Pedagogias africanas: da existência pós-abissal em tempos de utopias e [re]existência

Autores

  • José Diêgo Leite Santana Universidade Federal de Pernambuco
  • Allene Carvalho Lage Universidade Federal de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.24065/2237-9460.2020v10n1ID803

Palavras-chave:

Pedagogias africanas, Colonialidade do Ser, Pensamento pós-abissal

Resumo

Uma das pedagogias que criam corpos vitoriosos e insubmissos é a pedagogia africana que, com suas narrativas, convida para o processo de conscientização do Ser e oferece meios para que a luta aconteça nos territórios epistemológicos marginalizados e invisibilizados. É, pois, a pedagogia africana que coroa os corpos insubmissos e resistentes. Ela possibilita uma outra relação além da colonial que se localiza em apenas dois polos: dominador e dominado. Assim, esta pesquisa apresenta a seguinte questão: “De que maneira a Pedagogia Africana contribui para o enfrentamento da Colonialidade do Ser e para a ressignificação dos corpos silenciados historicamente?”. Como objetivo geral, a pesquisa tem: compreender de que maneira a Pedagogia Africana contribui para o enfrentamento da Colonialidade do Ser e para a ressignificação dos corpos silenciados historicamente. O método de pesquisa utilizado foi a afrocentricidade.

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Biografia do Autor

José Diêgo Leite Santana, Universidade Federal de Pernambuco

Doutorando em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco – UFPE

Allene Carvalho Lage, Universidade Federal de Pernambuco

Pós-Doutora em Direitos Humanos pela Universidade Federal de Pernambuco – UFPE; Pós-Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Doutora em Sociologia pela Universidade de Coimbra. Professora Permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação Contemporânea da Universidade Federal de Pernambuco/Centro Acadêmico do Agreste – UFPE/CAA, Caruaru-PE. 

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Publicado

2020-08-29

Como Citar

SANTANA, J. D. L.; LAGE, A. C. . Pedagogias africanas: da existência pós-abissal em tempos de utopias e [re]existência. Revista Exitus, [S. l.], v. 10, n. 1, p. e020075, 2020. DOI: 10.24065/2237-9460.2020v10n1ID803. Disponível em: https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/803. Acesso em: 23 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos