND, M. F. L. A. O. Letramento Matemático de uma Criança Cega Baseada nos Estudos de Gattegno a Respeito das Barras de Cuisenaire. In: Encontro Brasileiro de Estudantes de Pós-Graduação em Educação Matemática, 18, 2016, Recife. Anais... Recife: UFPE, 2014.

ELOY, N. S. Práticas docentes inovadoras para um trabalho diversificado e inclusivo com foco no ensino de matemática. In: Encontro Brasileiro de Estudantes de Pós-Graduação em Educação Matemática, 22, 2018, Recife. Anais... Belo Horizonte: UFMG, 2018.

FALQUETTO, J. M. Uma proposta de material didático para o ensino de números negativos no Proeja: Contribuições de uma Pedagogia Libertadora. In: Encontro Brasileiro de Estudantes de Pós-Graduação em Educação Matemática, 20, 2016, Curitiba. Anais... Curitiba: UFPR/UFTPR, 2016.

FAUSTINO, T. A. S. O Desenvolvimento do pensamento algébrico em uma sala inclusiva usando uma tecnologia móvel. In: Encontro Brasileiro de Estudantes de Pós-Graduação em Educação Matemática, 18, 2014, Recife. Anais... Recife: UFPE, 2014.

FERNANDES, S. H. A. A.; HEALY, L. Ensaio sobre a inclusão na Educação Matemática. Revista Iberoamericana de Educación Matemática, n. 10., p. 59-76, 2007.

FLORES, G. G. C. A construção de mosaicos no plano por um aluno com Transtorno do Espectro Autista embasados na Teoria da Aprendizagem Significativa e na Engenharia Didática. In: Encontro Brasileiro de Estudantes de Pós-Graduação em Educação Matemática, 21, 2017, Pelotas. Anais... Pelotas: UFPel, 2017.

FONSECA, V. Prefácio. In: CORREIA, L. M. Dificuldades de aprendizagem específicas: Contributos para uma definição portuguesa. Porto: Porto Editora, 2008.

FONSECA, V. Tendências futuras da Educação Inclusiva. In: STOBÄUS, C. D.; MOSQUERA, J. J. M. (Orgs.). Educação Especial: em direção à Educação Inclusiva. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2003.

GAMBOA, S. S. Pesquisa em educação: métodos e epistemologias. Chapecó: Argos, 2007.

GOLDBACH, T.; MACEDO, A. G. A. Olhares e tendências na produção acadêmica nacional envolvendo o ensino de genética e de temáticas afins. In: Encontro Nacional de Pesquisa em Ensino de Ciências, 7, 2007, Florianópolis. Anais... Florianópolis: UFRJ/ABRAPEC, 2007. p. 1-12.

JAVARONI, S. L.; SANTOS, S. C.; BORBA, M. C. Tecnologias digitais na produção e análise de dados qualitativos. Educação Matemática Pesquisa. V.13, n.1, PP. 197-218. São Paulo, 2011.

JESUS, T. B. (Des)construção do Pensamento Geométrico com o uso de Materiais Pedagógicos: uma experiência vivenciada junto a uma aluna surda. In: Encontro Brasileiro de Estudantes de Pós-Graduação em Educação Matemática, 18, 2014, Recife. Anais... Recife: UFPE, 2014.

KLÔH, L. M. Formação Continuada de Professores de Matemática no Contexto da Inclusão: preparando para o trabalho com alunos surdos. In: Encontro Brasileiro de Estudantes de Pós-Graduação em Educação Matemática, 21, 2017, Pelotas. Anais... Pelotas: UFPel, 2017.

KOEPSEL, A. P. P. Materiais Didáticos no ensino de Matemática para estudantes com deficiência visual. In: Encontro Brasileiro de Estudantes de Pós-Graduação em Educação Matemática, 20, 2016, Curitiba. Anais... Curitiba: UFPR/UFTPR, 2016.

LOPES, T. B.; PALMA, R. C. D.; SÁ, P. F. Engenharia didática como metodologia de pesquisa nos projetos publicados no EBRAPEM (2014-2016). Educação Matemática Pesquisa, São Paulo, v.20, n.1, p. 159-181, 2018.

