O CAPITALISMO NA ERA DIGITAL E OS PROCESSOS DE PRIVATIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO: análise da reforma do ensino médio e do componente curricular projeto de vida

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24065/re.v14i1.2616

Palavras-chave:

Reforma do Ensino Médio, Projeto de vida, Privatização da Educação

Resumo

O objetivo do estudo é analisar o alinhamento da Reforma do Ensino Médio com as novas capilaridades da privatização, mercantilização e financeirização da educação no Estado do Paraná. Como forma de materialização do contexto do avanço do capitalismo na era digital e dos processos de plataformização em escala global, compreenderemos a influência do Instituto de Corresponsabilidade pela Educação (ICE) na elaboração do eixo " Projeto de Vida, em um processo de correlação de forças sociais, por meio de projetos societários em disputa, com destaque para os recursos públicos direcionados a iniciativa privada e a forma de privatização através do currículo. A metodologia utilizada para a realização do estudo foi a pesquisa bibliográfica e documental, procurando compreender a inserção de novas formas de privatização, que adquirem maior influência, submetendo a escola pública aos setores privados, sob a alegação da melhoria da qualidade da educação e da gestão escolar por meio da relação entre o público e o privado, acaba-se fazendo com que o setor privado imponha a sua lógica de mercado aos processos educacionais com implicações para o currículo escolar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Daniela de Oliveira Pires, Universidade Federal do Paraná

Doutora em Educação - UFRGS; Professora Adjunta da Universidade Federal do Paraná-Brasil; Atua no Programa de Pós-graduação em Educação (PPGEDU/UFPR); Integrante do Grupo de Pesquisa Relações entre o Público e o Privado na Educação (GPRPPE/UFRGS); bolsista de pós-doutorado Capes Print na Universidade de Barcelona. 

Renata Peres Barbosa, Universidade Federal do Paraná

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual de Londrina - UEL (2008), Mestrado (2011) e Doutorado em Educação (2017) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP/ Marília (2017), e Pós-Doutorado pelo Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Portugal (2023).  Realizou estágio de doutorado sanduíche no Instituto de Filosofía del Consejo Superior de Investigación Científica - CSIC/Madrid, Espanha (2015), e estágio de doutorado na Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra, Portugal (2015). É Professora Adjunta do Departamento de Planejamento e Administração Escolar da UFPR e Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação/UFPR. No campo da pesquisa, tem interesse e atuado nos seguintes temas: teoria crítica da sociedade e educação; teorias, políticas e reformas curriculares; Ensino Médio.

Referências

ADRIÃO, T. Dimensões e formas da privatização da educação no Brasil: caracterização a partir de mapeamento de produções nacionais e internacionais. Currículo sem Fronteiras, v. 18, n. 1, p. 8-28, jan./abr. 2018. Disponível em: https://www.curriculosemfronteiras.org/vol18iss1articles/adriao.pdf. Acesso em: 05 jul. 2023.

ANPED. Ensino Médio: o que as pesquisas têm a dizer? Subsídios para a Consulta Pública. Relatório Final. Rio de Janeiro, 2023. Disponível em: https://www.anped.org.br/sites/default/files/images/relatorio_final_-_seminarios_anped_ensino_medio_-_o_que_as_pesquisas_tem_a_dizer_-_aprovado_28-06.pdf. Acesso em: 05 jul. 2023.

ANTUNES, R. Os sentidos do trabalho. São Paulo: Boitempo Editorial, 2002.

ARELARO, L. R.G. Formulação e implementação das políticas públicas em educação e as parcerias público-privadas: impasse democrático ou mistificação política?. Educ. Soc. [online]. 2007, vol. 28, no. 100. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo. Acesso em: 05 jul. 2023.

BARBOSA, R. P.; ALVES, N. Aprender a Empreender: reflexões sobre um projeto de vida danificado. Currículo sem Fronteiras, v. 23, e1140, 2023. ISSN 1645-1384 (online). Disponível em: http://dx.doi.org/10.35786/1645-1384.v23.1140. Acesso em: 15 abr. 2024.

BRAGGIO, A. K.; SILVA, R. da. O projeto de vida no Novo Ensino Médio. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 18, n. 00, p. e023041, 2023. DOI: 10.21723/riaee.v18i00.16266. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/16266. Acesso em: 15 março. 2024.

BRASIL. Ministério da Administração Federal e Reforma do Estado. Plano Diretor da Reforma do Aparelho do Estado. Brasília, DF, 1995.

BRASIL. Medida Provisória nº 746, de 22 de setembro de 2016. Estabelece a reforma do ensino médio. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 23 de setembro de 2016.

BRASIL. Lei nº 13.415, de 16 de fevereiro de 2017. Dispõe sobre a reforma do ensino médio e altera a Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 17 de fevereiro de 2017. Disponível em: https://cutt.ly/AnaK7Q4. Acesso em: 25 mar. 2022.

BRUNO, L. Gestão da Educação: Onde Procurar o Democrático? In. OLIVEIRA, Dalila Andrade; ROSAR, Maria de Fatima Felix (orgs). Política e Gestão da Educação. Belo Horizonte: Autêntica, 2002.

