OS GRUPOS DE PESQUISA EM POLÍTICA EDUCACIONAL DA REGIÃO NORTE: mapeamento e breves reflexões

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24065/2237-9460.2022v12n1ID1756

Palavras-chave:

Política pública educacional, Grupos de pesquisa, Região Norte, Diretório dos Grupos de Pesquisa

Resumo

O estudo tem como objetivo mapear os Grupos de Pesquisa em Políticas Públicas Educacionais existentes e em atividade nas Instituições de Ensino Superior (IES) públicas da região Norte do Brasil e devidamente registrados no Diretório dos Grupos de Pesquisa (DGP) do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Trata-se, portanto, de uma pesquisa descritiva de abordagem quali-quantitativa, cuja coleta de dados se deu a partir de consultas parametrizadas em website do DGP do CNPq. A partir dos dados gerais, busca-se traçar o perfil dos Grupos de Pesquisa, seus/suas respectivos(as) pesquisadores(as) e linhas de pesquisa. Como resultado, estratificou-se a existência de 95 Grupos de Pesquisa, sendo que 78 destes estão vinculados às universidades públicas federais, 07 a Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas e outros 10 a universidades públicas estatuais amazônicas. Do quantitativo geral dos grupos, identificou-se que 69% dos(as) líderes dos grupos é pertencente ao sexo feminino, ou seja, são mulheres, professoras/pesquisadoras. Além da incidência da temática, identificou-se, também, que 91,6% dos(as) líderes possuem titulação de doutorado e pós-doutorado e estão majoritariamente vinculados a linhas de pesquisa segmentadas no campo da política educacional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mark Clark Assen, Universidade Federal do Acre (UFAC)

Doutor em Educação (PUC-SP). Professor Titular da Universidade Federal do Acre (UFAC) e Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFAC e do e do Programa de Pós-Graduação em Educação na Amazônia (PGEDA) Rede/EDUCANORTE.

Adão Rogério Xavier Silva, Universidade Federal do Pará (UFPA)

Doutorando em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação na Amazônia (PGEDA) Rede/EDUCANORTE, pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Membro do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Política Educacional, Gestão e Financiamento da Educação da Universidade Federal do Acre (UFAC).

Dinair Leal da Hora, Universidade Federal do Pará (UFPA)

Doutora em Educação (Unicamp). Professora Adjunta da Universidade Federal do Pará (UFPA), lotada no Campus Universitário de Abaetetuba e professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Currículo e Gestão da Escola Básica da UPFA e do Programa de Pós-Graduação em Educação na Amazônia (PGEDA) Rede/EDUCANORTE.

Referências

FREIRE, P. Política e Educação. São Paulo: Cortez Editora, 1993.

INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA. Sinopse Estatística da Educação Superior 2019. Brasília: Inep, 2020. Disponível em: http://portal.inep.gov.br/basica-censo-escolar-sinopse-sinopse. Acesso em: 20 de dezembro de 2020.

STREMEL, Silvana. A constituição do campo acadêmico da política educacional no Brasil. 2016. 315 f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Estadual de Ponta Grossa, Ponta Grossa, 2016.

SANDER, B. Introdução à história da ANPAE como sociedade civil no campo da educação. Versão revisada e atualizada do ensaio intitulado A genealogia do conhecimento da administração da educação do Brasil e o papel da Anpae como entidade da sociedade civil. In: XXII SIMPÓSIO Brasileiro de Política e Administração da Educação (2007: Porto Alegre). Por uma escola de qualidade para todos: programação e trabalhos completos. Organizador Benno Sander. Niterói, RJ: ANPAE; Porto Alegre, RS: UFRGS/FACED/PPGEDU, Série Cadernos ANPAE, n. 4, 2007.

CNPq, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Diretório dos Grupos de Pesquisa no Brasil. Disponível em: http://dgp.cnpq.br . Acesso em 21 de dezembro de 2020.

CNPq, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. . Manual do usuário – do Diretório dos Grupos de Pesquisa no Brasil. Disponível em: http://lattes.cnpq.br/web/dgp/manual-do-usuario . Acesso em 23 de outubro de 2021.

Downloads

Publicado

2022-01-21

Como Citar

ASSEN, M. C.; XAVIER SILVA, A. R. .; LEAL DA HORA, D. . OS GRUPOS DE PESQUISA EM POLÍTICA EDUCACIONAL DA REGIÃO NORTE: mapeamento e breves reflexões. Revista Exitus, [S. l.], v. 12, n. 1, p. e022015, 2022. DOI: 10.24065/2237-9460.2022v12n1ID1756. Disponível em: https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/1756. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos