AS IMPLICAÇÕES NO PROCESSO EDUCATIVO DAS CRIANÇAS DECORRENTES DA MIGRAÇÃO COMPULSÓRIA DO ENSINO PRESENCIAL PARA O ENSINO REMOTO EM UMA ESCOLA DE MACAPÁ/AP
DOI:
https://doi.org/10.24065/2237-9460.2022v12n1ID1695Palavras-chave:
Ensino Remoto, Tecnologias Educacionais, Práticas PedagógicasResumo
O presente artigo tem por objetivo analisar as implicações da migração compulsória do ensino presencial para o ensino remoto na perspectiva de docentes alfabetizadores de uma unidade escolar do município de Macapá, capital do Estado do Amapá, que se deu a partir da pandemia de COVID-19 no ano de 2020 e permanece no ano de 2021. Este estudo é de abordagem qualitativa que se constitui a partir de uma pesquisa explicativa no âmbito da análise do conteúdo das respostas obtidas em questionário online aplicado aos docentes alfabetizadores de uma escola da rede pública municipal de Macapá/AP. Como resultado, observou-se que os docentes, em geral, se sentiram frustrados após receberem a determinação para ministrar as suas aulas remotamente, tendo em vista que apesar de receberem relativo treinamento e capacitação para ministração de suas aulas em um novo formato, os alunos e o sistema acabam por não favorecer o processo de ensino remoto em uma área periférica, por exemplo, onde grande parte dos responsáveis e alunos não possuem acesso à internet, outros nem aparelho celular tem, fazendo com que a alfabetização, etapa importante da escolarização, reste prejudicada.
Downloads
Referências
ALVES-MAZZOTTI, A. J. O método nas ciências naturais e sociais: pesquisa quantitativa e qualitativa. São Paulo: Pioneira, 2006.
BARDIN. L. Análise de conteúdo. SP: Edições 70, 2011.
BRASIL. Lei nº 13.005, de 25 de junho de 2014. Aprova o Plano Nacional de Educação - PNE e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 26 jun. 2014. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2011-2014/2014/Lei/L13005.htm >. Acesso em: 20 jul. 2021.
CORRADINI, S. N.; MIZUKAMI, M. da G. N. Práticas pedagógicas e o uso da informática. Revista Exitus, [S. l.], v. 3, n. 2, p. 85-92, 2016. Disponível em: http://www.ufopa.edu.br/portaldeperiodicos/index.php/revistaexitus/article/view/152. Acesso em: 20 jul. 2021.
CULLINANE, C.; MONTACUTE, R. COVID-19 and Social Mobility Impact Brief # 1: School closures. Disponível em: <https://www.suttontrust.com/wp-content/uploads/2021/01/School-Shutdown-Covid-19.pdf>. Acesso em: 4 jan. 2021.
DESHAIES, B. Metodologia da investigação em ciências humanas. Lisboa: Instituto Piaget, 1992.
FREIRE, P. A importância do ato de ler. 31ª ed. São Paulo: Cortez,1995.
FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 25ª ed. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 7ª ed. São Paulo: Atlas, 2019.
LUCON, J. S.; ZIBETTI, M. L. T. Alfabetização de crianças: concepções e perspectivas. Revista Exitus, [S. l.], v. 10, n. 1, p. e020032, 2020. DOI: 10.24065/2237-9460.2020v10n0ID1256. Disponível em: <http://www.ufopa.edu.br/portaldeperiodicos/index.php/revistaexitus/article/view/1256>. Acesso em: 22 jul. 2021.
MEDEIROS, R. de A. Ser docente universitário em tempos digitais: (trans)formar é preciso. 2020. 280 f. Tese (Doutorado em Educação). Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, 2020.
MINGOTI, S. A. Análises de dados através de métodos de estatística multivariada: uma abordagem aplicada. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2005.
RODRIGUES, M. S. P.; LEOPARDI, M. T. O método de análise de conteúdo: uma versão para enfermeiros. Fortaleza (CE): Fundação Cearense de Pesquisa e Cultura,1999.
SACCOL, A.; SCHLEMMER, E.; BARBOSA, J. M-learning e u-learning: novas perspectivas das aprendizagens móvel e ubíqua. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2011.
SANTOS, A. I. Recursos educacionais abertos no Brasil: o estado da arte, desafios e perspectivas para o desenvolvimento e inovação / [tradução DB Comunicação]. São Paulo: Comitê Gestor da Internet no Brasil, 2013. [livro eletrônico]; PDF; 1,6 Mb. Título original: Open Education Resources in Brazil: state of the art, challenges and prospects for development and innovation. ISBN 978-85-60062-64-5.
SAVIANI, D. Crise estrutural, conjuntura nacional, coronavírus e educação – o desmonte da educação nacional. Revista Exitus, [S. l.], v. 10, n. 1, p. e020063, 2020. DOI: 10.24065/2237-9460.2020v10n1ID1463. Disponível em: <http://www.ufopa.edu.br/portaldeperiodicos/index.php/revistaexitus/article/view/1463>. Acesso em: 22 jul. 2021.
SHULMAN, L. Knowledge and teaching: Foundations of the new reform. Harv. Educ. Rev., 57, 1-23, 1987.
VIDAL, O. F. Práticas pedagógicas inovadoras: narrativas sobre integração das tecnologias digitais da informação e comunicação no ensino superior. 2015. 204 f.: il. Tese (doutorado em Educação) – Universidade Federal de Alagoas. Centro de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação. Maceió, 2015.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Izaias Loureiro, Eliana Paixão
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License. Declaro que o trabalho apresentado é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Assim, concordo que os direitos autorais a ele referentes se tornem propriedade exclusiva da Editora da Revista Exitus, sendo vedada qualquer reprodução total ou parcial, em qualquer outra parte ou meio de divulgação impresso ou eletrônico, sem ser citada a fonte. Declaro, ainda, estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorais (Nº 9.610, de 19/02/1998).