v. 9 n. 3 (2019)

					Visualizar v. 9 n. 3 (2019)
Publicado: 2019-07-01

Capa

  • Revista Exitus

    Maria Lília Imbiriba Sousa Colares
    1-8
    DOI: https://doi.org/10.24065/2237-9460.2019v9n3ID915
  • Editorial

    Maria Cristina dos Santos Bezerra
    9-18
    DOI: https://doi.org/10.24065/2237-9460.2019v9n3ID916

Conferência

  • Formación y trabajo docente: cuestiones contemporáneas

    Claudio Pinto Nunes
    19-32
    DOI: https://doi.org/10.24065/2237-9460.2019v9n3ID917

Artigos

  • Reforma administrativa da Secretaria Estadual de Educação de São Paulo (2011), Programa Ensino Integral (2012): administração pública gerencial em processo

    Pedro Ganzeli
    33-58
    DOI: https://doi.org/10.24065/2237-9460.2019v9n3ID930
  • Quinze anos de implementação da Lei 10639/2003: desafios e tensões no contexto da Base Nacional Comum Curricular

    Heldina Pereira Pinto Fagundes, Berta Leni Costa Cardoso
    59-86
    DOI: https://doi.org/10.24065/2237-9460.2019v9n3ID918
  • Permanência e êxito acadêmico: contribuição da Política de assistência estudantil na UFPA, Campus de Altamira

    Pricila Lysik Vieira, Regina Celi Alvarenga de Moura Castro
    87-115
    DOI: https://doi.org/10.24065/2237-9460.2019v9n3ID931
  • A atuação do(a) psicólogo(a) escolar diante das políticas públicas de Educação Infantil

    Elysangela Koglin Ulo Limachi, Marcele Pereira da Rosa Zucolotto
    116-140
    DOI: https://doi.org/10.24065/2237-9460.2019v9n3ID932
  • Saberes de professoras de creches evidenciados em relatos publicados em revista de circulação nacional

    Maévi Anabel Nono
    141-168
    DOI: https://doi.org/10.24065/2237-9460.2019v9n3ID919
  • Navegando em águas turvas no campo da política e da formação de professores

    Mark Clark Assen de Carvalho, Ednaceli Abreu Damasceno, Maria do Socorro Lima Moura
    169-196
    DOI: https://doi.org/10.24065/2237-9460.2019v9n3ID940
  • Planejamento Municipal: uma análise a partir do plano de ações articuladas (par) no Estado do Maranhão

    Karla Cristina Silva Sousa, Maria José Pires Barros Cardozo
    197-222
    DOI: https://doi.org/10.24065/2237-9460.2019v9n3ID920
  • O ensino de matemática segundo estudantes cegos de Belém do Pará

    Sandy da Conceição Dias, Pedro Franco de Sá, Maria de Lourdes Silva Santos
    223-251
    DOI: https://doi.org/10.24065/2237-9460.2019v9n3ID941
  • A pesquisa do tipo etnográfica: uma proposta de abordagem metodológica de pesquisa em Educação Matemática

    Raimundo Santos de Castro
    252-279
    DOI: https://doi.org/10.24065/2237-9460.2019v9n3ID935
  • Uma alternativa didática experimental para aulas de Óptica Geométrica

    Alana Cruz de Souza, Denisia Brito Soares, Alexsandro Silvestre da Rocha
    280-308
    DOI: https://doi.org/10.24065/2237-9460.2019v9n3ID921
  • Projeto de ensino de estatística na formação inicial de professores de matemática: indícios de saberes disciplinares

    Willian Damin, Guataçara dos Santos Junior, Rudolph dos Santos Gomes Pereira
    309-338
    DOI: https://doi.org/10.24065/2237-9460.2019v9n3ID936
  • A cooperação multiprofissional no planejamento pedagógico da educação em tempo integral: um estudo descritivo de quatro escolas municipais de Lagarto-SE

