Projeto de ensino de estatística na formação inicial de professores de matemática: indícios de saberes disciplinares
DOI:
https://doi.org/10.24065/2237-9460.2019v9n3ID936Resumo
O objetivo deste artigo é analisar as contribuições de um Projeto de Ensino de Estatística para o desenvolvimento e/ou manifestação dos saberes disciplinares em um curso de Licenciatura em Matemática. Foi proposto aos 11 (onze) licenciandos participantes, a leitura de textos no campo da Educação Estatística, a realização de tarefas que envolviam conteúdos de Estatística Básica e o desenvolvimento de uma investigação estatística. Com a intenção de alcançar o objetivo, foi adotada uma metodologia de pesquisa de cunho qualitativo e para a coleta de dados utilizou-se memoriais reflexivos, narrativas de aprendizagem e tarefas realizadas pelos licenciandos. A análise de dados pautou-se na teoria da Análise Textual Discursiva que permitiu realizar interpretações dos registros produzidos. As análises indicam algumas dificuldades, a valorização dos conteúdos de Estatística como campo de ensino e o desenvolvimento das competências estatísticas enquanto saberes disciplinares.
Palavras-chave: Projeto de Ensino de Estatística. Educação Estatística. Licenciatura em Matemática.