UNIVERSIDADE JUSTA: aproximações entre a educação e o sentido de justiça em “tempos insatisfatórios”

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24065/re.v13i1.2462

Palavras-chave:

Universidade Pública. Democratização da Educação Superior. Justiça Social

Resumo

Este artigo traz um recorte da tese de doutorado, que analisa aproximações entre o sentido de justiça e a educação pública superior brasileira, tem como objetivo evidenciar o contexto de resistência na promoção de esforços para garantir o direito à educação, diante da subtração do orçamento público às universidades federais, impactadas pela Emenda Constitucional (EC) n. 95/2016, e por uma conjuntura de intensificação do panorama político socioeconômico antidemocrático, de agendas, e, de políticas excludentes às demandas sociais. Quanto aos procedimentos metodológicos, a pesquisa qualitativa que se utiliza da revisão da literatura, como apontam estudos sobre a universidade pública brasileira como, Chauí (2001); Rossi et al. (2017); Oliveira (2018); Leher (2021) entre outros, afim de ratificar a Educação como um direito social, assim como, Bobbio (1994), que estabelece limites na relação entre a democracia e o liberalismo; Castells (2018) Przeworski (2020); tecem críticas à democracia liberal minimalista, e Dubet (2008), Estêvão (2004; 2015), entre outros autores que oportunizam o alargamento da compreensão do conceito de justo no âmbito institucional educacional. Assim, o texto aponta para a busca de articulações entre o sentido de justiça social, e os processos democráticos que buscam garantir direitos à educação superior. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Claudio Nascimento da Costa, Instituto Federal de Ciência, Tecnologia e Educação do Pará

Mestre em Educação. Professor do IFPA, lotado no Campus Belém-PA. Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Educação na Amazônia (PGEDA) Rede/EDUCANORTE/UFPA, Belém-PA, Brasil.

Dinair Leal da Hora , Universidade Federal do Pará

Doutora em Educação (Unicamp). Professora Adjunta da Universidade Federal do Pará (UFPA), lotada no Campus Universitário de Abaetetuba e professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Currículo e Gestão da Escola Básica da UPFA e do Programa de Pós-Graduação em Educação na Amazônia (PGEDA) Rede/EDUCANORTE.

Ney Cristina Monteiro de Oliveira, Universidade Federal do Pará

Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica (PUC-SP); Professora Titular da Universidade Federal do Pará (UFPA); Professora e Orientadora do Programa de Pós-Graduação em Currículo e Gestão da Escola Básica (PPEB); Professora e Orientadora do Programa de Doutorado em Educação (PGEDA) Rede/EDUCANORTE, vinculado ao Núcleo de Estudos Transdisciplinares em Educação em Educação Básica (NEB/UFPA); Coordenadora do grupo de pesquisa Gestamazon.

Referências

AGUIAR, R. A. R. de. O que é Justiça: uma abordagem dialética. 3. ed. São Paulo: AlfaÔmega, 1993.

ANDIFES [Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições

Federais de Ensino Superior]; FONAPRACE [Fórum Nacional de Próreitores de Assuntos Comunitários e Estudantis]. V Pesquisa do Perfil Socioeconômico e Cultural dos Estudantes de Graduação das Instituições Federais de Ensino Superior Brasileiras. Brasília, 2019. Disponível em: http://www.fonaprace.andifes.org.br/site/index.php/2019/06/21/pesquisa-traca-perfil-dealunos-das-universidades-federais/. Acesso em: 03 jun. 2023.

ANDIFES ANDIFES [Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições

Federais de Ensino Superior] (2021). Coletiva de Imprensa Remota: corte de mais de 18% do orçamento das Universidades Federais. Disponível em:

https://www.andifes.org.br/?p=87467. Acesso em: 03 jun. 2023.

ANDIFES ANDIFES [Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições

Federais de Ensino Superior] (2022). Basta de Retrocessos. Disponível em:

https://www.andifes.org.br/?p=92864 Acesso em: 09 jun. 2022.

APPLE, Michael W. A Luta pela Democracia na Educação: Lições de realidades sociais. Petrópolis, RJ: Vozes, 2020.

ARROYO, M. G. 1991. A escola possível é possível? In ARROYO, Miguel G. Da escola carente à escola possível. São Paulo: Loyola.

ARROYO, M. G. O Direito à Educação e a Nova Segregação Social e Racial – Tempos Insatisfatórios? Educação em Revista, V. 31, n. 3. Belo Horizonte, Jul./Set. 2015.

BRASIL. Constituição, 1988. Emenda Constitucional nº 95, de 15 de dezembro de 2016. Altera o Ato das Disposições Constitucionais Transitórias para instituir o Novo Regime Fiscal, e dá outras providências. 15 Dez 2016. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/Emendas/Emc/emc95.htm. Acesso em 19 jun. 2023.

BRASIL. Decreto nº 11.216, de 30 de julho de 2022. Altera o Decreto nº 10.961, de 11 de fevereiro de 2022, que dispõe sobre a programação orçamentária e financeira e estabelece o cronograma de execução mensal de desembolso do Poder Executivo Federal para o exercício de 2022. Disponível em: https://sisweb.tesouro.gov.br/apex/f?p=2501:9::::9:P9_ID_PUBLICACAO:44856. Acesso em: 19 Jun. 2023.

BRASIL. CÂMARA DOS DEPUTADOS FEDERAIS. Proposta de Emenda à Constituição – PEC n° 206/2019. Dispõe sobre o estabelecimento da cobrança de mensalidades em universidades públicas brasileiras. 31 de mai. de 2022.

BRASIL. MEC/INEP. Censo da Educação Superior. Disponível em: https://www.gov.br/inep/pt-br/areas-de-atuacao/pesquisas-estatisticas-e-indicadores/censo-da-educacao-superior. Acesso em 31 de mai. de 2022.

BOBBIO, N. A era dos direitos. 7 ed. Rio de Janeiro: Elselvier, 2004.

Disponível em: https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/297730/mod_resource/content/0/norbertobobbio-a-era-dos-direitos.pdf. Acesso em: 04 jun. 2023.

BORGES, J. L. G; CARNIELL, B. L. C. U. Educação e estratificação social no acesso à universidade pública. Cad. Pesquisa. v.35 n.124 São Paulo Jan./Abr. 2005. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/cp/v35n124/a0735124.pdf. Acesso em: 16 mai. 2021.

CAETANO, E. F. S.; CAMPOS, I. M. B. S. A Autonomia das Universidades Federais na Execução das Receitas Próprias. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, v. 24, out., 2019, p. 1-19.

Disponível em: http://www.scielo.br/pdf. Acesso em 22 mar. 2021.

CASTELLS, M. Ruptura: A crise da democracia liberal. Rio de Janeiro: Zahar, 2018.

CHAUÍ, M. Escrito sobre a universidade. Editora UNESP, São Paulo, 2001.

DOURADO, L. F.; ARAÚJO, W. M. P. DE. Financiamento da educação, FUNDEB e direito à educação: educação pública de qualidade social e com gestão pública. Rev. Bras. Polít. Adm. Educ. - v. 38, n. 01 e 126444. Jul. 2022. Disponível em: https://doi.org/10.21573/vol38n002022.126444. Acesso em: 18 jun. 2023.

DUBET, F. O que é uma escola justa? A escola das oportunidades; São Paulo, Cortez, 2008.

ESTÊVÃO, C. A.V. Educação, justiça e democracia: um estudo sobre as geografias da justiça em Educação. São Paulo: Cortez, 2004.

ESTÊVÃO, C. A.V. Direitos humanos, justiça e Educação: uma análise crítica das relações complexas em tempos anormais. Ijuí: Unijuí, 2015.

FAGNANI, E. Austeridade e Seguridade: a destruição do marco civilizatório brasileiro. In: ROSSI, P.; DEWECK, E. e OLIVEIRA, A. L. M. de. (org.). Economia para poucos: Impactos sociais da austeridade e alternativas para o Brasil. São Paulo: Autonomia Literária, 2018, p. 57-82.

FARAGO, F. A justiça. Tradução Maria José Pontieri. Barueri: Manole, 2004.

FERNANDES, F. Universidade brasileira: reforma ou revolução? São Paulo: AlfaOmega, 1975.

FINEDUCA (2022) A Emenda Constitucional n° 95/2016 e as Implicações para os Recursos da Assistência Estudantil do IFRN. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/fineduca/article/view/109019. Acesso em: 16 jun. 2023.

FONAPRACE. (2021) Fórum Nacional de Pró-Reitores de Assuntos Comunitários e estudantis. Perfil socioeconômico e cultural dos estudantes de graduação das universidades federais brasileiras. Brasília: Associação Nacional de Ensino Superior (Andifes); 2021.

FRASER, N. Reenquadrando a justiça em um mundo globalizado. D. Held & A. Kaya (Eds.), Global Inequality. Cambridge: Polity Press, p. 252-272, 2007.

LEHER, R. Autoritarismo contra a universidade: o desafio de popularizar a educação pública. 1ª ed. São Paulo: fundação rosa Luxemburgo. Expressão Popular, 2019.

LEHER, R. Universidade Pública Federal Brasileira: future-se e “guerra cultural” como expressões da autocracia burguesa. Educ. e Soc., Campinas, v. 42, p. 1-19, 2021. Disponível em: https://doi.org/10.1590/ES.241425. Acesso em 06 de jun. 2021.

