Planejamento Municipal: uma análise a partir do plano de ações articuladas (par) no Estado do Maranhão

Autores

  • Karla Cristina Silva Sousa
  • Maria José Pires Barros Cardozo

DOI:

https://doi.org/10.24065/2237-9460.2019v9n3ID920

Resumo

O presente artigo discorre sobre o Plano de Ações Articuladas (PAR), a partir de pesquisa realizada em 4 (quatro) municípios do Estado do Maranhão (Cantanhede, Vargem Grande, Palmeirândia e Presidente Vargas). Realizou-se pesquisas bibliográfica, documental e de campo, mediante a aplicação de entrevistas. Discorre-se sobre a questão do planejamento e autonomia municipal, destacando o regime de colaboração e apresenta-se dados da pesquisa sobre o PAR e sua repercussão no planejamento educacional das Secretarias Municipais de Educação (SEMEDs) pesquisadas. Conclui-se que o PAR, nas SEMEDs investigadas, caracteriza-se pelo caráter constrangedor do modelo de planejamento educacional, com base no gerencialismo que, enfatiza a eficiência, a produtividade e os indicadores educacionais.

 

Palavras-chave: Plano de Ações Articuladas. Planejamento Educacional. Regime de Colaboração.

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Publicado

2019-07-01

Como Citar

SOUSA, K. C. S.; CARDOZO, M. J. P. B. Planejamento Municipal: uma análise a partir do plano de ações articuladas (par) no Estado do Maranhão. Revista Exitus, [S. l.], v. 9, n. 3, p. 197–222, 2019. DOI: 10.24065/2237-9460.2019v9n3ID920. Disponível em: https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/920. Acesso em: 13 maio. 2024.

Edição

Seção

Artigos