Apresentação - INFÂNCIAS NA AMAZÔNIA: pesquisa, culturas infantis e processos educativos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24065/2237-9460.2022v12n1ID1789

Palavras-chave:

Apresentação, infâncias, amazônia

Resumo

A primeira edição da Revista Exitus de 2022 versa sobre as Infâncias na Amazônia: pesquisa, culturas infantis e processos educativos, organizada pelas professoras Tânia Regina Lobato dos Santos (PPGED-UEPA), Celi da Costa Silva Bahia (ICED-UFPA) e Ângela do Céu Ubaiara Brito (UEAP). O dossiê apresenta um conjunto de pesquisas realizadas por pesquisadores que investigam a infância na Amazônia. Os artigos apontam que o debate sobre a infância brasileira na atualidade vem se constituindo em temática que precisa ser discutida e refletida no contexto da educação e das políticas da educação básica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BRITO, A., & MACHADO DE SOUZA, A. A dimensão lúdica e as práticas pedagógicas participativas das crianças na amazônia amapaense. Revista Exitus, 12(1), e022004, (2022). https://doi.org/10.24065/2237-9460.2022v12n1ID1691

CABRAL FEITOSA RIBEIRO, N. M., & LOBATO DOS SANTOS, T. R. As representações sociais de beleza na infância: “ser bonito” tem seus limites. Revista Exitus, 12(1), e022003, (2022). https://doi.org/10.24065/2237-9460.2022v12n1ID1700

DA COSTA SILVA BAHIA, C., & MOCHIUTTI, S. O bebê e a docência na creche: contribuições da formação dialógica. Revista Exitus, 12(1), e022006, (2022). https://doi.org/10.24065/2237-9460.2022v12n1ID1684

HAYDÉE DIFABIO, E. (2022). Infancias y cultura en la actualidad latinoamericana. Cómo atenuar las influencias exógenas. Revista Exitus, 12(1), e022001, (2022). https://doi.org/10.24065/2237-9460.2022v12n1ID1741

LIMA CARVALHO DE OLIVEIRA, A. P., RIBEIRO DA SILVA, I., & SOUZA PRINTES, J. (2022). entre a escola e o rio: vivências e desafios da educação infantil ribeirinha . Revista Exitus, 12(1), e022009, (2022). https://doi.org/10.24065/2237-9460.2022v12n1ID1685

LOUREIRO, I., & PAIXÃO, E. (2022). As implicações no processo educativo das crianças decorrentes da migração compulsória do ensino presencial para o ensino remoto em uma escola de Macapá/AP. Revista Exitus, 12(1), e022008, (2022). https://doi.org/10.24065/2237-9460.2022v12n1ID1695

SANTOS DE FARIA COSTA, E., & ROCHA DA SILVA DE LIMA, D. D. Caminhando junto com as famílias do bebês: Narrativas da autobiografia docente. Revista Exitus, 12(1), e022007, (2022). https://doi.org/10.24065/2237-9460.2022v12n1ID1687

SILVA, H. M., MACHADO PACÍFICO, J. ., & PEREIRA, L. C. A representação cultural nas brincadeiras infantis de crianças que vivem no campo, em JI-Paraná/RO. Revista Exitus, 12(1), e022002, (2022). https://doi.org/10.24065/2237-9460.2022v12n1ID1692

TOUTONGE, E., & MENDES FREITAS, M. N. As crianças e a natureza em contextos rurais amazônicos. Revista Exitus, 12(1), e022005, (2022). https://doi.org/10.24065/2237-9460.2022v12n1ID1693

Downloads

Publicado

2022-01-25

Como Citar

LOBATO DOS SANTOS, T. R. .; DA COSTA SILVA BAHIA, C. .; UBAIARA BRITO, Ângela do C. . Apresentação - INFÂNCIAS NA AMAZÔNIA: pesquisa, culturas infantis e processos educativos . Revista Exitus, [S. l.], v. 12, n. 1, p. e022016, 2022. DOI: 10.24065/2237-9460.2022v12n1ID1789. Disponível em: https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/1789. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Dossiê

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)