Dossiê temático "Educação pública na contemporaneidade: cenários, desafios e perspectivas"
DOI:
https://doi.org/10.24065/2237-9460.2015v1n1ID1548Palavras-chave:
Apresentação dossiê, Educação públicaResumo
O dossiê temático Educação pública na contemporaneidade: cenários, desafios e perspectivas, aqui apresentado em duas seções, ratifica o empenho da Revista Exitus em acompanhar e analisar criticamente as transformações que ocorrem no campo educacional. Assim, reúnem-se, na publicação do presente Dossiê, pesquisadores na área da educação, das instituições Universidade Federal do Pará - UFPA, Universidade Federal de Roraima - UFRR, Universidade Federal do Acre - UFAC, Universidade do Estado do Amazonas - UEA, Universidade Federal do Amapá - UNIFAP, componentes do Programa de Pós-Graduação em Educação na Amazônia - PGEDA – Doutorado em Rede, contando ainda com pesquisadores da Universidade de Aveiro – UA, Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), Universidade do Porto e pesquisador da UERJ, que assumem o significado essencial da educação pública para a formação qualitativa da sociedade e que, atualmente, especialmente no Brasil, vem recebendo ameaças importantes para a sua desconstrução, pelas atuais políticas em processo de implantação e implementação.
Downloads
Referências
GALLO, S.; MENDONÇA, S. (Orgs.). A escola: uma questão pública. São Paulo: Parábola, 2020, 224 p.
GUINDANI, Y. M. N. K., GUINDANI, E. R. (2020). Reflexões sobre política de formação e valorização do professor na contemporaneidade brasileira. Revista Exitus, 10(1), e020092. https://doi.org/10.24065/2237-9460.2020v10n1ID1048. Acesso em: 23 dez. 2020. Disponível em: <http://www.ufopa.edu.br/portaldeperiodicos/index.php/revistaexitus/article/view/1048>
MATOS, S. R. da L., SCHULER, B. (2019). Discursos da avaliação escolar na contemporaneidade. Revista Exitus, 9(1), 397-425. https://doi.org/10.24065/2237-9460.2019v9n1ID728. Acesso em: 23 dez. 2020. Disponível em: <http://www.ufopa.edu.br/portaldeperiodicos/index.php/revistaexitus/article/view/728>
NASCENTE, R. M. M.; LIMA, E. F. de; CONTI, C. L. A. (Orgs). Currículo, gestão e escola pública democrática. São Carlos: Pedro & João Editores, 2020. 259p. ISBN 978-65-87645-63-6 [Impresso] 978-65-5869-024-5 [Digital]
PALÚ, J.; PETRY, O. J. Neoliberalismo, globalização e neoconservadorismo: cenários e ofensivas contra a Educação Básica pública brasileira. Práxis Educativa (Brasil) [en linea]. 2020, 15 (), e2015317 [fecha de Consulta 23 de Abril de 2021]. ISSN: 1809-4031. Disponível em: <https://www.redalyc.org/articulo.oa?id=89462860049>
POLLI, J. R. Educação emancipatória e atualidade do pensamento ético-político de Paulo Freire: diálogo e promoção dos direitos humanos. Filosofia e Educação, Campinas, SP, v. 12, n. 2, 2020. DOI: 10.20396/rfe. v12i1.8659969. Disponível em: <https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rfe/article/view/8659969.> Acesso em: 23 dez. 2020.
SAVIANI, D. (2020). Crise estrutural, conjuntura nacional, coronavirus e educação – o desmonte da educação nacional. Revista Exitus, 10(1), e020063. https://doi.org/10.24065/2237-9460.2020v10n1ID1463. Acesso em: 23 dez. 2020. Disponível em: <http://www.ufopa.edu.br/portaldeperiodicos/index.php/revistaexitus/article/view/1463>
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License. Declaro que o trabalho apresentado é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Assim, concordo que os direitos autorais a ele referentes se tornem propriedade exclusiva da Editora da Revista Exitus, sendo vedada qualquer reprodução total ou parcial, em qualquer outra parte ou meio de divulgação impresso ou eletrônico, sem ser citada a fonte. Declaro, ainda, estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorais (Nº 9.610, de 19/02/1998).