ENSINO MÉDIO, PROJETO DE VIDA E DIREITOS HUMANOS EM DISTINTOS CONTEXTOS ESCOLARES DO PARÁ
DOI:
https://doi.org/10.24065/re.v14i1.2663Palavras-chave:
Direitos humanos, contextos de ensino médio, Projeto de vidaResumo
O Projeto de Vida como componente curricular definido na Reforma do Ensino Médio, via Lei nº 13.415/2017, apresenta limites na sua materialização, quando referenda um ensino médio sob a forma de uma política vinculada aos direitos humanos, cujo reconhecimento de sua validade para os jovens estudantes se vincula ao contexto a partir do qual são construídas e reivindicadas as suas identidades e relações de pertencimento. Nesse viés, o texto tem, por objetivo, analisar se as referências presentes nos diferentes contextos das escolas de ensino médio da Amazônia paraense são reconhecidas no desenvolvimento dos projetos de vida dos estudantes praticados pela escola. A metodologia da pesquisa é de cunho bibliográfico e documental, além da observação da realidade de algumas escolas paraenses, buscando apreender sobre o contexto em que os estudantes projetam suas ações futuras. Os resultados revelaram que não se deve desconsiderar os elementos presentes no cotidiano institucional e na vida dos sujeitos do ensino médio paraense, tanto nas investigações que problematizam a questão do contexto quanto nas proposições das políticas que visam assegurar o direito humano à educação, sob pena de realizar a construção de Projetos de Vida apenas no âmbito da propagação, para que assim não se negue a possibilidade de emersão do inédito viável e potencialidade do ser mais.
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