O PET-Saúde como referência para a preceptoria da residência médica em medicina de família e comunidade
DOI:
https://doi.org/10.24065/2237-9460.2019v9n3ID923Resumo
O programa de residência médica em Medicina de Família e Comunidade (MFC), a exemplo da Educação Superior no Brasil, vivencia uma necessidade de mudança e adaptação. Atualmente, seu desafio como programa é adaptar-se ao novo perfil de egressos e encontrar a melhor forma de orientá-los através da integração ensino-serviço no SUS. Neste sentido, este estudo se propôs a analisar as metodologias de ensino e aprendizagem aplicadas pelos preceptores do programa de residência médica de MFC na UEPA. Trata-se de um estudo descritivo, exploratório de natureza qualitativa. Obtido através de respostas coletadas numa entrevista semiestruturada com questões abertas. As entrevistas foram gravadas e transcritas e a análise dos dados obedeceu ao modelo de Análise de Conteúdo de Bardin. Através das entrevistas foram abordados 04 eixos temáticos principais, com ênfase nas percepções e inclinação dos preceptores, na busca por um aprimoramento do programa de residência médica em MFC. Constatou-se que todos os preceptores adotavam algum tipo de metodologia ativa de ensino na prática. Destacou-se o interesse destes em participar de programas de capacitação e educação continuada, enquanto apontou-se a necessidade de uma melhor aplicação de ferramentas capazes de incrementar o exercício da preceptoria bem como o aprendizado dos residentes. Ao final, destacou-se a importância do modelo de metodologia de ensino e o conhecimento de diversos modelos de metodologias ativas de ensino pelos preceptores. Ratificou-se a necessidade de adoção de ferramentas mais afinadas às particularidades da MFC, como é o caso do PET-Saúde.
Palavras-chave: Educação de pós-graduação em medicina. Metodologia ativa de ensino e aprendizagem. PET-Saúde.