ESTRATÉGIAS DE ENSINO E O MODELO DE NEGÓCIOS CANVAS: ferramentas utilizadas para a aprendizagem em Empreendedorismo na graduação em Ciências Contábeis
DOI:
https://doi.org/10.24065/re.v14i1.2631Palavras-chave:
Inovação, Ensino Superior, MetacogniçãoResumo
Este estudo tem por objetivo analisar a percepção dos discentes sobre a própria aprendizagem, mediante a utilização das estratégias de ensino Tempestade Cerebral, Grupo Verbalização e Grupo Observação, e o Modelo de Negócios Canvas na disciplina de Empreendedorismo do curso de graduação em Ciências Contábeis de uma Instituição de Ensino Superior pública. A pesquisa, de abordagem qualitativa, teve seus dados coletados por um questionário on-line, com questões abertas que captaram a percepção dos alunos quanto aos seus processos metacognitivos. Através da interpretação dos resultados, por meio da técnica da Análise Textual Discursiva, emergiram três categorias de análise em que foi possível perceber a visão favorável dos discentes com relação a utilização das estratégias. Os resultados remontam ao desenvolvimento da capacidade criativa e de inovação discente, destacam a importância do papel do professor como mediador do planejamento das atividades e as vantagens da promoção da aprendizagem através do trabalho em grupo.
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