ESTÁGIO PARTICIPATIVO EM GESTÃO ESCOLAR: o que propõem os estudantes de Pedagogia para melhorar as escolas públicas de Porto Velho?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24065/2237-9460.2022v12n1ID1868

Palavras-chave:

Estágio supervisionado, Intervenção pedagógica, Pedagogia

Resumo

Este artigo se refere a experiências formativas de 69 acadêmicos de duas turmas de um curso de Pedagogia em secretarias, supervisões e direções de 32 escolas públicas de Porto Velho. Objetiva suscitar, sustentado na perspectiva metodológica de intervenção pedagógica, proposições desses estudantes para aprimorar contextos e processos intrínsecos a esses três setores das escolas. O contexto de onde a presente investigação se origina é o que se denominou “estágios participativos”, movimento materializado na disciplina de ‘Estágio Supervisionado em Gestão Escolar’ do curso de Pedagogia da Universidade Federal de Rondônia. A pesquisa, de abordagem qualitativa e do tipo Estudo de Caso, utilizou-se de análise documental de 39 Projetos de Intervenção desenvolvidos pelos estudantes – requisito para a conclusão da disciplina e disparadores de propostas para os três referidos setores das escolas onde estagiaram. A análise dos projetos revelou: maior preocupação dos estagiários com as temáticas violência/indisciplina e aspectos didáticos, manifestos, cada, em nove projetos. Ainda cabe destacar propostas de seis projetos sobre a relação família-escola, de cinco relacionados a adequações de espaço físico e de quatro direcionados à implementação de tecnologias de apoio à gestão e a atividades de educação ambiental.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rafael Fonseca de Castro, Universidade Federal de Rondônia (UNIR)

Doutor, Mestre e Especialista em Educação (UFPel). Pedagogo e Cientista da Computação (UCPel); Professor Adjunto da Universidade Federal de Rondônia (UNIR). Docente Permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) e do Programa de Pós-Graduação em Educação Escolar (PPGEEProf) da UNIR; Líder do Grupo de Pesquisa HISTCULT UNIR “Educação, Psicologia Educacional e Processos Formativos”.

Referências

ALBUQUERQUE, J. A; AQUINO, F. S. B. Psicologia Escolar e Relação Família-Escola: Um Levantamento da Literatura. Psico-USF, Bragança Paulista, v. 23, n. 2, p. 307-318, 2018. Disponível em: https://periodicos.ufjf.br/index.php/psicologiaempesquisa/article/view/29033. Acesso em: 13 out. de 2021.

BHERING, Eliana. Percepções de pais e professores sobre o envolvimento dos pais na educação infantil e ensino fundamental. Contrapontos, v. 3, n. 3, p. 483-510, Itajaí, set./dez., 2003. Disponível em: https://siaiap32.univali.br/seer/index.php/rc/article/view/742. Acesso em: 14 out. 2021.

BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: introdução aos curriculares nacionais. Brasília: MEC/SEF, 1997. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/livro01.pdf. Acesso em: 28 set. 2021.

BRASIL. Ministério de Educação e Cultura (MEC). Lei nº 9394/96, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional - LDB. Brasília: 1996. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm. Acesso em: 05 maio. 2019.

BRASIL. Ministério de Educação e Cultura (MEC). Resolução CNE/CP nº 1, de 15 de maio de 2006. Institui Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Graduação em Pedagogia, licenciatura. 2006. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/rcp01_06.pdf. Acesso em: 28 maio 2017.

BURIOLLA, M. A. O estágio supervisionado. São Paulo: Cortez, 1999.

CASTRO, Rafael F. A expressão escrita de acadêmicas de um curso de pedagogia a distância: uma intervenção histórico-cultural. 2014. 238 f. Tese (Doutorado em Educação). Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE), Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2014.

CASTRO, Rafael F. de; PINHO, Franciane de O. Estágio participativo em gestão escolar: experiências vividas (perejivanie) por estudantes de Pedagogia em escolas públicas de Porto Velho/RO. Humanidades & Inovação, Palmas/TO, v. 8, n. 43, 2021. Disponível em: https://revista.unitins.br/index.php/humanidadeseinovacao/article/view/3984. Acesso em: 22 mar. 2022.

CASTRO, Rafael F. de. Intervenções Pedagógicas: formação pela pesquisa de Sul a Norte do Brasil. Revista Exitus, Santarém/PA, v. 11, p. 01-16, e020125, 2021. Disponível em: http://www.ufopa.edu.br/portaldeperiodicos/index.php/revistaexitus/article/view/1524. Acesso em: 22 mar. 2022.

FILHO, Lourenço. A margem dos pareceres de Rui sobre o ensino. Niterói- RJ: Imprensa Nacional, 1946.

IBGE. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. CENSO 2018. População. Disponível em: https://cidades.ibge.gov.br/brasil/ro/porto-velho/panorama. Acesso em: 05 mar. 2019.

LEITE, V. F. A.; FONTOURA, H. A. Parceria entre universidade e escola básica: formando uma comunidade de prática? Educação, Porto Alegre, v. 41, n. 1, p. 154-162, jan.-abr. 2018. Disponível em: http://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced/article/view/24339. Acesso em: 13 mar. 2020.

LIBÂNEO, José Carlos. Organização e gestão da escola: teoria e prática. 6 ed. São Paulo: Heccus Editora, 2015.

MORAIS, Artur Gomes de. Sistema de escrita alfabética. São Paulo: Melhoramentos, 2012.

OLIVEIRA, Fabiane R. de.; PEREIRA, Emmanuelle R.; JÚNIOR, Antônio P. Horta escolar, Educação Ambiental e a interdisciplinaridade. Revista Brasileira de Educação Ambiental, v. 13, n. 2., p. 10-31, 2018. Disponível em: https://periodicos.unifesp.br/index.php/revbea/article/view/2546. Acesso em: 10 nov. 2021.

OLIVEIRA, L. C. V. As contribuições do estágio supervisionado na formação do docente-gestor para a Educação Básica. Rev. Ensaio, Belo Horizonte, v. 11, n. 2, p. 241-258, jul-dez, 2009. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/epec/v11n2/1983-2117-epec-11-02-00241.pdf. Acesso em: 09 set. 2018.

PARO, Vitor Henrique. Gestão escolar, democracia e qualidade de ensino. São Paulo: Ática, 2007.

PARO, Vitor Henrique. Participação da comunidade na gestão democrática da escola pública. São Paulo: Ática, 1997.

PEDAGOGIA. Projeto Pedagógico de Curso. Curso de Pedagogia. Universidade Federal de Rondônia – Campus Porto Velho. 2012. Disponível em: http://www.ded.unir.br/uploads/04155632/arquivos/projeto_politico_pedagogico_do_curso_de_pedagogia_416552329.pdf. Acesso em: 03 mar. 2020.

PIMENTA, Selma G.; LIMA, M. S. L. Estágio e docência. 3. ed. São Paulo: Cortez, 2008.

PINHO, Franciane de Oliveira. Mediação de Conflitos: proposta de intervenção pedagógica por uma nova cultura de convivência em uma escola estadual do município de Porto Velho/RO. 2020. 199f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação – Universidade Federal de Rondônia (UNIR), Porto Velho, 2020.

PINO, Angel. Violência, Educação e Sociedade: Um olhar sobre o Brasil contemporâneo. Educ. Soc., v. 28, n. 100, p. 763-785, out., 2007. Disponível em: https://www.nescon.medicina.ufmg.br/biblioteca/imagem/1012.pdf. Acesso em: 17 fev. 2019.

PIROLA, Sandra M. F. As marcas da indisciplina na escola: caminhos e descaminhos das práticas pedagógicas. 2009. 155f. Tese (Doutorado em Educação Escolar) – Programa de Pós-Graduação em Educação – Universidade Metodista de Piracicaba, Piracicaba, 2009.

SANTOS, Ananias L. et al. A criação de uma horta escolar como ferramenta ao ensino de Educação Ambiental. Braz. J. of Develop., Curitiba, v. 6, n. 10, p. 78811-78827, oct., 2020. Disponível em: https://www.brazilianjournals.com/index.php/BRJD/article/view/18353. Acesso em: 10 nov. 2021.

SAVIANI, Dermeval. Os saberes implicados na formação do educador. In: Formação do educador. BICUDO, M. A. V. et al. (Orgs.). São Paulo: UNESP, 1996.

SAVIANI, Dermeval. Escola e democracia. Campinas: Autores Associados, 1999.

SILVA, H. I.; GASPAR, M. Estágio supervisionado: a relação teoria e prática reflexiva na formação de professores do curso de Licenciatura em Pedagogia. Rev. bras. Estud. pedagog., Brasília, v. 99, n. 251, p. 205-221, jan./abr., 2018. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/rbeped/v99n251/2176-6681-rbeped-99-251-205.pdf. Acesso em: 11 mar. 2020.

VIGOTSKI, Lev S. Quarta aula: a questão do meio na pedologia. Tradução de Márcia Pileggi Vinha e Max Welcman. Psicologia USP, São Paulo: USP, v. 21, n. 4, p. 681-701, 2010. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/pusp/v21n4/v21n4a03.pdf. Acesso em: 12 dez. 2017.

Downloads

Publicado

2022-04-14

Como Citar

FONSECA DE CASTRO, R. ESTÁGIO PARTICIPATIVO EM GESTÃO ESCOLAR: o que propõem os estudantes de Pedagogia para melhorar as escolas públicas de Porto Velho?. Revista Exitus, [S. l.], v. 12, n. 1, p. e022031, 2022. DOI: 10.24065/2237-9460.2022v12n1ID1868. Disponível em: https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/1868. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos