O BEBÊ E A DOCÊNCIA NA CRECHE: contribuições da formação dialógica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24065/2237-9460.2022v12n1ID1684

Palavras-chave:

Formação dialógica. Bebê. Docência na creche

Resumo

O conhecimento sobre a aprendizagem e o desenvolvimento do bebê em ambientes coletivos e o trabalho docente com/para eles, é crescente. Contudo, poucos docentes que têm acesso a esta produção. Sem negar a importância dos saberes produzidos na relação com os bebês, é necessário oportunizar aos professores o acesso ao conhecimento produzido sobre a docência na primeiríssima infância. A formação dialógica se apresenta como possibilidade de valorização desses saberes em articulação com os conhecimentos produzidos cientificamente. O estudo objetiva analisar a contribuição da formação dialógica para mobilizar transformações na rotina da creche. A pesquisa foi de natureza qualitativa e utilizou como informação o registro reflexivo de professoras integrantes do projeto “formação continuada de professoras de berçário: as vozes das professoras na construção de saberes sobre a docência com bebês”. Os resultados revelaram que o processo formativo permeado pela ação e reflexão, para além do domínio de conhecimentos ou de conteúdo, colaborou com a construção de posicionamento reflexivo que se traduziu em ações e relações interpessoais, o que exigiu das professoras ultrapassar a si mesma e colocar-se em direção ao outro, seja ele o bebê ou o adulto, em busca da superação de limites e a construção de outras possibilidades de ser docente de bebês; apontam também para a necessidade de trabalhar na construção de práticas de formação que assegurem espaços, de articulação dos saberes dos professores com o conhecimento científico. A formação dialógica, enquanto ato coletivo, permeado pelo diálogo permite ao professor encantar-se com sua prática e motivar-se para mudanças necessárias na creche.

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Biografia do Autor

Celi da Costa Silva Bahia, Universidade Federal do Pará

Doutora em Teoria e Pesquisa do Comportamento Humano pela Universidade Federal do Pará (UFPA); Professora no Curso de Pedagogia do Instituto de Ciências da Educação da UFPA – Brasil; Coordenadora geral do Grupo IPE e diretora da Faculdade de Educação/ ICED/UFPA.

Solange Mochiutti, Universidade Federal do Pará

Licenciou-se em pedagogia na Universidade Federal do Pará (UFPA) em 1989. Concluiu a Especialização em Educação Infantil pela Universidade do Estado do Pará (UEPA) em 1999 e Mestrado em Educação pela Universidade Federal do Pará em 2007. Professora aposentada da Escola de Aplicação da Universidade Federal do Pará (EA-UFPA). Integra o Grupo de Estudos e Pesquisas em Criança, Infância e Educação Infantil (IPE), do Instituto de Educação (ICED/UFPA). Tem experiência na área de educação, com ênfase na formação de professores e educação infantil. Seus estudos e pesquisas direcionam-se para a criança, infância e educação infantil, focalizando o conhecimento da criança na sociedade contemporânea, em especial, o brincar como linguagem prioritária da criança; linguagem oral e linguagem escrita e os modos de apropriação pela criança.

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Publicado

2022-01-07

Como Citar

DA COSTA SILVA BAHIA, C.; MOCHIUTTI, S. O BEBÊ E A DOCÊNCIA NA CRECHE: contribuições da formação dialógica. Revista Exitus, [S. l.], v. 12, n. 1, p. e022006, 2022. DOI: 10.24065/2237-9460.2022v12n1ID1684. Disponível em: https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/1684. Acesso em: 18 maio. 2024.

Edição

Seção

Dossiê

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