ENSINO DE CUSTOS E METODOLOGIA ATIVA: reflexos na aprendizagem dos estudantes de Ciências Contábeis

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24065/re.v14i1.2485

Palavras-chave:

Ensino, Aprendizagem , Custos, Ciências Contábeis

Resumo

Este estudo caracteriza-se como pesquisa qualitativa e propõe-se a analisar como a utilização de metodologias ativas no ensino de Contabilidade de Custos pode promover aprendizagem mais significativa aos estudantes do curso de Ciências Contábeis, de uma Universidade Pública, localizada no Estado do Rio Grande do Sul. Dessa forma, foram aplicadas as estratégias Tempestade Cerebral e Peer Instruction para desenvolver o conteúdo de Custeio por Processos. Os dados foram coletados através de diário de bordo e aplicação de questionário sobre a atividade e a própria aprendizagem dos alunos. Em relação aos dados emergentes, estes foram analisados mediante a aplicação da ATD (Análise Textual Discursiva) e agrupados em três categorias: Conhecimento Prévio, Metodologias Ativas e Aprendizagem, e Trabalho em Equipe. Por meio deste estudo, percebeu-se que os graduandos assumiram um papel mais ativo, foram estimulados e motivados, valorizaram o trabalho em grupo e compartilharam dos seus pensamentos. Conclui-se que as estratégias desenvolvidas foram produtivas, tornando a aula mais interessante, além de possibilitar ao aluno maior envolvimento, fortalecendo os processos de ensino e de aprendizagem. É importante que o professor desenvolva uma postura dialógica em suas aulas, promovendo debates, trazendo situações-problemas em que o estudante possa participar e apresentar as suas próprias ideias.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carla Renata Rodrigues, Universidade Federal do Rio Grande

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Contabilidade, Universidade Federal do Rio Grande (FURG, Rio Grande, RS, Brasil). Especialização em Controladoria, Auditoria e Perícia (IPOG, Porto Alegre, RS, Brasil), Graduação em Ciências Contábeis.

Patricia Franzoni, Universidade Federal do Rio Grande

Doutorado em Ensino, Universidade do Vale do Taquari (UNIVATES, Lajeado, RS, Brasil), Mestrado em Economia (UFPB, João Pessoa, PB, Brasil), Bacharél em Ciências Econômicas (FURG, Rio Grande, RS, Brasil), Docente da Pós-Graduação em Contabilidade e Graduação em Ciências Econômicas (FURG). 

Débora Gomes de Gomes, Universidade Federal do Rio Grande

Pós-Doutorado em Ciências Contábeis, Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS, São Leopoldo, RS, Brasil), Doutorado em Ciências Contábeis e Administração (FURB, Blumenau, SC, Brasil), Mestrado em Ciências Contábeis (UNISINOS) e Bacharél em Ciências Contábeis (UCPEL, Pelotas, RS, Brasil), Docente da Pós-Graduação e Graduação (FURG, Rio Grande, RS, Brasil). 

Referências

ANASTASIOU, L. G.; ALVES, L. P. Processos de ensinagem na universidade: pressupostos para as estratégias de trabalho em aula. Joinville: Univille, 2005.

ARAÚJO, I. S.; MAZUR, E. Instrução pelos colegas e ensino sob medida: uma proposta para o engajamento dos alunos no processo de ensino-aprendizagem de Física. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v. 30, n. 2, p. 362-384, 2013. DOI: 10.5007/2175-7941.2013v30n2p362. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/2175-7941.2013v30n2p362. Acesso em: 26/03/2023.

ARAÚJO, J. C. Fundamentos da metodologia de ensino ativa (1890-1931). In: 37ª Reunião Nacional da ANPEd, 2015, Santa Catarina, Anais [...], SC: UFSC, 2015.

BERBEL, N. A. N. As metodologias ativas e a promoção da autonomia de estudantes. Semina: Ciências Sociais e Humanas, Londrina, v. 32, n. 1, p. 25-40, 2011DOI: 10.5433/1679-0383.2011v32n1p25. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/272653325_As_metodologias_ativas_e_a_promocao_da_autonomia_de_estudantes. Acesso em: 10/03/2023.

BORDENAVE, J.D.; PEREIRA, A. M. Estratégias de ensino-aprendizagem. Petrópolis: Vozes, 2002.

