PSICÓLOGO ESCOLAR NA EDUCAÇÃO INCLUSIVA NA PERSPECTIVA DO PROFESSOR

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24065/re.v14i1.2740

Palavras-chave:

Psicologia Escolar, Professor, Trabalho, Educação Inclusiva

Resumo

Realizou-se uma revisão narrativa, com o objetivo de investigar como os professores percebem o trabalho do psicólogo escolar com estudantes que apresentam alguma deficiência. Formulou-se a pergunta norteadora com base no método PICO, que indaga: Quais as percepções dos professores em relação ao trabalho do psicólogo escolar com os estudantes com deficiências? A busca por artigos científicos foi restrita aos últimos cinco anos e realizada na base de dados Scielo, através do Portal de Periódicos CAPES e Google Acadêmico. A análise dos resultados identificou pontos de convergência e divergência entre os estudos, bem como lacunas na literatura. Os textos destacam o papel do psicólogo escolar no apoio aos estudantes, desenvolvendo intervenções e capacitações com os professores. Os psicólogos educacionais, nesse contexto, confrontam-se diariamente com uma série de desafios, buscando alinhar-se às expectativas dos professores, diretores e da própria comunidade escolar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rafaele Lima Batista Oriá, Universidade de Fortaleza

Doutoranda no Programa de Pós-graduação em Psicologia da Universidade de Fortaleza (UNIFOR); Mestra em Ensino em Saúde (UNICHRISTUS); Especialização em Psicomotricidade (UECE), em Psicopedagogia (UNICHRISTUS), em Educação Especial (UFC) e em Análise do Comportamento aplicada no autismo, desenvolvimento intelectual e linguagem (UNICHRISTUS); Graduada em Psicologia e Pedagogia (UNIFOR).

Tereza Gláucia Rocha Matos, Universidade de Fortaleza

Doutora em Psicologia - Universitat de Barcelona (2004);Graduada em Psicologia pela Universidade Federal do Ceará (1985); Professora titular da Universidade de Fortaleza, atuando no Programa de Pós-Graduação em Psicologia.

Referências

ACUNA, J. T. Perspectivas de professor sobre o suporte do psicólogo escolar ao processo de inclusão educacional. Revista de Psicologia da UNESP, v. 19, n. 1, 88-100. 2020. Disponível em: https://revpsico-unesp.org/index.php/revista/article/view/318/321. Acesso em: 27 nov.2023

ALMEIDA, D. C. A importância do psicólogo na inclusão escolar do autista. Revista Eletrônica Acervo Saúde, v. 15, n. 4, p. e10180-e10180, 2022. Disponível em: https://doi.org/10.25248/reas.e10180. Acesso em: 15 fev. 2024.

BENITEZ, P.; DOMENICONI, C. Atuação do psicólogo na inclusão escolar de estudantes com autismo e deficiência intelectual. Psicologia Escolar e Educacional, 22, 163-172, 2018. Disponível em: https://www.scielo.br/j/pee/a/YXH3vPxbBQqf3yqbdfT9nJK/abstract/?lang=pt. Acesso em: 27 out. 2023.

BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial da União: Brasília, DF. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm. Acesso em: 15 fev. 2024.

BRASIL. Lei nº 13.935, de 11 de dezembro de 2019. Dispõe sobre a prestação de serviços de psicologia e de serviço social nas redes públicas de educação básica. Diário Oficial da União: Brasília, DF. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/%5C_ato2019-2022/2019/Lei/L13935.htm. Acesso em: 15 fev. 2024.

CONSELHO FEDERAL DE PSICOLOGIA - CFP. Atribuições profissionais do psicólogo no Brasil. Brasília: CFP, 1992. Disponível em: https://site.cfp.org.br/wp-content/uploads/2008/08/atr_prof_psicologo.pdf. Acesso em: 15 fev. 2024.

CONSELHO FEDERAL DE PSICOLOGIA CFP. Referências técnicas para atuação de psicólogas (os) na educação básica. Brasília: CFP, 2013. Disponível em: https://site.cfp.org.br/wp-content/uploads/2013/04/Refer%C3%AAncias-T%C3%A9cnicas-para-Atua%C3%A7%C3%A3o-de-Psicologas-os-na-educa%C3%A7%C3%A3o-b%C3%A1sica.pdf. Acesso em: 15 fev. 2024.

