Formação continuada de professores das séries iniciais do ensino fundamental da rede municipal de Macapá-AP

Autores

  • Elivaldo Serrão Custódio
  • Paulo Ronaldo Gomes Cruz

DOI:

https://doi.org/10.24065/2237-9460.2019v9n3ID944

Resumo

A presente pesquisa teve como objetivo analisar a oferta de formação continuada a professores da rede municipal de ensino de Macapá, bem como averiguar a real aplicabilidade de metodologias e recursos decorrentes de Programas e Projetos, à realidade de sala de aula. Para isso, utilizou-se a pesquisa exploratória de campo, a partir da qual se ouviu, primeiramente, coordenadores de formações, que apresentaram documentos e registros confirmando a oferta de formação continuada aos professores da rede. Em seguida, foi aplicado um questionário contendo questões de múltiplas escolhas e outras dissertativas, aos docentes da rede municipal, que se encontravam em formação pelo Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa – PNAIC. Os resultados confirmaram a hipótese de que a falta da formação continuada interfere na prática profissional docente em sala de aula; que reconhecidamente há um índice muito alto de desistência dos profissionais nas formações; que os participantes da pesquisa, na maioria, pertencem ao contrato administrativo da prefeitura, sendo que os professores que participam das formações já conseguem visualizar resultados positivos principalmente em relação à leitura, que eles utilizam os recursos pedagógicos e metodologias na prática em sala de aula.

 

Palavras-chave: Formação continuada. Educação pública. Macapá-AP.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2019-07-01

Como Citar

CUSTÓDIO, E. S.; CRUZ, P. R. G. Formação continuada de professores das séries iniciais do ensino fundamental da rede municipal de Macapá-AP. Revista Exitus, [S. l.], v. 9, n. 3, p. 606–635, 2019. DOI: 10.24065/2237-9460.2019v9n3ID944. Disponível em: https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/944. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos