v. 14 (2024)

					Visualizar v. 14 (2024)
Publicado: 2024-01-02

Conferência

  • LEITURA E ESCRITA NOS ANOS INICIAIS: Inspirações na BNCC

    Patrícia dos Santos Moura  
    e024001
    Visualizações do artigo: 1492    
    DOI: https://doi.org/10.24065/re.v14i1.2562
  • CIÊNCIA, COMUNICAÇÃO E FORMAÇÃO HUMANA: um diálogo necessário

    Terezinha Oliveira  
    e024023
    Visualizações do artigo: 669    
    DOI: https://doi.org/10.24065/re.v14i1.2666
  • ESTADO, DEMOCRACIA E POLÍTICAS EDUCACIONAIS: desafios da gestão escolar e construção do novo PNE no contexto Amazônico

    Dinair Leal da Hora  
    e024049
    Visualizações do artigo: 298    
    DOI: https://doi.org/10.24065/re.v14i1.2733

Dossiê

  • Apresentação - SISTEMA ARTICULADO, DIREITO À EDUCAÇÃO E GESTÃO DEMOCRÁTICA: DIRETRIZES, REGULAÇÃO TEÓRICO-PRÁTICA E IMPLICANTES CONTEXTUAIS PARA A EDUCAÇÃO MUNICIPAL

    Rosilene Lagares   Roberto Francisco de Carvalho   Katia Cristina Custódio Ferreira Brito  
    e024002
    Visualizações do artigo: 660    
    DOI: https://doi.org/10.24065/re.v14i1.2563
  • ESTADO, APARELHOS PRIVADOS DE HEGEMONIA E EDUCAÇÃO NO BRASIL: explicitação da direção e do domínio de classe no planejamento de políticas públicas

    Roberto Francisco de Carvalho   Eveline Algebaile   Doracy Dias Aguiar de Carvalho  
    e024003
    Visualizações do artigo: 1090    
    DOI: https://doi.org/10.24065/re.v14i1.2456
  • MUNICÍPIO E EDUCAÇÃO: questões estruturais e tensões conjunturais

    Rosilene Lagares   Adaires Rodrigues de Sousa   Geraldo Grossi Junior  
    e024004
    Visualizações do artigo: 706    
    DOI: https://doi.org/10.24065/re.v14i1.2441
  • RELAÇÕES ENTRE GESTÃO DEMOCRÁTICA E AS EXIGÊNCIAS DO NOVO FUNDEB EM MUNICÍPIOS PARANAENSES

    Simone de Fátima Flach   Ítalo Bruno Paiva Gonçalves   Maria Raimunda Carvalho Araújo de Cerqueira  
    e024005
    Visualizações do artigo: 888    
    DOI: https://doi.org/10.24065/re.v14i1.2460
  • GESTÃO DEMOCRÁTICA DA/NA EDUCAÇÃO MUNICIPAL EM TEMPOS DE PANDEMIA E PÓS-PANDEMIA NA REGIÃO CENTRO-OESTE: desvelando contextos e desafios (velhos/novos) do direito educacional

    Meire Lúcia Andrade da Silva   Lúcia Maria de Assis   Meyrivane Teixeira Santos Arraes  
    e024006
    Visualizações do artigo: 532    
    DOI: https://doi.org/10.24065/re.v14i1.2459
  • DIREITO À EDUCAÇÃO E SISTEMAS MUNICIPAIS DE ENSINO NA REGIÃO SUDESTE DO BRASIL: o que desvelam as pesquisas?

    Katia Cristina Custódio Ferreira Brito   Celso Luiz Aparecido Conti   Thaise Luciane Nardim  
    e024007
    Visualizações do artigo: 431    
    DOI: https://doi.org/10.24065/re.v14i1.2427
  • CONSELHOS MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO E A GESTÃO DEMOCRÁTICA NA REGIÃO NORDESTE

    Leonardo Victor dos Santos   Maria José Pires Barros Cardozo   Rute Soares Rodrigues  
    e024008
    Visualizações do artigo: 591    
    DOI: https://doi.org/10.24065/re.v14i1.2439
  • Apresentação- POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS E PROJETO DE VIDA PARA O ENSINO MÉDIO

    Emina Márcia Nery dos Santos   Clarilza Prado de Sousa   Dorra Ben Alaya  
    e024037
    Visualizações do artigo: 219    
    DOI: https://doi.org/10.24065/re.v14i1.2722
  • REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE PROJETO DE VIDA PARA ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO DE ESCOLAS PÚBLICAS

    Leonor M Santana   Edna Maria Querido de Oliveira Chamon   Gladis Camarini  
    e024038
    Visualizações do artigo: 421    
    DOI: https://doi.org/10.24065/re.v14i1.2604
  • REPRESENTAÇÕES SOCIAIS SOBRE PROJETO DE VIDA DE JOVENS APRENDIZES: desafios e possibilidades futuras

    Margareth Braz Ramos   Patrícia Ortiz Monteiro   André Felipe Costa Santos  
    e024039
    Visualizações do artigo: 256    
    DOI: https://doi.org/10.24065/re.v14i1.2607
  • O CAPITALISMO NA ERA DIGITAL E OS PROCESSOS DE PRIVATIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO: análise da reforma do ensino médio e do componente curricular projeto de vida

    Daniela de Oliveira Pires   Renata Peres Barbosa  
    e024040
    Visualizações do artigo: 414    
    DOI: https://doi.org/10.24065/re.v14i1.2616
  • PROJETO DE VIDA DE ESTUDANTES DE ENSINO MÉDIO DE ESCOLAS PAULISTAS EM BAIRROS DE PERIFERIA

    Simone de Oliveira Andrade Silva   Angela Maria Baltieri Souza  
    e024041
    Visualizações do artigo: 176    
    DOI: https://doi.org/10.24065/re.v14i1.2619
  • NEGÓCIOS SOCIAIS NOS PROJETOS DE VIDA DO ENSINO MÉDIO PARENSE

    Cassio Vale   Terezinha Andrade Monteiro dos Santos  
    e024042
    Visualizações do artigo: 259    
    DOI: https://doi.org/10.24065/re.v14i1.2661
  • ENSINO MÉDIO, PROJETO DE VIDA E DIREITOS HUMANOS EM DISTINTOS CONTEXTOS ESCOLARES DO PARÁ

    Maria do Socorro Vasconcelos Pereira   Emina Márcia Nery dos Santos   Dorra Ben Alaya  
    e024043
    Visualizações do artigo: 300    
    DOI: https://doi.org/10.24065/re.v14i1.2663

Artigos

  • A ATUAÇÃO DA REDE ESTADUAL DE EDUCAÇÃO DE ALAGOAS NA CULTURA DE AVALIAÇÃO

    Fernanda Karina Souto Maior de Melo   Givanildo da Silva  
    e024009
    Visualizações do artigo: 644    
    DOI: https://doi.org/10.24065/re.v14i1.2430
  • NOVO REGIONALISMO E INTERNACIONALIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR NA AMÉRICA LATINA E NO MERCOSUL

    Silvana Lorena Lagoria   María Clara Brunori  
    e024010
    Visualizações do artigo: 582    
    DOI: https://doi.org/10.24065/re.v14i1.2330
  • SISTEMA MODULAR DE ENSINO MÉDIO: DA IMPLANTAÇÃO AO ESVAZIAMENTO NA VILA DE CURUAI-PARÁ

    Francisco de Assis do Nascimento Costa  
    e024011
    Visualizações do artigo: 624    
    DOI: https://doi.org/10.24065/re.v14i1.2520
  • VIOLÊNCIA CONTRA AS MULHERES EM DUQUE DE CAXIAS: CONTRIBUIÇÕES DE UMA PESQUISA INTERVENÇÃO NO CURSO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES

    Cleonice Puggian   Ivanete Silva  
    e024012
    Visualizações do artigo: 695    
    DOI: https://doi.org/10.24065/re.v14i1.2502
  • PEDAGOGIAS MIDIÁTICAS DA SEXUALIDADE NO CINEMA: Vermelho, Branco e Sangue Azul entre a representação, a política e os armários

    Miqueias Ramos dos Santos   Samilo Takara   Vinícius de Souza Santos  
    e024013
    Visualizações do artigo: 451    
    DOI: https://doi.org/10.24065/re.v14i1.2578
  • GESTÃO DEMOCRÁTICA NOS SISTEMAS DE ENSINO: configurações de Norte a Sul do Brasil à luz dos Planos de Educação

    Meriam Santos de Farias   Kátia de Nazaré Santos Fonsêca   Norma-Iracema de Barros Ferreira  
    e024014
    Visualizações do artigo: 462    
    DOI: https://doi.org/10.24065/re.v14i1.2559
  • ENSINO DE CUSTOS E METODOLOGIA ATIVA: reflexos na aprendizagem dos estudantes de Ciências Contábeis

    Carla Renata Rodrigues   Patricia Franzoni   Débora Gomes de Gomes  
    e024015
    Visualizações do artigo: 494    
    DOI: https://doi.org/10.24065/re.v14i1.2485
  • FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA O USO PEDAGÓGICO DE TECNOLOGIAS EMERGENTES NA EDUCAÇÃO INFANTIL: uma investigação histórico-cultural em escolas públicas de Porto Velho/RO

    Telma de Souza Lopes   Rafael Fonseca de Castro   Josiane Zarco de Oliveira  
    e024017
    Visualizações do artigo: 621    
    DOI: https://doi.org/10.24065/re.v14i1.2601
  • AMPLIANDO HORIZONTES: o potencial do podcast como ferramenta de educação inclusiva – uma Revisão Sistemática de Literatura

    Artur de Medeiros Queiroz   Everton Bedin  
    e024018
    Visualizações do artigo: 1114    
    DOI: https://doi.org/10.24065/re.v14i1.2533
  • CARACTERIZAÇÃO DA AUTONOMIA DO PESQUISADOR EDUCACIONAL E ELABORAÇÃO DE UM INSTRUMENTO DE ANÁLISE A PARTIR DO ESTUDO DA LITERATURA

    Elaine da Silva Machado   Sergio de Mello Arruda   Marinez Meneghello Pasos  
    e024019
    Visualizações do artigo: 383    
    DOI: https://doi.org/10.24065/re.v14i1.2600
  • RACISMO NA ESCOLA E A FORMAÇÃO DOCENTE PARA A EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICOS-RACIAIS

    Luciana da Silva de Araújo   Patrícia Medina  
    e024020
    Visualizações do artigo: 576    
    DOI: https://doi.org/10.24065/re.v14i1.2474
  • PARE A AULA E FAÇA EXERCÍCIOS! PAUSAS FISICAMENTE ATIVAS MELHORAM O DESEMPENHO EM LEITURA E MATEMÁTICA DE CRIANÇAS ESCOLARES

    Mizael Carvalho de Souza   Luisa Matos da Silva   Natáli Valim Oliver Bento-Torres   João Bento-Torres  
    e024021
    Visualizações do artigo: 647    
    DOI: https://doi.org/10.24065/re.v14i1.2584
  • PATOLOGIZAÇÃO E MEDICALIZAÇÃO DA VIDA ESCOLAR E O DIREITO SOCIAL À EDUCAÇÃO NO BRASIL

    Ronia Carla de Oliveira Lima Potente   Jonis Manhães Sales Felippe  
    e024022
    Visualizações do artigo: 1431    
    DOI: https://doi.org/10.24065/re.v14i1.2598
  • O APRENDER A APRENDER COMO EIXO DE FORMAÇÃO NO CURSO DE LICENCIATURA EM ARTES VISUAIS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE RORAIMA

    Vinícius Luge Oliveira  
    e024024
    Visualizações do artigo: 434    
    DOI: https://doi.org/10.24065/re.v14i1.2400
  • A TEORIA DOS SISTEMAS FUNCIONAIS E A DINÂMICA INTERNA DO CAPITAL: uma aproximação da neurofisiologia com a crítica da economia política

    Heitor Graton Roman   Marilsa Miranda de Souza   Vinicius Rezende Carretoni Vaz  
    e024025
    Visualizações do artigo: 928    
    DOI: https://doi.org/10.24065/re.v14i1.2597
  • Impactos do bullying na autoestima escolar de estudantes do Ensino Médio e Superior do Distrito Federal

    Felipe Alves de Sousa   Evelyn Jeniffer de Lima Toledo  
    e024026
    Visualizações do artigo: 745    
    DOI: https://doi.org/10.24065/re.v14i1.2541
  • PROBLEMATIZAÇÕES DE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS ESCOLARES E EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA: a cultura africana e afro-brasileira na Lei 10639/2003

    Neuzi Herculina Alves de Souza   Ivanil Magalhães da Silva   Kátia Sebastiana Carvalho dos Santos Farias  
    e024027
    Visualizações do artigo: 726    
    DOI: https://doi.org/10.24065/re.v14i1.2621
  • PERCEPÇÕES SOBRE O USO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS PELOS ADOLESCENTES

    Antenor Sandi Junior   Salete Valer  
    e024028
    Visualizações do artigo: 781    
    DOI: https://doi.org/10.24065/re.v14i1.2447
  • EDUCAÇÃO EM ANTONIO GRAMSCI COMO PRÁXIS DE EMANCIPAÇÃO DOS SUBALTERNOS

    Jefferson Carriello Carmo  
    e024029
    Visualizações do artigo: 784    
    DOI: https://doi.org/10.24065/re.v14i1.2608
  • LITERATURA E EDUCAÇÃO: a importância das obras de Lima barreto no currículo da Educação Básica e na formação de identidades de estudantes negros

    Alexandre Ribeiro Neto   Nadja Slemen  
    e024030
    Visualizações do artigo: 342    
    DOI: https://doi.org/10.24065/re.v14i1.2496
  • A EDUCAÇÃO EM SAÚDE NA REDE PÚBLICA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO DE PERNAMBUCO: concepções de gestores, professores e estudantes

    Wellington Lins de Souza   Vilde Gomes de Menezes   Thiago Rodrigo Fernandes da Silva Santos  
    e024031
    Visualizações do artigo: 326    
    DOI: https://doi.org/10.24065/re.v14i1.2632
  • ANÁLISES DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (BNCC) PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL: UMA REVISÃO DE LITERATURA

    Kênia Aparecida Nascimento Freire Teodoro   Marli Lúcia Tonatto Zibetti   Patrícia Ferreira Miranda  
    e024032
    Visualizações do artigo: 1075    
    DOI: https://doi.org/10.24065/re.v14i1.2614
  • A REFORMA DO ENSINO MÉDIO E A REPETIÇÃO DA HISTÓRIA: a primeira como tragédia e a segunda como farsa

    Marco Antônio de Oliveira Gomes   Luana Aparecida Moraes   Vinicius Ramos Bezerra  
    e024033
    Visualizações do artigo: 344    
    DOI: https://doi.org/10.24065/re.v14i1.2612
  • CONDIÇÃO DOCENTE DE PROFESSORAS DE BEBÊS: a arte de compartilhar vidas

    Maria das Graças Oliveira   Isabela Sarah Trigueiro Custódio de Brito   Kimberlly Saiwry Nunes Pereira  
    e024034
    Visualizações do artigo: 260    
    DOI: https://doi.org/10.24065/re.v14i1.2667
  • O FECHAMENTO DAS ESCOLAS QUILOMBOLAS NO ÂMBITO DA 9ª GERÊNCIA REGIONAL DE EDUCAÇÃO DE ALAGOAS

    Maria Lenilda Caetano França   Maria Valquiria dos Santos   João Batista Santos Filho  
    e024035
    Visualizações do artigo: 310    
    DOI: https://doi.org/10.24065/re.v14i1.2676
  • APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA E DESAFIOS DA ABORDAGEM STEM NO ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA EM MOÇAMBIQUE

    Emília Maria José Guiraguira   Damasco Rocha Mateus Chalenga   Vital de Melo Lopes Napapacha   Claudio Pinto Nunes  
    e024036
    Visualizações do artigo: 496    
    DOI: https://doi.org/10.24065/re.v14i1.2694
  • PARADOXOS NA REDE PÚBLICA DE ENSINO DO ESTADO DO ACRE: A ATUALIZAÇÃO DOS VALORES DO PISO NACIONAL DO MAGISTÉRIO E A DESTRUIÇÃO DAS ESTRUTURAS DE CARREIRA

    Sérgio Roberto Gomes de Souza   Mark Clark Assen de Carvalho  
    e024044
    Visualizações do artigo: 540    
    DOI: https://doi.org/10.24065/re.v14i1.2671
  • DO ENSINO REMOTO PARA O HÍBRIDO EM CURSO VOLTADO PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO SUPERIOR

    Angelo Luiz Cortelazzo   André de Oliveira Garcia  
    e024045
    Visualizações do artigo: 95    
    DOI: https://doi.org/10.24065/re.v14i1.2658
  • A COLONIZAÇÃO DO CAMPO EDUCACIONAL PELO IDEÁRIO NEOLIBERAL: o caso das escolas cidadãs integrais no Estado da Paraíba

    Iarityça da Silva Lindolfo   Marcelo Saturnino da Silva   Carlos Augusto de Medeiros  
    e024047
    Visualizações do artigo: 252    
    DOI: https://doi.org/10.24065/re.v14i1.2681
  • ALFABETIZAÇÃO NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: reflexões sobre a profissionalização dos alfabetizadores no contexto do Programa TOPA

    Graça dos Santos Costa   David Mallows   Camila Costa  
    e024048
    Visualizações do artigo: 209    
    DOI: https://doi.org/10.24065/re.v14i1.2724
  • ESTRATÉGIAS DE ENSINO E O MODELO DE NEGÓCIOS CANVAS: ferramentas utilizadas para a aprendizagem em Empreendedorismo na graduação em Ciências Contábeis

    Giovanna Gomes Cure   Cristiane Gularte Quintana   Patricia Franzoni  
    e024050
    Visualizações do artigo: 234    
    DOI: https://doi.org/10.24065/re.v14i1.2631
  • CONSTRUÇÃO DAS POLÍTICAS DE CURRÍCULO DE ENSINO MÉDIO EM UMA PERSPECTIVA DESCENTRADA

    Adriana Schneider Muller Konzen   Priscila Rusalina Medeiros de Oliveira   Jean Mac Cole Tavares Santos  
    e024051
    Visualizações do artigo: 179    
    DOI: https://doi.org/10.24065/re.v14i1.2737
  • VERBALIZAÇÕES DE PROFESSORAS ALFABETIZADORAS SOBRE ESCRITA ACADÊMICA E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS

    Elaine Vieira de Almeida   Maria Esteviane Lima Castro   Messias Dieb  
    e024052
    Visualizações do artigo: 109    
    DOI: https://doi.org/10.24065/re.v14i1.2742
  • SABERES DA PESQUISA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES(AS): contribuições do TCC na produção do conhecimento

    Ellen Cristyna Vieira de Brito   Pedro Silva Coutinho   Joselma Ferreira Lima e Silva  
    e024053
    Visualizações do artigo: 184    
    DOI: https://doi.org/10.24065/re.v14i1.2741
  • INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL GENERATIVA APLICADA AO ENSINO INCLUSIVO DE LINGUAGENS

    Jackeline Sousa Silva   Cícera Alves Agostinho de Sá  
    e024054
    Visualizações do artigo: 844    
    DOI: https://doi.org/10.24065/re.v14i1.2738
  • BIOGRAFIA DA PROFESSORA ROSÁLIA BARROS: itinerâncias da formação e da atuação na educação básica

    Lidiane da Silva Pereira   Francinalda Machado Stascxak   Lia Machado Fiuza Fialho  
    e024055
    Visualizações do artigo: 357    
    DOI: https://doi.org/10.24065/re.v14i1.2736
  • O ENSINO DE MATEMÁTICA PARA ESTUDANTES COM AUTISMO DO 3º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

    Marcelo Jamyson de Paulo Mendes   Karla Colares Vasconcelos   Larisse Amorim Cavalcante  
    e024056
    Visualizações do artigo: 404    
    DOI: https://doi.org/10.24065/re.v14i1.2739
  • PSICÓLOGO ESCOLAR NA EDUCAÇÃO INCLUSIVA NA PERSPECTIVA DO PROFESSOR

    Rafaele Lima Batista Oriá   Tereza Gláucia Rocha Matos  
    e024057
    Visualizações do artigo: 724    
    DOI: https://doi.org/10.24065/re.v14i1.2740
  • EMOÇÕES E APRENDIZAGEM DA DOCÊNCIA EM EDUCAÇÃO FÍSICA

    Mauro Sérgio da Silva   Lucio Martínez Álvarez   Felipe Quintão de Almeida  
    e024058
    Visualizações do artigo: 145    
    DOI: https://doi.org/10.24065/re.v14i1.2734
  • EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS E ENFRENTAMENTO ÀS LGBTIFOBIAS: narrativas de professoras/es do curso normal

    Douglas Luiz de Oliveira Moura   Aureliano Lopes da Silva Junior   Ronald Clay dos Santos Ericeira  
    e024059
    Visualizações do artigo: 300    
    DOI: https://doi.org/10.24065/re.v14i1.2696
  • A IMPORTÂNCIA DA PRODUÇÃO E AVALIAÇÃO DE MATERIAIS DE ENSINO PARA A APRENDIZAGEM

    Lindovon Dias Pessoa   Iandra Fernandes Caldas   Francicleide Cesário de Oliveira  
    e024060
    Visualizações do artigo: 521    
    DOI: https://doi.org/10.24065/re.v14i1.2680
  • ENTRE NORMATIVAS E EXPERIÊNCIA: Estágio Docência na Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal da Paraíba

    Diógenes Oliveira Pereira   Isabela Nathália Nunes Tristão   Fabiana Sena  
    e024061
    Visualizações do artigo: 208    
    DOI: https://doi.org/10.24065/re.v14i1.2695
  • A EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR: avanços e retrocessos na Educação Básica em contextos de Povos e Comunidades Tradicionais

