A HISTÓRIA DO CENTRO EDUCACIONAL FUNDAÇÃO IBIFAM (CEFI): experiência pioneira de educação integral em tempo integral na escola básica em Belém-PA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24065/2237-9460.2022v12n1ID1680

Palavras-chave:

Educação integral. Tempos-espaços educativos. Escola básica.

Resumo

O artigo tem por objetivo analisar a implementação da concepção de educação integral em tempo integral de forma pioneira na escola básica em Belém - PA. As estratégias metodológicas foram: a) revisão bibliográfica; b) análise documental exploratória e entrevista. Fundamentou-se teoricamente em Arroyo (2012), Cavaliere (2009), Coelho (2009), Guará (2006), Moll (2009), Paro (2009), Ribeiro (1986), Teixeira (1959), entre outros. Os resultados apontaram que a experiência da CEFI, foi pioneira na implementação da concepção de educação integral em tempo integral e, baseava-se na oferta diversificada de atividades complementares à formação dos alunos, visando à formação integral.

 

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Biografia do Autor

Reginaldo Silva, Universidade Federal do Pará - UFPA

Doutorando em Educação no Programa de Pós-Graduação em Educação na Amazônia (PGEDA) da Universidade Federal do Pará (UFPA); Grupo de Pesquisa Gestamazon. 

Ney Cristina Monteiro de Oliveira, Universidade Federal do Pará

Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica (PUC-SP); Professora Titular da Universidade Federal do Pará (UFPA); Professora e Orientadora do Programa de Pós-Graduação em Currículo e Gestão da Escola Básica (PPEB); Professora e Orientadora do Programa de Doutorado em Educação (PGEDA) Rede/EDUCANORTE, vinculado ao Núcleo de Estudos Transdisciplinares em Educação em Educação Básica (NEB/UFPA); Coordenadora do grupo de pesquisa Gestamazon.

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Publicado

2022-04-21

Como Citar

DO SOCORRO MARTINS DA SILVA, R.; MONTEIRO DE OLIVEIRA, N. C. . A HISTÓRIA DO CENTRO EDUCACIONAL FUNDAÇÃO IBIFAM (CEFI): experiência pioneira de educação integral em tempo integral na escola básica em Belém-PA. Revista Exitus, [S. l.], v. 12, n. 1, p. e022034, 2022. DOI: 10.24065/2237-9460.2022v12n1ID1680. Disponível em: https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/1680. Acesso em: 14 nov. 2024.

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