v. 12 (2022)

					Visualizar v. 12 (2022)
Publicado: 2022-01-07

Conferência

  • INFANCIAS Y CULTURA EN LA ACTUALIDAD LATINOAMERICANA. CÓMO ATENUAR LAS INFLUENCIAS EXÓGENAS

    Elbia Haydée Difabio
    e022001
    DOI: https://doi.org/10.24065/2237-9460.2022v12n1ID1741
  • PÓS-GRADUAÇÃO HOJE: entre maquinização e formação humana

    Pedro Goergen
    e022025
    DOI: https://doi.org/10.24065/2237-9460.2022v12n1ID1899
  • A POLÍTICA EDUCACIONAL: análise de orientações oficiais durante a pandemia de Covid-19

    Debora Jeffrey, Ivan Siqueira
    e022030
    DOI: https://doi.org/10.24065/2237-9460.2022v12n1ID1862
  • CONSTITUIÇÃO DE UM DIÁLOGO: a assistência estudantil na UFRN à luz da Abordagem Cognitiva de Políticas Públicas e Análise Crítica do Discurso

    Jonathan Alves Martins, Andréia da Silva Quintanilha Sousa, Cleide Emília Faye Pedrosa
    e022039
    DOI: https://doi.org/10.24065/2237-9460.2022v12n1ID1954
  • REFLEXÕES SOCIOLÓGICAS SOBRE A PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM TEMPOS DE CRISE(S)

    Almerindo Janela Afonso
    e022042
    DOI: https://doi.org/10.24065/2237-9460.2022v12n1ID2002
  • A INSERÇÃO DA AMAZÔNIA NO MODO DE PRODUÇÃO HEGEMÔNICO E NO PROJETO EDUCACIONAL DA MODERNIDADE

    Anselmo Alencar Colares
    e022043
    DOI: https://doi.org/10.24065/2237-9460.2022v12n1ID2003
  • LINGUAGEM, CORPO E ESTÉTICA NA EDUCAÇÃO: o processo de criação da linha LiCorEs no PPGE da UFPR

    Jean Carlos Gonçalves, Marynelma Camargo Garanhani
    e022063
    DOI: https://doi.org/10.24065/2237-9460.2022v12n1ID2042
  • RELAÇÕES DIALÓGICAS NA LINGUAGEM E NA EDUCAÇÃO: ALGUMAS CONSIDERAÇÕES/DIALOGICAL RELATIONSHIPS IN LANGUAGE AND EDUCATION: SOME REMARKS

    Adail Sobral
    e022064
    DOI: https://doi.org/10.24065/2237-9460.2022v12n1ID2043

Dossiê

  • Apresentação - INFÂNCIAS NA AMAZÔNIA: pesquisa, culturas infantis e processos educativos

    Tânia Regina Lobato dos Santos, Celi da Costa Silva Bahia, Ângela do Céu Ubaiara Brito
    e022016
    DOI: https://doi.org/10.24065/2237-9460.2022v12n1ID1789
  • A REPRESENTAÇÃO CULTURAL NAS BRINCADEIRAS INFANTIS DE CRIANÇAS QUE VIVEM NO CAMPO, EM JI-PARANÁ/RO

    Helen Maciel Silva, Juracy Machado Pacífico, Leiva Custódio Pereira
    e022002
    DOI: https://doi.org/10.24065/2237-9460.2022v12n1ID1692
  • AS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE BELEZA NA INFÂNCIA: “ser bonito” tem seus limites

    Nilza Maria Cabral Feitosa Ribeiro, Tânia Regina Lobato dos Santos
    e022003
    DOI: https://doi.org/10.24065/2237-9460.2022v12n1ID1700
  • A DIMENSÃO LÚDICA E AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS PARTICIPATIVAS DAS CRIANÇAS NA AMAZÔNIA AMAPAENSE

    Angela Brito, Adriana Machado de Souza
    e022004
    DOI: https://doi.org/10.24065/2237-9460.2022v12n1ID1691
  • AS CRIANÇAS E A NATUREZA EM CONTEXTOS RURAIS AMAZÔNICOS

