A HISTÓRIA DO CENTRO EDUCACIONAL FUNDAÇÃO IBIFAM (CEFI): experiência pioneira de educação integral em tempo integral na escola básica em Belém-PA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24065/2237-9460.2022v12n1ID1680

Palavras-chave:

Educação integral. Tempos-espaços educativos. Escola básica.

Resumo

O artigo tem por objetivo analisar a implementação da concepção de educação integral em tempo integral de forma pioneira na escola básica em Belém - PA. As estratégias metodológicas foram: a) revisão bibliográfica; b) análise documental exploratória e entrevista. Fundamentou-se teoricamente em Arroyo (2012), Cavaliere (2009), Coelho (2009), Guará (2006), Moll (2009), Paro (2009), Ribeiro (1986), Teixeira (1959), entre outros. Os resultados apontaram que a experiência da CEFI, foi pioneira na implementação da concepção de educação integral em tempo integral e, baseava-se na oferta diversificada de atividades complementares à formação dos alunos, visando à formação integral.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Reginaldo Silva, Universidade Federal do Pará - UFPA

Doutorando em Educação no Programa de Pós-Graduação em Educação na Amazônia (PGEDA) da Universidade Federal do Pará (UFPA); Grupo de Pesquisa Gestamazon. 

Ney Cristina Monteiro de Oliveira, Universidade Federal do Pará

Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica (PUC-SP); Professora Titular da Universidade Federal do Pará (UFPA); Professora e Orientadora do Programa de Pós-Graduação em Currículo e Gestão da Escola Básica (PPEB); Professora e Orientadora do Programa de Doutorado em Educação (PGEDA) Rede/EDUCANORTE, vinculado ao Núcleo de Estudos Transdisciplinares em Educação em Educação Básica (NEB/UFPA); Coordenadora do grupo de pesquisa Gestamazon.

Referências

ARROYO, Miguel. O direito a tempos-espaços de um justo e digno viver. In: Caminhos da Educação Integral no Brasil: direitos a outros tempos e espaços educativos. Porto Alegre: Penso, 2012, p. 33-45.

BARDIN, Laurence. Análise do Conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2016.

BATISTA, Leda Maria Sampaio. Leda Maria Sampaio Batista: depoimento. [julho, 2018]. Entrevistador: Reginaldo do Socorro Martins da Silva. Belém-Pa: PPEB-NEB-UFPA, 2018. 1 arquivo e-mail, 2p. Entrevista concedida para a pesquisa de dissertação de Mestrado.

BRASIL. Lei nº 5.692, de 11 de agosto de 1971. Fixa Diretrizes e Bases para o ensino de 1° e 2º graus, e dá outras providências. Brasília, DF: 1971. Disponível em: http://www2.camara.leg.br/legin/fed/lei/1970-1979/lei-5692-11- agosto -1971-357752-publicacaooriginal-1-pl.html. Acesso em: 12 de junho de 2018.

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil: texto constitucional promulgado em 5 de outubro de 1988. Brasília: Senado Federal. Subsecretaria de Edições Técnicas, 2012.

BRASIL. Lei nº 8.069, de 13 de julho de 1990. Dispõe sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente e dá outras providências. Brasília-DF, 1990.

BRASIL. LDB: Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. 14. Ed. – Brasília: Câmara dos Deputados, Edições Câmara, 2017.

BRASIL. Decreto nº 6.253, de 13 de novembro de 2007. Dispõe sobre o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação - FUNDEB regulamenta a Lei no 11.494, de 20 de junho de 2007, e dá outras providências. Brasília-DF, 2007.

BRASIL. Programa Mais Educação. Educação Integral: texto referência para o debate nacional. Série Mais Educação. Brasília: Ministério da Educação/SECAD, 2009.

BRASIL. Lei nº 13.005, de 25 de junho de 2014. Aprova o Plano Nacional de Educação - PNE e dá outras providências. Brasília-DF: Câmara dos Deputados. Série Legislação, 2017.

BRASIL. PORTARIA No - 1.144, de 10 de outubro de 2016. Institui o Programa Novo Mais Educação, que visa melhorar a aprendizagem em língua portuguesa e matemática no ensino fundamental. Brasília: Diário Oficial da União. No 196, de terça-feira, 11 de outubro de 2016. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/docman/outubro-2016-pdf/49131-port-1144mais-educ-pdf/file. Acesso: 04/10/2019.

CAVALIERE, Ana Maria Villela. Escolas de tempo integral versus alunos em tempo integral. In: MAURÍCIO, Lucia Velloso (org.). Educação integral em tempo integral. Em Aberto, Brasília-DF, v. 22, n. 80, p. 51-63. abr. 2009.

COELHO, Lígia Martha Coimbra da Costa. História (s) da educação integral. In: MAURÍCIO, Lucia Velloso (org.). Educação integral em tempo integral. Em Aberto, Brasília-DF, v. 22, n. 80, p. 83-95, 2009.

DUTRA, Josefa Antônia de Sousa. Josefa Antônia de Sousa Dutra: depoimento. [agosto, 2018]. Entrevistador: Reginaldo do Socorro Martins da Silva. Belém-Pa: PPEB-NEB-UFPA, 2018. 1 arquivo. e-mail, 2p. Entrevista concedida para a pesquisa de dissertação de Mestrado.

FRANCO, Maria Laura Publisi Barbosa. Análise de conteúdo. Brasília, 4ª edição: Liber Livro, 2012.

FUNDAÇÃO IBIFAM. Contrato de Prestação de Serviços Educacionais. Centro Educacional Fundação IBIFAM. Belém-Pará, 1997.

FUNDAÇÃO IBIFAM. Escritura Pública de constituição da Fundação IBIFAM. Belém-Pará: Cartório Diniz, 1989.

GUARÁ, Isa Maria F. Rosa. É imprescindível educar integralmente. In: Educação Integral. Cadernos Cenpec, São Paulo, n. 2, p. 15-24, segundo semestre de 2006.

KALUME, Elias Gatasse. Elias Gatasse Kalume: depoimento. [dezembro, 2017]. Entrevistador: Reginaldo do Socorro Martins da Silva. Belém-Pa: PPEB-NEB-UFPA, 2017. 1 arquivo. iPhone (50min). Entrevista concedida para a pesquisa de dissertação de Mestrado.

MATOS, Ana Maria Silva. Ana Maria Silva Matos: depoimento. [março. 2018]. Entrevistador: Reginaldo do Socorro Martins da Silva. Belém-PA, 2018. 1 arquivo. iPhone (56min). Entrevista concedida para a pesquisa de dissertação de Mestrado.

MARTINS, Alcireza Leal. Alcireza Leal Martins: depoimento. [agosto, 2018]. Entrevistador: Reginaldo do Socorro Martins da Silva. Belém-Pa: PPEB-NEB-UFPA, 2018. 1 arquivo. Email, 1p. Entrevista concedida para a pesquisa de dissertação de Mestrado.

MELO, Osvaldo. Deputado federal. Discurso no congresso nacional. IN: Diário dos Trabalhos Revisionais. Ano II – No 70. Brasília- DF: Câmara dos Deputados, 1994. p. 4330-4331.

MOLL, Jaqueline. Série Mais Educação. Educação Integral: texto referência para o debate nacional. Brasília: MEC, SECAD, 2009.

NEEPHI. Educação em Tempo Integral: Pressupostos para Educação Básica. Rio de Janeiro: Núcleo de Estudos – Tempos, Espaços e Educação Integral (UNIRIO), 2018. Disponível em: http://www2.unirio.br/unirio/cchs/ppgedu/neephi. Acesso em 21 de julho de 2018

PARO, Vitor Henrique. Educação Integral em Tempo Integral: uma concepção de educação para a modernidade. In: COELHO, Ligia Martha C. da Costa. (Org.). Educação Integral em Tempo Integral: estudos e experiências em processo. Petrópolis, RJ: DP et Alii. FAPERJ, 2009, p. 13-20.

RIBEIRO, Darcy. O livro dos CIEPs. Rio de Janeiro: Bloch, 1986.

SILVA, Osíris; SILVA, Eva. Osíris Silva e Eva Silva: depoimento. [agosto, 2018]. Entrevistador: Reginaldo do Socorro Martins da Silva. Belém-Pa: PPEB-NEB-UFPA, 2018. 1 arquivo. e-mail, 1p. Entrevista concedida para a pesquisa de dissertação de Mestrado.

TEIXEIRA, Anísio. Centro Educacional Carneiro Ribeiro. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos. Rio de janeiro, v. 31, n.73, p. 78-84, jan./mar. 1959.

UCHOA, Márcia Cristina de Oliveira. Márcia Cristina de Oliveira Uchoa: depoimento. [agosto, 2018]. Entrevistador: Reginaldo do Socorro Martins da Silva. Belém-Pa: PPEB-NEB-UFPA, 2018. 1 arquivo. e-mail, 1p. Entrevista concedida para a pesquisa de dissertação de Mestrado.

Downloads

Publicado

2022-04-21

Como Citar

DO SOCORRO MARTINS DA SILVA, R.; MONTEIRO DE OLIVEIRA, N. C. . A HISTÓRIA DO CENTRO EDUCACIONAL FUNDAÇÃO IBIFAM (CEFI): experiência pioneira de educação integral em tempo integral na escola básica em Belém-PA. Revista Exitus, [S. l.], v. 12, n. 1, p. e022034, 2022. DOI: 10.24065/2237-9460.2022v12n1ID1680. Disponível em: https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/1680. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)