OS GRUPOS DE PESQUISA EM POLÍTICA EDUCACIONAL DA REGIÃO NORTE: mapeamento e breves reflexões
DOI:
https://doi.org/10.24065/2237-9460.2022v12n1ID1756Palavras-chave:
Política pública educacional, Grupos de pesquisa, Região Norte, Diretório dos Grupos de PesquisaResumo
O estudo tem como objetivo mapear os Grupos de Pesquisa em Políticas Públicas Educacionais existentes e em atividade nas Instituições de Ensino Superior (IES) públicas da região Norte do Brasil e devidamente registrados no Diretório dos Grupos de Pesquisa (DGP) do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Trata-se, portanto, de uma pesquisa descritiva de abordagem quali-quantitativa, cuja coleta de dados se deu a partir de consultas parametrizadas em website do DGP do CNPq. A partir dos dados gerais, busca-se traçar o perfil dos Grupos de Pesquisa, seus/suas respectivos(as) pesquisadores(as) e linhas de pesquisa. Como resultado, estratificou-se a existência de 95 Grupos de Pesquisa, sendo que 78 destes estão vinculados às universidades públicas federais, 07 a Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas e outros 10 a universidades públicas estatuais amazônicas. Do quantitativo geral dos grupos, identificou-se que 69% dos(as) líderes dos grupos é pertencente ao sexo feminino, ou seja, são mulheres, professoras/pesquisadoras. Além da incidência da temática, identificou-se, também, que 91,6% dos(as) líderes possuem titulação de doutorado e pós-doutorado e estão majoritariamente vinculados a linhas de pesquisa segmentadas no campo da política educacional.
Downloads
Referências
FREIRE, P. Política e Educação. São Paulo: Cortez Editora, 1993.
INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA. Sinopse Estatística da Educação Superior 2019. Brasília: Inep, 2020. Disponível em: http://portal.inep.gov.br/basica-censo-escolar-sinopse-sinopse. Acesso em: 20 de dezembro de 2020.
STREMEL, Silvana. A constituição do campo acadêmico da política educacional no Brasil. 2016. 315 f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Estadual de Ponta Grossa, Ponta Grossa, 2016.
SANDER, B. Introdução à história da ANPAE como sociedade civil no campo da educação. Versão revisada e atualizada do ensaio intitulado A genealogia do conhecimento da administração da educação do Brasil e o papel da Anpae como entidade da sociedade civil. In: XXII SIMPÓSIO Brasileiro de Política e Administração da Educação (2007: Porto Alegre). Por uma escola de qualidade para todos: programação e trabalhos completos. Organizador Benno Sander. Niterói, RJ: ANPAE; Porto Alegre, RS: UFRGS/FACED/PPGEDU, Série Cadernos ANPAE, n. 4, 2007.
CNPq, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Diretório dos Grupos de Pesquisa no Brasil. Disponível em: http://dgp.cnpq.br . Acesso em 21 de dezembro de 2020.
CNPq, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. . Manual do usuário – do Diretório dos Grupos de Pesquisa no Brasil. Disponível em: http://lattes.cnpq.br/web/dgp/manual-do-usuario . Acesso em 23 de outubro de 2021.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Mark Clark Assen, Adão Rogério Xavier Silva, Dinair Leal da Hora
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License. Declaro que o trabalho apresentado é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Assim, concordo que os direitos autorais a ele referentes se tornem propriedade exclusiva da Editora da Revista Exitus, sendo vedada qualquer reprodução total ou parcial, em qualquer outra parte ou meio de divulgação impresso ou eletrônico, sem ser citada a fonte. Declaro, ainda, estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorais (Nº 9.610, de 19/02/1998).