PRÁTICAS PEDAGÓGICAS E LUDICIDADE: uma conexão com a sala de aula

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24065/2237-9460.2022v12n1ID1860

Palavras-chave:

Formação docente, Práticas Lúdicas, Ludicidade

Resumo

A ludicidade que acreditamos e defendemos contribuir para as práticas pedagógicas, significamente, é aquela que se configura como inteireza, vivenciada de maneira plena pelos sujeitos. Nesta perspectiva, esse estudo teve como objetivo apresentar as práticas pedagógicas desenvolvidas por professoras dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, discutindo se as mesmas são atravessadas pela ludicidade.  Tratou-se de uma pesquisa qualitativa exploratória, realizada em Amargosa-Bahia, tendo como participantes quatro professoras da rede municipal deste município. Para produção dos dados, optou-se pelas entrevistas semiestruturadas, realizadas individualmente e exploradas a partir da análise de conteúdo. Assim, ficou evidenciado que a ludicidade sobressai nas práticas pedagógicas como recurso didático, modificando de maneira tímida os modos do fazer docente já que é tomada muito como jogos, brincadeiras e outros artefatos que são utilizados no processo de ensinar-aprender os conteúdos. Desse modo, a ludicidade como plenitude pouco atravessa as práticas das professoras mencionadas.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rafaela Sousa Guimarães, Universidade Federal da Bahia

Doutoranda pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), Mestre em Educação Cientifica, Inclusão e Diversidade pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), Especialista em Educação Infantil pela Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), Psicopedagoga, Brinquedista pela Associação Brasileira de Brinquedotecas (ABBri) e Pedagoga pela Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC). Pesquisadora do GRIFO- Grupo de Pesquisa Infâncias, Formação de Professores e Políticas Púbicas (UFRB).  Integrante do Gupo de Pesquisa- Concepções de ludicidade na formação inicial em Pedagogia: a perspectiva formativa em duas Instituições de Ensino Superior-(UFRB-UESB).

Lucia Gracia Ferreira, Universidade Federal da Bahia

Doutora em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Pós-doutorado pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) e Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). Professora da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) e da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia-Itapetinga (UESB). Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFBA e da UESB; Grupo de Pesquisa e Estudos Pedagógicos/UESB e Docência, Currículo e Formação/UFRB.

Referências

ANASTASIOU, L. G. C. Ensinar, aprender, apreender e processos de ensinagem. In: ANASTASIOU, L. G. C.; ALVES. L. P. (Org.). Processos de Ensinagem na universidade: pressupostos para as estratégias de trabalho em aula. Joinville: Univille, 2004. p. 15-44.

ARROYO, G. M. Ofício de mestre: Imagens e autoimagens. Petrópolis: Vozes, 2013.

ARAÚJO, I. L. Da “pedagogização” à educação: acerca de algumas contribuições de Foucault e Habermas para a filosofia da educação. Revista Diálogo Educacional, Curitiba, v. 3, n. 7, p. 75-88, set./dez. 2002. Disponível em: encurtador.com.br/nW016. Acesso em: 09 nov. 2020.

CANDAU, V. M. A didática em questão. Petrópolis: Vozes, 2014.

D’ÁVILA, C. M. Didática lúdica: saberes pedagógicos e ludicidade no contexto da educação superior. Revista entreideias, Salvador, v. 3, n. 2, p. 87-100, jul./dez. 2014. Disponível em: encurtador.com.br/CJLMN. Acesso em: 28 jul. 2020.

D’ÁVILA, C. M.; FERREIRA, L. G. Concepções pedagógicas na educação superior: abordagens de ontem e de hoje. In: D’ÁVILA, C. M.; MADEIRA, A. V. (Org.). Ateliê Didático: uma abordagem criativa na formação continuada de docentes universitários. Salvador: EDUFBA, 2018, p. 21- 46.

DINIZ-PEREIRA, J. E. As licenciaturas e as novas políticas educacionais para a formação docente. Educação & Sociedade, Campinas, v. 20, n. 68, p. 10-125, dez. 1999. Disponível em: https://www.scielo.br/j/es/a/F3tFhqSS5bXWc5pHQ3sxkxJ/?format=pdf. Acesso em 20 jun. 2021.

DUARTE JÚNIOR, J. F. O sentido dos sentidos: a educação (do) sensível. Curitiba: Criar Edições, 2000.

DUARTE NETO, J. H. Epistemologia da Prática: fundamentos teóricos e epistemológicos orientadores da formação de professores que atuam na Educação Básica. Revista Educação e Cultura Contemporânea, Rio de Janeiro, vol. 10, n. 21, p. 48-69, 2012. Disponível em: http://periodicos.estacio.br/index.php/reeduc/article/viewArticle/326. Acesso em: 01 set. 2020.

FERRAZ, R. C. S. N.; FERREIRA. L. G. O ato de ensinar como estado de ludicidade. In: ANDRADE, D. M. M.; ABREU, R. (Org.). Formação de professores e ludicidade: sobre sonhos possíveis. Curitiba: CRV, 2019. p. 77-86.

FERRAZ, R. C. S. N.; FERREIRA, L. Vivência e ludicidade: diálogos possíveis numa perspectiva histórico-cultural. In: IX Encontro Nacional e II Encontro Internacional de Educação e Ludicidade (ENELUD), 9, 2021, Salvador-BA. Anais [...]. v. 9, Salvador-BA, UFBA, 2021, p. 448-452.

FERRAZ, R. D.; FERREIRA, L. Práticas exitosas no ensino superior: um diálogo com a ludicidade. In: IX Encontro Nacional e II Encontro Internacional de Educação e Ludicidade (ENELUD), 9, 2021, Salvador-BA. Anais [...]. v. 9, Salvador-BA, UFBA, 2021, p. 372-377.

FERREIRA, L. G. Professoras da zona rural: formação, identidade, saberes e práticas. 2010. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Estado da Bahia, Salvador. 2010.

FERREIRA, L. G. Professoras da zona rural em início de carreira: narrativas de si e desenvolvimento profissional. 2014. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2014.

FERREIRA, L. G. Os Ateliês Biográficos de Projeto e os processos formativos de professores: diálogos, (auto) biografia e ludicidade. APRENDER - Caderno de Filosofia e Psicologia da Educação, Vitória da Conquista, Ano IX, n. 15, p.99-110, 2015. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/aprender/article/view/2458. Acesso em: 13 out. 2016.

FERREIRA, L. G. Mandalas pedagógicas no processo ensino-aprendizagem: saberes e sabores na formação docente. Práxis Educacional, Vitória da Conquista, v. 15, n. 35, p. 61-76, out./dez. 2019. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/5660/4269. Acesso em: 02 ago. 2020.

FERREIRA, L. G. Formação de professores e ludicidade: reflexões contemporâneas num contexto de mudanças. Revista de Estudos em Educação e Diversidade, v. 1, n. 2, 410-431. 2020. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/reed/article/view/7901. Acesso em: 13 jan. 2021.

FORTUNA, T. R. Formação lúdica docente: como os professores que brincam se tornam quem são? In: D’ÁVILA, C. M.; FORTUNA, T. R. (Org.). Ludicidade, cultura lúdica e formação de professores. Curitiba: CRV, 2018, p. 19-28.

FRANCO, M. A. R. S. Pedagogia e prática docente. São Paulo: Cortez, 2012.

FRANCO, M. A. R. S. Práticas pedagógicas de ensinar-aprender: por entre resistências e resignações. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 41, n. 3, p. 601-614, jul./set. 2015. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S1517-9702201507140384. Acesso em: 20 fev. 2021.

FRANCO, M. A. R. S. Prática Pedagógica e Docência: um olhar a partir da epistemologia do conceito. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, Brasília, v. 97, n. 247, p. 534-551, set./dez. 2016. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S2176-6681/288236353. Acesso em: 25 jun. 2021.

GUIMARÃES, R. S.; FERREIRA, L. G. Concepções de ludicidade: o que as professoras apresentam sobre o tema? Revista Tempos e Espaços em Educação. v. 15, n. 35, e17446, 2022.

GUIMARÃES, R. S. Ludicidade e formação: diálogos a partir do estado da arte, In: CRUZ, G. B.; GABRIEL, C. T.; VASCONCELLOS, M.; AZEVEDO, P. B. (Orgs.). Didática(s) entre diálogos, insurgências e políticas: tensões e perspectivas na relação com a formação docente. 1. ed. Rio de Janeiro/Petrópolis: Faperj; CNPq; Capes; Endipe. DP et Alii. E-book, 2020a, p. 602-612.

GUIMARÃES, R. S.; FERREIRA, L. G. Formação lúdica: processos de construção da docência. In: CASTRO, J. T.; GALVÃO FILHO, T.; LUNA, A. V. A.; GALVÃO, N. C. S. S. Educação Científica, Inclusão e Diversidade. Cruz das Almas, BA: EDUFRB, 2020. p. 171-182.

LARROSA, J. Notas sobre a experiência e o saber de experiência. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, n. 19, p. 20-28, 2002. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/rbedu/n19/n19a02.pdf. Acesso em: 27 abr. 2021.

LOPES, C. Design de ludicidade. Revista entreideias, Salvador, v. 3, n. 2, p. 25-46, jul./dez. 2014. Disponível em: encurtador.com.br/oDHQ6. Acesso em: 14 maio 2020.

LOPES, C. O brincar social espontâneo na educação de infância: um estudo. 2017. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/313853101. Acesso em: 02 out. 2020.

LUCKESI, C. C. Educação, Ludicidade e Prevenção das neuroses futuras: uma proposta pedagógica a partir da Biossíntese. In: LUCKESI, C. C. (org.). Ludopedagogia. Salvador: GEPEL, FACED/UFBA, 2000. (Ensaios, 1). p. 9-42.

LUCKESI, C. C. Ludicidade e atividades lúdicas: uma abordagem a partir da experiência interna. In: PORTO, B. (org.). Educação e ludicidade. Salvador: GEPEL, FACED/UFBA 2002. (Ensaios, 2). p. 22-60.

LUCKESI, C. C. Ludicidade e formação do educador. Revista entreideias, Salvador, v. 3, n. 2, p. 13-23, jul./dez. 2014. Disponível em: encurtador.com.br/quAX3. Acesso em: 03 jan. 2020.

MINEIRO, M. O essencial é invisível aos olhos: a concepção dos estudantes sobre a mediação didática lúdica na Educação Superior. 2021. Tese (Doutorado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2021.

MOREIRA, M. A. O que é afinal aprendizagem significativa? Aula Inaugural do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais, Instituto de Física, Universidade Federal do Mato Grosso, Cuiabá, MT, 23 de abril de 2010. Disponível em: encurtador.com.br/oqtY5. Acesso em: 14 maio 2021.

PEREIRA, A. S. Concepções de ludicidade presentes na formação inicial de graduandos em pedagogia: perspectivando práticas formativas. 2020. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2020.

PEREIRA, A. S.; JESUS, L. K. S. Formar professores na/para a contemporaneidade: a ludicidade como possibilidade. In: CRUZ, G. B.; GABRIEL, C. T.; VASCONCELLOS, M.; AZEVEDO, P. B. (Orgs.). Didática(s) entre diálogos, insurgências e políticas: tensões e perspectivas na relação com a formação docente. 1. ed. Rio de Janeiro/Petrópolis: Faperj; CNPq; Capes; Endipe. DP et Alii, 2020. E-book, 2020. p. 593-602.

PIMENTA, S. G. Formação de professores - saberes da docência e identidade do professor. Revista da Faculdade de Educação, São Paulo, v. 22, n. 2, p. 72-89, jul./ dez. 1996. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/rfe/issue/view/2476. Acesso em: 20 dez. 2020.

PIMENTA, S. G.; ANASTASIOU, L. G. C. Docência no ensino superior. São Paulo: Cortez, 2002.

PIMENTA, S. G.; LIMA, M. S. L. Estágio e docência: diferentes concepções. Revista Poiésis, v.3, n.3 e 4, p. 5-24, 2005/2006. Disponível em: https://www.revistas.ufg.br/poiesis/article/view/10542/7012. Acesso em: 05 mar. 2021.

PIRES, E. D. P. B. Reflexões sobre ludicidade e educação: a ludoteca como espaço formativo. In: D’ÁVILA, C. M.; FORTUNA, T. R. (Org.). Ludicidade, cultura lúdica e formação de professores. Curitiba: CRV, 2018, p. 29-49.

SILVA, M. A. A.; FERREIRA, L. G.; SILVA, J. G. Ludicidade e/ou lúdico no ensino de química: uma investigação nos trabalhos apresentados no ENEQ. Revista de Ensino de Ciências e Matemática, v. 11, n.4, p. 39-57, 2020. Disponível em: encurtador.com.br/dizHK. Acesso em: 12 out. 2020.

SOARES, I. M. F.; PORTO, B. Quem te cobriu que te descubra? As crenças docentes sobre ludicidade e os desafios da prática pedagógica e da formação de professores. Rio de Janeiro: Eulim, 2017.

TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis, RJ: Vozes, 2002.

TEMPOS MODERNOS. Filme. Direção: Charles Chaplin. EUA, 1936.

TESSER, G. J. Principais linhas epistemológicas contemporâneas. Educar, Curitiba, n. 10, p. 91-98, 1995. Disponível em:

https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/36044/22233. Acesso em: 08 dez. 2019.

VEIGA, I. P. A. A prática pedagógica do professor de didática. Campinas, SP: Papirus, 1989.

VEIGA, I. P. A. (coord.). Repensando a didática. Campinas: Papirus, 2012.

ZEICHENER, K. M. A formação reflexiva de professores: ideias práticas. Lisboa: Educa, 1993.

Downloads

Publicado

2022-11-05

Como Citar

GUIMARÃES, R. S. .; FERREIRA, L. G. . PRÁTICAS PEDAGÓGICAS E LUDICIDADE: uma conexão com a sala de aula. Revista Exitus, [S. l.], v. 12, n. 1, p. e022073, 2022. DOI: 10.24065/2237-9460.2022v12n1ID1860. Disponível em: https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/1860. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos