Permanência e êxito acadêmico: contribuição da Política de assistência estudantil na UFPA, Campus de Altamira
DOI:
https://doi.org/10.24065/2237-9460.2019v9n3ID931Resumo
Nesse artigo é apresentado um estudo bibliográfico, realizado no ano de 2017, com o principal objetivo de analisar a relação entre a assistência estudantil na Universidade Federal do Pará, Campus de Altamira e a permanência e êxito acadêmico dos estudantes benefiários dos auxílios disponibilizados ao estudante desse Campus. A análise dos dados foi realizada à luz dos pressupostos teóricos e metodológicos da Análise de Conteúdo. A assistência estudantil foi marcada por ações esparsas e pontuais, assumindo caráter assistencialista. Especificamente no Campus de Altamira os estudantes enfrentam dificuldades em receber os auxílios por falta de compreensão dos editais, insuficiência de vagas para atender as demandas e burocracias que envolvem o processo de inscrição. Esses fatores combinados ou isolados ocasionam um baixo número de estudantes atendidos no Campus de Altamira e contribuem para aumentar os índices de retenção e evasão nesse Campus.
Palavras-chave: PNAES. Ensino Superior. Permanência.