A EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR: avanços e retrocessos na Educação Básica em contextos de Povos e Comunidades Tradicionais
DOI:
https://doi.org/10.24065/re.v14i1.2657Palavras-chave:
Educação Ambiental, Educação Básica, Base Nacional Comum CurricularResumo
Este artigo problematiza as políticas educacionais-curriculares, tendo a Educação Ambiental como eixo estruturante do diálogo e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) como documento que suleou a análise. A partir da investigação realizada na pesquisa, fundamentada no Estado da Questão (Nóbrega-Therrien; Therrien, 2004), destaca-se: a trajetória da Educação Ambiental na política internacional e nacional; a ausência de habilidades, na BNCC, que problematizam a Educação Ambiental; e o poder de grupos economicamente favorecidos que, por vezes, influenciam e definem os contornos que as políticas assumem. Por fim, elucida-se a necessidade de as políticas garantirem, no espaço escolar, visibilidade para diferentes realidades socioespaciais, especialmente a partir da cultura do lugar, seja ela de Povos e Comunidades Tradicionais ou não.
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