Saberes de professoras de creches evidenciados em relatos publicados em revista de circulação nacional

Autores

  • Maévi Anabel Nono

DOI:

https://doi.org/10.24065/2237-9460.2019v9n3ID919

Resumo

Neste artigo, se apresenta pesquisa por meio da qual se objetivou descrever e analisar saberes de professoras de Educação Infantil que atuam em creches (crianças de 0 a 3 anos de idade), evidenciados em relatos publicados em revista de circulação nacional, no período de 2012 a 2017, à luz da Resolução CNE/CEB nº 5/2009, que define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil. Trata-se de uma pesquisa documental, de natureza qualitativa, que foi desenvolvida no período 2016-2018, com base no estudo de relatos publicados em edições impressas e online. Os dados foram analisados, a partir de focos de análise estabelecidos com base nos objetivos da pesquisa. Assim, os focos foram: 1) caracterização dos relatos publicados; 2) saberes evidenciados nos relatos de práticas com bebês e crianças bem pequenas; 3) lacunas nos saberes evidenciados nos relatos das professoras de Educação Infantil. Os principais resultados obtidos sugerem que as professoras-autoras dos relatos analisados se fundamentam nas concepções de currículo e criança, determinadas pela Resolução CNE/CEB nº 5/2009. Além disso, as práticas relatadas se referem às experiências que devem ser proporcionadas às crianças pequenas, de acordo com a referida Resolução. Lacunas nos saberes das professoras-autoras, se referem ao tratamento de alguns dos temas determinados pela Resolução e ao fato de ainda não recorrerem sempre, a referências teóricas para fundamentarem as descrições de suas práticas. Espera-se, por meio desta pesquisa, oferecer subsídios para a formulação de políticas de formação de docentes para a Educação Infantil.

 

Palavras-chave: Educação Infantil. Saberes docentes. Diretrizes curriculares.

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Publicado

2019-07-01

Como Citar

NONO, M. A. Saberes de professoras de creches evidenciados em relatos publicados em revista de circulação nacional. Revista Exitus, [S. l.], v. 9, n. 3, p. 141–168, 2019. DOI: 10.24065/2237-9460.2019v9n3ID919. Disponível em: https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/919. Acesso em: 4 out. 2024.

Edição

Seção

Artigos