    Heike Schmitz, Aila Santana de Amorim Silva, Themyres Gabriele Santos Almeida, Ilse Kamski
    339-364
    DOI: https://doi.org/10.24065/2237-9460.2019v9n3ID922
  • O PET-Saúde como referência para a preceptoria da residência médica em medicina de família e comunidade

    David Ricardo da Silva Pereira, Lizomar de Jesus Maués Pereira Moia
    365-394
    DOI: https://doi.org/10.24065/2237-9460.2019v9n3ID923
  • A interdisciplinaridade no PROEJA: uma visão a partir dos trabalhos publicados em periódicos científicos nos últimos 10 anos

    Fabrício Fernando Halberstadt, Maria Cecília Pereira Santarosa, Isabel Krey Garcia
    395-424
    DOI: https://doi.org/10.24065/2237-9460.2019v9n3ID924
  • Reflexões sobre o estágio supervisionado na educação de jovens e adultos em Bragança (PA)

    Rogerio Andrade Maciel, Antonio Matheus do Rosário Corrêa, Luane de Cássia Carvalho de Oliveira
    425-450
    DOI: https://doi.org/10.24065/2237-9460.2019v9n3ID937
  • Experiências em projetos integradores no curso de tecnologia em saneamento ambiental do IFPA campus Itaituba

    Vilma Ribeiro de Almeida, Brendson Carlos Brito, Naum Pestana Collins
    451-475
    DOI: https://doi.org/10.24065/2237-9460.2019v9n3ID942
  • Avaliação formativa na EAD: uma forma eficaz para (re) construção do conhecimento?

    Eliane Juraski Camillo, Gislene Miotto Catolino Raymundo
    476-505
    DOI: https://doi.org/10.24065/2237-9460.2019v9n3ID925
  • La posmodernidad y las nuevas tecnologías en los contextos educativos cubano y brasileño

    Juan Carlos Rodríguez Cruz, Luiz Bezerra Neto
    506-520
    DOI: https://doi.org/10.24065/2237-9460.2019v9n3ID943
  • Contribuições da neuroeducação para a prática pedagógica

    Amanda dos Santos Brandão, Susana Gakyia Caliatto
    521-547
    DOI: https://doi.org/10.24065/2237-9460.2019v9n3ID926
  • Desafios à gestão de um polo da UAB na Amazônia paraense

    Aldilene Lima Coelho, Tania Suely Azevedo Brasileiro
    548-577
    DOI: https://doi.org/10.24065/2237-9460.2019v9n3ID927
  • Compreensão de textos verbais e visuais a partir da produção de histórias em quadrinhos com jovens e adultos camponeses

    Edimila Matos da Silva, Gustavo Cunha de Araújo
    578-605
    DOI: https://doi.org/10.24065/2237-9460.2019v9n3ID928
  • Formação continuada de professores das séries iniciais do ensino fundamental da rede municipal de Macapá-AP

    Elivaldo Serrão Custódio, Paulo Ronaldo Gomes Cruz
    606-635
    DOI: https://doi.org/10.24065/2237-9460.2019v9n3ID944
  • Aproximações entre neurociências e educação: uma revisão sistemática

    Hercio da Silva Ferreira, Tadeu Oliver Gonçalves, Soraia Valéria de Oliveira Coelho Lameirão
    636-662
    DOI: https://doi.org/10.24065/2237-9460.2019v9n3ID945

Resenha

  • Processo educativo democrático: formação integral para a tomada de consciência e de decisão

    José Antônio Borges
    663-668
    DOI: https://doi.org/10.24065/2237-9460.2019v9n3ID946

Normas para Publicação

  • Diretrizes para apresentação dos originais/Revista Exitus-UFOPA

    Maria Lília Imbiriba Sousa Colares
    669-672
    DOI: https://doi.org/10.24065/2237-9460.2019v9n3ID947