Política de formação continuada dos gestores escolares da rede pública municipal de São Luís-MA: uma análise do Programa São Luís, Te quero Lendo e Escrevendo – PSLTQLE

Autores

  • Patrícia Alessandra Gomes Leal
  • Maria José Pires Barros Cardozo

Resumo

O presente artigo busca analisar a política de formação continuada dos gestores escolares, implementada pelo Programa São Luís, Te Quero Lendo e Escrevendo - PSLTQLE, da Secretaria Municipal de Educação - SEMED, e suas implicações na gestão das escolas públicas municipais de São Luís- MA, no período de 2002 a 2008. A partir de pesquisa bibliográfica, documental e de campo, aborda-se sobre os principais objetivos do Programa, em especial o eixo gestão, no que se refere à formação dos gestores e implicações para a gestão das duas escolas investigadas, uma escola da zona urbana e outra da rural. Infere-se que a formação continuada dos gestores escolares do município de São Luís contribuiu para a inserção de práticas democráticas no ambiente escolar e o fortalecimento das ações existentes com a comunidade escolar, contudo a descontinuidade desse programa não possibilitou que práticas autônomas se consolidassem no âmbito das escolas.

 

Palavras-chave: Formação continuada. Gestores escolares. Gestão democrática.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2016-09-01

Como Citar

LEAL, P. A. G.; CARDOZO, M. J. P. B. Política de formação continuada dos gestores escolares da rede pública municipal de São Luís-MA: uma análise do Programa São Luís, Te quero Lendo e Escrevendo – PSLTQLE. Revista Exitus, [S. l.], v. 6, n. 2, p. 143–158, 2016. Disponível em: https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/24. Acesso em: 18 jan. 2025.

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)