v. 12 (2022)

					Visualizar v. 12 (2022)
Publicado: 2022-01-07

Conferência

  • INFANCIAS Y CULTURA EN LA ACTUALIDAD LATINOAMERICANA. CÓMO ATENUAR LAS INFLUENCIAS EXÓGENAS

    DOI: https://doi.org/10.24065/2237-9460.2022v12n1ID1741
    Elbia Haydée Difabio
    e022001
  • PÓS-GRADUAÇÃO HOJE: entre maquinização e formação humana

    DOI: https://doi.org/10.24065/2237-9460.2022v12n1ID1899
    Pedro Goergen
    e022025
  • A POLÍTICA EDUCACIONAL: análise de orientações oficiais durante a pandemia de Covid-19

    DOI: https://doi.org/10.24065/2237-9460.2022v12n1ID1862
    Debora Jeffrey, Ivan Siqueira
    e022030
  • CONSTITUIÇÃO DE UM DIÁLOGO: a assistência estudantil na UFRN à luz da Abordagem Cognitiva de Políticas Públicas e Análise Crítica do Discurso

    DOI: https://doi.org/10.24065/2237-9460.2022v12n1ID1954
    Jonathan Alves Martins, Andréia da Silva Quintanilha Sousa, Cleide Emília Faye Pedrosa
    e022039
  • REFLEXÕES SOCIOLÓGICAS SOBRE A PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM TEMPOS DE CRISE(S)

    DOI: https://doi.org/10.24065/2237-9460.2022v12n1ID2002
    Almerindo Janela Afonso
    e022042
  • A INSERÇÃO DA AMAZÔNIA NO MODO DE PRODUÇÃO HEGEMÔNICO E NO PROJETO EDUCACIONAL DA MODERNIDADE

    DOI: https://doi.org/10.24065/2237-9460.2022v12n1ID2003
    Anselmo Alencar Colares
    e022043
  • LINGUAGEM, CORPO E ESTÉTICA NA EDUCAÇÃO: o processo de criação da linha LiCorEs no PPGE da UFPR

    DOI: https://doi.org/10.24065/2237-9460.2022v12n1ID2042
    Jean Carlos Gonçalves, Marynelma Camargo Garanhani
    e022063
  • RELAÇÕES DIALÓGICAS NA LINGUAGEM E NA EDUCAÇÃO: ALGUMAS CONSIDERAÇÕES/DIALOGICAL RELATIONSHIPS IN LANGUAGE AND EDUCATION: SOME REMARKS

    DOI: https://doi.org/10.24065/2237-9460.2022v12n1ID2043
    Adail Sobral
    e022064

Dossiê

  • Apresentação - INFÂNCIAS NA AMAZÔNIA: pesquisa, culturas infantis e processos educativos

    DOI: https://doi.org/10.24065/2237-9460.2022v12n1ID1789
    Tânia Regina Lobato dos Santos, Celi da Costa Silva Bahia, Ângela do Céu Ubaiara Brito
    e022016
  • A REPRESENTAÇÃO CULTURAL NAS BRINCADEIRAS INFANTIS DE CRIANÇAS QUE VIVEM NO CAMPO, EM JI-PARANÁ/RO

    DOI: https://doi.org/10.24065/2237-9460.2022v12n1ID1692
    Helen Maciel Silva, Juracy Machado Pacífico, Leiva Custódio Pereira
    e022002
  • AS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE BELEZA NA INFÂNCIA: “ser bonito” tem seus limites

    DOI: https://doi.org/10.24065/2237-9460.2022v12n1ID1700
    Nilza Maria Cabral Feitosa Ribeiro, Tânia Regina Lobato dos Santos
    e022003
  • A DIMENSÃO LÚDICA E AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS PARTICIPATIVAS DAS CRIANÇAS NA AMAZÔNIA AMAPAENSE

    DOI: https://doi.org/10.24065/2237-9460.2022v12n1ID1691
    Angela Brito, Adriana Machado de Souza
    e022004
  • AS CRIANÇAS E A NATUREZA EM CONTEXTOS RURAIS AMAZÔNICOS

    DOI: https://doi.org/10.24065/2237-9460.2022v12n1ID1693
    Eliana Toutonge, Maria Natalina Mendes Freitas
    e022005
  • O BEBÊ E A DOCÊNCIA NA CRECHE: contribuições da formação dialógica

    DOI: https://doi.org/10.24065/2237-9460.2022v12n1ID1684
    Celi da Costa Silva Bahia, Solange Mochiutti
    e022006
  • CAMINHANDO JUNTO COM AS FAMÍLIAS DO BEBÊS: Narrativas da autobiografia docente

    DOI: https://doi.org/10.24065/2237-9460.2022v12n1ID1687
    Eliene Santos de Faria Costa, Daniele Dorotéia Rocha da Silva de Lima
    e022007
  • AS IMPLICAÇÕES NO PROCESSO EDUCATIVO DAS CRIANÇAS DECORRENTES DA MIGRAÇÃO COMPULSÓRIA DO ENSINO PRESENCIAL PARA O ENSINO REMOTO EM UMA ESCOLA DE MACAPÁ/AP

    DOI: https://doi.org/10.24065/2237-9460.2022v12n1ID1695
    Izaias Loureiro, Eliana Paixão
    e022008
  • ENTRE A ESCOLA E O RIO: vivências e desafios da educação infantil ribeirinha

    DOI: https://doi.org/10.24065/2237-9460.2022v12n1ID1685
    Ana Paula Oliveira, Iolete Ribeiro da Silva, Jocicleia Souza Printes
    e022009
  • Apresentação - EDUCAÇÃO E LINGUAGEM: olhares transdisciplinares

    DOI: https://doi.org/10.24065/2237-9460.2022v12n1ID2041
    Jean Carlos Gonçalves, Maria de Fátima Gomes da Silva, Fernando Ilídio Ferreira
    e022054
  • O LUGAR DA LINGUAGEM EM CONTEXTO TRANSDISCIPLINAR DE INOVAÇÕES METODOLÓGICAS NA EDUCAÇÃO SUPERIOR EM ENGENHARIA

    DOI: https://doi.org/10.24065/2237-9460.2022v12n1ID2019
    Otilia Lizete de Oliveira Martins Heinig, Thais Schlichting
    e022055
  • O NARRADOR PLURAL: biografias e disposições sociais de contadores de histórias Biografias e disposições sociais de contadores de histórias

    DOI: https://doi.org/10.24065/2237-9460.2022v12n1ID1996
    Fernando Ilídio Ferreira, Mariana Ribeiro
    e022057
  • LEITURA(S) DO VERBO-VISUAL EM AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA: contribuições da Teoria Dialógica da Linguagem

    DOI: https://doi.org/10.24065/2237-9460.2022v12n1ID1994
    Pedro Farias Francelino, Wilder Kléber Fernandes de Santana, Silvio Nunes da Silva Júnior
  • "A BOLSA AMARELA" Tertúlias literário-performativas na escola em tempos de pandemia

    DOI: https://doi.org/10.24065/2237-9460.2022v12n1ID1982
    Cintia de Oliveira Pontes Rosa, Anne Caroline Pereira Arruda, Michelle Bocchi Gonçalves
    e022058
  • A PERSPECTIVA DO LETRAMENTO ACADÊMICO EM PROJETOS PEDAGÓGICOS DE CURSOS DE GRADUAÇAO

    DOI: https://doi.org/10.24065/2237-9460.2022v12n1ID1995
    Cláudia Garcia Cavalcante, Rosangela de Oliveira Mendes, Maiara Aparecida Soares Souza
    e022059
  • A LINGUAGEM LÚDICA NO CONTEXTO DE UMA BRINQUEDOTECA UNIVERSITÁRIA EM AÇÕES TRANSDISCIPLINARES

    DOI: https://doi.org/10.24065/2237-9460.2022v12n1ID1984
    Mayra Emídio da Silva, Maria de Fátima Gomes da Silva
    e022060
  • A PRESENÇA DA INTERDISCIPLINARIDADE NAS POLÍTICAS ATUAIS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES

    DOI: https://doi.org/10.24065/2237-9460.2022v12n1ID1978
    Nilma Margarida de Castro Crusoé, Zenaura Sousa Sobrinho Pessoa, Janaina Alves de Oliveira Serejo
    e022061

Artigos

  • RELAÇÕES DE GÊNERO E EDUCAÇÃO: as imagens dos livros didáticos reforçam ou desconstroem os estereótipos de gênero?