    Fernanda Seidel Vorpagel   Cláudia da Silva Cousin  
    e024062
    Visualizações do artigo: 184    
    DOI: https://doi.org/10.24065/re.v14i1.2657
  • Ensaios sobre a prática pedagógica do professor de Educação Física da Educação Básica: uma análise de percepções

    Sthefane Lorrane Marinho do Nascimento   Jean Takehiro Shimomaebara Sato   Sérgio Eduardo Nassar  
    e024063
    Visualizações do artigo: 181    
    DOI: https://doi.org/10.24065/re.v14i1.2686
  • POLÍTICA NACIONAL DE ALFABETIZAÇÃO: disputas pelo controle da formação para padronizar a docência

    Marize Peixoto da Silva Figueiredo  
    e024064
    Visualizações do artigo: 191    
    DOI: https://doi.org/10.24065/re.v14i1.2752
  • REVISÃO DE LITERATURA SOBRE ESTUDOS RELATIVOS AO ENSINO DE PROBABILIDADE COM ÊNFASE EM SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS

    Mariana Mourão Omena   Acylena Coelho Costa  
    e024065
    Visualizações do artigo: 236    
    DOI: https://doi.org/10.24065/re.v14i1.2729
  • DA EUFORIA À DISFORIA: reflexões sobre os territórios etnoeducacionais como modelo de organização escolar indígena

    Marcelo Gaudêncio Brito Pureza  
    e024066
    Visualizações do artigo: 218    
    DOI: https://doi.org/10.24065/re.v14i1.2674
  • PERCEPÇÃO DOS EGRESSOS SOBRE A CONTRIBUIÇÃO DA PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU NO DESENVOLVIMENTO DE SABERES PEDAGÓGICOS

    Wilton Cerqueira Silva   Adriano Leal Bruni  
    e024067
    Visualizações do artigo: 130    
    DOI: https://doi.org/10.24065/re.v14i1.2684
  • DEZ ANOS DO PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO: considerações sobre a meta 9

    Sandra Fernandes Leite   Daniela Dos Santos Caetano   Lucila Conceição Pereira  
    e024068
    Visualizações do artigo: 181    
    DOI: https://doi.org/10.24065/re.v14i1.2712
  • SOBRE GRAMÁTICA E ENSINO NAS OBRAS DE MÁRIO PERINI (1986 [1985]; 2003 [1985]; 2016)

    Cleilma Sousa Rodrigues Riker   Ediene Pena Ferreira  
    e024069
    Visualizações do artigo: 568    
    DOI: https://doi.org/10.24065/re.v14i1.2783
  • O SAEB ENQUANTO POLÍTICA DE AVALIAÇÃO: uma leitura a partir do ciclo de políticas

    Wyrlanny do Socorro Fontes Moreira Leal   Neide Cavalcante Guedes  
    e024070
    Visualizações do artigo: 391    
    DOI: https://doi.org/10.24065/re.v14i1.2764
  • ANIMAIS PERIGOSOS? UMA ANÁLISE DAS RESPOSTAS EMOCIONAIS DE VISITANTES ADULTOS NO SERPENTÁRIO DO MUSEU DA AMAZÔNIA

    Luisa Massarani   Graziele Scalfi   Waneicy Gonçalves   Alice Ribeiro   Juliana Magalhães   Juliane Barros da Silva  
    e024071
    Visualizações do artigo: 171    
    DOI: https://doi.org/10.24065/re.v14i1.2691
  • NEUROCIÊNCIA E METODOLOGIAS ATIVAS explorando a ciência da aprendizagem e do ensino

    Márcia Gorett Ribeiro Grossi   Letícia Ribeiro Lyra   Mônica Ferreira da Silva  
    e024072
    Visualizações do artigo: 913    
    DOI: https://doi.org/10.24065/re.v14i1.2758

Resenha

  • ENTRE REDES E DESENHOS: CURRÍCULOS EM TRANSFORMAÇÃO

    Estér de Souza Batista Correa   Gênesis Guimarães Soares  
    e024016
    Visualizações do artigo: 416    
    DOI: https://doi.org/10.24065/re.v14i1.2539
  • Daniel: Hegemonia e educação: padre Zaccaria e sua obra

    Alana de Oliveira Barbosa   Ewerton de Jesus Vieira  
    e024046
    Visualizações do artigo: 108    
    DOI: https://doi.org/10.24065/re.v14i1.2701