PRÁTICAS PEDAGÓGICAS E LUDICIDADE: uma conexão com a sala de aula

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24065/2237-9460.2022v12n1ID1860

Palavras-chave:

Formação docente, Práticas Lúdicas, Ludicidade

Resumo

A ludicidade que acreditamos e defendemos contribuir para as práticas pedagógicas, significamente, é aquela que se configura como inteireza, vivenciada de maneira plena pelos sujeitos. Nesta perspectiva, esse estudo teve como objetivo apresentar as práticas pedagógicas desenvolvidas por professoras dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, discutindo se as mesmas são atravessadas pela ludicidade.  Tratou-se de uma pesquisa qualitativa exploratória, realizada em Amargosa-Bahia, tendo como participantes quatro professoras da rede municipal deste município. Para produção dos dados, optou-se pelas entrevistas semiestruturadas, realizadas individualmente e exploradas a partir da análise de conteúdo. Assim, ficou evidenciado que a ludicidade sobressai nas práticas pedagógicas como recurso didático, modificando de maneira tímida os modos do fazer docente já que é tomada muito como jogos, brincadeiras e outros artefatos que são utilizados no processo de ensinar-aprender os conteúdos. Desse modo, a ludicidade como plenitude pouco atravessa as práticas das professoras mencionadas.

 

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Biografia do Autor

Rafaela Sousa Guimarães, Universidade Federal da Bahia

Doutoranda pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), Mestre em Educação Cientifica, Inclusão e Diversidade pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), Especialista em Educação Infantil pela Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), Psicopedagoga, Brinquedista pela Associação Brasileira de Brinquedotecas (ABBri) e Pedagoga pela Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC). Pesquisadora do GRIFO- Grupo de Pesquisa Infâncias, Formação de Professores e Políticas Púbicas (UFRB).  Integrante do Gupo de Pesquisa- Concepções de ludicidade na formação inicial em Pedagogia: a perspectiva formativa em duas Instituições de Ensino Superior-(UFRB-UESB).

Lucia Gracia Ferreira, Universidade Federal da Bahia

Doutora em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Pós-doutorado pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) e Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). Professora da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) e da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia-Itapetinga (UESB). Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFBA e da UESB; Grupo de Pesquisa e Estudos Pedagógicos/UESB e Docência, Currículo e Formação/UFRB.

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Publicado

2022-11-05

Como Citar

GUIMARÃES, R. S. .; FERREIRA, L. G. . PRÁTICAS PEDAGÓGICAS E LUDICIDADE: uma conexão com a sala de aula. Revista Exitus, [S. l.], v. 12, n. 1, p. e022073, 2022. DOI: 10.24065/2237-9460.2022v12n1ID1860. Disponível em: https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/1860. Acesso em: 22 jun. 2024.

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Artigos