O CAPITALISMO NA ERA DIGITAL E OS PROCESSOS DE PRIVATIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO: análise da reforma do ensino médio e do componente curricular projeto de vida
DOI:
https://doi.org/10.24065/re.v14i1.2616Palavras-chave:
Reforma do Ensino Médio, Projeto de vida, Privatização da EducaçãoResumo
O objetivo do estudo é analisar o alinhamento da Reforma do Ensino Médio com as novas capilaridades da privatização, mercantilização e financeirização da educação no Estado do Paraná. Como forma de materialização do contexto do avanço do capitalismo na era digital e dos processos de plataformização em escala global, compreenderemos a influência do Instituto de Corresponsabilidade pela Educação (ICE) na elaboração do eixo " Projeto de Vida, em um processo de correlação de forças sociais, por meio de projetos societários em disputa, com destaque para os recursos públicos direcionados a iniciativa privada e a forma de privatização através do currículo. A metodologia utilizada para a realização do estudo foi a pesquisa bibliográfica e documental, procurando compreender a inserção de novas formas de privatização, que adquirem maior influência, submetendo a escola pública aos setores privados, sob a alegação da melhoria da qualidade da educação e da gestão escolar por meio da relação entre o público e o privado, acaba-se fazendo com que o setor privado imponha a sua lógica de mercado aos processos educacionais com implicações para o currículo escolar.
Downloads
Referências
ADRIÃO, T. Dimensões e formas da privatização da educação no Brasil: caracterização a partir de mapeamento de produções nacionais e internacionais. Currículo sem Fronteiras, v. 18, n. 1, p. 8-28, jan./abr. 2018. Disponível em: https://www.curriculosemfronteiras.org/vol18iss1articles/adriao.pdf. Acesso em: 05 jul. 2023.
ANPED. Ensino Médio: o que as pesquisas têm a dizer? Subsídios para a Consulta Pública. Relatório Final. Rio de Janeiro, 2023. Disponível em: https://www.anped.org.br/sites/default/files/images/relatorio_final_-_seminarios_anped_ensino_medio_-_o_que_as_pesquisas_tem_a_dizer_-_aprovado_28-06.pdf. Acesso em: 05 jul. 2023.
ANTUNES, R. Os sentidos do trabalho. São Paulo: Boitempo Editorial, 2002.
ARELARO, L. R.G. Formulação e implementação das políticas públicas em educação e as parcerias público-privadas: impasse democrático ou mistificação política?. Educ. Soc. [online]. 2007, vol. 28, no. 100. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo. Acesso em: 05 jul. 2023.
BARBOSA, R. P.; ALVES, N. Aprender a Empreender: reflexões sobre um projeto de vida danificado. Currículo sem Fronteiras, v. 23, e1140, 2023. ISSN 1645-1384 (online). Disponível em: http://dx.doi.org/10.35786/1645-1384.v23.1140. Acesso em: 15 abr. 2024.
BRAGGIO, A. K.; SILVA, R. da. O projeto de vida no Novo Ensino Médio. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 18, n. 00, p. e023041, 2023. DOI: 10.21723/riaee.v18i00.16266. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/16266. Acesso em: 15 março. 2024.
BRASIL. Ministério da Administração Federal e Reforma do Estado. Plano Diretor da Reforma do Aparelho do Estado. Brasília, DF, 1995.
BRASIL. Medida Provisória nº 746, de 22 de setembro de 2016. Estabelece a reforma do ensino médio. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 23 de setembro de 2016.
BRASIL. Lei nº 13.415, de 16 de fevereiro de 2017. Dispõe sobre a reforma do ensino médio e altera a Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 17 de fevereiro de 2017. Disponível em: https://cutt.ly/AnaK7Q4. Acesso em: 25 mar. 2022.
BRUNO, L. Gestão da Educação: Onde Procurar o Democrático? In. OLIVEIRA, Dalila Andrade; ROSAR, Maria de Fatima Felix (orgs). Política e Gestão da Educação. Belo Horizonte: Autêntica, 2002.
CÁSSIO, F; GOULART, D. C. A implementação do Novo Ensino Médio nos estados: das promessas da reforma ao ensino médio nem-nem. Retratos da Escola, v. 16, n. 35, p. 285-293, 2022. Disponível em: https://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/1620. Acesso em: 05 mai. 2023.
HARVEY, D. O neoliberalismo: história e implicações. São Paulo: Loyola, 2008.
GIDDENS, A. A Terceira Via: reflexões sobre o impasse político atual e o futuro da social-democracia. Rio de Janeiro: Record, 2001.
JESSOP, B. El Estado. Pasado, presente y futuro. Los libros de la catarata, 2017.
MÉSZÁROS, I. Para além do capital. São Paulo/Campinas: Boitempo Editorial/Editora da Unicamp, 2002.
NORONHA, O. M. O Público e o Privado: Teorias e Configurações nas Práticas Educativas. In. LOMBARDI, J. C.; JACOMELI, M. R. M.; SILVA, T. M. T. S. (orgs). O Público e o Privado na História da Educação Brasileira. Concepções e Práticas Educativas. São Paulo: Autores Associados, 2005.
PARANÁ. Secretaria de Estado de Educação. Diretoria de Educação. Diretoria de Planejamento e Gestão Escolar. Instrução Normativa Conjunta nº 009/2022. Dispõe sobre a Matriz Curricular do novo modelo de oferta para o Ensino Médio na rede pública estadual de ensino do Paraná a partir do ano letivo de 2022. Legislação do Estado do Paraná, Paraná, 2022. Disponível em: https://www.documentador.pr.gov.br/documentador/pub.do?action=d&uuid=@gtf-escriba-seed@00383a8e-1278-4a3b-b549-be29c9e76ea8&emPg=true. Acesso em: 10 jul. 2023.
PARANÁ. Secretaria de Estado de Educação. Organização do Cronograma de Conteúdos por Componente Curricular. 1º Trimestre - 2023. Projeto de Vida – 1ª Série. Curitiba, 2023.
PERONI, V. M. Vidal; BAZZO, V. L.; PEGORARO, L.; COSTA, Á. C. C. (orgs). Dilemas da educação brasileira em tempos de globalização neoliberal: entre o público e o privado. Porto Alegre: UFRGS, 2006.
PIRES, D. P. A construção histórica da relação público-privada na promoção do direito à educação no Brasil. 2015.(Doutorado em Educação) –Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre/RS, 2015.
RIKOWSKI, G. Privatização em educação e formas de mercadoria. Retratos da Escola, Brasília, v. 11, n. 21, p. 393-413, jul./dez. 2017. Disponível em: https://doi.org/10.22420/rde.v11i21.810. Acesso em: 07 mar. 2023.
RATIER, R. 'Sem salvação': mais de 300 entidades pedem fim da reforma do Ensino Médio. Uol, 06/03/2023. Disponível em: https://www.uol.com.br/ecoa/colunas/rodrigo-ratier/2023/03/06/sem-salvacao-mais-de-300-entidades-pedem-fim-da-reforma-do-ensino-medio.htm. Acesso em: 07 mar. 2023.
RODRIGUES, L.; AMARAL, L.; AMOROZO, M. MEC e Câmara ainda buscam acordo sobre Novo Ensino Médio, mas relator prevê votação nesta semana. CNN Brasil, 17 mar. 2024. Disponível em: https://www.cnnbrasil.com.br/politica/mec-e-camara-ainda-buscam-acordo-sobre-novo-ensino-medio-mas-relator-preve-votacao-nesta-semana/. Acesso em: 15 abr. 2024.
SANFELICE, J. L. Da escola estatal burguesa à escola democrática e popular: considerações historiográficas. In. LOMBARDI, J. C.; SAVIANI, D.; NASCIMENTO, M. I. M. (orgs.) A Escola Pública no Brasil: História e historiografia. Campinas, SP: Autores Associados, 2005.
SAURA, G.; PERONI, V. M. V.; PIRES, D. O.; LIMA, P. V.. Privatização da educação na era digital do capitalismo e as implicações para a democracia. In: FARENZENA, N.; HAAS, C.; MIRANDA, É. L. Políticas públicas, direito à educação e inclusão escolar: percursos da pesquisa na pós-graduação. Porto Alegre: Cirkula, 2024.
SILVA, M. R.; BARBOSA, R. P.; KÖRBES, C. A reforma do ensino médio no Paraná: dos enunciados da Lei 13.415/17 à regulamentação estadual. Retratos da Escola, v. 16, n. 35, p. 399–417, 2022. Disponível em: https://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/1473. Acesso em: 27 mar. 2023.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Daniela de Oliveira Pires, Renata Peres Barbosa
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License. Declaro que o trabalho apresentado é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Assim, concordo que os direitos autorais a ele referentes se tornem propriedade exclusiva da Editora da Revista Exitus, sendo vedada qualquer reprodução total ou parcial, em qualquer outra parte ou meio de divulgação impresso ou eletrônico, sem ser citada a fonte. Declaro, ainda, estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorais (Nº 9.610, de 19/02/1998).