CÁSSIO, F; GOULART, D. C. A implementação do Novo Ensino Médio nos estados: das promessas da reforma ao ensino médio nem-nem. Retratos da Escola, v. 16, n. 35, p. 285-293, 2022. Disponível em: https://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/1620. Acesso em: 05 mai. 2023.

HARVEY, D. O neoliberalismo: história e implicações. São Paulo: Loyola, 2008.

GIDDENS, A. A Terceira Via: reflexões sobre o impasse político atual e o futuro da social-democracia. Rio de Janeiro: Record, 2001.

JESSOP, B. El Estado. Pasado, presente y futuro. Los libros de la catarata, 2017.

MÉSZÁROS, I. Para além do capital. São Paulo/Campinas: Boitempo Editorial/Editora da Unicamp, 2002.

NORONHA, O. M. O Público e o Privado: Teorias e Configurações nas Práticas Educativas. In. LOMBARDI, J. C.; JACOMELI, M. R. M.; SILVA, T. M. T. S. (orgs). O Público e o Privado na História da Educação Brasileira. Concepções e Práticas Educativas. São Paulo: Autores Associados, 2005.

PARANÁ. Secretaria de Estado de Educação. Diretoria de Educação. Diretoria de Planejamento e Gestão Escolar. Instrução Normativa Conjunta nº 009/2022. Dispõe sobre a Matriz Curricular do novo modelo de oferta para o Ensino Médio na rede pública estadual de ensino do Paraná a partir do ano letivo de 2022. Legislação do Estado do Paraná, Paraná, 2022. Disponível em: https://www.documentador.pr.gov.br/documentador/pub.do?action=d&uuid=@gtf-escriba-seed@00383a8e-1278-4a3b-b549-be29c9e76ea8&emPg=true. Acesso em: 10 jul. 2023.

PARANÁ. Secretaria de Estado de Educação. Organização do Cronograma de Conteúdos por Componente Curricular. 1º Trimestre - 2023. Projeto de Vida – 1ª Série. Curitiba, 2023.

PERONI, V. M. Vidal; BAZZO, V. L.; PEGORARO, L.; COSTA, Á. C. C. (orgs). Dilemas da educação brasileira em tempos de globalização neoliberal: entre o público e o privado. Porto Alegre: UFRGS, 2006.

PIRES, D. P. A construção histórica da relação público-privada na promoção do direito à educação no Brasil. 2015.(Doutorado em Educação) –Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre/RS, 2015.

RIKOWSKI, G. Privatização em educação e formas de mercadoria. Retratos da Escola, Brasília, v. 11, n. 21, p. 393-413, jul./dez. 2017. Disponível em: https://doi.org/10.22420/rde.v11i21.810. Acesso em: 07 mar. 2023.

RATIER, R. 'Sem salvação': mais de 300 entidades pedem fim da reforma do Ensino Médio. Uol, 06/03/2023. Disponível em: https://www.uol.com.br/ecoa/colunas/rodrigo-ratier/2023/03/06/sem-salvacao-mais-de-300-entidades-pedem-fim-da-reforma-do-ensino-medio.htm. Acesso em: 07 mar. 2023.

RODRIGUES, L.; AMARAL, L.; AMOROZO, M. MEC e Câmara ainda buscam acordo sobre Novo Ensino Médio, mas relator prevê votação nesta semana. CNN Brasil, 17 mar. 2024. Disponível em: https://www.cnnbrasil.com.br/politica/mec-e-camara-ainda-buscam-acordo-sobre-novo-ensino-medio-mas-relator-preve-votacao-nesta-semana/. Acesso em: 15 abr. 2024.

SANFELICE, J. L. Da escola estatal burguesa à escola democrática e popular: considerações historiográficas. In. LOMBARDI, J. C.; SAVIANI, D.; NASCIMENTO, M. I. M. (orgs.) A Escola Pública no Brasil: História e historiografia. Campinas, SP: Autores Associados, 2005.

SAURA, G.; PERONI, V. M. V.; PIRES, D. O.; LIMA, P. V.. Privatização da educação na era digital do capitalismo e as implicações para a democracia. In: FARENZENA, N.; HAAS, C.; MIRANDA, É. L. Políticas públicas, direito à educação e inclusão escolar: percursos da pesquisa na pós-graduação. Porto Alegre: Cirkula, 2024.

SILVA, M. R.; BARBOSA, R. P.; KÖRBES, C. A reforma do ensino médio no Paraná: dos enunciados da Lei 13.415/17 à regulamentação estadual. Retratos da Escola, v. 16, n. 35, p. 399–417, 2022. Disponível em: https://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/1473. Acesso em: 27 mar. 2023.

Downloads

Publicado

2024-09-27

Como Citar

PIRES, D. de O.; BARBOSA, R. P. O CAPITALISMO NA ERA DIGITAL E OS PROCESSOS DE PRIVATIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO: análise da reforma do ensino médio e do componente curricular projeto de vida . Revista Exitus, [S. l.], v. 14, n. 1, p. e024040, 2024. DOI: 10.24065/re.v14i1.2616. Disponível em: https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/2616. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Dossiê