    DOI: https://doi.org/10.24065/2237-9460.2022v12n1ID1874
    Josiane Peres Gonçalves, Luana de Oliveira Rocha
    e022053
  • PERSPECTIVAS Y DESAFÍOS DE LA ESCUELA FRENTE A LA INCERTIDUMBRE DE UN MUNDO EN CRISIS

    DOI: https://doi.org/10.24065/2237-9460.2022v12n1ID1722
    Nora Cecilia Mesa Agudelo, Dora Inés Arroyave Giraldo
    e022017
  • OS GRUPOS DE PESQUISA EM POLÍTICA EDUCACIONAL DA REGIÃO NORTE: mapeamento e breves reflexões

    DOI: https://doi.org/10.24065/2237-9460.2022v12n1ID1756
    Mark Clark Assen, Adão Rogério Xavier Silva, Dinair Leal da Hora
    e022015
  • DEMOCRACIA RADICAL E SUBSTANTIVA EM PAULO FREIRE: da escola para o mundo e do mundo para a escola

    DOI: https://doi.org/10.24065/2237-9460.2022v12n1ID1754
    Cristiano Amaral Garboggini Di Giorgi, Andréia Nunes Militão, Fabio Perboni
    e022011
  • PERIODIZAÇÃO CURRICULAR NA EDUCAÇÃO ESCOLAR

    DOI: https://doi.org/10.24065/2237-9460.2022v12n1ID1732
    Antonio Leonan Alves Ferreira
    e022012
  • CIÊNCIA E TECNOLOGIA NA CIDADE: a partir da leitura de imagens fotográficas

    DOI: https://doi.org/10.24065/2237-9460.2022v12n1ID1613
    Ana Julia Cecatto, Marcia Borin da Cunha, Douglas Henrique Santos Conerado
    e022013
  • O PROGRAMA NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES (PARFOR) NO CONTEXTO DA RACIONALIDADE DO ESTADO MODERNO: diálogos entre as teorias de Max Weber e de Bresser-Pereira

    DOI: https://doi.org/10.24065/2237-9460.2022v12n1ID1694
    Lorena Lins Damasceno, Adriana Rezende Vargas, Daniela Ribeiro Guimarães Mendes
    e022014
  • ANDANÇAS LATINAS DAS OCUPAÇÕES DAS ESCOLAS: Origens e conexões "hermanadas" até o Brasil

    DOI: https://doi.org/10.24065/2237-9460.2022v12n1ID1699
    Fernando José Martins
    e022018
  • REDE DE RELAÇÕES DO INSTITUTO AYRTON SENNA: articulações para o substanciamento das parcerias público-privadas entre o Instituto Ayrton Senna e a Secretaria Municipal de Educação de Maceió-AL

    DOI: https://doi.org/10.24065/2237-9460.2022v12n1ID1682
    Nélida Fernanda Inácio da Silva , Inalda Maria dos Santos
    e022019
  • DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOCENTE E PÓS-GRADUAÇÃO: motivações e dificuldades para cursar um mestrado acadêmico

    DOI: https://doi.org/10.24065/2237-9460.2022v12n1ID1751
    Geiziane Lima, Débora Alfaia
    e022020
  • DIMENSÃO DA DESIGUALDADE EDUCACIONAL NO ENSINO MÉDIO: uma reflexão com base no princípio de qualidade e equidade

    DOI: https://doi.org/10.24065/2237-9460.2022v12n1ID1942
    Fábio Alexandre Ferreira Gusmão, Simone Silveira Amorim
  • DISRUPTURA E ATROFIA NO PROEJA: disputa entre distintos projetos de sociedade

    DOI: https://doi.org/10.24065/2237-9460.2022v12n1ID1793
    Tânia Maria Dantas Flores, Dora Maria Ramos Fonseca
    e022021
  • TRILHAS INTERPRETATIVAS: Proposta de Educação Ambiental para escolas de Quatipuru, Pará, Brasil

    DOI: https://doi.org/10.24065/2237-9460.2022v12n1ID1648
    Jurandy das Chagas Lima, Jesus Cardoso Brabo
    e022022
  • MAPAS CONCEITUAIS E METACOGNIÇÃO COMO FACILITADORES DA APRENDIZAGEM DE QUÍMICA ORGÂNICA

    DOI: https://doi.org/10.24065/2237-9460.2022v12n1ID1705
    Renata Custódio da Silva, Ayla Márcia Cordeiro Bizerra
    e022023
  • ASPECTOS LEGAIS E TEÓRICOS DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO ENSINO DE SOCIOLOGIA: efetividade e limitações quanto à sua aplicação

    DOI: https://doi.org/10.24065/2237-9460.2022v12n1ID1736
    Kleberson Almeida de Albuquerque , Eberton da Costa Moreira, Vergas Vitória Andrade da Silva
    e022024
  • EDUCAÇÃO ESPECIAL NA EDUCAÇÃO INCLUSIVA. Diferentes Contextos, Diferentes Efeitos

    DOI: https://doi.org/10.24065/2237-9460.2022v12n1ID1644
    Daiane Pinheiro, Sofia Freire
    e022026
  • SAÚDE MENTAL DOS CUIDADORES DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA: uma revisão de literatura

    DOI: https://doi.org/10.24065/2237-9460.2022v12n1ID1618
    Julio Sérgio Camargo, Vanderléia de Lurdes Dal Castel Schlindwein
    e022027
  • MATEMATIZAÇÃO E CONEXÃO DA BIOLOGIA E MATEMÁTICA EM FOCO: práticas na sala de aula

    DOI: https://doi.org/10.24065/2237-9460.2022v12n1ID1673
    Erisnaldo Francisco Reis, Andreia Aparecida Strohschoen
    e022028
  • AVALIAÇÕES EXTERNAS E EM LARGA ESCALA NO CONTEXTO DA POLÍTICA EDUCACIONAL DO ESTADO DE GOIÁS

    DOI: https://doi.org/10.24065/2237-9460.2022v12n1ID1752
    Welcianne Iris de Queiroz, Sílvio César Nunes Militão
    e022029
  • ESTÁGIO PARTICIPATIVO EM GESTÃO ESCOLAR: o que propõem os estudantes de Pedagogia para melhorar as escolas públicas de Porto Velho?

    DOI: https://doi.org/10.24065/2237-9460.2022v12n1ID1868
    Rafael Fonseca de Castro
    e022031
  • O DIÁLOGO DE SABERES COMO CONCEPÇÃO NA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO E MÉTODO DE TRABALHO NA EDUCAÇÃO DO CAMPO

    DOI: https://doi.org/10.24065/2237-9460.2022v12n1ID1768
    Viviane Camejo Pereira, Adalberto Penha de Paula
    e022032
  • EXISTENCIALISMO E MARXISMO NA OBRA DE PAULO FREIRE: “Pedagogia do Oprimido” em análise

    DOI: https://doi.org/10.24065/2237-9460.2022v12n1ID1836
    Klivia de Cássia Silva Nunes, Luiz Bezerra Neto, Valéria Moreira Rezende
    e022033
  • A HISTÓRIA DO CENTRO EDUCACIONAL FUNDAÇÃO IBIFAM (CEFI): experiência pioneira de educação integral em tempo integral na escola básica em Belém-PA

    DOI: https://doi.org/10.24065/2237-9460.2022v12n1ID1680
    Reginaldo Silva, Ney Cristina Monteiro de Oliveira
    e022034
  • EDUCAÇÃO E SEGURANÇA NACIONAL NA DITADURA CIVIL-MILITAR: o capital acima de tudo

    DOI: https://doi.org/10.24065/2237-9460.2022v12n1ID1802
    Marco Antônio Gomes, Suzane Meneses Caetano, Cláudia Barbosa Lobo
    e022035
  • AFIRMAÇÕES DOS ESTUDANTES SOBRE PESSOA TRANSEXUAL: um estudo comparativo na Universidade Federal de Sergipe (Brasil) e na Universidade da Madeira (Portugal)

    DOI: https://doi.org/10.24065/2237-9460.2022v12n1ID1921
    José Paulo Gomes Brazão , Alfrancio Ferreira Dias
    e022037
  • NEUROCIÊNCIAS E FORMAÇÃO CONTINUADA: Reflexões sobre o conhecimento docente da Rede Pública Estadual do Ensino Fundamental em Escolas do Sul de Santa Catarina/SC

    DOI: https://doi.org/10.24065/2237-9460.2022v12n1ID1724
    Cláudio Sérgio da Costa, Márcia Finimundi Nóbile , Lívia Regina Saiani Crespi
    e022038
  • AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM EM EDUCAÇÃO FÍSICA SOB A PERSPECTIVA DA DIMENSÃO CONCEITUAL

    DOI: https://doi.org/10.24065/2237-9460.2022v12n1ID1865
    Margarida do Espírito Santo C. Gordo, Renan Santos Furtado, Maria Victoria da Luz Souza
    e022040
  • CARTOGRAFIA SOCIAL PARA ANÁLISE DOS PROCESSOS EDUCATIVOS E CONSTRUÇÃO DA CIDADANIA. O CASO DOS ALUNOS DE CIÊNCIA POLÍTICA NA UAM-IZTAPALAPA, CIDADE DO MÉXICO

    DOI: https://doi.org/10.24065/2237-9460.2022v12n1ID1957
    Miguel Rodrigo González Ibarra, Olga Lucía Fernández Arbeález, Martha Lucía Salazar Andica
    e022041
  • POSSIBILIDADES EDUCACIONAIS DE UMA ATIVIDADE DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA SOBRE BURACOS NEGROS

    DOI: https://doi.org/10.24065/2237-9460.2022v12n1ID1647
    Vinicius Carvalho Rosa, Ricardo Roberto Plaza Teixeira
    e022044
  • METODOLOGIA DE ENSINO PARTICIPATIVA: uma proposição para a Educação Superior

    DOI: https://doi.org/10.24065/2237-9460.2022v12n1ID1766
    Michele Roos Marchesan, Silvana Neumann Martins
    e022045
  • ASSOCIAÇÃO ESTATÍSTICA ENTRE ESCOLHA DA OPERAÇÃO EM QUESTÕES MULTIPLICATIVAS COM NÚMEROS NATURAIS E COM NÚMEROS DECIMAIS

    DOI: https://doi.org/10.24065/2237-9460.2022v12n1ID1920
    Thiago Beirigo Lopes, Ana Paula Nunes Felix, Pedro Franco de Sá
    e022046
  • NECESSIDADES FORMATIVAS DOCENTES PARA O ENSINO DE FÍSICA NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO DO CAMPO: uma análise a partir de trabalhos publicados em eventos científicos

    DOI: https://doi.org/10.24065/2237-9460.2022v12n1ID1963
    Maria Juliana Farias Silva, Edinalva da Conceição Sousa, Alexandre Leite dos Santos Silva
    e022047
  • EXPERIMENTAÇÃO COMO FERRAMENTA CULTURAL NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE QUÍMICA

    DOI: https://doi.org/10.24065/2237-9460.2022v12n1ID1805
    Jackson Gois, Teily Cristiane Bento Mosconi
    e022049
  • EGLANTINE DO RÊGO BARROS: protagonismo no ensino secundário pernambucano (1950-1960)

    DOI: https://doi.org/10.24065/2237-9460.2022v12n1ID1958
    Cristiane Souza de Menezes, Charliton José dos Santos Machado, Lia Machado Fiuza Fialho
    e022040
  • EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA: considerações sobre a perspectiva inclusiva das pessoas com necessidades específicas

    DOI: https://doi.org/10.24065/2237-9460.2022v12n1ID1857
    Dayana Rocha Gonçalves de Magalhães, Welisson Marques, Ana Sara Castaman
    e022051
  • ORGANIZAÇÕES INTERNACIONAIS E ENSINO PARA COMPETÊNCIAS: implicações na formação de professores em Educação Física

    DOI: https://doi.org/10.24065/2237-9460.2022v12n1ID2060
    Harrison de Souza Bezerra, Renan Santos Furtado, Darinez de Lima Conceição
    e022065
  • A LEI 10.639/03 E OS DESAFIOS PARA PROFESSORES(AS) DE HISTÓRIA EM CAETANO/CE

    DOI: https://doi.org/10.24065/2237-9460.2022v12n1ID1757
    Soraia Colaço, Maria das Dores Mendes Segundo, José Ernandi Mendes
    e022066
  • A IMPORTÂNCIA DO ESTÍMULO DA LEITURA ACADÊMICA NUM CURSO DE ENGENHARIA: estratégias e percepções dos estudantes

    DOI: https://doi.org/10.24065/2237-9460.2022v12n1ID1919
    Hélia Lucila Malta, Mirelle Oliveira da Cruz, Cenilza Pereira dos Santos
    e022067
  • REFLEXÕES SOBRE INTERNET E INFÂNCIA: o que diz a bibliografia acadêmica brasileira?

    DOI: https://doi.org/10.24065/2237-9460.2022v12n1ID1641
    Amanda Raquel da Rocha Sarmento Ferraz, Adilson Rocha Ferreira, Deise Juliana Francisco
    xxxxxxx
  • DESENVOLVIMENTO DE PESQUISAS EDUCACIONAIS: implicações teórico-metodológicas, propostas e desafios da gestão de dados científicos

    DOI: https://doi.org/10.24065/2237-9460.2022v12n1ID1762
    Iandra Maria Weirich da Silva Coelho
    e022069
  • CLUBE DE CIÊNCIAS REMOTO: proposta motivadora em tempo de pandemia

    DOI: https://doi.org/10.24065/2237-9460.2022v12n1ID1763
    Ângela Maria Morais Dantas, Valéria Pereira Soares, Evelyn Jeniffer de Lima Toledo
    e022070
  • GESTÃO ESCOLAR: desafios que permeiam a atuação de gestoras nas redes municipal e estadual da Zona Norte do Rio de Janeiro

    DOI: https://doi.org/10.24065/2237-9460.2022v12n1ID1929
    Celeste da Costa Souza, Jaqueline dos Reis Rodrigues, Jussara Bueno de Queiroz Paschoalino
    e022071
  • O POSICIONAMENTO DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA SOBRE A REFORMA DO ENSINO MÉDIO: uma análise documental

    DOI: https://doi.org/10.24065/2237-9460.2022v12n1ID1698
    Andreza Maria de Lima, Dranalina de Souza Paiva
    e022072
  • PRÁTICAS PEDAGÓGICAS E LUDICIDADE: uma conexão com a sala de aula

    DOI: https://doi.org/10.24065/2237-9460.2022v12n1ID1860
    Rafaela Sousa Guimarães, Lucia Gracia Ferreira
    e022073
  • RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS E FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE BIOLOGIA NO CONTEXTO DO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL

    DOI: https://doi.org/10.24065/2237-9460.2022v12n1ID1709
    Rosemary Rodrigues Oliveira, Letícia de Cássia Oliveira
    e022074
  • PARCERIAS NA EDUCAÇÃO: distintos percursos traçados para a privatização do conteúdo da escola básica

