METODOLOGIA DE ENSINO PARTICIPATIVA: uma proposição para a Educação Superior

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24065/2237-9460.2022v12n1ID1766

Palavras-chave:

Metodologia de Ensino Participativa, Educação Superior, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia.

Resumo

Esta investigação apresenta uma análise em torno da metodologia de ensino participativa no contexto didático-pedagógico de cursos superiores presenciais ofertados por um Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia no estado do Rio Grande do Sul/BR. Diante da necessidade humana de participar, de compartilhar e de colaborar socialmente, a metodologia de ensino participativa (MEP) surge como possibilidade de fundamentação teórica para a construção e a práxis dos princípios metodológicos dos cursos superiores presenciais. Nesse viés, objetivou-se, evidenciar indícios da MEP no contexto dos princípios metodológicos dos cursos superiores presenciais. Para fins metodológicos, assumiu-se uma abordagem qualitativa. Foram envolvidos seis Coordenadores de Curso e duas Supervisoras Pedagógicas. Para produção dos dados, foram utilizadas a análise documental e a entrevista semiestruturada. Os dados produzidos foram analisados seguindo-se a abordagem de Análise de Conteúdo (BARDIN, 2016). Na comparação entre as características da metodologia de ensino participativa e os princípios metodológicos extraídos dos Projetos Pedagógicos de Curso, foi possível evidenciar interlocuções, entre as quais, destaca-se a problematização da realidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Michele Roos Marchesan, UNIVATES

Doutorado em Ensino, Universidade do Vale do Taquari (Univates). Pedagoga no Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense (IFSUL), Passo Fundo- RS/Brasil.

Silvana Neumann Martins

Doutora em Educação, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS); Docente na Universidade do Vale do Taquari/RS - Brasil; Docente nos Programas de Pós-graduação em Ensino e Ensino de Ciências Exatas - Univates; Participa dos Grupos de Pesquisa: O ensinar da infância à idade adulta: olhares de professores e alunos; Ensinando, aprendendo e desenvolvendo produtos educacionais nas Ciências.

Referências

ALPÍZAR, F. A. La metodología participativa para la intervención social: Reflexiones desde la práctica. Ensayos Pedagógicos, Costa Rica, v. 11, n. 1, p. 87-109, jul. 2016. Disponível em: https://www.revistas.una.ac.cr/index.php/ensayospedagogicos/article/view/8470/9719. Acesso em: 01 nov. 2019.

ARAÚJO, J. C. S. Da metodologia ativa à participativa. In: VEIGA, I. P. A. (Org.). Metodologia participativa e as técnicas de ensino-aprendizagem. Curitiba: CRV, 2017, p. 17-56.

ARAÚJO, J. C. S. Sobre a didática da educação superior e o lugar das técnicas de ensino-aprendizagem. In: VEIGA, I. P. A.; FERNANDES, R. C. de A. (org.). Por uma didática da Educação Superior. Campinas, SP: Editora Autores Associados, 2021. p. 121-156.

BARDIN, L. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2016.

DOMÍNGUEZ, R. H.; BADILLO, L. C. C. La metodología participativa: una alternativa para fomentar la comunicación y el trabajo colaborativo en el aula. Cinzontle, México, n. 2, may./ago. 2009. Disponível em: http://revistas.ujat.mx/index.php/Cinzontle/article/view/2213. Acesso em: 15 set. 2019.

FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 43. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2011.

GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2012.

GIL, A. C. Didática do Ensino Superior. São Paulo: Atlas, 2015.

LÓPEZ NOGUERO, F. Metodología Participativa em la Enseñanza Universitaria. Madri: Narcea, 2013. E-book.

LÜDKE, M.; ANDRÉ, M. E. D. A. Pesquisa em educação: abordagens

qualitativas. 2. ed. Rio de Janeiro: E.P.U., 2018.

MARTÍNEZ-DOMÍNGUEZ, I. et al. Trabajar con metodologias participativas en la formación universitaria, todo un desafio. Investigación en la Escuela, País Vasco, Espanha, n. 75, p. 101-113, 2011. Disponível em: https://revistascientificas.us.es/index.php/IE/article/view/7000. Acesso em: 02 nov. 2019.

