Permanência e êxito acadêmico: contribuição da Política de assistência estudantil na UFPA, Campus de Altamira

Autores

  • Pricila Lysik Vieira
  • Regina Celi Alvarenga de Moura Castro

DOI:

https://doi.org/10.24065/2237-9460.2019v9n3ID931

Resumo

Nesse artigo é apresentado um estudo bibliográfico, realizado no ano de 2017, com o principal objetivo de analisar a relação entre a assistência estudantil na Universidade Federal do Pará, Campus de Altamira e a permanência e êxito acadêmico dos estudantes benefiários dos auxílios disponibilizados ao estudante desse Campus. A análise dos dados foi realizada à luz dos pressupostos teóricos e metodológicos da Análise de Conteúdo. A assistência estudantil foi marcada por ações esparsas e pontuais, assumindo caráter assistencialista. Especificamente no Campus de Altamira os estudantes enfrentam dificuldades em receber os auxílios por falta de compreensão dos editais, insuficiência de vagas para atender as demandas e burocracias que envolvem o processo de inscrição. Esses fatores combinados ou isolados ocasionam um baixo número de estudantes atendidos no Campus de Altamira e contribuem para aumentar os índices de retenção e evasão nesse Campus.

 

Palavras-chave: PNAES. Ensino Superior. Permanência.

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Publicado

2019-07-01

Como Citar

VIEIRA, P. L.; CASTRO, R. C. A. de M. Permanência e êxito acadêmico: contribuição da Política de assistência estudantil na UFPA, Campus de Altamira. Revista Exitus, [S. l.], v. 9, n. 3, p. 87–115, 2019. DOI: 10.24065/2237-9460.2019v9n3ID931. Disponível em: https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/931. Acesso em: 4 jul. 2024.

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