A política de assistência estudantil na Universidade Federal do Pará: o estado da arte

Autores

  • Drielle Lucia Gomes da Silva Ribeiro UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ
  • Regina Celi Alvarenga de Moura Castro UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ

DOI:

https://doi.org/10.24065/2237-9460.2020v10n0ID560

Resumo

Nesse artigo é apresentada a pesquisa de abordagem qualitativa, realizada por meio do Estado da Arte no ano de 2017. O objetivo foi analisar as produções teóricas desenvolvidas na Universidade Federal do Pará sobre a Política de Assistência Estudantil para identificar quais aspectos têm sido privilegiados sobre o PNAES nesse contexto. As buscas das produções teóricas foram feitas, no período de abril a outubro de 2017 nos sites Scielo, Google Acadêmico, Banco de Teses da Capes, Banco de Dados da Biblioteca Virtual da UFPA e Banco de Dados da Biblioteca Física da UFPA, Campus Altamira, por meio dos descritores ―Programa de Assistência Estudantil na UFPA‖, ―PNAES na UFPA‖ e ―Programa Permanência na UFPA‖. O critério para inclusão no corpus foi ter como objeto de investigação o PNAES e ter sido publicado no período de 2007 a 2017. Foram localizadas 61 produções das quais 11 compuseram o corpus. Os estudos apresentam limites e fragilidades em relação à implementação dessa política, principalmente nos campi do interior, sobre os quais não foram identificadas produções que problematizem a assistência estudantil indicando uma lacuna sobre essa discussão e um campo para novas pesquisas.

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Publicado

2020-07-22 — Atualizado em 2020-07-22

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Como Citar

RIBEIRO, D. L. G. da S.; CASTRO, R. C. A. de M. A política de assistência estudantil na Universidade Federal do Pará: o estado da arte. Revista Exitus, [S. l.], v. 10, n. 1, p. e020045, 2020. DOI: 10.24065/2237-9460.2020v10n0ID560. Disponível em: https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/560. Acesso em: 4 jul. 2024.

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