A EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR: avanços e retrocessos na Educação Básica em contextos de Povos e Comunidades Tradicionais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24065/re.v14i1.2657

Palavras-chave:

Educação Ambiental, Educação Básica, Base Nacional Comum Curricular

Resumo

Este artigo problematiza as políticas educacionais-curriculares, tendo a Educação Ambiental como eixo estruturante do diálogo e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) como documento que suleou a análise. A partir da investigação realizada na pesquisa, fundamentada no Estado da Questão (Nóbrega-Therrien; Therrien, 2004), destaca-se: a trajetória da Educação Ambiental na política internacional e nacional; a ausência de habilidades, na BNCC, que problematizam a Educação Ambiental; e o poder de grupos economicamente favorecidos que, por vezes, influenciam e definem os contornos que as políticas assumem. Por fim, elucida-se a necessidade de as políticas garantirem, no espaço escolar, visibilidade para diferentes realidades socioespaciais, especialmente a partir da cultura do lugar, seja ela de Povos e Comunidades Tradicionais ou não.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fernanda Seidel Vorpagel, Universidade Federal do Rio Grande

Doutoranda pelo Programa de Pós-graduação em Educação Ambiental (PPGEA), da Universidade Federal do Rio Grande do Sul – FURG. Professora da rede municipal de São Paulo das Missões – RS. Grupo de Pesquisa Ciranda Interdisciplinar de Pesquisa em Educação e Ambiente (CIPEA/IE).

Cláudia da Silva Cousin, niversidade Federal do Rio Grande

Doutora em Educação Ambiental; Professora no Programa de Pós-graduação em Educação Ambiental (PPGEA), Universidade Federal do Rio Grande – FURG, Rio Grande, Rio Grande do Sul, Brasil. Grupo de Pesquisa Ciranda Interdisciplinar de Pesquisa em Educação e Ambiente (CIPEA/IE).

Referências

AGUIAR, Márcia Angela da Silva. A Política Educacional e a Base Nacional Comum Curricular: o processo de formulação em questão. Currículo sem Fronteiras, v. 18, n. 3, p. 722-738, set./dez. 2018. Disponível em: http: http://www.curriculosemfronteiras.org/vol18iss3articles/aguiar.pdf. Acesso em: 18 maio. 2024.

ANFOPE NACIONAL. Análise da conjuntura da política educacional. YouTube, 2022. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=B7-nuDxSNd0. Acesso em: 30 jul. 2022.

BALL, Stephen J. Diretrizes Políticas Globais e Relações Políticas Locais em Educação. Currículo sem Fronteiras, v.1, n.2, p.99-116, Jul/Dez 2001. Disponível em: http://www.curriculosemfronteiras.org/vol1iss2articles/ball.pdf. Acesso em: 20 jul. 2023.

BEHREND, Danielle Monteiro; COUSIN, Cláudia da Silva; GALIAZZI, Maria do Carmo. Base nacional comum curricular: o que se mostra de referência à educação ambiental? Revista Ambiente & Educação: Revista de Educação Ambiental, Rio Grande, v. 23, n. 2, p. 74-89, 2018. Disponível em: https://periodicos.furg.br/ambeduc/article/view/8425/5469. Acesso em: 03 ago. 2022.

BRASIL. Lei n. 6.938, de 31 de agosto de 1981. Dispõe sobre a Política Nacional do Meio Ambiente, seus fins e mecanismos de formulação e aplicação, e dá outras providências. Diário Oficial da República Federativa do Brasil, Brasília, p. 16509, 02 set. 1981. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l6938.htm. Acesso em: 26 maio.2023.

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil: texto promulgado em 05 de outubro de 1988. Brasília: Senado Federal, 2013. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm. Acesso em: 26 jul. 2022.

BRASIL. Ministério da Educação. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, n.º 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Brasília, DF: MEC, 1996. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm. Acesso em: 26 jul. 2022.

BRASIL. Ministério da Educação. Lei nº 9.795, de 27 de abril de 1999. Dispõe sobre a Educação Ambiental, institui a Política Nacional de Educação Ambiental (PNEA) e dá outras providências. Diário Oficial da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Brasília, 1999. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9795.htm. Acesso em: 26 maio. 2023.

BRASIL. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Ambiental, resolução nº 2, de 15 de junho de 2012. Brasília, DF: Conselho Nacional de Educação, 2012. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/dmdocuments/rcp002_12.pdf. Acesso em: 04 abril 2023.

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: Ministério da Educação, 2017. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf. Acesso em: 02 ago. 2022.

CANAL DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE. Profissão Professor: Associação Nacional pela Formação dos Profissionais da Educação (ANFOPE). Episódio 5. YouTube, 2021. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=hmevRRGmFo0. Acesso em: 16 jul. 2022.

DIAS, Genebaldo Freire. Educação Ambiental: princípios e práticas. 6 ed. São Paulo: Gaia, 2000.

DOURADO, Luiz Fernandes; SIQUEIRA, Romilson Martins. A arte do disfarce: BNCC como gestão e regulação do currículo. Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (RBPAE), v. 35, n. 2, p. 291 - 306, mai./ago. 2019. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/article/view/vol35n22019.95407/53884. Acesso em: 20 jul. 2022.

EVANGELISTA, Anderson Pereira; GONÇALVES, Rafael Marques. Gênero e diversidade sexual na base nacional comum curricular: descritores ausentes que tornam abjetos os corpos transgressores da norma. Revista Exitus, v. 10, n. 1, 2020. Disponível em: https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/1233. Acesso em: 9 maio. 2024.

GAVÍDIA, Valentín. A Construção do Conceito de Transversalidade. In: ÁLVAREZ, Maria Nieves et al. Valores e Temas Transversais no Currículo. Porto Alegre: Artmed, 2002.

GONZAGUINHA. E vamos à luta. Composição Luiz Gonzaga Jr, 1980. Intérprete: Gonzaguinha. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=Bgb6Y7Ps5cs. Acesso em: 26 maio. 2023.

HYPOLITO, Álvaro. BNCC, Agenda Global e Formação Docente. Revista Retratos da Escola, Brasília, v. 13, n. 25, p. 187-201, jan./mai. 2019. Disponível em: https://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/995/pdf. Acesso em: 20 jul. 2022.

LOUREIRO, C. F. B. Trajetória e Fundamentos da Educação Ambiental. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2006.

MACEDO, Elizabeth Fernandes de. Fazendo a Base virar realidade: competências e o germe da comparação. Revista Retratos da Escola, Brasília, v. 13, n. 25, p. 39-58, jan./mai. 2019. Disponível em: https://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/967/pdf. Acesso em: 20 jul. 2022.

MAINARDES, Jefferson; TELLO, César. A pesquisa no campo da política educacional: Explorando diferentes níveis de abordagem e abstração. Arquivos Analíticos de Políticas Educativas, v. 24, n. 75, 2016. Disponível em: https://epaa.asu.edu/index.php/epaa/article/view/2331/1801. Acesso em: 14 de jan. 2023.

MICHETTI, Miqueli. Entre a legitimação e a crítica: as disputas acerca da Base Nacional Comum Curricular. Revista brasileira de ciências sociais - vol. 35 n.102, 2020. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbcsoc/a/7NZC9VwjKWZKMv4SPQmTXPJ/?lang=pt. Acesso em: 20 jul. 2020.

NÓBREGA-THERRIEN, Silvia Maria; SILVEIRA, Clarise Santiago. Estudos sobre pesquisa e formação de professores da Educação Básica: a elaboração do Estado da Questão. Revista Educação em Questão, Natal, v. 41, n. 27, p. 219-243, jul./dez. 2011. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/4008/3275. Acesso em: 22 dez. 2022.

NÓBREGA-TERRIEN, Sílvia Maria; THERRIEN, Jacques. Trabalhos científicos e o Estado da Questão: reflexões teórico-metodológicas. Estudos em Avaliação Educacional, São Paulo, v. 15, n. 30, jul./dez, 2004. Disponível em: http://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/eae/article/view/2148/2105. Acesso em: 26 jul. 2022.

SOUZA, Celina. Políticas Públicas: uma revisão da literatura. Sociologias, Porto Alegre, nº 16, jul/dez 2006, p. 20-45. Disponível em: https://www.scielo.br/j/soc/a/6YsWyBWZSdFgfSqDVQhc4jm/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 30 jul. 2022.

VIEIRA, Solange Reiguel; MORAIS, Josmaria Lopes de; CAMPOS, Marília Andrade Torales. A Educação Ambiental na agenda das políticas públicas brasileiras: uma análise a partir do conceito de ciclo de políticas. Pedagogia Social. Revista Interuniversitaria, nº 36, 2020. Disponível em: https://gredos.usal.es/bitstream/handle/10366/143988/80524-Galerada%20FASE-1-270539-2-10-20200810.pdf?sequence=1&isAllowed=y. Acesso em: 18 jul. 2022.

VICENTE, Magda de Abreu; LIMA, Iana Gomes de; PORTO, Marisel Valério. Trabalho Docente e Desafios na atualidade: entrevista com Álvaro Moreira Hypolito. Rev. FAEEBA – Educação e Contemporaneidade, Salvador, v. 28, n. 55, p. 183-201, maio/ago. 2019. Disponível em: http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-70432019000200183. Acesso em: 03 ago. 2022.

Downloads

Publicado

2024-12-02

Como Citar

VORPAGEL, F. S.; DA SILVA COUSIN, C. A EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR: avanços e retrocessos na Educação Básica em contextos de Povos e Comunidades Tradicionais. Revista Exitus, [S. l.], v. 14, n. 1, p. e024062, 2024. DOI: 10.24065/re.v14i1.2657. Disponível em: https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/2657. Acesso em: 13 jan. 2025.

Edição

Seção

Artigos

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.