MARTÍNEZ-RODRÍGUEZ, D. El trabajo sociocultural comunitário: misión de la educación superior. Revista ibero-americana de educación superior, México, v. 10, n. 28, jun. 2019. Disponível em: http://www.scielo.org.mx/scielo.php?pid=S200728722019000200187&script=sci_abstract&tlng=pt. Acesso em: 10 out. 2019.

MORAES, R.; GALIAZZI, M. do C. Análise Textual Discursiva. 2. ed. Ijuí: Unijuí, 2013.

MOREIRA, M. A. Metodologias de Pesquisa em Ensino. São Paulo: Livraria da Física, 2011.

OLIVARES, P. A. El Modelo de Escuela Rural ¿Es un Modelo Transferible a Otro Tipo de Escuela?. Educação & Realidade, Porto Alegre, v. 40, n. 3, p. 667-684, mai. 2015. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/educacaoerealidade/article/view/45781. Acesso em: 02 nov. 2019.

PEÑALVA, M. A.; TOSTI, S. B.; CECHO, A. C. Analogía entre dos estratégias de enseñanza em los dos últimos años. Trayectorias Universitarias, La Plata, Argentina, v. 5, n. 8, p. 01-09, 2019. Disponível em: https://revistas.unlp.edu.ar/TrayectoriasUniversitarias/article/view/8645. Acesso em: 04 nov. 2019.

PÉREZ-PÉREZ, I. La metodología participativa en la Educación Superior: una evaluación de los estuddiantes de Sociología. Espaço Abierto, Venezuela, v. 23, n. 4, p. 646-660, oct./dic. 2014. Disponível em:

http://produccioncientificaluz.org/index.php/espacio/article/view/19171. Acesso em: 04 nov. 2019.

SAVIANI, D. História das Ideias Pedagógicas. 4. ed. Campinas: Autores Associados, 2013.

VEIGA, I. P. A. (Org.). Formação Médica e Aprendizagem Baseada em Problemas. Campinas: Papirus, 2015.

VEIGA, I. P. A. (Org.). Metodologia participativa e as técnicas de ensino-aprendizagem. Curitiba: CRV, 2017.

VEIGA, I. P. A.; SILVA, E. F. Para onde vão a didática geral da educação superior e as didáticas específicas? In: VEIGA, I. P. A.; FERNANDES, R. C. de A. (org.). Por uma didática da Educação Superior. Campinas, SP: Editora Autores Associados, 2021. p. 41-60.

VEIGA, I. P. A.; FERNANDES, R. C. de A. Painel integrado ou grupos rotativos: caminhos para a integração horizontal-vertical. In: VEIGA, I. P. A. (Org.). Metodologia participativa e as técnicas de ensino-aprendizagem. Curitiba: CRV, 2017, p. 75-86.

VELOSO, FILHO, J. C.; MUSSE, L. B.; MIHALACHE, S. G. C. C. Júri simulado: uma técnica de ensino colaborativo. In: VEIGA, I. P. A. (Org.). Metodologia participativa e as técnicas de ensino-aprendizagem. Curitiba: CRV, 2017, p. 75-86.

VIDOR, A. et al. Institutos Federais: Lei n. 11.892 de 29/12/2008 - Comentários e reflexões. In: PACHECO, E. (Org.). Institutos Federais: uma revolução na educação profissional e tecnológica. São Paulo: Moderna, 2011.

Downloads

Publicado

2022-06-17

Como Citar

ROOS MARCHESAN, M.; NEUMANN MARTINS, S. . METODOLOGIA DE ENSINO PARTICIPATIVA: uma proposição para a Educação Superior. Revista Exitus, [S. l.], v. 12, n. 1, p. e022045, 2022. DOI: 10.24065/2237-9460.2022v12n1ID1766. Disponível em: https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/1766. Acesso em: 1 jul. 2024.

Edição

Seção

Artigos