METODOLOGIA DE ENSINO PARTICIPATIVA: uma proposição para a Educação Superior
DOI:
https://doi.org/10.24065/2237-9460.2022v12n1ID1766Palavras-chave:
Metodologia de Ensino Participativa, Educação Superior, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia.Resumo
Esta investigação apresenta uma análise em torno da metodologia de ensino participativa no contexto didático-pedagógico de cursos superiores presenciais ofertados por um Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia no estado do Rio Grande do Sul/BR. Diante da necessidade humana de participar, de compartilhar e de colaborar socialmente, a metodologia de ensino participativa (MEP) surge como possibilidade de fundamentação teórica para a construção e a práxis dos princípios metodológicos dos cursos superiores presenciais. Nesse viés, objetivou-se, evidenciar indícios da MEP no contexto dos princípios metodológicos dos cursos superiores presenciais. Para fins metodológicos, assumiu-se uma abordagem qualitativa. Foram envolvidos seis Coordenadores de Curso e duas Supervisoras Pedagógicas. Para produção dos dados, foram utilizadas a análise documental e a entrevista semiestruturada. Os dados produzidos foram analisados seguindo-se a abordagem de Análise de Conteúdo (BARDIN, 2016). Na comparação entre as características da metodologia de ensino participativa e os princípios metodológicos extraídos dos Projetos Pedagógicos de Curso, foi possível evidenciar interlocuções, entre as quais, destaca-se a problematização da realidade.
Downloads
Referências
ALPÍZAR, F. A. La metodología participativa para la intervención social: Reflexiones desde la práctica. Ensayos Pedagógicos, Costa Rica, v. 11, n. 1, p. 87-109, jul. 2016. Disponível em: https://www.revistas.una.ac.cr/index.php/ensayospedagogicos/article/view/8470/9719. Acesso em: 01 nov. 2019.
ARAÚJO, J. C. S. Da metodologia ativa à participativa. In: VEIGA, I. P. A. (Org.). Metodologia participativa e as técnicas de ensino-aprendizagem. Curitiba: CRV, 2017, p. 17-56.
ARAÚJO, J. C. S. Sobre a didática da educação superior e o lugar das técnicas de ensino-aprendizagem. In: VEIGA, I. P. A.; FERNANDES, R. C. de A. (org.). Por uma didática da Educação Superior. Campinas, SP: Editora Autores Associados, 2021. p. 121-156.
BARDIN, L. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2016.
DOMÍNGUEZ, R. H.; BADILLO, L. C. C. La metodología participativa: una alternativa para fomentar la comunicación y el trabajo colaborativo en el aula. Cinzontle, México, n. 2, may./ago. 2009. Disponível em: http://revistas.ujat.mx/index.php/Cinzontle/article/view/2213. Acesso em: 15 set. 2019.
FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 43. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2011.
GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2012.
GIL, A. C. Didática do Ensino Superior. São Paulo: Atlas, 2015.
LÓPEZ NOGUERO, F. Metodología Participativa em la Enseñanza Universitaria. Madri: Narcea, 2013. E-book.
LÜDKE, M.; ANDRÉ, M. E. D. A. Pesquisa em educação: abordagens
qualitativas. 2. ed. Rio de Janeiro: E.P.U., 2018.
MARTÍNEZ-DOMÍNGUEZ, I. et al. Trabajar con metodologias participativas en la formación universitaria, todo un desafio. Investigación en la Escuela, País Vasco, Espanha, n. 75, p. 101-113, 2011. Disponível em: https://revistascientificas.us.es/index.php/IE/article/view/7000. Acesso em: 02 nov. 2019.
MARTÍNEZ-RODRÍGUEZ, D. El trabajo sociocultural comunitário: misión de la educación superior. Revista ibero-americana de educación superior, México, v. 10, n. 28, jun. 2019. Disponível em: http://www.scielo.org.mx/scielo.php?pid=S200728722019000200187&script=sci_abstract&tlng=pt. Acesso em: 10 out. 2019.
MORAES, R.; GALIAZZI, M. do C. Análise Textual Discursiva. 2. ed. Ijuí: Unijuí, 2013.
MOREIRA, M. A. Metodologias de Pesquisa em Ensino. São Paulo: Livraria da Física, 2011.
OLIVARES, P. A. El Modelo de Escuela Rural ¿Es un Modelo Transferible a Otro Tipo de Escuela?. Educação & Realidade, Porto Alegre, v. 40, n. 3, p. 667-684, mai. 2015. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/educacaoerealidade/article/view/45781. Acesso em: 02 nov. 2019.
PEÑALVA, M. A.; TOSTI, S. B.; CECHO, A. C. Analogía entre dos estratégias de enseñanza em los dos últimos años. Trayectorias Universitarias, La Plata, Argentina, v. 5, n. 8, p. 01-09, 2019. Disponível em: https://revistas.unlp.edu.ar/TrayectoriasUniversitarias/article/view/8645. Acesso em: 04 nov. 2019.
PÉREZ-PÉREZ, I. La metodología participativa en la Educación Superior: una evaluación de los estuddiantes de Sociología. Espaço Abierto, Venezuela, v. 23, n. 4, p. 646-660, oct./dic. 2014. Disponível em:
http://produccioncientificaluz.org/index.php/espacio/article/view/19171. Acesso em: 04 nov. 2019.
SAVIANI, D. História das Ideias Pedagógicas. 4. ed. Campinas: Autores Associados, 2013.
VEIGA, I. P. A. (Org.). Formação Médica e Aprendizagem Baseada em Problemas. Campinas: Papirus, 2015.
VEIGA, I. P. A. (Org.). Metodologia participativa e as técnicas de ensino-aprendizagem. Curitiba: CRV, 2017.
VEIGA, I. P. A.; SILVA, E. F. Para onde vão a didática geral da educação superior e as didáticas específicas? In: VEIGA, I. P. A.; FERNANDES, R. C. de A. (org.). Por uma didática da Educação Superior. Campinas, SP: Editora Autores Associados, 2021. p. 41-60.
VEIGA, I. P. A.; FERNANDES, R. C. de A. Painel integrado ou grupos rotativos: caminhos para a integração horizontal-vertical. In: VEIGA, I. P. A. (Org.). Metodologia participativa e as técnicas de ensino-aprendizagem. Curitiba: CRV, 2017, p. 75-86.
VELOSO, FILHO, J. C.; MUSSE, L. B.; MIHALACHE, S. G. C. C. Júri simulado: uma técnica de ensino colaborativo. In: VEIGA, I. P. A. (Org.). Metodologia participativa e as técnicas de ensino-aprendizagem. Curitiba: CRV, 2017, p. 75-86.
VIDOR, A. et al. Institutos Federais: Lei n. 11.892 de 29/12/2008 - Comentários e reflexões. In: PACHECO, E. (Org.). Institutos Federais: uma revolução na educação profissional e tecnológica. São Paulo: Moderna, 2011.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Michele Roos Marchesan, Silvana Neumann Martins
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License. Declaro que o trabalho apresentado é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Assim, concordo que os direitos autorais a ele referentes se tornem propriedade exclusiva da Editora da Revista Exitus, sendo vedada qualquer reprodução total ou parcial, em qualquer outra parte ou meio de divulgação impresso ou eletrônico, sem ser citada a fonte. Declaro, ainda, estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorais (Nº 9.610, de 19/02/1998).