PARADOXOS NA REDE PÚBLICA DE ENSINO DO ESTADO DO ACRE: A ATUALIZAÇÃO DOS VALORES DO PISO NACIONAL DO MAGISTÉRIO E A DESTRUIÇÃO DAS ESTRUTURAS DE CARREIRA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24065/re.v14i1.2671

Palavras-chave:

Piso Salarial Profissional Nacional, Desestruturação da carreira, Financiamento da educação Básica no Acre

Resumo

Este artigo problematiza com discursos produzidos por membros do governo do Acre, nos anos de 2022 e 2023, que condicionaram os processos de atualização do Piso Salarial Profissional Nacional (PSPN) à desestruturação das carreiras dos trabalhadores em educação. O intuito foi o de construir percursos que permitissem dimensionar os impactos financeiros deste movimento, que resultou em significativa redução das possibilidades de ganhos salariais. O estudo, que se caracteriza por sua natureza documental, priorizou inicialmente a análise das legislações estaduais que promoveram as mencionadas modificações, a exemplo das Leis nº 396/2022 e nº 429/2023, explicitando na sequência, a partir de dados produzidos pela Secretaria de Planejamento e Gestão do Acre, onde inserem-se o quantitativo de profissionais dos quadros permanente e provisório, as posições que se encontram na carreira e os vencimentos recebidos, informações sobre os impactos gerados na folha de pagamento,  valores que foram comparados com as receitas para Manutenção e Desenvolvimento do Ensino (MDE) e a receita total da Secretaria de Estado de Educação, declarados no Sistema de informações sobre Orçamentos Públicos em educação (SIOPE). Por fim, procuramos dialogar/problematizar com o que não foi dito neste processo, expondo evidências de uma gestão ineficaz dos recursos públicos. Utilizando-nos de informações do Censo Escolar (2023), indicamos a existência de um possível desequilíbrio entre o quantitativo de horas contratadas para a docência e as horas necessárias, bem como sobre gastos realizados com pagamentos de gratificações/adicionais, que não beneficiam profissionais em efetivo exercício das funções de docência ou de suporte pedagógico direto à docência.

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Biografia do Autor

Sérgio Roberto Gomes de Souza, Universidade Federal do Acre

Doutor em História Social pela Universidade de São Paulo (USP); Professor Associado na Universidade Federal do Acre - Brasil; Professor Permante do Programa de Pós-graduação Profissional em Ensino de História; Professor Colaborador do Programa de Pós-graduação em Educação

Mark Clark Assen de Carvalho, Universidade Federal do Acre

Doutor em Educação (PUC-SP). Professor Titular da Universidade Federal do Acre (UFAC) e Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFAC e do e do Programa de Pós-Graduação em Educação na Amazônia (PGEDA) Rede/EDUCANORTE.

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Publicado

2024-09-30

Como Citar

GOMES DE SOUZA, S. R. .; ASSEN DE CARVALHO, M. C. PARADOXOS NA REDE PÚBLICA DE ENSINO DO ESTADO DO ACRE: A ATUALIZAÇÃO DOS VALORES DO PISO NACIONAL DO MAGISTÉRIO E A DESTRUIÇÃO DAS ESTRUTURAS DE CARREIRA. Revista Exitus, [S. l.], v. 14, n. 1, p. e024044, 2024. DOI: 10.24065/re.v14i1.2671. Disponível em: https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/2671. Acesso em: 21 nov. 2024.

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Artigos