Avaliação formativa na EAD: uma forma eficaz para (re) construção do conhecimento?

Autores

  • Eliane Juraski Camillo
  • Gislene Miotto Catolino Raymundo

DOI:

https://doi.org/10.24065/2237-9460.2019v9n3ID925

Resumo

O presente artigo é resultado de uma pesquisa desenvolvida no Centro de Referência em Formação e EaD – Cerfead, diretoria vinculada à Pró-Reitoria de ensino – PROEN – que atua na implementação da política de formação do Instituto Federal Santa Catarina – IFSC. Por intermédio de abordagem qualitativa, tendo o questionário online como método de produção de dados, buscou-se averiguar, junto aos/às egressos/as do curso de Formação Continuada em EaD no IFSC – turmas 2015/2 e 2016/1, suas visões e percepções acerca da avaliação formativa, perquirindo em que medida a mesma constituiu-se de uma forma eficaz de intervenção para (re)construção do conhecimento. Os principais referenciais teóricos com os quais dialogou-se, neste trabalho, foram: Vasconcellos (1998), Polak (2009), Perrenoud (1999), Otsuka (2002), Luckesi (2000), Hoffmann (2005) e Freire (2009). Os resultados apontam que a avaliação formativa auxilia, em grande medida, no processo de ensino e aprendizagem, favorecendo a (re) construção do conhecimento.

 

Palavras-chave: Ensino. Educação a distância. Avaliação formativa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2019-07-01

Como Citar

CAMILLO, E. J.; RAYMUNDO, G. M. C. Avaliação formativa na EAD: uma forma eficaz para (re) construção do conhecimento?. Revista Exitus, [S. l.], v. 9, n. 3, p. 476–505, 2019. DOI: 10.24065/2237-9460.2019v9n3ID925. Disponível em: https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/925. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos