Dossiê temático "Educação pública na contemporaneidade: cenários, desafios e perspectivas"

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24065/2237-9460.2015v1n1ID1548

Palavras-chave:

Apresentação dossiê, Educação pública

Resumo

O dossiê temático Educação pública na contemporaneidade: cenários, desafios e perspectivas, aqui apresentado em duas seções, ratifica o empenho da Revista Exitus em acompanhar e analisar criticamente as transformações que ocorrem no campo educacional. Assim, reúnem-se, na publicação do presente Dossiê, pesquisadores na área da educação, das instituições Universidade Federal do Pará - UFPA,  Universidade Federal de Roraima - UFRR, Universidade Federal do Acre - UFAC, Universidade do Estado do Amazonas - UEA, Universidade Federal do Amapá - UNIFAP, componentes do Programa de Pós-Graduação em Educação na Amazônia - PGEDA – Doutorado em Rede, contando ainda com pesquisadores da Universidade de Aveiro – UA, Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), Universidade do Porto e pesquisador da UERJ, que assumem o significado essencial da educação pública para a formação qualitativa da sociedade e que, atualmente, especialmente no Brasil, vem recebendo ameaças importantes para a sua desconstrução, pelas atuais políticas em processo de implantação e implementação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Dinair Leal da Hora, Universidade Federal do Pará

Pós-doutorada em Administração Escolar e Economia da Educação
pela USP e em Sociologia das Organizações Educacionais pela UMINHO.
Professora Adjunta da UFPA, lotada no Campus Universitário de Abaetetuba. Líder do Grupo
de Estudos e Pesquisas em Estado, Política e Gestão de Sistemas e
Organizações Educacionais incluído no Diretório dos Grupos de Pesquisa no
Brasil/CNPq.

Dora Fonseca, Universidade de Aveiro

Doutorada em Ciências da Educação e pós-doutorada em Administração Educacional pela Universidade de Aveiro. É investigadora integrada do Centro de Investigação “Didática e Tecnologia na
Formação de Formadores” (CIDTFF) e Professora no Departamento de Educação e Psicologia da Universidade de Aveiro /Portugal. Atua na área das Políticas Educativas e Administração Educacional.

Referências

GALLO, S.; MENDONÇA, S. (Orgs.). A escola: uma questão pública. São Paulo: Parábola, 2020, 224 p.

GUINDANI, Y. M. N. K., GUINDANI, E. R. (2020). Reflexões sobre política de formação e valorização do professor na contemporaneidade brasileira. Revista Exitus, 10(1), e020092. https://doi.org/10.24065/2237-9460.2020v10n1ID1048. Acesso em: 23 dez. 2020. Disponível em: <http://www.ufopa.edu.br/portaldeperiodicos/index.php/revistaexitus/article/view/1048>

MATOS, S. R. da L., SCHULER, B. (2019). Discursos da avaliação escolar na contemporaneidade. Revista Exitus, 9(1), 397-425. https://doi.org/10.24065/2237-9460.2019v9n1ID728. Acesso em: 23 dez. 2020. Disponível em: <http://www.ufopa.edu.br/portaldeperiodicos/index.php/revistaexitus/article/view/728>

NASCENTE, R. M. M.; LIMA, E. F. de; CONTI, C. L. A. (Orgs). Currículo, gestão e escola pública democrática. São Carlos: Pedro & João Editores, 2020. 259p. ISBN 978-65-87645-63-6 [Impresso] 978-65-5869-024-5 [Digital]

PALÚ, J.; PETRY, O. J. Neoliberalismo, globalização e neoconservadorismo: cenários e ofensivas contra a Educação Básica pública brasileira. Práxis Educativa (Brasil) [en linea]. 2020, 15 (), e2015317 [fecha de Consulta 23 de Abril de 2021]. ISSN: 1809-4031. Disponível em: <https://www.redalyc.org/articulo.oa?id=89462860049>

POLLI, J. R. Educação emancipatória e atualidade do pensamento ético-político de Paulo Freire: diálogo e promoção dos direitos humanos. Filosofia e Educação, Campinas, SP, v. 12, n. 2, 2020. DOI: 10.20396/rfe. v12i1.8659969. Disponível em: <https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rfe/article/view/8659969.> Acesso em: 23 dez. 2020.

SAVIANI, D. (2020). Crise estrutural, conjuntura nacional, coronavirus e educação – o desmonte da educação nacional. Revista Exitus, 10(1), e020063. https://doi.org/10.24065/2237-9460.2020v10n1ID1463. Acesso em: 23 dez. 2020. Disponível em: <http://www.ufopa.edu.br/portaldeperiodicos/index.php/revistaexitus/article/view/1463>

Downloads

Publicado

2021-04-26

Como Citar

LEAL DA HORA, D. .; FONSECA, D. . Dossiê temático &quot;Educação pública na contemporaneidade: cenários, desafios e perspectivas&quot;. Revista Exitus, [S. l.], v. 11, n. 1, p. e020140, 2021. DOI: 10.24065/2237-9460.2015v1n1ID1548. Disponível em: https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/1548. Acesso em: 29 set. 2024.

Edição

Seção

Dossiê

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)