CREPALDI, G. S.; CREPALDI, S. A. Auditoria Contábil: teoria e prática. 10 ed. São Paulo: Atlas, 2016.

CUNHA, M. I.; MARSICO, H. L.; BORGES, F. A.; TAVARES, P. Inovações pedagógicas na formação inicial de professores. In: FERNANDES, C. M. B.; GRILLO, M. (Org). Educação Superior: travessias e atravessamentos. Canoas: ULBRA, 2001.

DAUDELIN, M. W. Learning from experience through reflection. Organizational Dynamics, v. 24, n. 3, p. 36-48, 1996. DOI: https://doi.org/10.1016/S0090-2616(96)90004-2. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/abs/pii/S0090261696900042?via%3Dihub. Acesso em: 01/032023.

FILATRO, A.; CAVALCANTI, C. C. Metodologias inov-ativas na educação presencial, a distância e corporativa. São Paulo: Saraiva. 2018.

FRANZONI, P. G. Investigação matemática no ensino de Educação Financeira e Economia: uma vivência com licenciandos em Matemática. 2020. 256 p. Tese (Doutorado em Ensino). Universidade do Vale do Taquari (Univates), Lajeado, RS.

FREIRE, P. Pedagogia do Oprimido. São Paulo: Paz e Terra, 2006.

GAZOLLA-NETO, A.; AUMONDE, T. Z.; PEDÓ, T.; LEVINSKI, P.; FONSECA, F. R.; PESKE, S. T.; VILLELA, F. A. Rastreabilidade aplicada à produção de sementes de soja. Informativo ABRATES, Londrina, v. 22, n. 2, 2012. Disponível em: https://www.abrates.org.br/informativo-abrates/140/012informativov22v21634269592pdf. Acesso em: 20/03/2023.

GERHARDT, T. E.; SILVEIRA, D. T. Métodos de pesquisa. Porto Alegre: UFRGS, 2009.

INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA – INEP. 2022. Indicador de qualidade das instituições de educação superior. Disponível em: https://www.gov.br/inep/pt-br/areas-de-atuacao/pesquisas-estatisticas-e-indicadores/indicadores-de-qualidade-da-educacao-superior. Acesso em: 20 de julho de 2022.

LEONE, G. S.; LEONE, R. J. Curso de Contabilidade de Custos. 4 ed. São Paulo: Atlas, 2010.

LUCARELLI, E. Um desafio institucional: inovação e formação pedagógica do docente universitário. In: CASTANHO, S.; CASTANHO, M. O que há de novo na educação superior: do projeto pedagógico à prática transformadora. Campinas: Papirus, 2000.

MARCHESAN, M. R.; MARTINS, S. N. Metodologia de Ensino Participativa: uma proposição para a Educação Superior. Revista Exitus, Santarém/ PA, v. 12, p. 01-21, 2022. DOI: 10.24065/2237-9460.2022v12n1ID1766. Disponível em: https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/1766. Acesso em: 10/12/2023.

MARION, J.C. O ensino da Contabilidade: professor do ensino superior da Contabilidade, vantagens e desvantagens, linhas metodológicas, ensino da Contabilidade Brasil x EUA. São Paulo: Atlas, 1996.

MARTINS, E. Contabilidade de custos. 10 ed. São Paulo: Atlas, 2010.

MASETTO, M. Competência pedagógica do professor universitário. São Paulo: Atlas, 2003.

MATTAR, J. Metodologias ativas para a educação presencial, blended e a distância. São Paulo: Artesanato Educacional, 2017.

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E DO DESPORTO. Resolução CNE/CES n°. 10/2004: institui as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Graduação em Ciências Contábeis, [...]. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/rces10_04.pdf. Acesso em: 30 de julho de 2023.

MIRAS, M. Um ponto de partida para a aprendizagem de novos conteúdos: os conhecimentos prévios. In: COLL, C.; MARTIN, E.; MAURI, T.; ONRUBIA, J.; SOLÉ, I.; ZABALA, A. O construtivismo na sala de aula. São Paulo: Ática, 1997.

MORAES, R.; GALIAZZI, M. C. Análise textual discursiva. Ijuí: UNIJUÍ, 2016.

MOREIRA, C. S.; SOUZA, J. M.; ARAÚJO, A. O.; AZEVEDO, Y. G. Problem-Based Learning: uma análise das competências desenvolvidas e dificuldades encontradas sob a ótica dos discentes de Contabilidade. In: USP International Conference in Accounting, 18, São Paulo, 2018, Anais [...] São Paulo: USP, 2018.