LORENZATO, S. (Org.). O Laboratório de Ensino de Matemática na formação de professores. 1ª. Ed. Campinas, SP: Autores Associados, p. 3-37, 2006 (Coleção Formação de Professores).

LUDKE, M.; ANDRÉ, M. E. D. A. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. Em Aberto, v. 5, n. 31, 2011.

MANTOAN, M. T. E. A integração de pessoas com deficiência: contribuições para uma reflexão sobre o tema. São Paulo: Memnen, 2005.

MARTINS, R. X.; RAMOS, R. Metodologia de pesquisa: guia de estudos. Lavras: UFLA, 2013, p. 8-21.

MARTINS, M. A. Formação continuada de professores para o ensino de Matemática para alunos cegos: construindo coletivamente uma prática docente inclusiva. In: Encontro Brasileiro de Estudantes de Pós-Graduação em Educação Matemática, 19, 2015, Juiz de Fora. Anais... Juiz de Fora: UFJF, 2015.

MIRANDA, S. M. C. O ensino de geometria à alunos surdos: abordagem sobre perímetro e área. In: Encontro Brasileiro de Estudantes de Pós-Graduação em Educação Matemática, 20, 2016, Curitiba. Anais... Curitiba: UFPR/UFTPR, 2016.

MORAES, R. Uma tempestade de luz: a compreensão possibilitada pela análise textual discursiva. Ciência & Educação. v.9, n.2, dez. 2003.

MOREIRA, G. E. A Educação Matemática Inclusiva no contexto da Pátria Educadora e do novo PNE: reflexões no âmbito do GD7. Revista Educação Matemática Pesquisa. São Paulo, v. 17, n. 3, p. 508-519, 2015.

MOREIRA, G. E.; MANRIQUE, A. L. O que pensam os professores que ensinam Matemática sobre a inclusão de alunos com NEE? In: DORNELLES, L. V.; FERNANDES, N. (Eds.). Perspectivas sociológicas e educacionais em estudos da criança: as marcas das dialogicidades luso-brasileiras, Vol. 01, 1ª ed., p. 592-611. Braga-PT: CIEC – Minho, 2012.

MOURA, A. Q. Educação Matemática e o Uso do Computador: uma experiência com um grupo de crianças surdas. In: Encontro Brasileiro de Estudantes de Pós-Graduação em Educação Matemática, 18, 2014, Recife. Anais... Recife: UFPE, 2014.

NOVAES, E. C. Práticas de numeramento de estudantes surdos incluídos na rede municipal de ensino de Governador Valadares. In: Encontro Brasileiro de Estudantes de Pós-Graduação em Educação Matemática, 22, 2018, Recife. Anais... Belo Horizonte: UFMG, 2018.

OLIVEIRA, S. C. O trabalho com o Soroban na inclusão de alunos deficientes visuais nas aulas de Matemática. In: Encontro Brasileiro de Estudantes de Pós-Graduação em Educação Matemática, 19, 2015, Juiz de Fora. Anais... Juiz de Fora: UFJF, 2015.

PEREIRA, R. C. Construção Colaborativa de Material Didático sobre Álgebra das Operações dos Números Racionais: da contextualização à formalização matemática. In: Encontro Brasileiro de Estudantes de Pós-Graduação em Educação Matemática, 18, 2014, Recife. Anais... Recife: UFPE, 2014.

PORTO, N. S. G. Educação Matemática para Surdos: O que dizem os Tradutores Intérprete de Libras que fazem parte desse processo educacional. In: Encontro Brasileiro de Estudantes de Pós-Graduação em Educação Matemática, 21, 2017, Pelotas. Anais... Pelotas: UFPel, 2017.

RAMBO, M. C. D. Estratégias empregadas por alunos com altas habilidades/superdotação: simetria e isometria. In: Encontro Brasileiro de Estudantes de Pós-Graduação em Educação Matemática, 20, 2016, Curitiba. Anais... Curitiba: UFPR/UFTPR, 2016.

RAMOS, L. C. S. Formando Professores de Matemática para uma Educação Matemática Inclusiva: (re) significando concepções sobre ensino e aprendizagem de geometria de alunos com deficiência. In: Encontro Brasileiro de Estudantes de Pós-Graduação em Educação Matemática, 19, 2015, Juiz de Fora. Anais... Juiz de Fora: UFJF, 2015.

ROSA, E. A. C. O que é uma escola inclusiva? Um estudo sobre práticas e metodologias em Educação Matemática. In: Encontro Brasileiro de Estudantes de Pós-Graduação em Educação Matemática, 19, 2015, Juiz de Fora. Anais... Juiz de Fora: UFJF, 2015.

ROSA, E.A.C. Professores que ensinam Matemática e a Inclusão Escolar: algumas apreensões. 131f. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática). Universidade Estadual Paulista, Rio Claro (SP), 2014.

ROSA, F.M.C. Histórias de vida de alunos com deficiência visual e de suas mães: um estudo em Educação Matemática inclusiva. 259f. Tese (Doutorado em Educação Matemática). Universidade Estadual Paulista, Rio Claro (SP), 2017.

SÁ, E. D.; CAMPOS, I. M. S.; SILVA, M. B. C. Atendimento Educacional Especializado: deficiência visual. Gráfica e Editora Cromos: Brasília, 2007. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/seep/arquivos/pdf/aee_dv.pdf>. Acesso em: 17 de maio de 2019.

SANTOS, C. E. R. A prática de Design Instrucional no planejamento de um curso a distância de Educação Financeira oferecido a pessoas cegas e pessoas surdas. In: Encontro Brasileiro de Estudantes de Pós-Graduação em Educação Matemática, 18, 2014, Recife. Anais... Recife: UFPE, 2014.

SEVERINO, A. J. Metodologia do trabalho científico. 23. ed. São Paulo: Cortez, 2015.

SILVA, M. C.; PESSOA, C. A. S. A combinatória: estado da arte em anais de eventos científicos nacionais e internacionais ocorridos no Brasil de 2009 a 2013. Educação Matemática Pesquisa, São Paulo, v.17, n.4, p.670-693, 2015.

SILVA, M. D. Conhecimentos de Professores Sobre o Ensino de Geometria com Material Manipulável para Estudantes Cegos. In: Encontro Brasileiro de Estudantes de Pós-Graduação em Educação Matemática, 20, 2016, Curitiba. Anais... Curitiba: UFPR/UFTPR, 2016.

SILVEIRA, C. F. Software Educativo como Auxílio na Construção de Conceitos Matemáticos com Alunos Surdos. In: Encontro Brasileiro de Estudantes de Pós-Graduação em Educação Matemática, 21, 2017, Pelotas. Anais... Pelotas: UFPel, 2017.

SILVEIRA, E. S. Investigando a Gênese Instrumental no uso de uma maquete tátil por alunos cegos e videntes em atividades envolvendo Probabilidade. In: Encontro Brasileiro de Estudantes de Pós-Graduação em Educação Matemática, 19, 2015, Juiz de Fora. Anais... Juiz de Fora: UFJF, 2015.

SMOLE, K. S.; DINIZ, M. I. (Org.). Materiais Manipulativos para o Ensino de Figuras Planas: Coleção Mathemoteca. Penso, 2016.

SOCIEDADE BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA. Boletim - SBEM, v. 11. Universidade de Brasília (UnB), Campus Darcy Ribeiro. Brasília, p. 1-10. 2012. Disponível em: <http://www.sbembrasil.org.br/files/Boletim11.pdf>. Acesso em: 05 maio 2019.

WANZELER, E. P. Surdez, Bilinguismo e Educação Matemática: um (novo) objeto de pesquisa em numeramento. In: Encontro Brasileiro de Estudantes de Pós-Graduação em Educação Matemática, 18, 2016, Recife. Anais... Recife: UFPE, 2014.

Downloads

Publicado

2020-09-01

Como Citar

LIMA, R. F.; SILVA, N. L. da .; SOUZA, I. dos S. de . Contribuições de produções acadêmicas nacionais sobre educação matemática inclusiva. Revista Exitus, [S. l.], v. 10, n. 1, p. e020081, 2020. DOI: 10.24065/2237-9460.2020v10n1ID938. Disponível em: https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/938. Acesso em: 24 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos