ENSINO DE CUSTOS E METODOLOGIA ATIVA: reflexos na aprendizagem dos estudantes de Ciências Contábeis

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24065/re.v14i1.2485

Palavras-chave:

Ensino, Aprendizagem , Custos, Ciências Contábeis

Resumo

Este estudo caracteriza-se como pesquisa qualitativa e propõe-se a analisar como a utilização de metodologias ativas no ensino de Contabilidade de Custos pode promover aprendizagem mais significativa aos estudantes do curso de Ciências Contábeis, de uma Universidade Pública, localizada no Estado do Rio Grande do Sul. Dessa forma, foram aplicadas as estratégias Tempestade Cerebral e Peer Instruction para desenvolver o conteúdo de Custeio por Processos. Os dados foram coletados através de diário de bordo e aplicação de questionário sobre a atividade e a própria aprendizagem dos alunos. Em relação aos dados emergentes, estes foram analisados mediante a aplicação da ATD (Análise Textual Discursiva) e agrupados em três categorias: Conhecimento Prévio, Metodologias Ativas e Aprendizagem, e Trabalho em Equipe. Por meio deste estudo, percebeu-se que os graduandos assumiram um papel mais ativo, foram estimulados e motivados, valorizaram o trabalho em grupo e compartilharam dos seus pensamentos. Conclui-se que as estratégias desenvolvidas foram produtivas, tornando a aula mais interessante, além de possibilitar ao aluno maior envolvimento, fortalecendo os processos de ensino e de aprendizagem. É importante que o professor desenvolva uma postura dialógica em suas aulas, promovendo debates, trazendo situações-problemas em que o estudante possa participar e apresentar as suas próprias ideias.

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Biografia do Autor

Carla Renata Rodrigues, Universidade Federal do Rio Grande

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Contabilidade, Universidade Federal do Rio Grande (FURG, Rio Grande, RS, Brasil). Especialização em Controladoria, Auditoria e Perícia (IPOG, Porto Alegre, RS, Brasil), Graduação em Ciências Contábeis.

Patricia Franzoni, Universidade Federal do Rio Grande

Doutorado em Ensino, Universidade do Vale do Taquari (UNIVATES, Lajeado, RS, Brasil), Mestrado em Economia (UFPB, João Pessoa, PB, Brasil), Bacharél em Ciências Econômicas (FURG, Rio Grande, RS, Brasil), Docente da Pós-Graduação em Contabilidade e Graduação em Ciências Econômicas (FURG). 

Débora Gomes de Gomes, Universidade Federal do Rio Grande

Pós-Doutorado em Ciências Contábeis, Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS, São Leopoldo, RS, Brasil), Doutorado em Ciências Contábeis e Administração (FURB, Blumenau, SC, Brasil), Mestrado em Ciências Contábeis (UNISINOS) e Bacharél em Ciências Contábeis (UCPEL, Pelotas, RS, Brasil), Docente da Pós-Graduação e Graduação (FURG, Rio Grande, RS, Brasil). 

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Publicado

2024-04-18

Como Citar

RODRIGUES, C. R.; FRANZONI, P.; GOMES DE GOMES, D. ENSINO DE CUSTOS E METODOLOGIA ATIVA: reflexos na aprendizagem dos estudantes de Ciências Contábeis. Revista Exitus, [S. l.], v. 14, n. 1, p. e024015, 2024. DOI: 10.24065/re.v14i1.2485. Disponível em: https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/2485. Acesso em: 1 maio. 2024.

Edição

Seção

Artigos