    DOI: https://doi.org/10.24065/2237-9460.2022v12n1ID1742
    Renata Cecilia Estormovski, Rosimar Serena Siqueira Esquinsani
    e022075
  • ANÁLISE DE UMA PRÁTICA DOCENTE REFLEXIVA A PARTIR DE UM CENÁRIO DE LÍNGUAS E IDENTIDADES CERCEADAS

    DOI: https://doi.org/10.24065/2237-9460.2022v12n1ID1748
    Janaina Moreira Pacheco de Souza
    e022076
  • O PROCESSO DE CONSTITUIR-SE PROFESSORA DE QUÍMICA: tensionamento e vicissitudes

    DOI: https://doi.org/10.24065/2237-9460.2022v12n1ID1804
    Camila Lima Miranda, Wilson Elmer Nascimento
    e022077
  • POR UMA EDUCAÇÃO PÚBLICA COMO DIREITO DE TODOS: contribuições epistemológicas de Anisio Teixeira

    DOI: https://doi.org/10.24065/2237-9460.2022v12n1ID1866
    Patrícia Alessandra Gomes Leal, Maria José Pires Barros Cardozo
    e022078
  • PERCEPÇÃO DOCENTE E DISCENTE ACERCA DA ACESSIBILIDADE E INCLUSÃO DE DEFICIENTES VISUAIS EM ESPAÇOS LABORATORIAIS DE BIOLOGIA

    DOI: https://doi.org/10.24065/2237-9460.2022v12n1ID1939
    Pâmela Cardoso Nascimento, Natanael Charles da Silva
    e022079
  • APONTAMENTOS PARA O CAMPO DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL INCLUSIVA A PARTIR DO PRINCÍPIO DA FORMAÇÃO HUMANA INTEGRAL: o estudante disléxico em evidência

    DOI: https://doi.org/10.24065/2237-9460.2022v12n1ID1944
    Lessandra Paula Targino de Oliveira, Francinaide de Lima Silva Nascimento, Andrezza Maria Batista do Nascimento Tavares
    e022080
  • ENTRE AS CRIANÇAS INDÍGENAS ZUIMÃ E TAUHITÊ: Roquette-Pinto e os povos Pareci e Nambikuara

    DOI: https://doi.org/10.24065/2237-9460.2022v12n1ID1946
    Josélia Gomes Neves, Ednéia Maria Azevedo Machado, Luciana Castro de Paula
    e022081
  • UM PAI-DO-MATO: NARRATIVA DA TRADIÇÃO ORAL/ESCRITA ALAGOANA E PERNAMBUCANA

    DOI: https://doi.org/10.24065/2237-9460.2022v12n1ID1975
    Valdir Vegini, Rebecca Louize da Silva Vegini
    e022082
  • ESCOLA INDÍGENA E SEU PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO

    DOI: https://doi.org/10.24065/2237-9460.2022v12n1ID2057
    Flavia Obino Correa Werle, Jauri dos Santos Sá
    e022083

Resenha

  • PESQUISA EDUCACIONAL SOBRE REPRESENTAÇÕES SOCIAIS: o uso da técnica do desenho e dos mapas conceituais

    DOI: https://doi.org/10.24065/2237-9460.2022v12n1ID1764
    Angélica Maria Lins dos Santos, Kátia Maria dos Santos Dias
    e022010
  • Diálogos sobre trabalho e desenvolvimento profissional docente

    DOI: https://doi.org/10.24065/2237-9460.2022v12n1ID1664
    Édpo Ferreira
    e022036
  • A ESCOLA NO ENFRENTAMENTO AO ABUSO SEXUAL NO BRASIL

    DOI: https://doi.org/10.24065/2237-9460.2022v12n1ID1795
    Elivania Lima da Silva, Flávio Corsini Lirio
    e022047
  • O DISCURSO ESTÉTICO (E POÉTICO) NA CONSTRUÇÃO DE SUBJETIVIDADES

    DOI: https://doi.org/10.24065/2237-9460.2022v12n1ID1976
    José Augusto Simões de Miranda