Gênero e diversidade sexual na base nacional comum curricular: descritores ausentes que tornam abjetos os corpos transgressores da norma

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24065/2237-9460.2020v10n1ID1233

Palavras-chave:

Currículo, Gênero e Diversidade, LGBT

Resumo

RESUMO

O ensaio teórico-reflexivo aqui empreendida busca nos levar a compreensão em termos conjunturais dos movimentos e força-tarefa que resultou no apagamento dos descritores gênero e diversidade sexual na Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Partindo do pressuposto de que o currículo é uma seleção intencional de conhecimentos; nos deteremos sobre os interesses e grupos que os advogam, ao tencionar no processo de construção da Base, e com isso, atingir seu objetivo de censurar aquilo que consideram uma ameaça. A reflexão percorre um caminho militante, e é tecida sob o foco de resistência, sendo este o chamamento nas considerações.

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Biografia do Autor

Anderson Pereira Evangelista, Universidade Federal do Acre

Licenciado em Educação Física e Mestrando em Educação pela Universidade Federal do Acre (Ufac), Rio Branco, Acre – Brasil. Bolsista CAPES

Rafael Marques Gonçalves, Universidade Federal do Acre

Doutor em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (ProPEd/UERJ). Professor Adjunto e Docente Permanente no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Acre (Ufac), Rio Branco, Acre – Brasil

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Publicado

2020-08-17

Como Citar

EVANGELISTA, A. P.; GONÇALVES, R. M. Gênero e diversidade sexual na base nacional comum curricular: descritores ausentes que tornam abjetos os corpos transgressores da norma . Revista Exitus, [S. l.], v. 10, n. 1, p. e020065, 2020. DOI: 10.24065/2237-9460.2020v10n1ID1233. Disponível em: https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/1233. Acesso em: 1 jul. 2024.

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Artigos