A atuação do(a) psicólogo(a) escolar diante das políticas públicas de Educação Infantil

Autores

  • Elysangela Koglin Ulo Limachi
  • Marcele Pereira da Rosa Zucolotto

DOI:

https://doi.org/10.24065/2237-9460.2019v9n3ID932

Resumo

A Constituição Federal de 1988 estabelece que a criança brasileira seja um sujeito de direitos, sendo um destes o direito à Educação. Desde então, leis foram instauradas visando proporcionar à criança uma Educação gratuita e de qualidade desde o seu nascimento. Para tanto, instituições de Educação Infantil são estabelecidas e os profissionais envolvidos têm suas práticas norteadas por políticas públicas educacionais. Inserida neste contexto, a Psicologia vem redefinindo sua atuação, deslocando-se de uma prática historicamente segregadora no campo educacional para uma atuação que busca considerar o contexto escolar como um todo. Este trabalho, resultado de um estudo qualitativo bibliográfico, objetivou refletir sobre a atuação do(a) psicólogo(a) escolar na Educação Infantil, frente às políticas públicas estabelecidas para este campo. Pôde-se perceber a amplitude da atuação deste profissional no contexto da Educação Infantil e também o alinhamento tão necessário entre os princípios norteadores das políticas públicas para Educação Infantil e aqueles que norteiam a atuação do(a) psicólogo(a) como profissional, principalmente no que diz respeito à busca por condições de cidadania dos sujeitos que fazem/frequentam a Educação Infantil.

 

Palavras-chave: Educação Infantil. Políticas Públicas. Psicologia Escolar.

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Publicado

2019-07-01

Como Citar

LIMACHI, E. K. U.; ZUCOLOTTO, M. P. da R. A atuação do(a) psicólogo(a) escolar diante das políticas públicas de Educação Infantil. Revista Exitus, [S. l.], v. 9, n. 3, p. 116–140, 2019. DOI: 10.24065/2237-9460.2019v9n3ID932. Disponível em: https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/932. Acesso em: 27 jun. 2024.

Edição

Seção

Artigos