RELAÇÕES ENTRE GESTÃO DEMOCRÁTICA E AS EXIGÊNCIAS DO NOVO FUNDEB EM MUNICÍPIOS PARANAENSES

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24065/re.v14i1.2460

Palavras-chave:

Educação municipal, Gestão da educação, Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação

Resumo

Este artigo tem por temática, as políticas públicas para a escolha de diretor escolar. O objetivo é discutir os critérios definidos para a materialização desta escolha em 20 municípios do estado do Paraná, com sistemas de ensino instituídos, como meio de atender às condicionalidades para recebimento da complementação do Valor Aluno Ano Resultado (VAAR). Considerando a Lei nº 14.113, de 25 de novembro de 2020, que regulamenta o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (FUNDEB), e sua ressonância no princípio da gestão democrática. A investigação assenta-se no método materialista histórico-dialético, sendo constituída de pesquisa bibliográfica e documental. Os dados indicam que a condicionalidade relativa à escolha de diretores de escolas é contraditória, pois ao mesmo tempo em que indica a possibilidade de participação da comunidade, a vincula à avaliação de mérito e desempenho dos possíveis candidatos à função, podendo interferir na efetivação do princípio da gestão democrática. Destaca-se que a gestão democrática não pode estar condicionada a uma política de financiamento da educação, mas deve se constituir em princípio fundamental que orienta as ações no campo da educação e da escola.

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Biografia do Autor

Simone de Fátima Flach, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Doutora em Educação pela Universidade Federal de São Carlos – UFSCar. Docente do Departamento de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) – Brasil.; Líder do Grupo de Pesquisa Capital, Trabalho, Estado, Educação e Políticas Educacionais (GPCATE); Bolsista Produtividade em Pesquisa CNPq – PQ2.

Ítalo Bruno Paiva Gonçalves, Secretaria de Estado da Educação do Tocantins

Doutorando em Educação no Programa de Pós-graduação em Educação na Amazônia (PGEDA - UFT); Docente na Secretaria de Estado da Educação do Tocantins – Brasil; Membro do Grupo de Estudo, Pesquisa e Extensão em Educação Municipal (GepeEM – UFT).

Maria Raimunda Carvalho Araújo de Cerqueira , Secretaria de Estado da Educação do Tocantins

Doutoranda em Educação no Programa de Pós-graduação em Educação na Amazônia (PGEDA - UFT); Docente na Secretaria de Estado da Educação do Tocantins – Brasil; Membro do Grupo de Estudo, Pesquisa e Extensão em Educação Municipal (GepeEM – UFT).

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Publicado

2024-01-02

Como Citar

FLACH, S. de F.; GONÇALVES, Ítalo B. P.; CERQUEIRA , M. R. C. A. de. RELAÇÕES ENTRE GESTÃO DEMOCRÁTICA E AS EXIGÊNCIAS DO NOVO FUNDEB EM MUNICÍPIOS PARANAENSES. Revista Exitus, [S. l.], v. 14, n. 1, p. e024005, 2024. DOI: 10.24065/re.v14i1.2460. Disponível em: https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/2460. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Dossiê