ESTÁGIO PARTICIPATIVO EM GESTÃO ESCOLAR: o que propõem os estudantes de Pedagogia para melhorar as escolas públicas de Porto Velho?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24065/2237-9460.2022v12n1ID1868

Palavras-chave:

Estágio supervisionado, Intervenção pedagógica, Pedagogia

Resumo

Este artigo se refere a experiências formativas de 69 acadêmicos de duas turmas de um curso de Pedagogia em secretarias, supervisões e direções de 32 escolas públicas de Porto Velho. Objetiva suscitar, sustentado na perspectiva metodológica de intervenção pedagógica, proposições desses estudantes para aprimorar contextos e processos intrínsecos a esses três setores das escolas. O contexto de onde a presente investigação se origina é o que se denominou “estágios participativos”, movimento materializado na disciplina de ‘Estágio Supervisionado em Gestão Escolar’ do curso de Pedagogia da Universidade Federal de Rondônia. A pesquisa, de abordagem qualitativa e do tipo Estudo de Caso, utilizou-se de análise documental de 39 Projetos de Intervenção desenvolvidos pelos estudantes – requisito para a conclusão da disciplina e disparadores de propostas para os três referidos setores das escolas onde estagiaram. A análise dos projetos revelou: maior preocupação dos estagiários com as temáticas violência/indisciplina e aspectos didáticos, manifestos, cada, em nove projetos. Ainda cabe destacar propostas de seis projetos sobre a relação família-escola, de cinco relacionados a adequações de espaço físico e de quatro direcionados à implementação de tecnologias de apoio à gestão e a atividades de educação ambiental.

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Biografia do Autor

Rafael Fonseca de Castro, Universidade Federal de Rondônia (UNIR)

Doutor, Mestre e Especialista em Educação (UFPel). Pedagogo e Cientista da Computação (UCPel); Professor Adjunto da Universidade Federal de Rondônia (UNIR). Docente Permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) e do Programa de Pós-Graduação em Educação Escolar (PPGEEProf) da UNIR; Líder do Grupo de Pesquisa HISTCULT UNIR “Educação, Psicologia Educacional e Processos Formativos”.

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Publicado

2022-04-14

Como Citar

FONSECA DE CASTRO, R. ESTÁGIO PARTICIPATIVO EM GESTÃO ESCOLAR: o que propõem os estudantes de Pedagogia para melhorar as escolas públicas de Porto Velho?. Revista Exitus, [S. l.], v. 12, n. 1, p. e022031, 2022. DOI: 10.24065/2237-9460.2022v12n1ID1868. Disponível em: https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/1868. Acesso em: 28 set. 2024.

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Artigos