PSICÓLOGO ESCOLAR NA EDUCAÇÃO INCLUSIVA NA PERSPECTIVA DO PROFESSOR
DOI:
https://doi.org/10.24065/re.v14i1.2740Palavras-chave:
Psicologia Escolar, Professor, Trabalho, Educação InclusivaResumo
Realizou-se uma revisão narrativa, com o objetivo de investigar como os professores percebem o trabalho do psicólogo escolar com estudantes que apresentam alguma deficiência. Formulou-se a pergunta norteadora com base no método PICO, que indaga: Quais as percepções dos professores em relação ao trabalho do psicólogo escolar com os estudantes com deficiências? A busca por artigos científicos foi restrita aos últimos cinco anos e realizada na base de dados Scielo, através do Portal de Periódicos CAPES e Google Acadêmico. A análise dos resultados identificou pontos de convergência e divergência entre os estudos, bem como lacunas na literatura. Os textos destacam o papel do psicólogo escolar no apoio aos estudantes, desenvolvendo intervenções e capacitações com os professores. Os psicólogos educacionais, nesse contexto, confrontam-se diariamente com uma série de desafios, buscando alinhar-se às expectativas dos professores, diretores e da própria comunidade escolar.
Downloads
Referências
ACUNA, J. T. Perspectivas de professor sobre o suporte do psicólogo escolar ao processo de inclusão educacional. Revista de Psicologia da UNESP, v. 19, n. 1, 88-100. 2020. Disponível em: https://revpsico-unesp.org/index.php/revista/article/view/318/321. Acesso em: 27 nov.2023
ALMEIDA, D. C. A importância do psicólogo na inclusão escolar do autista. Revista Eletrônica Acervo Saúde, v. 15, n. 4, p. e10180-e10180, 2022. Disponível em: https://doi.org/10.25248/reas.e10180. Acesso em: 15 fev. 2024.
BENITEZ, P.; DOMENICONI, C. Atuação do psicólogo na inclusão escolar de estudantes com autismo e deficiência intelectual. Psicologia Escolar e Educacional, 22, 163-172, 2018. Disponível em: https://www.scielo.br/j/pee/a/YXH3vPxbBQqf3yqbdfT9nJK/abstract/?lang=pt. Acesso em: 27 out. 2023.
BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial da União: Brasília, DF. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm. Acesso em: 15 fev. 2024.
BRASIL. Lei nº 13.935, de 11 de dezembro de 2019. Dispõe sobre a prestação de serviços de psicologia e de serviço social nas redes públicas de educação básica. Diário Oficial da União: Brasília, DF. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/%5C_ato2019-2022/2019/Lei/L13935.htm. Acesso em: 15 fev. 2024.
CONSELHO FEDERAL DE PSICOLOGIA - CFP. Atribuições profissionais do psicólogo no Brasil. Brasília: CFP, 1992. Disponível em: https://site.cfp.org.br/wp-content/uploads/2008/08/atr_prof_psicologo.pdf. Acesso em: 15 fev. 2024.
CONSELHO FEDERAL DE PSICOLOGIA CFP. Referências técnicas para atuação de psicólogas (os) na educação básica. Brasília: CFP, 2013. Disponível em: https://site.cfp.org.br/wp-content/uploads/2013/04/Refer%C3%AAncias-T%C3%A9cnicas-para-Atua%C3%A7%C3%A3o-de-Psicologas-os-na-educa%C3%A7%C3%A3o-b%C3%A1sica.pdf. Acesso em: 15 fev. 2024.
CHAVES, J. R.; SILVA, P. F.; CAVALCANTE, A. C. S. “Na essência somos iguais, na diferença nos respeitamos”: estágio em Psicologia Escolar. Psicologia Escolar e Educacional, v. 22, p. 643-645, 2018. Disponível em: https://doi.org/10.1590/1982-3703003263525. Acesso em: 19 set. 2024.
CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO - CNE. Parecer do Conselho Nacional de Educação - CNE. Câmara de Educação Superior CES n° 62/2004. Disponível em: https://normativasconselhos.mec.gov.br/normativa/view/CNE_pces06_4.pdf?query=Curr%C3%ADculos. Acesso em: 12 jan. 2023.
COHEN, E. J. et al. Percepção dos estudantes em relação a uma experiência de gamificação na disciplina de psicologia e educação inclusiva. Holos, v. 1, p. 1-15, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.15628/holos.2020.7597. Acesso em: 15 fev. 2024.
CONCEIÇÃO, P. W. R. et al. A prática da psicologia escolar e sua contribuição na inclusão escolar de crianças atípicas. Research, Society and Development, v. 10, n. 4, p. e29110414026-e29110414026, 2021. Disponível em: http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v10i4.14026. Acesso em: 19 set. 2024.
DAZZANI, M. V. M. A psicologia escolar e a educação inclusiva: uma leitura crítica. Psicologia Ciência e Profissão, Brasília, v. 30, n. 2, p. 362-375, 2010. Disponível em: https://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-98932010000200011. Acesso em: 19 set. 2024.
FARRELL, P. El papel en desarrollo de los psicólogos escolares y educativos en el apoyo a niños, escuelas y familias. Papeles del psicólogo, v. 30, n. 1, p. 74-85, 2009. Disponível em: https://www.papelesdelpsicologo.es/pdf/1658.pdf. Acesso em: 19 set. 2024.
FEITOSA, L. R. C.; ARAÚJO, C. M. M. O papel do psicólogo na educação profissional e tecnológica: contribuições da Psicologia Escolar. Estudos de Psicologia (Campinas), v. 35, n. 2, p. 181-191, 2018. Disponível em: https://doi.org/10.1590/1982-02752018000200007. Acesso em: 19 set. 2024.
FIRBIDA, F. B. G.; VASCONCELOS, M. S. A construção do conhecimento na Psicologia: a legitimação da medicalização. Psicologia Escolar e Educacional, v. 23, p. e016120, 2019. Disponível em: https://doi.org/10.1590/2175-35392019016120. Acesso em: 15 fev. 2024.
FONSECA, T. S.; FREITAS, C. S. C.; NEGREIROS, F. Psicologia Escolar e Educação Inclusiva: A atuação junto aos professores. Revista Brasileira de Educação Especial, v. 24, p. 427-440, 2018. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S1413-65382418000300008. Acesso em: 19 set. 2024.
GIONGO, C.; OLIVEIRA-MENEGOTTO, L. M. (Des) Liens de la psychologie scolaire dans le réseau publique d'enseignement. Psicologia USP, v. 21, p. 859-874, 2010. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0103-65642010000400011. Acesso em: 15 fev. 2024.
LOPES, J. A. S.; SILVA, S. M. C. O psicólogo e as demandas escolares-considerações sobre a formação continuada. Psicologia Escolar e Educacional, v. 22, p. 249-257, 2018. Disponível em: https://doi.org/10.1590/2175-35392018011109. Acesso em: 15 fev. 2024.
MAGALHÃES, G. M.; MARTINS, L. M. Onze teses sobre a relação entre psicologia educacional e pedagogia escolar. Revista educação em questão, v. 58, n. 55, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.21680/1981-1802.2020v58n55ID19150. Acesso em: 19 set. 2024.
MALUF, M. R. Formação e atuação do Psicólogo na educação: dinâmica de transformação. Em Conselho Federal de Psicologia (org.) Psicólogo Brasileiro: Práticas emergentes e desafios para a formação. São Paulo: Casa do Psicólogo, 1994. p. 157-200.
MANTOAN, M. T. E. Inclusão escolar: o que é? por quê? como fazer? São
Paulo: Moderna, 2003.
MARTINEZ, A. M. O que pode fazer o psicólogo na escola? Em Aberto, v. 23, n. 83, p. 39-56, 2010. Disponível em: https://doi.org/10.21680/1981-1802.2020v58n55ID19150. Acesso em: 20 set. 2024.
MATOS, D. C.; MATOS, P. G. S. Intervenções em psicologia para inclusão escolar de crianças autistas: estudo de caso. Revista Espaço Acadêmico, v. 18, n. 211, p. 21-31, 2018. Disponível em: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/EspacoAcademico/article/view/44949. Acesso em: 19 set. 2024.
MOLL, J. Histórias de vida, histórias de escola: elementos para uma pedagogia da cidade. Rio de Janeiro: Vozes, 2000.
MORAES, C. M. et al. Políticas educacionais e Psicologia: uma revisão da literatura. Psicologia: Teoria e Prática, v. 21, n. 3, p. 228-254, 2019. Disponível em: https://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/ptp/article/view/11814. Acesso em: 20 set. 2024.
PATTO, M. H. S. A produção do fracasso escolar: histórias de submissão e rebeldia. 2. ed. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2002.
PEREIRA, A. L. F. et al. Contribuições da psicologia escolar/educacional na inclusão de alunos com dificuldades de aprendizagem. Humanas Sociais & Aplicadas, v. 8, n. 22, 2018. Disponível em: https://ojs3.perspectivasonline.com.br/humanas_sociais_e_aplicadas/article/view/1596. Acesso em: 15 fev. 2024.
PEREIRA, M. D.; SILVA, J. P. da. Psicóloga (o) escolar na educação inclusiva: contribuições e perspectivas da profissão no Brasil. Psicologia: Ciência e Profissão, v. 42, p. e263525, 2022. Disponível em: https://www.scielo.br/j/pcp/a/cjfshVkNBtBbHNtbWjcK36t/#. Acesso em: 27 nov. 2023.
PEREIRA-SILVA, N. L. et al. O papel do psicólogo escolar: Concepções de professores e gestores. Psicologia Escolar e Educacional, v. 21, p. 407-415, 2017. Disponível em: https://doi.org/10.1590/2175-35392017021311165. Acesso em: 20 set. 2024.
POTT, E. T. B. Contribuições da Psicologia Escolar para o ensino superior em um contexto de pandemia: o papel da construção de coletivos. Brazilian Journal of Development, v. 6, n. 7, p. 49707-49719, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.34117/bjdv6n7-571. Acesso em: 20 set. 2024.
ROSA, J. G. L.; LIMA, L. L. Muda o governo, mudam as políticas? O caso da política nacional de educação especial. Revista Brasileira de Educação, v. 27, p. e270026, 2022. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S1413-24782022270026. Acesso em: 20 set. 2024.
SANTOS, G. M. et al. Atuação e práticas na Psicologia Escolar no Brasil: revisão sistemática em periódicos. Psicologia Escolar e Educacional, v. 22, n. 3, p. 583-591, 2018. Disponível em: https://doi.org/10.1590/2175-35392018035565. Acesso em: 20 set. 2024.
SCARIN, A. C. C. F.; SOUZA, M. P. R. de. Medicalização e patologização da educação: desafios à psicologia escolar e educacional. Psicologia Escolar e Educacional, v. 24, p. e214158, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.1590/2175-35392020214158. Acesso em: 20 set. 2024.
WEIZENMANN, L. S.; PEZZI, F. A. S.; ZANON, R. B. Inclusão escolar e autismo: sentimentos e práticas docentes. Psicologia Escolar e Educacional, v. 24, p. e217841, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.1590/2175-35392020217841. Acesso em: 20 set. 2024.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Rafaele Lima Batista Oriá, Tereza Gláucia Rocha Matos
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License. Declaro que o trabalho apresentado é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Assim, concordo que os direitos autorais a ele referentes se tornem propriedade exclusiva da Editora da Revista Exitus, sendo vedada qualquer reprodução total ou parcial, em qualquer outra parte ou meio de divulgação impresso ou eletrônico, sem ser citada a fonte. Declaro, ainda, estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorais (Nº 9.610, de 19/02/1998).