AS IMPLICAÇÕES NO PROCESSO EDUCATIVO DAS CRIANÇAS DECORRENTES DA MIGRAÇÃO COMPULSÓRIA DO ENSINO PRESENCIAL PARA O ENSINO REMOTO EM UMA ESCOLA DE MACAPÁ/AP

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24065/2237-9460.2022v12n1ID1695

Palavras-chave:

Ensino Remoto, Tecnologias Educacionais, Práticas Pedagógicas

Resumo

O presente artigo tem por objetivo analisar as implicações da migração compulsória do ensino presencial para o ensino remoto na perspectiva de docentes alfabetizadores de uma unidade escolar do município de Macapá, capital do Estado do Amapá, que se deu a partir da pandemia de COVID-19 no ano de 2020 e permanece no ano de 2021. Este estudo é de abordagem qualitativa que se constitui a partir de uma pesquisa explicativa no âmbito da análise do conteúdo das respostas obtidas em questionário online aplicado aos docentes alfabetizadores de uma escola da rede pública municipal de Macapá/AP. Como resultado, observou-se que os docentes, em geral, se sentiram frustrados após receberem a determinação para ministrar as suas aulas remotamente, tendo em vista que apesar de receberem relativo treinamento e capacitação para ministração de suas aulas em um novo formato, os alunos e o sistema acabam por não favorecer o processo de ensino remoto em uma área periférica, por exemplo, onde grande parte dos responsáveis e alunos não possuem acesso à internet, outros nem aparelho celular tem, fazendo com que a alfabetização, etapa importante da escolarização, reste prejudicada.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Izaias Loureiro, Universidade do Estado do Amapá

Especialista em Docência do Ensino Superior pela Faculdade META; Docente efetivo da Universidade do Estado do Amapá (UEAP) – Macapá – Amapá - Brasil; Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Amapá (PPGED/UNIFAP); Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Estatística e Matemática do Amapá – GEPEMA.

Eliana Paixão, Universidade Federal do Amapá

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU); Docente efetiva da Universidade Federal do Amapá (UNIFAP) – Macapá – Amapá - Brasil; Docente Permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Amapá (PPGED/UNIFAP); Membro do Grupo de Pesquisa Arquitetura e Urbanismo na Amazônia – GAU.

Referências

ALVES-MAZZOTTI, A. J. O método nas ciências naturais e sociais: pesquisa quantitativa e qualitativa. São Paulo: Pioneira, 2006.

BARDIN. L. Análise de conteúdo. SP: Edições 70, 2011.

BRASIL. Lei nº 13.005, de 25 de junho de 2014. Aprova o Plano Nacional de Educação - PNE e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 26 jun. 2014. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2011-2014/2014/Lei/L13005.htm >. Acesso em: 20 jul. 2021.

CORRADINI, S. N.; MIZUKAMI, M. da G. N. Práticas pedagógicas e o uso da informática. Revista Exitus, [S. l.], v. 3, n. 2, p. 85-92, 2016. Disponível em: http://www.ufopa.edu.br/portaldeperiodicos/index.php/revistaexitus/article/view/152. Acesso em: 20 jul. 2021.

CULLINANE, C.; MONTACUTE, R. COVID-19 and Social Mobility Impact Brief # 1: School closures. Disponível em: <https://www.suttontrust.com/wp-content/uploads/2021/01/School-Shutdown-Covid-19.pdf>. Acesso em: 4 jan. 2021.

DESHAIES, B. Metodologia da investigação em ciências humanas. Lisboa: Instituto Piaget, 1992.

FREIRE, P. A importância do ato de ler. 31ª ed. São Paulo: Cortez,1995.

FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 25ª ed. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 7ª ed. São Paulo: Atlas, 2019.

LUCON, J. S.; ZIBETTI, M. L. T. Alfabetização de crianças: concepções e perspectivas. Revista Exitus, [S. l.], v. 10, n. 1, p. e020032, 2020. DOI: 10.24065/2237-9460.2020v10n0ID1256. Disponível em: <http://www.ufopa.edu.br/portaldeperiodicos/index.php/revistaexitus/article/view/1256>. Acesso em: 22 jul. 2021.

MEDEIROS, R. de A. Ser docente universitário em tempos digitais: (trans)formar é preciso. 2020. 280 f. Tese (Doutorado em Educação). Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, 2020.

MINGOTI, S. A. Análises de dados através de métodos de estatística multivariada: uma abordagem aplicada. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2005.

RODRIGUES, M. S. P.; LEOPARDI, M. T. O método de análise de conteúdo: uma versão para enfermeiros. Fortaleza (CE): Fundação Cearense de Pesquisa e Cultura,1999.

SACCOL, A.; SCHLEMMER, E.; BARBOSA, J. M-learning e u-learning: novas perspectivas das aprendizagens móvel e ubíqua. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2011.

SANTOS, A. I. Recursos educacionais abertos no Brasil: o estado da arte, desafios e perspectivas para o desenvolvimento e inovação / [tradução DB Comunicação]. São Paulo: Comitê Gestor da Internet no Brasil, 2013. [livro eletrônico]; PDF; 1,6 Mb. Título original: Open Education Resources in Brazil: state of the art, challenges and prospects for development and innovation. ISBN 978-85-60062-64-5.

SAVIANI, D. Crise estrutural, conjuntura nacional, coronavírus e educação – o desmonte da educação nacional. Revista Exitus, [S. l.], v. 10, n. 1, p. e020063, 2020. DOI: 10.24065/2237-9460.2020v10n1ID1463. Disponível em: <http://www.ufopa.edu.br/portaldeperiodicos/index.php/revistaexitus/article/view/1463>. Acesso em: 22 jul. 2021.

SHULMAN, L. Knowledge and teaching: Foundations of the new reform. Harv. Educ. Rev., 57, 1-23, 1987.

VIDAL, O. F. Práticas pedagógicas inovadoras: narrativas sobre integração das tecnologias digitais da informação e comunicação no ensino superior. 2015. 204 f.: il. Tese (doutorado em Educação) – Universidade Federal de Alagoas. Centro de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação. Maceió, 2015.

Downloads

Publicado

2022-01-07

Como Citar

LOUREIRO, I.; PAIXÃO, E. AS IMPLICAÇÕES NO PROCESSO EDUCATIVO DAS CRIANÇAS DECORRENTES DA MIGRAÇÃO COMPULSÓRIA DO ENSINO PRESENCIAL PARA O ENSINO REMOTO EM UMA ESCOLA DE MACAPÁ/AP . Revista Exitus, [S. l.], v. 12, n. 1, p. e022008, 2022. DOI: 10.24065/2237-9460.2022v12n1ID1695. Disponível em: https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/1695. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Dossiê