MAINARDES J. Prefácio. In: ENS, R. T.; BONETI, L. W. (Org.). Educação e justiça social. Ijuí: Ed. Unijuí, 2015. P. 10-14.

MENDES, Á.; CARNUT, L. Capital, Estado, crise e a saúde pública brasileira: golpe e desfinanciamento. Ser Social. Brasília, v. 22, n. 46, jan.-jun. de 2020.

MONTEIRO, A. R. História da Educação: do antigo "direito de Educação" ao novo "direito à Educação". São Paulo: Cortez, 2006.

NASCIMENTO, P. H. M. A trajetória da assistência estudantil no processo de reestruturação e expansão das universidades federais: a implementação do Programa Nacional de Assistência Estudantil na Universidade Federal de Juiz de Fora no período de 2007 a 2017. 150f Dissertação (Mestrado Acadêmico) Universidade Federal de Juiz de Fora, Faculdade de Serviço Social, Programa de Pós Graduação em Serviço Social, 2018.

OLIVEIRA, A. L. M. de. Educação superior: a inclusão interrompida. In: ROSSI, P.; DWECK, E.; OLIVEIRA, A. L. M. de. Economia para poucos. São Paulo: Autonomia Literária, 2018, p.127-146.

PRATES, J. C. As Ameaças do Tempo Presente aos Direitos Conquistados: Uma morte anunciada. Revista Textos & Contextos. Porto Alegre. V.15, n.2, p.225-233, ago./dez. 2016. Acessado: 20 jun. 2018.

PRZEWORSKI, A. Crises da Democracia. Rio de Janeiro: Zahar, 2020.

PROIFES (2022). Impacto dos cortes de investimentos nas universidades federais. Disponível em: https://www.proifes.org.br/infografico-interativo-impactodos-cortes-de-investimentos-nas-universidades-federais. Acesso em: 18 jun. 2023.

RESENDE C.; DEWCK E. Notas sobre uma tragédia anunciada: o Teto de Gastos e os cortes nas áreas sociais. Grupo de Economia do Setor Público (GESP-IE/UFRJ), 2022. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/364118741_Uma_tragedia_anunciada_Teto_de_Gastos_e_os_cortes_nas_areas_sociais_-_2016-2023. Acesso em: 18 jun. 2023.

RIKOWSKI, G. Privatização em educação E formas de mercadoria. In: Revista Retratos da Escola, Brasília, v. 11, n. 21, pág. 393-413, jul./dez. 2017. Disponível em: . Acesso em:18 mar. 2022

ROSSI, P; OLIVEIRA, A. L. M; ARANTES, F. (2017). Austeridade e impactos no Brasil: Ajuste fiscal, teto de gastos e o financiamento da Educação pública. Friedrich Ebert Stiftung. Análise, n. 33, 2017.

Disponível em: http://library.fes.de/pdffiles/bueros/brasilien/13751.pdf. Acesso em 05 jun. 2021.

ROSSI, P.; DWECK, E.; OLIVEIRA, A.L. (orgs.). Economia para poucos: impactos sociais da austeridade e alternativas para o Brasil. São Paulo: Autonomia Literária, 2018.

ROSSI, P; OLIVEIRA, A. L. M; ARANTES, F. (2017). Austeridade e impactos no Brasil: Ajuste fiscal, teto de gastos e o financiamento da Educação pública. Friedrich Ebert Stiftung. Análise, n. 33, 2017.

Disponível em: http://library.fes.de/pdffiles/bueros/brasilien/13751.pdf. Acesso em 05 jun. 2021.

SAAD FILHO, A.; MORAIS, L. Brasil: neoliberalismo versus democracia. São Paulo: Boitempo, 2018.

SANTOMÉ, J. T. A Educação em tempos de neoliberalismo. Porto Alegre: Artemed, 2003.

SEVERINO, A. J. Metodologia do trabalho científico. 23. ed. rev. atual. São Paulo: Cortez, 2007.

SILVA, S. R, Educação, democracia e reconhecimento. In: Educação e Justiça social. (org.): Ens, Romilda Teodora; Boneti Lindomar Wessler. Ijuí: Ed. Unijuí, 2015.

VIEIRA, S. L. A democratização da Universidade e a socialização do conhecimento. In: FÁVERO, Mª. de Lourdes A.(org) A Universidade em questão. SP, Cortez/Autores Associados, 1989.

Downloads

Publicado

2023-09-12

Como Citar

NASCIMENTO DA COSTA, C.; LEAL DA HORA , D. .; MONTEIRO DE OLIVEIRA, N. C. . UNIVERSIDADE JUSTA: aproximações entre a educação e o sentido de justiça em “tempos insatisfatórios”. Revista Exitus, [S. l.], v. 13, n. 1, p. e023052, 2023. DOI: 10.24065/re.v13i1.2462. Disponível em: https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/2462. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos