UNIVERSIDADE JUSTA: aproximações entre a educação e o sentido de justiça em “tempos insatisfatórios”
DOI:
https://doi.org/10.24065/re.v13i1.2462Palavras-chave:
Universidade Pública. Democratização da Educação Superior. Justiça SocialResumo
Este artigo traz um recorte da tese de doutorado, que analisa aproximações entre o sentido de justiça e a educação pública superior brasileira, tem como objetivo evidenciar o contexto de resistência na promoção de esforços para garantir o direito à educação, diante da subtração do orçamento público às universidades federais, impactadas pela Emenda Constitucional (EC) n. 95/2016, e por uma conjuntura de intensificação do panorama político socioeconômico antidemocrático, de agendas, e, de políticas excludentes às demandas sociais. Quanto aos procedimentos metodológicos, a pesquisa qualitativa que se utiliza da revisão da literatura, como apontam estudos sobre a universidade pública brasileira como, Chauí (2001); Rossi et al. (2017); Oliveira (2018); Leher (2021) entre outros, afim de ratificar a Educação como um direito social, assim como, Bobbio (1994), que estabelece limites na relação entre a democracia e o liberalismo; Castells (2018) Przeworski (2020); tecem críticas à democracia liberal minimalista, e Dubet (2008), Estêvão (2004; 2015), entre outros autores que oportunizam o alargamento da compreensão do conceito de justo no âmbito institucional educacional. Assim, o texto aponta para a busca de articulações entre o sentido de justiça social, e os processos democráticos que buscam garantir direitos à educação superior.
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