O PLANO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO DO ACRE E A EDUCAÇÃO BÁSICA: análise e perspectivas do cumprimento da meta de universalização do ensino fundamental

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24065/2237-9460.2015v1n1ID1554

Palavras-chave:

Plano Estadual de Educação, Planejamento educacional, Avaliação de políticas públicas educacionais

Resumo

A efetivação do Plano Nacional de Educação - PNE, Lei 13.005/2014, mantém uma estreita relação com a formulação e implementação dos planos estaduais e municipais de educação, posto que é nessas esferas de poder que o direito à educação pública pode vir a adquirir materialidade para alcançar a maioria da população brasileira, sobretudo, as crianças, os jovens e os adultos que ainda demandam por acesso à educação escolar. Assim, traduzir as metas e diretrizes nacionais para o âmbito das unidades federadas é uma das finalidades do Plano Estadual de Educação - PEE, o qual deve articular as demandas municipais aos grandes objetivos para a política educacional do país. Este artigo tem como objetivo analisar a implementação do PEE do estado do Acre, Lei nº 2.965/2015, considerando, principalmente, as suas metas referentes à ampliação do acesso às diferentes etapas da educação básica, frente ao fato de se estar ao término da primeira metade de sua vigência (2015 - 2020). O estudo se organiza a partir de análise documental, na qual são sistematizados os resultados alcançados no período citado e suas repercussões na dinâmica do planejamento educacional no estado do Acre. Busca-se, nessa perspectiva, extrair as incidências da agenda política do PEE na oferta do direito à educação, no que se refere ao ensino fundamental, etapa que deveria estar universalizada em 2016. Indica-se que o monitoramento e a avaliação do plano devem ultrapassar os limites de uma visão gerencialista, dialogando com as demandas educacionais da sociedade acreana, ante os desafios presentes para cumprimento das metas no cenário da atual política de manutenção e desenvolvimento do ensino.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mark Clark Assen de Carvalho, Universidade Federal do Acre

Doutor em Educação pela PUC/SP com estudos de estágio pós-doutoral na UFPA; Professor Titular do Centro de Educação, Letras e Artes da UFAC, Docente Permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFAC e do Doutorado em Educação da Rede Educanorte/UFPA.

Josenir de Araújo Calixto, Universidade Federal do Acre

Mestre em Educação pela UFAC; Professor da Rede Pública Estadual de Ensino do Acre.

Referências

ACRE. 1º Relatório de Monitoramento do Plano Estadual de Educação – PEE do ACRE. Rio Branco, 2020.

ACRE. Lei nº 2.965, de 2 de julho de 2015 Acre. Aprova o Plano Estadual de Educação para o decênio 2015-2024 e dá outras providências. Disponível em: http://www.al.ac.leg.br/leis/wp-content/uploads/2015/07/Lei2965.pdf.

ACRE. Lei nº 3.100 de 29 de dezembro de 2015. Dispõe sobre o Plano Plurianual para o quadriênio 2016-2019 e dá outras providências. Disponível em: http://www.al.ac.leg.br/leis/?p=10908

ACRE. Lei nº 3.589, de 19 de dezembro de 2019. Dispõe sobre o Plano Plurianual do Estado do Acre para o quadriênio 2020-2023. Disponível em: http://acre.gov.br/wp-content/uploads/2020/01/DO15775686782776.pdf

AGUIAR, M. Â. da S. Reformas conservadoras e a “nova educação”: orientações hegemônicas no MEC e no CNE. Educ. Soc., Campinas, v.40, e0225329, 2019.

AMARAL, N. C. PEC 241/55: a “morte” do PNE (2014 2024) e o poder de diminuição dos recursos educacionais. RBPAE - v. 32, n. 3, p. 653 - 673 set./dez. 2016.

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm

BRASIL. Emenda Constitucional nº 95, de 2016. Altera o Ato das Disposições Constitucionais Transitórias, para instituir o Novo Regime Fiscal, e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, 2016.

BRASIL. Lei nº 13.005, de 25 de junho de 2014. Aprova o Plano Nacional de Educação – PNE e dá outras providências. Diário Oficial da União [da] República Federativa do Brasil, Brasília, DF, 26 jun. 2014.

CALIXTO, J. de A. Sistema público de educação e o regime de colaboração: uma experiência do estado do Acre e do município de Rio Branco no período de 2005 a 2012. 170f. Dissertações (Mestrado em

Educação). Universidade Federal do Acre, Rio Branco, 2017.

CARVALHO, M. C.; CALIXTO, J. A. Sistema público de educação e regime de colaboração: a experiência do estado do Acre e do município de Rio Branco no período de 2005 a 2012. Jornal de Políticas Educacionais. V. 13, n. 32. set. de 2019.

CRAHAY, M. Como a escola pode ser mais justa e mais eficaz?. Cadernos Cenpec. São Paulo, v.3, n.1, p.9-40, jun. 2013.

DOURADO, L. F. Plano Nacional de Educação: política de Estado para a educação brasileira. Brasília: Inep, 2016.

MANSOUR, J. M. F. Plano municipal de educação de Rio Branco/AC: análise da efetividade das Metas 1, 2 e 5 na garantia do Direito à Educação. 127f. Dissertações (Mestrado em Educação). Universidade Federal do Acre, Rio Branco, 2021.

MORAIS, J. M. de A. A regulação do trabalho escolar no contexto das reformas educacionais no estado do Acre. 121 f. Dissertação (Mestrado em Educação). Universidade Federal do Acre, Rio Branco, 2016.

OLIVEIRA, C.; SILVA, G. O Novo Regime Fiscal: tramitação e impactos para a educação. RBPAE - v. 34, n. 1, p. 253 - 269, jan./abr. 2018.

SCAFF, E. A. da S.; OLIVEIRA, M. dos S.; LIMA, S. E. O planejamento educacional frente às fragilidades da democracia brasileira. ETD- Educação Temática Digital Campinas, SP, v.20, n.4, p. 905-923, out./dez. 2018.

Downloads

Publicado

2021-04-26

Como Citar

ASSEN DE CARVALHO, M. C. .; DE ARAÚJO CALIXTO, J. . O PLANO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO DO ACRE E A EDUCAÇÃO BÁSICA: análise e perspectivas do cumprimento da meta de universalização do ensino fundamental. Revista Exitus, [S. l.], v. 11, n. 1, p. e020146, 2021. DOI: 10.24065/2237-9460.2015v1n1ID1554. Disponível em: https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/1554. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Dossiê