ENTRE RIOS, BARRANCOS E IGARAPÉS: um estado da arte sobre currículo e práticas escolares em comunidades ribeirinhas
Palavras-chave:
Estado da Arte, Currículo, Escola Ribeirinha, Saberes TradicionaisResumo
O presente artigo nasce de uma pesquisa vinculada ao Doutorado em Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação na Amazônia (Educanorte / PGEDA). A proposta deste estudo é destacar as produções científicas oriundas da pós-graduação que tratam de temas relacionados às Escolas Ribeirinhas, Currículo, Saberes Tradicionais, Práticas Culturais, Pedagogia do Campo e Cotidiano. Assim, nosso objeto de análise abrange as teses e dissertações produzidas e publicadas em programas de pós-graduação em educação, tanto no nível de Mestrado (acadêmico e profissional) quanto de Doutorado, catalogadas pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). O estudo foca no mapeamento das temáticas investigadas, nas tendências teóricas e nos referenciais metodológicos presentes nas produções. Os resultados obtidos indicam que as produções analisadas estão diretamente relacionadas à realidade e aos desafios enfrentados na educação em contextos ribeirinhos, abordando questões como formação de professores, políticas educacionais, movimentos sociais do campo e a interação entre educação escolar e saberes tradicionais, entre outros aspectos. Os desafios enfrentados por essas escolas e comunidades investigadas, bem como a presença integral, parcial ou ausência de aspectos culturais e saberes tradicionais na prática pedagógica, no currículo prescrito e praticado, delineando nestas teses e dissertações oportunidades a serem exploradas com vistas a promover e ampliar o debate pautado sobre a educação ribeirinha.
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