Uma alternativa didática experimental para aulas de Óptica Geométrica
DOI:
https://doi.org/10.24065/2237-9460.2019v9n3ID921Resumo
Física pode ser considerada uma ciência fundamental que estuda os fenômenos naturais, descrevendo e explicando o mundo onde vivemos. O estudo desta ciência no Brasil tem origem na era colonial, onde se estudava a Física aristotélica. O desafio hoje é conquistar o interesse dos estudantes do ensino básico com a disciplina de Física, ministrada na rede escolar, baseada excessivamente em conteúdos e cálculos, com pouco ou nada de experimentação, tornando-a pouco atrativa e monótona. Mostramos aqui, o desenvolvimento e aplicação de um material paradidático inovador, pensado e confeccionado como produto educacional do Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física (MNPEF), do Polo UFT/Araguaína-TO, denominado Livro Paradidático Experimental (LPE). Este material, voltado ao ensino de Física, incorpora em sua estrutura o formato de livro com experimentos físicos embutidos, neste caso, focado na experimentação em Ótica Geométrica. O material desenvolvido serve como suporte educacional/experimental, na ausência de laboratórios, muito comum entre as escolas brasileiras. O LPE desenvolvido foi aplicado aos alunos do segundo ano, do Ensino Médio (EM), em uma escola da cidade de Araguaína, no estado do Tocantins (TO), mostrando grande aceitação entre os voluntários da pesquisa. Esta mesma ideia pode ser diversificada e produzida, com diferentes temas da Física, demais ciências, ou ainda, focados em outros níveis de escolaridade.
Palavras-chave: Material Paradidático. Experimentação de Física. Ensino de Física.