ENTRE RIOS, BARRANCOS E IGARAPÉS: um estado da arte sobre currículo e práticas escolares em comunidades ribeirinhas

Autores

Palavras-chave:

Estado da Arte, Currículo, Escola Ribeirinha, Saberes Tradicionais

Resumo

O presente artigo nasce de uma pesquisa vinculada ao Doutorado em Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação na Amazônia (Educanorte / PGEDA). A proposta deste estudo é destacar as produções científicas oriundas da pós-graduação que tratam de temas relacionados às Escolas Ribeirinhas, Currículo, Saberes Tradicionais, Práticas Culturais, Pedagogia do Campo e Cotidiano. Assim, nosso objeto de análise abrange as teses e dissertações produzidas e publicadas em programas de pós-graduação em educação, tanto no nível de Mestrado (acadêmico e profissional) quanto de Doutorado, catalogadas pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). O estudo foca no mapeamento das temáticas investigadas, nas tendências teóricas e nos referenciais metodológicos presentes nas produções. Os resultados obtidos indicam que as produções analisadas estão diretamente relacionadas à realidade e aos desafios enfrentados na educação em contextos ribeirinhos, abordando questões como formação de professores, políticas educacionais, movimentos sociais do campo e a interação entre educação escolar e saberes tradicionais, entre outros aspectos. Os desafios enfrentados por essas escolas e comunidades investigadas, bem como a presença integral, parcial ou ausência de aspectos culturais e saberes tradicionais na prática pedagógica, no currículo prescrito e praticado, delineando nestas teses e dissertações oportunidades a serem exploradas com vistas a promover e ampliar o debate pautado sobre a educação ribeirinha.

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Biografia do Autor

Itamar Cunha de Souza, Universidade Federal do Acre

Mestre em Ensino de Ciências e Matemática (UFAC); Doutorando em Educação no Programa de Pós-graduação em Educação na Amazônia PGEDA, Associação Plena em Rede (EDUCANORTE) polo UFAC, Rio Branco, Acre, Brasil; Grupo de Estudos e Pesquisas em Currículos e Cotidianos Escolares (GEPECC/UFAC). ORCID: https://orcid.org/0000-0003-3524-4112. E-mail: itamarsouzapedagogo@gmail.com

Rafael Marques Gonçalves, Universidade Federal do Acre

Doutor em Educação (UERJ); Universidade Federal do Acre, Brasil; Programa de Pós-Graduação em Educação (UFAC), Programa de Pós-graduação em Educação na Amazônia PGEDA, Associação Plena em Rede (EDUCANORTE) polo UFAC, Rio Branco, Acre, Brasil Grupo de Estudos e Pesquisas em Currículos e Cotidianos Escolares (GEPECC/UFAC). ORCID: https://orcid.org/0000-0002-9038-1542 E-mail: rafael.goncalves@ufac.br

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Publicado

2025-06-03

Como Citar

SOUZA, I. C. de .; GONÇALVES, R. M. ENTRE RIOS, BARRANCOS E IGARAPÉS: um estado da arte sobre currículo e práticas escolares em comunidades ribeirinhas. Revista Exitus, [S. l.], v. 15, n. 1, p. e025035, 2025. DOI: 10.24065/re.v15i1.2839. Disponível em: https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/2839. Acesso em: 12 dez. 2025.

Edição

Seção

Artigos