O CAPITALISMO NA ERA DIGITAL E OS PROCESSOS DE PRIVATIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO: análise da reforma do ensino médio e do componente curricular projeto de vida

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24065/re.v14i1.2616

Palavras-chave:

Reforma do Ensino Médio, Projeto de vida, Privatização da Educação

Resumo

O objetivo do estudo é analisar o alinhamento da Reforma do Ensino Médio com as novas capilaridades da privatização, mercantilização e financeirização da educação no Estado do Paraná. Como forma de materialização do contexto do avanço do capitalismo na era digital e dos processos de plataformização em escala global, compreenderemos a influência do Instituto de Corresponsabilidade pela Educação (ICE) na elaboração do eixo " Projeto de Vida, em um processo de correlação de forças sociais, por meio de projetos societários em disputa, com destaque para os recursos públicos direcionados a iniciativa privada e a forma de privatização através do currículo. A metodologia utilizada para a realização do estudo foi a pesquisa bibliográfica e documental, procurando compreender a inserção de novas formas de privatização, que adquirem maior influência, submetendo a escola pública aos setores privados, sob a alegação da melhoria da qualidade da educação e da gestão escolar por meio da relação entre o público e o privado, acaba-se fazendo com que o setor privado imponha a sua lógica de mercado aos processos educacionais com implicações para o currículo escolar.

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Biografia do Autor

Daniela de Oliveira Pires, Universidade Federal do Paraná

Doutora em Educação - UFRGS; Professora Adjunta da Universidade Federal do Paraná-Brasil; Atua no Programa de Pós-graduação em Educação (PPGEDU/UFPR); Integrante do Grupo de Pesquisa Relações entre o Público e o Privado na Educação (GPRPPE/UFRGS); bolsista de pós-doutorado Capes Print na Universidade de Barcelona. 

Renata Peres Barbosa, Universidade Federal do Paraná

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual de Londrina - UEL (2008), Mestrado (2011) e Doutorado em Educação (2017) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP/ Marília (2017), e Pós-Doutorado pelo Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Portugal (2023).  Realizou estágio de doutorado sanduíche no Instituto de Filosofía del Consejo Superior de Investigación Científica - CSIC/Madrid, Espanha (2015), e estágio de doutorado na Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra, Portugal (2015). É Professora Adjunta do Departamento de Planejamento e Administração Escolar da UFPR e Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação/UFPR. No campo da pesquisa, tem interesse e atuado nos seguintes temas: teoria crítica da sociedade e educação; teorias, políticas e reformas curriculares; Ensino Médio.

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Publicado

2024-09-27

Como Citar

DE OLIVEIRA PIRES, D.; BARBOSA, R. P. O CAPITALISMO NA ERA DIGITAL E OS PROCESSOS DE PRIVATIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO: análise da reforma do ensino médio e do componente curricular projeto de vida . Revista Exitus, [S. l.], v. 14, n. 1, p. e024040, 2024. DOI: 10.24065/re.v14i1.2616. Disponível em: https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/2616. Acesso em: 7 out. 2024.

Edição

Seção

Dossiê