MUNRO, C. R. Mentoring needs and expectations of generation-Y. Human resources, practitioners: preparing the next wave of strategic business partners. Journal of Management Research, v. 1, n. 2, p. 01-25, 2009. Disponível em: https://www.macrothink.org/journal/index.php/jmr/article/view/94. Acesso em: 23 de agosto de 2022.

NEVES, Á. J. Métodos Ativos de Ensino: ideias e resultados. In: Seminário do Comung Discute a Nova Sala de Aula, 2, Lajeado, 2013. Anais [...] RS, 2013.

NEVES, S.; VICECONTI, P. E. Contabilidade de custos: um enfoque direto e objetivo. 7. ed. São Paulo: Frase, 2003.

OLISKOVICZ, K.; PIVA, C. D. As estratégias didáticas no ensino superior: quando é o momento certo para se usar as estratégias didáticas no ensino superior? Revista de Educação, v. 15, n. 19, p. 111-127, 2012. Disponível em: https://pdi.ufca.edu.br/projetos/attachments/download/143/1710_Estrat%C3%A9gias_Did%C3%A1ti.pdf. Acesso em: 15/10/2023.

PAULA, M. R.; SOARES, G. A. A utilização de algumas ferramentas das metodologias ativas de aprendizagem para as aulas de cálculo diferencial. In: Educação Matemática na Contemporaneidade: desafios e possibilidades, 2016, São Paulo. Anais [...] SP, 2016.

PELEIAS, I. R. Didática do ensino da contabilidade: aplicável a outros ensinos superiores. São Paulo: Saraiva, 2006.

QUINHONES, D. V. Transformações cognitivo-afetivas nos ambientes virtuais de aprendizagem através de leituras e autonarrativas. 2012. 110 f. Dissertação (Mestrado em Letras). Universidade de Santa Cruz do Sul, Santa Cruz do Sul.

SANTOS, A. C.; DOMINGUES, M. J.; RIBEIRO, M. J. Um estudo sobre o nível de aderência dos cursos de Ciências Contábeis das instituições paranaenses listadas no MEC ao currículo mundial. In: Congresso ANPCONT, 5, 2016, São Paulo. Anais [...] SP, 15 à 18 outubro de 2011.

SANTOS, G. J.; MARION. J. C.; SEGATTI, S. Administração de Custos na Agropecuária. 4 ed. São Paulo: Atlas, 2009.

SILVA, D. O.; SALES, G. L.; CASTRO, J. B. A utilização do aplicativo plickers como ferramenta na implementação da metodologia peer instruction. Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar. Mossoró, v. 4, n. 12, p. 502-516, 2018. DOI:10.21920/recei72018412502516. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/329547691_A_UTILIZACAO_DO_APLICATIVO_PLICKERS_COMO_FERRAMENTA_NA_IMPLEMENTACAO_DA_METODOLOGIA_PEER_INSTRUCTION. Acesso em: 02/08/2023.

STEDILE, N. L. R.; FRIENDLANDER, M. R. Metacognição e ensino de enfermagem: uma combinação possível? Revista Latino-Americana de Enfermagem, v. 11, n. 6, p. 792-799, 2003. DOI: 10.1590/S0104-11692003000600014. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rlae/a/GXCpbhvtSYRbSj5QkgrP5mr/. Acesso em: 03/06/2023.

TORRES, C. S.; CARVALHO, D. G.; SILVA, L. M G. Desafios e as potencialidades do ensino remoto emergencial: uma análise da experiência do Instituto Federal do Piauí. Revista Exitus, Santarém, v. 13, p. 01-25, 2023. DOI: 10.24065/2237-9460.2023v13n1ID1918. Disponível em: https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/1918. Acesso em: 10/12/2023.

Downloads

Publicado

2024-04-18

Como Citar

RODRIGUES, C. R.; FRANZONI, P.; GOMES DE GOMES, D. ENSINO DE CUSTOS E METODOLOGIA ATIVA: reflexos na aprendizagem dos estudantes de Ciências Contábeis. Revista Exitus, [S. l.], v. 14, n. 1, p. e024015, 2024. DOI: 10.24065/re.v14i1.2485. Disponível em: https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/2485. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos