ENSINO MÉDIO, PROJETO DE VIDA E DIREITOS HUMANOS EM DISTINTOS CONTEXTOS ESCOLARES DO PARÁ

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24065/re.v14i1.2663

Palavras-chave:

Direitos humanos, contextos de ensino médio, Projeto de vida

Resumo

O Projeto de Vida como componente curricular definido na Reforma do Ensino Médio, via Lei nº 13.415/2017, apresenta limites na sua materialização, quando referenda um ensino médio sob a forma de uma política vinculada aos direitos humanos, cujo reconhecimento de sua validade para os jovens estudantes se vincula ao contexto a partir do qual são construídas e reivindicadas as suas identidades e relações de pertencimento. Nesse viés, o texto tem, por objetivo, analisar se as referências presentes nos diferentes contextos das escolas de ensino médio da Amazônia paraense são reconhecidas no desenvolvimento dos projetos de vida dos estudantes praticados pela escola. A metodologia da pesquisa é de cunho bibliográfico e documental, além da observação da realidade de algumas escolas paraenses, buscando apreender sobre o contexto em que os estudantes projetam suas ações futuras. Os resultados revelaram que não se deve desconsiderar os elementos presentes no cotidiano institucional e na vida dos sujeitos do ensino médio paraense, tanto nas investigações que problematizam a questão do contexto quanto nas proposições das políticas que visam assegurar o direito humano à educação, sob pena de realizar a construção de Projetos de Vida apenas no âmbito da propagação, para que assim não se negue a possibilidade de emersão do inédito viável e potencialidade do ser mais.

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Biografia do Autor

Maria do Socorro Vasconcelos Pereira, Universidade Federal do Pará

Doutora em Educação (PPGED/UFPA), na Linha de Políticas Públicas Educacionais. Mestra em Educação (PPGED/UFPA). Especialista em Gestão Escolar pelo Centro Universitário do Pará - CESUPA e Licenciada em Pedagogia pela Universidade Federal do Pará.

Emina Márcia Nery dos Santos, Universidade Federal do Pará

Possui Pós-doutorado pela Universidade de Tours (França). Professora da Universidade Federal do Pará atuando no Programa de Pós-graduação em Currículo e Gestão da Escola Básica (PPEB UFPA). Líder do Grupo de Estudos em Educação Direitos Humanos (GEEDH UFPA).

Dorra Ben Alaya, Université El Manar de Tunis

Doutora em Psicologia e Ciências da Educação (Aix-en-Provence, FR). Professora da Université El Manar de Tunis-UTM-Tunísia.

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Publicado

2024-09-27

Como Citar

PEREIRA, M. do S. V.; NERY DOS SANTOS, E. M. .; BEN ALAYA, D. . ENSINO MÉDIO, PROJETO DE VIDA E DIREITOS HUMANOS EM DISTINTOS CONTEXTOS ESCOLARES DO PARÁ. Revista Exitus, [S. l.], v. 14, n. 1, p. e024043, 2024. DOI: 10.24065/re.v14i1.2663. Disponível em: https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/2663. Acesso em: 21 nov. 2024.

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