    Eliana Toutonge, Maria Natalina Mendes Freitas
    e022005
    DOI: https://doi.org/10.24065/2237-9460.2022v12n1ID1693
  • O BEBÊ E A DOCÊNCIA NA CRECHE: contribuições da formação dialógica

    Celi da Costa Silva Bahia, Solange Mochiutti
    e022006
    DOI: https://doi.org/10.24065/2237-9460.2022v12n1ID1684
  • CAMINHANDO JUNTO COM AS FAMÍLIAS DO BEBÊS: Narrativas da autobiografia docente

    Eliene Santos de Faria Costa, Daniele Dorotéia Rocha da Silva de Lima
    e022007
    DOI: https://doi.org/10.24065/2237-9460.2022v12n1ID1687
  • AS IMPLICAÇÕES NO PROCESSO EDUCATIVO DAS CRIANÇAS DECORRENTES DA MIGRAÇÃO COMPULSÓRIA DO ENSINO PRESENCIAL PARA O ENSINO REMOTO EM UMA ESCOLA DE MACAPÁ/AP

    Izaias Loureiro, Eliana Paixão
    e022008
    DOI: https://doi.org/10.24065/2237-9460.2022v12n1ID1695
  • ENTRE A ESCOLA E O RIO: vivências e desafios da educação infantil ribeirinha

    Ana Paula Oliveira, Iolete Ribeiro da Silva, Jocicleia Souza Printes
    e022009
    DOI: https://doi.org/10.24065/2237-9460.2022v12n1ID1685
  • Apresentação - EDUCAÇÃO E LINGUAGEM: olhares transdisciplinares

    Jean Carlos Gonçalves, Maria de Fátima Gomes da Silva, Fernando Ilídio Ferreira
    e022054
    DOI: https://doi.org/10.24065/2237-9460.2022v12n1ID2041
  • O LUGAR DA LINGUAGEM EM CONTEXTO TRANSDISCIPLINAR DE INOVAÇÕES METODOLÓGICAS NA EDUCAÇÃO SUPERIOR EM ENGENHARIA

    Otilia Lizete de Oliveira Martins Heinig, Thais Schlichting
    e022055
    DOI: https://doi.org/10.24065/2237-9460.2022v12n1ID2019
  • O NARRADOR PLURAL: biografias e disposições sociais de contadores de histórias Biografias e disposições sociais de contadores de histórias

    Fernando Ilídio Ferreira, Mariana Ribeiro
    e022057
    DOI: https://doi.org/10.24065/2237-9460.2022v12n1ID1996
  • LEITURA(S) DO VERBO-VISUAL EM AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA: contribuições da Teoria Dialógica da Linguagem

    Pedro Farias Francelino, Wilder Kléber Fernandes de Santana, Silvio Nunes da Silva Júnior
    DOI: https://doi.org/10.24065/2237-9460.2022v12n1ID1994
  • "A BOLSA AMARELA" Tertúlias literário-performativas na escola em tempos de pandemia

    Cintia de Oliveira Pontes Rosa, Anne Caroline Pereira Arruda, Michelle Bocchi Gonçalves
    e022058
    DOI: https://doi.org/10.24065/2237-9460.2022v12n1ID1982
  • A PERSPECTIVA DO LETRAMENTO ACADÊMICO EM PROJETOS PEDAGÓGICOS DE CURSOS DE GRADUAÇAO

    Cláudia Garcia Cavalcante, Rosangela de Oliveira Mendes, Maiara Aparecida Soares Souza
    e022059
    DOI: https://doi.org/10.24065/2237-9460.2022v12n1ID1995
  • A LINGUAGEM LÚDICA NO CONTEXTO DE UMA BRINQUEDOTECA UNIVERSITÁRIA EM AÇÕES TRANSDISCIPLINARES

    Mayra Emídio da Silva, Maria de Fátima Gomes da Silva
    e022060
    DOI: https://doi.org/10.24065/2237-9460.2022v12n1ID1984
  • A PRESENÇA DA INTERDISCIPLINARIDADE NAS POLÍTICAS ATUAIS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES

    Nilma Margarida de Castro Crusoé, Zenaura Sousa Sobrinho Pessoa, Janaina Alves de Oliveira Serejo
    e022061
    DOI: https://doi.org/10.24065/2237-9460.2022v12n1ID1978

Artigos

  • RELAÇÕES DE GÊNERO E EDUCAÇÃO: as imagens dos livros didáticos reforçam ou desconstroem os estereótipos de gênero?

    Josiane Peres Gonçalves, Luana de Oliveira Rocha
    e022053
    DOI: https://doi.org/10.24065/2237-9460.2022v12n1ID1874
  • PERSPECTIVAS Y DESAFÍOS DE LA ESCUELA FRENTE A LA INCERTIDUMBRE DE UN MUNDO EN CRISIS

    Nora Cecilia Mesa Agudelo, Dora Inés Arroyave Giraldo
    e022017
    DOI: https://doi.org/10.24065/2237-9460.2022v12n1ID1722
  • OS GRUPOS DE PESQUISA EM POLÍTICA EDUCACIONAL DA REGIÃO NORTE: mapeamento e breves reflexões

    Mark Clark Assen, Adão Rogério Xavier Silva, Dinair Leal da Hora
    e022015
    DOI: https://doi.org/10.24065/2237-9460.2022v12n1ID1756
  • DEMOCRACIA RADICAL E SUBSTANTIVA EM PAULO FREIRE: da escola para o mundo e do mundo para a escola

    Cristiano Amaral Garboggini Di Giorgi, Andréia Nunes Militão, Fabio Perboni
    e022011
    DOI: https://doi.org/10.24065/2237-9460.2022v12n1ID1754
  • PERIODIZAÇÃO CURRICULAR NA EDUCAÇÃO ESCOLAR

    Antonio Leonan Alves Ferreira
    e022012
    DOI: https://doi.org/10.24065/2237-9460.2022v12n1ID1732
  • CIÊNCIA E TECNOLOGIA NA CIDADE: a partir da leitura de imagens fotográficas

    Ana Julia Cecatto, Marcia Borin da Cunha, Douglas Henrique Santos Conerado
    e022013
    DOI: https://doi.org/10.24065/2237-9460.2022v12n1ID1613
  • O PROGRAMA NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES (PARFOR) NO CONTEXTO DA RACIONALIDADE DO ESTADO MODERNO: diálogos entre as teorias de Max Weber e de Bresser-Pereira

    Lorena Lins Damasceno, Adriana Rezende Vargas, Daniela Ribeiro Guimarães Mendes
    e022014
    DOI: https://doi.org/10.24065/2237-9460.2022v12n1ID1694
  • ANDANÇAS LATINAS DAS OCUPAÇÕES DAS ESCOLAS: Origens e conexões "hermanadas" até o Brasil

    Fernando José Martins
    e022018
    DOI: https://doi.org/10.24065/2237-9460.2022v12n1ID1699
  • REDE DE RELAÇÕES DO INSTITUTO AYRTON SENNA: articulações para o substanciamento das parcerias público-privadas entre o Instituto Ayrton Senna e a Secretaria Municipal de Educação de Maceió-AL

    Nélida Fernanda Inácio da Silva , Inalda Maria dos Santos
    e022019
    DOI: https://doi.org/10.24065/2237-9460.2022v12n1ID1682
  • DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOCENTE E PÓS-GRADUAÇÃO: motivações e dificuldades para cursar um mestrado acadêmico

    Geiziane Lima, Débora Alfaia
    e022020
    DOI: https://doi.org/10.24065/2237-9460.2022v12n1ID1751
  • DIMENSÃO DA DESIGUALDADE EDUCACIONAL NO ENSINO MÉDIO: uma reflexão com base no princípio de qualidade e equidade

    Fábio Alexandre Ferreira Gusmão, Simone Silveira Amorim
    DOI: https://doi.org/10.24065/2237-9460.2022v12n1ID1942
  • DISRUPTURA E ATROFIA NO PROEJA: disputa entre distintos projetos de sociedade

    Tânia Maria Dantas Flores, Dora Maria Ramos Fonseca
    e022021
    DOI: https://doi.org/10.24065/2237-9460.2022v12n1ID1793
  • TRILHAS INTERPRETATIVAS: Proposta de Educação Ambiental para escolas de Quatipuru, Pará, Brasil

    Jurandy das Chagas Lima, Jesus Cardoso Brabo
    e022022
    DOI: https://doi.org/10.24065/2237-9460.2022v12n1ID1648
  • MAPAS CONCEITUAIS E METACOGNIÇÃO COMO FACILITADORES DA APRENDIZAGEM DE QUÍMICA ORGÂNICA

    Renata Custódio da Silva, Ayla Márcia Cordeiro Bizerra
    e022023
    DOI: https://doi.org/10.24065/2237-9460.2022v12n1ID1705
  • ASPECTOS LEGAIS E TEÓRICOS DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO ENSINO DE SOCIOLOGIA: efetividade e limitações quanto à sua aplicação

    Kleberson Almeida de Albuquerque , Eberton da Costa Moreira, Vergas Vitória Andrade da Silva
    e022024
    DOI: https://doi.org/10.24065/2237-9460.2022v12n1ID1736
  • EDUCAÇÃO ESPECIAL NA EDUCAÇÃO INCLUSIVA. Diferentes Contextos, Diferentes Efeitos

    Daiane Pinheiro, Sofia Freire
    e022026
    DOI: https://doi.org/10.24065/2237-9460.2022v12n1ID1644
  • SAÚDE MENTAL DOS CUIDADORES DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA: uma revisão de literatura

    Julio Sérgio Camargo, Vanderléia de Lurdes Dal Castel Schlindwein
    e022027
    DOI: https://doi.org/10.24065/2237-9460.2022v12n1ID1618
  • MATEMATIZAÇÃO E CONEXÃO DA BIOLOGIA E MATEMÁTICA EM FOCO: práticas na sala de aula

    Erisnaldo Francisco Reis, Andreia Aparecida Strohschoen
    e022028
    DOI: https://doi.org/10.24065/2237-9460.2022v12n1ID1673
  • AVALIAÇÕES EXTERNAS E EM LARGA ESCALA NO CONTEXTO DA POLÍTICA EDUCACIONAL DO ESTADO DE GOIÁS

    Welcianne Iris de Queiroz, Sílvio César Nunes Militão
    e022029
    DOI: https://doi.org/10.24065/2237-9460.2022v12n1ID1752
  • ESTÁGIO PARTICIPATIVO EM GESTÃO ESCOLAR: o que propõem os estudantes de Pedagogia para melhorar as escolas públicas de Porto Velho?

    Rafael Fonseca de Castro
    e022031
    DOI: https://doi.org/10.24065/2237-9460.2022v12n1ID1868
  • O DIÁLOGO DE SABERES COMO CONCEPÇÃO NA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO E MÉTODO DE TRABALHO NA EDUCAÇÃO DO CAMPO

    Viviane Camejo Pereira, Adalberto Penha de Paula
    e022032
    DOI: https://doi.org/10.24065/2237-9460.2022v12n1ID1768
  • EXISTENCIALISMO E MARXISMO NA OBRA DE PAULO FREIRE: “Pedagogia do Oprimido” em análise

    Klivia de Cássia Silva Nunes, Luiz Bezerra Neto, Valéria Moreira Rezende
    e022033
    DOI: https://doi.org/10.24065/2237-9460.2022v12n1ID1836
  • A HISTÓRIA DO CENTRO EDUCACIONAL FUNDAÇÃO IBIFAM (CEFI): experiência pioneira de educação integral em tempo integral na escola básica em Belém-PA

    Reginaldo Silva, Ney Cristina Monteiro de Oliveira
    e022034
    DOI: https://doi.org/10.24065/2237-9460.2022v12n1ID1680
  • EDUCAÇÃO E SEGURANÇA NACIONAL NA DITADURA CIVIL-MILITAR: o capital acima de tudo

    Marco Antônio Gomes, Suzane Meneses Caetano, Cláudia Barbosa Lobo
    e022035
    DOI: https://doi.org/10.24065/2237-9460.2022v12n1ID1802
  • AFIRMAÇÕES DOS ESTUDANTES SOBRE PESSOA TRANSEXUAL: um estudo comparativo na Universidade Federal de Sergipe (Brasil) e na Universidade da Madeira (Portugal)

    José Paulo Gomes Brazão , Alfrancio Ferreira Dias
    e022037
    DOI: https://doi.org/10.24065/2237-9460.2022v12n1ID1921
  • NEUROCIÊNCIAS E FORMAÇÃO CONTINUADA: Reflexões sobre o conhecimento docente da Rede Pública Estadual do Ensino Fundamental em Escolas do Sul de Santa Catarina/SC

    Cláudio Sérgio da Costa, Márcia Finimundi Nóbile , Lívia Regina Saiani Crespi
    e022038
    DOI: https://doi.org/10.24065/2237-9460.2022v12n1ID1724
  • AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM EM EDUCAÇÃO FÍSICA SOB A PERSPECTIVA DA DIMENSÃO CONCEITUAL

    Margarida do Espírito Santo C. Gordo, Renan Santos Furtado, Maria Victoria da Luz Souza
    e022040
    DOI: https://doi.org/10.24065/2237-9460.2022v12n1ID1865
  • CARTOGRAFIA SOCIAL PARA ANÁLISE DOS PROCESSOS EDUCATIVOS E CONSTRUÇÃO DA CIDADANIA. O CASO DOS ALUNOS DE CIÊNCIA POLÍTICA NA UAM-IZTAPALAPA, CIDADE DO MÉXICO

    Miguel Rodrigo González Ibarra, Olga Lucía Fernández Arbeález, Martha Lucía Salazar Andica
    e022041
    DOI: https://doi.org/10.24065/2237-9460.2022v12n1ID1957
  • POSSIBILIDADES EDUCACIONAIS DE UMA ATIVIDADE DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA SOBRE BURACOS NEGROS

    Vinicius Carvalho Rosa, Ricardo Roberto Plaza Teixeira
    e022044
    DOI: https://doi.org/10.24065/2237-9460.2022v12n1ID1647
  • METODOLOGIA DE ENSINO PARTICIPATIVA: uma proposição para a Educação Superior

    Michele Roos Marchesan, Silvana Neumann Martins
    e022045
    DOI: https://doi.org/10.24065/2237-9460.2022v12n1ID1766
  • ASSOCIAÇÃO ESTATÍSTICA ENTRE ESCOLHA DA OPERAÇÃO EM QUESTÕES MULTIPLICATIVAS COM NÚMEROS NATURAIS E COM NÚMEROS DECIMAIS

    Thiago Beirigo Lopes, Ana Paula Nunes Felix, Pedro Franco de Sá
    e022046
    DOI: https://doi.org/10.24065/2237-9460.2022v12n1ID1920
  • NECESSIDADES FORMATIVAS DOCENTES PARA O ENSINO DE FÍSICA NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO DO CAMPO: uma análise a partir de trabalhos publicados em eventos científicos

    Maria Juliana Farias Silva, Edinalva da Conceição Sousa, Alexandre Leite dos Santos Silva
    e022047
    DOI: https://doi.org/10.24065/2237-9460.2022v12n1ID1963
  • EXPERIMENTAÇÃO COMO FERRAMENTA CULTURAL NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE QUÍMICA

    Jackson Gois, Teily Cristiane Bento Mosconi
    e022049
    DOI: https://doi.org/10.24065/2237-9460.2022v12n1ID1805
  • EGLANTINE DO RÊGO BARROS: protagonismo no ensino secundário pernambucano (1950-1960)

