ESTRATÉGIAS DE ENSINO E O MODELO DE NEGÓCIOS CANVAS: ferramentas utilizadas para a aprendizagem em Empreendedorismo na graduação em Ciências Contábeis

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24065/re.v14i1.2631

Palavras-chave:

Inovação, Ensino Superior, Metacognição

Resumo

Este estudo tem por objetivo analisar a percepção dos discentes sobre a própria aprendizagem, mediante a utilização das estratégias de ensino Tempestade Cerebral, Grupo Verbalização e Grupo Observação, e o Modelo de Negócios Canvas na disciplina de Empreendedorismo do curso de graduação em Ciências Contábeis de uma Instituição de Ensino Superior pública. A pesquisa, de abordagem qualitativa, teve seus dados coletados por um questionário on-line, com questões abertas que captaram a percepção dos alunos quanto aos seus processos metacognitivos. Através da interpretação dos resultados, por meio da técnica da Análise Textual Discursiva, emergiram três categorias de análise em que foi possível perceber a visão favorável dos discentes com relação a utilização das estratégias. Os resultados remontam ao desenvolvimento da capacidade criativa e de inovação discente, destacam a importância do papel do professor como mediador do planejamento das atividades e as vantagens da promoção da aprendizagem através do trabalho em grupo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Giovanna Gomes Cure, Universidade Federal do Rio Grande

Graduada em Ciências Contábeis pela Universidade do Vale do Itajaí - Univali - SC 1- Itajaí - SC. Mestre em Contabilidade pela Universidade Federal do Rio Grande - FURG ( Bolsista Capes) - Rio Grande - RS. Aluna Especial de Doutorado em Educação Ambiental pelo PPGE Ambiental da Universidade Federal do Rio Grande - FURG - Rio Grande - RS.

Cristiane Gularte Quintana, Universidade Federal do Rio Grande

Titulação: Doutora em Educação Ambiental - PPGEA - Universidade Federal do Rio Grande - FURG

Instituição: Universidade Federal do Rio Grande – FURG

Vínculo com a instituição: Professora Adjunta

Cidade – Rio Grande – RS

Patricia Franzoni, Universidade Federal do Rio Grande

Titulação – Doutora em Ensino - UNIVATES, Lajeado, RS

Instituição: Universidade Federal do Rio Grande – FURG

Vínculo com a instituição: Professora

Cidade – Rio Grande – RS

Referências

ANASTASIOU, L. G. C.; ALVES, L. P. Processos de Ensinagem na Universidade: pressupostos para as estratégias de trabalho em aula. Joinville: UNIVILLE, 2004.

AURÉLIO DICIONÁRIO. Dicionário Aurélio on-line de Português. Disponível em: https://www.dicio.com.br/aurelio-2/. Acesso em: 18 dez. 2022.

BACICH, L.; MORAN, J. Metodologias ativas para uma educação inovadora: uma abordagem teórico-prática. Penso. Porto Alegre, RS, 2018.

BARBOSA, R. S.; LEAL, E. A.; NGANGA, C. S. N. Estratégias de ensino aplicadas na pós-graduação em Contabilidade. Revista Educação e Cultura Contemporânea. v. 16, n. 25, p. 548-574, 2019.DOI: http://dx.doi.org/10.5935/2238-1279.20190094

BERBEL, N. A. N. As metodologias ativas e a promoção da autonomia de estudantes. Semina: Ciências sociais e humanas, v. 32, n. 1, p. 25-40, jan./ jun. 2011. DOI: https://doi.org/10.5433/1679-0383.2011v32n1p25

BORDENAVE, J. E. D. A opção pedagógica pode ter consequências individuais e sociais importantes. Revista de Educação. AEC, v. 54, p.41-45, 1984.

BORDENAVE, J. D.; PEREIRA, A. M. Estratégias de ensino-aprendizagem. 23° ed. Petrópolis: Vozes, 2002.

BROWN, A. L. Metacognition, executive control, self-regulation and other more mysterious mechanisms. In: F. E. Weinert, R. H. Kluwe. Metacognition, motivation and understanding. Hillsdale: Lawrence Erlbaum Associates, 1987.

BULGRAEN, V. C. O papel do professor e sua mediação nos processos de elaboração do conhecimento. Revista Conteúdo, v. 1, n. 4, p. 30-38, 2010. Disponível em: http://www.moodle.cpscetec.com.br/capacitacaopos/mstech/pdf/d3/aula04/FOP_d03_a04_t07b.pdf Acesso em: 20 dez. 2022.

CORNO, L.; MANDINACH, E. B. The role of cognitive engagement in classroom learning and motivation. Educational Psycologist, n. 18, p. 88-118, 1983. DOI: https://doi.org/10.1080/00461528309529266

DEAQUINO, C. T. E. Como aprender: andragogia e as habilidades de aprendizagem. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2008.

FLAVELL, J. H. Metacognitive aspects of problem solving. In: RESNICK, L. B. (Org). The nature of intelligence. New York: Hillsdale Erlbaum, 1976.

FONSECA, V. Cognição, neuropsicologia e aprendizagem: abordagem neuropsicológica e psicopedagógica. Petrópolis: Vozes; 2008. p.183.

FRANZONI, P. G. R. Investigação matemática no ensino de Educação Financeira e Economia: uma vivência com licenciandos em Matemática. 256 p. Tese (Doutorado em Ensino) – Programa de Pós-Graduação em Ensino, Universidade do Vale do Taquari (Univates), Lajeado, RS, 2020.

GIL, A. C. Didática do ensino superior. São Paulo: Atlas, 2006.

HEDMAN, J.; KALLING, T. The business model concept: theoretical underpinnings and empirical illustrations. European Journal of Information Systems, Basingstoke, v. 12, n. 1, p. 49-59, 2003. Doi: https://doi.org/10.1057/palgrave.ejis.3000446

HERRERA, D. C. F. El modelo Canvas en la formulación de proyectos. Cooperativismo Desarrollo, v.23, n.107, p.118-142, 2015. Disponível em: https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=535267. Acesso em: 28 dez. 2022.

JOHNSON, M. W.; CHRISTENSEN, C. M.; KAGERMANN, H. Reinventing your business model. Harvard Business Review, Boston, v. 86, n. 9, p. 50-59, Dec. 2008.

JOU, G. I.; SPERB, T. M. A metacognição como estratégia reguladora da aprendizagem. Psicologia Reflexão Crítica, v. 19, n. 2, p. 177-185, 2006. Doi: https://doi.org/10.1590/S0102-79722006000200003

LECOCQ, X.; DEMIL, B.; WARNIER, V. Le business model, un outil d’analyse stratégique. L’Expansion Management Review, v. 4, n. 123, p. 96-109, 2006. DOI: 10.3917/emr.123.0096. URL: https://www.cairn.info/revue-l-expansion-management-review-2006-4-page-96.htm

LOCATELLI, S. W.; ALVES, N. C. B. Aproximações entre o monitoramento metacognitivo e a elaboração de portfólio em uma disciplina de Química Geral. Amazônia: Revista de Educação em Ciências e Matemáticas, v. 14, n. 29, p. 79-92, 2018. DOI: http://dx.doi.org/10.18542/amazrecm.v14i29.5578

MARCHESAN, M. R., KUHN, M. C., MOLIN, N. D.; ARAUJO, J. M. S. Tempestade Cerebral, Phillips 66 e GV/ GO: a prática com estratégias de ensino em uma turma de curso. Revista Thema, v. 14, n. 4, p. 307-318, 2017. DOI: https://doi.org/10.15536/thema.14.2017.307-318.736

MARQUES, H. R. Metodologia do Ensino Superior. Campo Grande: UCDB, 1999.

MARQUES, L.; BIAVATTI, B. T. Estratégias aplicadas no ensino da Contabilidade: evidências dos planos de ensino de uma universidade pública. Revista Gestão Universitária na América Latina - GUAL, v. 12, n. 2, p. 24-47, 2019. DOI: https://doi.org/10.5007/1983-4535.2019v12n2p24

MARQUES, L. O. A Formação Docente no Cotidiano Escolar através do PIBID: um estudo com licenciadas PIBID Pedagogia FURG. 116 p. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande – FURG, Rio Grande, RS, 2015.

MASETTO, M. T. Competência pedagógica do professor universitário. 7° ed. São Paulo: Summus, 2015.

MATIAS, M. A., COLARES, A. C. V., ROCHA, P. M.; CARVALHO, L. E. Jr. O ensino de empreendedorismo nos cursos de graduação em ciências contábeis. Revista Catarinense da Ciência Contábil, v. 12, n. 35, p. 63-78, 2013. DOI: http://dx.doi.org/10.16930/2237-7662/rccc.v12n35p63-78

MAZZIONI, S. As estratégias utilizadas no processo de ensino-aprendizagem: concepções de alunos e professores de ciências contábeis. Revista Eletrônica de Administração e Turismo - ReAT, v. 2, n. 1, p. 93-109, 2013. DOI: https://doi.org/10.15210/reat.v2i1.1426

MORAES, R.; GALIAZZI, M. C. Análise Textual Discursiva. 2. Ed. Rev. Ijuí. Ijuí, 2013.

MORAN, J. M.; MASETTO, M. T.; BEHRENS, M. A. Novas tecnologias e mediação pedagógica. Campinas: Papirus, 2000.

MORAN, J. M. Ensino e aprendizagem inovadores com tecnologias audiovisuais e telemáticas. In: MORAN, José Manuel; MASETTO, Marcos T.; BEHRENS, Marilda Aparecida. Novas tecnologias e mediação pedagógica. 19. ed. São Paulo: Papirus, 2012.

NEVES, D. A. B. Meta-aprendizagem e Ciência da Informação: uma reflexão sobre o ato de aprender a aprender. Revista PCI, v. 12, n. 3, p. 116-128, 2007. DOI: https://doi.org/10.1590/S1413-99362007000300009

OLIVEIRA, A. S.; CAMPOS, L. C. Grupo de verbalização / Grupo de observação (GV-GO). In: Leal; E, A., Miranda, G. J.; Casa Nova, S. P. C. Revolucionando a sala de aula: como envolver o aluno aplicando as técnicas de metodologias ativas de aprendizagem. São Paulo: Atlas, p. 43-52, 2018.

OSTERWALDER, A. The business model ontology a proposition in a design science approach. Doctoral dissertation, Université de Lausanne, Faculté des hautes études commerciales, 2004.

OSTERWALDER, A.; PIGNEUR, Y. Business Model Generation - inovação em modelos de negócios: um manual para visionários, inovadores e revolucionários. Alta Books, 2011.

PATHWAYS COMISSION. Charting a national strategy for the next generation of accountants – final report, 2012. Disponível em: http://commons.aaahq.org/groups/2d690969a3/summary>. Acesso em: 13 ago. 2022.

PILETTI, C. Didática geral. 23° ed. São Paulo: Ática, 2006.

PINTO, E. A. T.; CORNATIONE, L. C.; CARVALHO, D. Estratégias de ensino-aprendizagem utilizadas nos cursos de História, Filosofia e Pedagogia: concepções de alunos e professores. Revista Contrapontos, v. 17, n. 3, p. 590-616, 2017. DOI: https://doi.org/10.14210/contrapontos.v17n3.p590-616

PORTILHO, E. M. L. Como se aprende? Estratégias, estilo e metacognição. 2. ed. Rio de Janeiro: Wak Ed, 2011.

ROSA, C. T. W. A metacognição e as atividades experimentais no ensino de Física (tese) orientador, José de Pinho Alves Filho. Florianópolis, SC, 2011.

ROSA, C. T. W. Metacognição no ensino de Física: da concepção à aplicação. Editora UPF: Passo Fundo, 2014.

ROSA, C. T. W. da; VILLAGRÁ, J. A. M. Metacognição e Ensino de Física: Revisão de Pesquisas Associadas a Intervenções Didáticas. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, v. 2, n. 18, 2018. DOI: https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2018182581

ROUSSEL, P. A.; SAAD, K. N.; BOHLIN, N. Pesquisa & desenvolvimento: como integrar P&D ao plano estratégico e operacional das empresas como fator de produtividade e competitividade. São Paulo: Makron Books, 1992.

SANMARTI, N. Avaliar para aprender. Porto Alegre: Artmed; 2009. p.136.

SANTOS, S. A. O favorecimento da vivência da metacognição a partir da resolução de problemas aritméticos por alunos dos anos finais do ensino fundamental. 100 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) Universidade Federal de Sergipe –São Cristóvão/ SE, 2020.

SCHÖN, D. Formar professores como profissionais reflexivos. Porto Alegre: Artmed, 1995.

SEBRAE – Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas. Educação Empreendedora e desenvolvimento de uma cultura no Brasil. 2013. Disponível em: https://m.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/sebraeaz/que-e educacaoempreendedora,61d97e573644d610VgnVCM1000004c002RD. Acesso em: 22 ago. 2022.

SEBRAE – Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas. Crie novos modelos de negócios com o Sebrae Canvas. 2020. Disponível em: https://www.sebraecanvas.com/#/. Acesso em: 22 ago. 2022.

STEDILE, N. L. R.; FRIENDLANDER, M. R. Metacognição e ensino de enfermagem: uma combinação possível? Revista Latino-americana de Enfermagem, v. 11, n. 6, p. 792-799. 2003. DOI: https://doi.org/10.1590/S0104-11692003000600014

VALENTIM, M. L. P. Criatividade e Inovação na Atuação Profissional. CRB-8 Digital, São Paulo, v. 1, n. 1, p. 3-9, 2008. Disponível em: http://hdl.handle.net/20.500.11959/brapci/8827. Acesso em: 19 ago. 2022.

VASCONCELOS, M. L. M. C. A formação do professor do ensino superior. 3° ed. São Paulo e Niterói: Xamã e Intertexto, 2009.

VEIGA, I. P. A. Na sala de aula: o estudo dirigido. In: VEIGA, I. P. A. (org.). Técnicas de ensino: por que não? Campinas: Papirus, 2003.

VIEIRA, S. F. A.; MELATTI, G. A.; OGUIDO, W. S.; PELISSON, C.; NEGREIROS, L F. Ensino de empreendedorismo em cursos de Administração: um levantamento da realidade brasileira. Revista de Administração (Belo Horizonte, on-line), v. 12, p. 1-23, 2013. DOI: https://doi.org/10.21714/1984-6975FACES2013V12N2ART137

Downloads

Publicado

2024-11-05

Como Citar

CURE, G. G.; GULARTE QUINTANA, C.; FRANZONI, P. ESTRATÉGIAS DE ENSINO E O MODELO DE NEGÓCIOS CANVAS: ferramentas utilizadas para a aprendizagem em Empreendedorismo na graduação em Ciências Contábeis. Revista Exitus, [S. l.], v. 14, n. 1, p. e024050, 2024. DOI: 10.24065/re.v14i1.2631. Disponível em: https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/2631. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)