Apresentação - INFÂNCIAS NA AMAZÔNIA: pesquisa, culturas infantis e processos educativos
DOI:
https://doi.org/10.24065/2237-9460.2022v12n1ID1789Palavras-chave:
Apresentação, infâncias, amazôniaResumo
A primeira edição da Revista Exitus de 2022 versa sobre as Infâncias na Amazônia: pesquisa, culturas infantis e processos educativos, organizada pelas professoras Tânia Regina Lobato dos Santos (PPGED-UEPA), Celi da Costa Silva Bahia (ICED-UFPA) e Ângela do Céu Ubaiara Brito (UEAP). O dossiê apresenta um conjunto de pesquisas realizadas por pesquisadores que investigam a infância na Amazônia. Os artigos apontam que o debate sobre a infância brasileira na atualidade vem se constituindo em temática que precisa ser discutida e refletida no contexto da educação e das políticas da educação básica.
Downloads
Referências
BRITO, A., & MACHADO DE SOUZA, A. A dimensão lúdica e as práticas pedagógicas participativas das crianças na amazônia amapaense. Revista Exitus, 12(1), e022004, (2022). https://doi.org/10.24065/2237-9460.2022v12n1ID1691
CABRAL FEITOSA RIBEIRO, N. M., & LOBATO DOS SANTOS, T. R. As representações sociais de beleza na infância: “ser bonito” tem seus limites. Revista Exitus, 12(1), e022003, (2022). https://doi.org/10.24065/2237-9460.2022v12n1ID1700
DA COSTA SILVA BAHIA, C., & MOCHIUTTI, S. O bebê e a docência na creche: contribuições da formação dialógica. Revista Exitus, 12(1), e022006, (2022). https://doi.org/10.24065/2237-9460.2022v12n1ID1684
HAYDÉE DIFABIO, E. (2022). Infancias y cultura en la actualidad latinoamericana. Cómo atenuar las influencias exógenas. Revista Exitus, 12(1), e022001, (2022). https://doi.org/10.24065/2237-9460.2022v12n1ID1741
LIMA CARVALHO DE OLIVEIRA, A. P., RIBEIRO DA SILVA, I., & SOUZA PRINTES, J. (2022). entre a escola e o rio: vivências e desafios da educação infantil ribeirinha . Revista Exitus, 12(1), e022009, (2022). https://doi.org/10.24065/2237-9460.2022v12n1ID1685
LOUREIRO, I., & PAIXÃO, E. (2022). As implicações no processo educativo das crianças decorrentes da migração compulsória do ensino presencial para o ensino remoto em uma escola de Macapá/AP. Revista Exitus, 12(1), e022008, (2022). https://doi.org/10.24065/2237-9460.2022v12n1ID1695
SANTOS DE FARIA COSTA, E., & ROCHA DA SILVA DE LIMA, D. D. Caminhando junto com as famílias do bebês: Narrativas da autobiografia docente. Revista Exitus, 12(1), e022007, (2022). https://doi.org/10.24065/2237-9460.2022v12n1ID1687
SILVA, H. M., MACHADO PACÍFICO, J. ., & PEREIRA, L. C. A representação cultural nas brincadeiras infantis de crianças que vivem no campo, em JI-Paraná/RO. Revista Exitus, 12(1), e022002, (2022). https://doi.org/10.24065/2237-9460.2022v12n1ID1692
TOUTONGE, E., & MENDES FREITAS, M. N. As crianças e a natureza em contextos rurais amazônicos. Revista Exitus, 12(1), e022005, (2022). https://doi.org/10.24065/2237-9460.2022v12n1ID1693
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License. Declaro que o trabalho apresentado é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Assim, concordo que os direitos autorais a ele referentes se tornem propriedade exclusiva da Editora da Revista Exitus, sendo vedada qualquer reprodução total ou parcial, em qualquer outra parte ou meio de divulgação impresso ou eletrônico, sem ser citada a fonte. Declaro, ainda, estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorais (Nº 9.610, de 19/02/1998).