    Cristiane Souza de Menezes, Charliton José dos Santos Machado, Lia Machado Fiuza Fialho
    e022040
    DOI: https://doi.org/10.24065/2237-9460.2022v12n1ID1958
  • EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA: considerações sobre a perspectiva inclusiva das pessoas com necessidades específicas

    Dayana Rocha Gonçalves de Magalhães, Welisson Marques, Ana Sara Castaman
    e022051
    DOI: https://doi.org/10.24065/2237-9460.2022v12n1ID1857
  • ORGANIZAÇÕES INTERNACIONAIS E ENSINO PARA COMPETÊNCIAS: implicações na formação de professores em Educação Física

    Harrison de Souza Bezerra, Renan Santos Furtado, Darinez de Lima Conceição
    e022065
    DOI: https://doi.org/10.24065/2237-9460.2022v12n1ID2060
  • A LEI 10.639/03 E OS DESAFIOS PARA PROFESSORES(AS) DE HISTÓRIA EM CAETANO/CE

    Soraia Colaço, Maria das Dores Mendes Segundo, José Ernandi Mendes
    e022066
    DOI: https://doi.org/10.24065/2237-9460.2022v12n1ID1757
  • A IMPORTÂNCIA DO ESTÍMULO DA LEITURA ACADÊMICA NUM CURSO DE ENGENHARIA: estratégias e percepções dos estudantes

    Hélia Lucila Malta, Mirelle Oliveira da Cruz, Cenilza Pereira dos Santos
    e022067
    DOI: https://doi.org/10.24065/2237-9460.2022v12n1ID1919
  • REFLEXÕES SOBRE INTERNET E INFÂNCIA: o que diz a bibliografia acadêmica brasileira?

    Amanda Raquel da Rocha Sarmento Ferraz, Adilson Rocha Ferreira, Deise Juliana Francisco
    xxxxxxx
    DOI: https://doi.org/10.24065/2237-9460.2022v12n1ID1641
  • DESENVOLVIMENTO DE PESQUISAS EDUCACIONAIS: implicações teórico-metodológicas, propostas e desafios da gestão de dados científicos

    Iandra Maria Weirich da Silva Coelho
    e022069
    DOI: https://doi.org/10.24065/2237-9460.2022v12n1ID1762
  • CLUBE DE CIÊNCIAS REMOTO: proposta motivadora em tempo de pandemia

    Ângela Maria Morais Dantas, Valéria Pereira Soares, Evelyn Jeniffer de Lima Toledo
    e022070
    DOI: https://doi.org/10.24065/2237-9460.2022v12n1ID1763
  • GESTÃO ESCOLAR: desafios que permeiam a atuação de gestoras nas redes municipal e estadual da Zona Norte do Rio de Janeiro

    Celeste da Costa Souza, Jaqueline dos Reis Rodrigues, Jussara Bueno de Queiroz Paschoalino
    e022071
    DOI: https://doi.org/10.24065/2237-9460.2022v12n1ID1929
  • O POSICIONAMENTO DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA SOBRE A REFORMA DO ENSINO MÉDIO: uma análise documental

    Andreza Maria de Lima, Dranalina de Souza Paiva
    e022072
    DOI: https://doi.org/10.24065/2237-9460.2022v12n1ID1698
  • PRÁTICAS PEDAGÓGICAS E LUDICIDADE: uma conexão com a sala de aula

    Rafaela Sousa Guimarães, Lucia Gracia Ferreira
    e022073
    DOI: https://doi.org/10.24065/2237-9460.2022v12n1ID1860
  • RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS E FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE BIOLOGIA NO CONTEXTO DO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL

    Rosemary Rodrigues Oliveira, Letícia de Cássia Oliveira
    e022074
    DOI: https://doi.org/10.24065/2237-9460.2022v12n1ID1709
  • PARCERIAS NA EDUCAÇÃO: distintos percursos traçados para a privatização do conteúdo da escola básica

    Renata Cecilia Estormovski, Rosimar Serena Siqueira Esquinsani
    e022075
    DOI: https://doi.org/10.24065/2237-9460.2022v12n1ID1742
  • ANÁLISE DE UMA PRÁTICA DOCENTE REFLEXIVA A PARTIR DE UM CENÁRIO DE LÍNGUAS E IDENTIDADES CERCEADAS

    Janaina Moreira Pacheco de Souza
    e022076
    DOI: https://doi.org/10.24065/2237-9460.2022v12n1ID1748
  • O PROCESSO DE CONSTITUIR-SE PROFESSORA DE QUÍMICA: tensionamento e vicissitudes

    Camila Lima Miranda, Wilson Elmer Nascimento
    e022077
    DOI: https://doi.org/10.24065/2237-9460.2022v12n1ID1804
  • POR UMA EDUCAÇÃO PÚBLICA COMO DIREITO DE TODOS: contribuições epistemológicas de Anisio Teixeira

    Patrícia Alessandra Gomes Leal, Maria José Pires Barros Cardozo
    e022078
    DOI: https://doi.org/10.24065/2237-9460.2022v12n1ID1866
  • PERCEPÇÃO DOCENTE E DISCENTE ACERCA DA ACESSIBILIDADE E INCLUSÃO DE DEFICIENTES VISUAIS EM ESPAÇOS LABORATORIAIS DE BIOLOGIA

    Pâmela Cardoso Nascimento, Natanael Charles da Silva
    e022079
    DOI: https://doi.org/10.24065/2237-9460.2022v12n1ID1939
  • APONTAMENTOS PARA O CAMPO DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL INCLUSIVA A PARTIR DO PRINCÍPIO DA FORMAÇÃO HUMANA INTEGRAL: o estudante disléxico em evidência

    Lessandra Paula Targino de Oliveira, Francinaide de Lima Silva Nascimento, Andrezza Maria Batista do Nascimento Tavares
    e022080
    DOI: https://doi.org/10.24065/2237-9460.2022v12n1ID1944
  • ENTRE AS CRIANÇAS INDÍGENAS ZUIMÃ E TAUHITÊ: Roquette-Pinto e os povos Pareci e Nambikuara

    Josélia Gomes Neves, Ednéia Maria Azevedo Machado, Luciana Castro de Paula
    e022081
    DOI: https://doi.org/10.24065/2237-9460.2022v12n1ID1946
  • UM PAI-DO-MATO: NARRATIVA DA TRADIÇÃO ORAL/ESCRITA ALAGOANA E PERNAMBUCANA

    Valdir Vegini, Rebecca Louize da Silva Vegini
    e022082
    DOI: https://doi.org/10.24065/2237-9460.2022v12n1ID1975
  • ESCOLA INDÍGENA E SEU PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO

    Flavia Obino Correa Werle, Jauri dos Santos Sá
    e022083
    DOI: https://doi.org/10.24065/2237-9460.2022v12n1ID2057

Resenha

  • PESQUISA EDUCACIONAL SOBRE REPRESENTAÇÕES SOCIAIS: o uso da técnica do desenho e dos mapas conceituais

    Angélica Maria Lins dos Santos, Kátia Maria dos Santos Dias
    e022010
    DOI: https://doi.org/10.24065/2237-9460.2022v12n1ID1764
  • Diálogos sobre trabalho e desenvolvimento profissional docente

    Édpo Ferreira
    e022036
    DOI: https://doi.org/10.24065/2237-9460.2022v12n1ID1664
  • A ESCOLA NO ENFRENTAMENTO AO ABUSO SEXUAL NO BRASIL

    Elivania Lima da Silva, Flávio Corsini Lirio
    e022047
    DOI: https://doi.org/10.24065/2237-9460.2022v12n1ID1795
  • O DISCURSO ESTÉTICO (E POÉTICO) NA CONSTRUÇÃO DE SUBJETIVIDADES

    José Augusto Simões de Miranda
    DOI: https://doi.org/10.24065/2237-9460.2022v12n1ID1976