CHAVES, J. R.; SILVA, P. F.; CAVALCANTE, A. C. S. “Na essência somos iguais, na diferença nos respeitamos”: estágio em Psicologia Escolar. Psicologia Escolar e Educacional, v. 22, p. 643-645, 2018. Disponível em: https://doi.org/10.1590/1982-3703003263525. Acesso em: 19 set. 2024.

CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO - CNE. Parecer do Conselho Nacional de Educação - CNE. Câmara de Educação Superior CES n° 62/2004. Disponível em: https://normativasconselhos.mec.gov.br/normativa/view/CNE_pces06_4.pdf?query=Curr%C3%ADculos. Acesso em: 12 jan. 2023.

COHEN, E. J. et al. Percepção dos estudantes em relação a uma experiência de gamificação na disciplina de psicologia e educação inclusiva. Holos, v. 1, p. 1-15, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.15628/holos.2020.7597. Acesso em: 15 fev. 2024.

CONCEIÇÃO, P. W. R. et al. A prática da psicologia escolar e sua contribuição na inclusão escolar de crianças atípicas. Research, Society and Development, v. 10, n. 4, p. e29110414026-e29110414026, 2021. Disponível em: http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v10i4.14026. Acesso em: 19 set. 2024.

DAZZANI, M. V. M. A psicologia escolar e a educação inclusiva: uma leitura crítica. Psicologia Ciência e Profissão, Brasília, v. 30, n. 2, p. 362-375, 2010. Disponível em: https://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-98932010000200011. Acesso em: 19 set. 2024.

FARRELL, P. El papel en desarrollo de los psicólogos escolares y educativos en el apoyo a niños, escuelas y familias. Papeles del psicólogo, v. 30, n. 1, p. 74-85, 2009. Disponível em: https://www.papelesdelpsicologo.es/pdf/1658.pdf. Acesso em: 19 set. 2024.

FEITOSA, L. R. C.; ARAÚJO, C. M. M. O papel do psicólogo na educação profissional e tecnológica: contribuições da Psicologia Escolar. Estudos de Psicologia (Campinas), v. 35, n. 2, p. 181-191, 2018. Disponível em: https://doi.org/10.1590/1982-02752018000200007. Acesso em: 19 set. 2024.

FIRBIDA, F. B. G.; VASCONCELOS, M. S. A construção do conhecimento na Psicologia: a legitimação da medicalização. Psicologia Escolar e Educacional, v. 23, p. e016120, 2019. Disponível em: https://doi.org/10.1590/2175-35392019016120. Acesso em: 15 fev. 2024.

FONSECA, T. S.; FREITAS, C. S. C.; NEGREIROS, F. Psicologia Escolar e Educação Inclusiva: A atuação junto aos professores. Revista Brasileira de Educação Especial, v. 24, p. 427-440, 2018. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S1413-65382418000300008. Acesso em: 19 set. 2024.

GIONGO, C.; OLIVEIRA-MENEGOTTO, L. M. (Des) Liens de la psychologie scolaire dans le réseau publique d'enseignement. Psicologia USP, v. 21, p. 859-874, 2010. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0103-65642010000400011. Acesso em: 15 fev. 2024.

LOPES, J. A. S.; SILVA, S. M. C. O psicólogo e as demandas escolares-considerações sobre a formação continuada. Psicologia Escolar e Educacional, v. 22, p. 249-257, 2018. Disponível em: https://doi.org/10.1590/2175-35392018011109. Acesso em: 15 fev. 2024.

MAGALHÃES, G. M.; MARTINS, L. M. Onze teses sobre a relação entre psicologia educacional e pedagogia escolar. Revista educação em questão, v. 58, n. 55, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.21680/1981-1802.2020v58n55ID19150. Acesso em: 19 set. 2024.

MALUF, M. R. Formação e atuação do Psicólogo na educação: dinâmica de transformação. Em Conselho Federal de Psicologia (org.) Psicólogo Brasileiro: Práticas emergentes e desafios para a formação. São Paulo: Casa do Psicólogo, 1994. p. 157-200.

MANTOAN, M. T. E. Inclusão escolar: o que é? por quê? como fazer? São

Paulo: Moderna, 2003.

MARTINEZ, A. M. O que pode fazer o psicólogo na escola? Em Aberto, v. 23, n. 83, p. 39-56, 2010. Disponível em: https://doi.org/10.21680/1981-1802.2020v58n55ID19150. Acesso em: 20 set. 2024.

MATOS, D. C.; MATOS, P. G. S. Intervenções em psicologia para inclusão escolar de crianças autistas: estudo de caso. Revista Espaço Acadêmico, v. 18, n. 211, p. 21-31, 2018. Disponível em: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/EspacoAcademico/article/view/44949. Acesso em: 19 set. 2024.

MOLL, J. Histórias de vida, histórias de escola: elementos para uma pedagogia da cidade. Rio de Janeiro: Vozes, 2000.

MORAES, C. M. et al. Políticas educacionais e Psicologia: uma revisão da literatura. Psicologia: Teoria e Prática, v. 21, n. 3, p. 228-254, 2019. Disponível em: https://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/ptp/article/view/11814. Acesso em: 20 set. 2024.

PATTO, M. H. S. A produção do fracasso escolar: histórias de submissão e rebeldia. 2. ed. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2002.

PEREIRA, A. L. F. et al. Contribuições da psicologia escolar/educacional na inclusão de alunos com dificuldades de aprendizagem. Humanas Sociais & Aplicadas, v. 8, n. 22, 2018. Disponível em: https://ojs3.perspectivasonline.com.br/humanas_sociais_e_aplicadas/article/view/1596. Acesso em: 15 fev. 2024.

PEREIRA, M. D.; SILVA, J. P. da. Psicóloga (o) escolar na educação inclusiva: contribuições e perspectivas da profissão no Brasil. Psicologia: Ciência e Profissão, v. 42, p. e263525, 2022. Disponível em: https://www.scielo.br/j/pcp/a/cjfshVkNBtBbHNtbWjcK36t/#. Acesso em: 27 nov. 2023.

PEREIRA-SILVA, N. L. et al. O papel do psicólogo escolar: Concepções de professores e gestores. Psicologia Escolar e Educacional, v. 21, p. 407-415, 2017. Disponível em: https://doi.org/10.1590/2175-35392017021311165. Acesso em: 20 set. 2024.

POTT, E. T. B. Contribuições da Psicologia Escolar para o ensino superior em um contexto de pandemia: o papel da construção de coletivos. Brazilian Journal of Development, v. 6, n. 7, p. 49707-49719, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.34117/bjdv6n7-571. Acesso em: 20 set. 2024.

ROSA, J. G. L.; LIMA, L. L. Muda o governo, mudam as políticas? O caso da política nacional de educação especial. Revista Brasileira de Educação, v. 27, p. e270026, 2022. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S1413-24782022270026. Acesso em: 20 set. 2024.

SANTOS, G. M. et al. Atuação e práticas na Psicologia Escolar no Brasil: revisão sistemática em periódicos. Psicologia Escolar e Educacional, v. 22, n. 3, p. 583-591, 2018. Disponível em: https://doi.org/10.1590/2175-35392018035565. Acesso em: 20 set. 2024.

SCARIN, A. C. C. F.; SOUZA, M. P. R. de. Medicalização e patologização da educação: desafios à psicologia escolar e educacional. Psicologia Escolar e Educacional, v. 24, p. e214158, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.1590/2175-35392020214158. Acesso em: 20 set. 2024.

WEIZENMANN, L. S.; PEZZI, F. A. S.; ZANON, R. B. Inclusão escolar e autismo: sentimentos e práticas docentes. Psicologia Escolar e Educacional, v. 24, p. e217841, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.1590/2175-35392020217841. Acesso em: 20 set. 2024.

Downloads

Publicado

2024-11-07

Como Citar

ORIÁ, R. L. B. .; MATOS, T. G. R. . PSICÓLOGO ESCOLAR NA EDUCAÇÃO INCLUSIVA NA PERSPECTIVA DO PROFESSOR. Revista Exitus, [S. l.], v. 14, n. 1, p. e024057, 2024. DOI: 10.24065/re.v14i1.2740. Disponível em: https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/2740. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos