NEUROCIÊNCIAS E FORMAÇÃO CONTINUADA: Reflexões sobre o conhecimento docente da Rede Pública Estadual do Ensino Fundamental em Escolas do Sul de Santa Catarina/SC

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24065/2237-9460.2022v12n1ID1724

Palavras-chave:

Neurociências; Formação continuada; Ensino Fundamental.

Resumo

Este artigo apresenta uma pesquisa sobre a formação continuada de um grupo de docentes da Rede Pública do Ensino Fundamental em Escolas do Sul de Santa Catarina/SC. A pesquisa tem por objetivo verificar o conhecimento das Neurociências antes e após o curso de formação continuada sobre Neurociências e Educação. Os docentes participaram de estudos de formação  distribuídos em quatro encontros de quatro horas cada e ofertados entre dezembro de 2019 e fevereiro de 2020 nos quais foram expostas aos conhecimentos atuais das Neurociências e Educação, bem como sobre os fatores de influência no desenvolvimento cerebral infantil, os períodos críticos de aprendizagem na infância, a neuroplasticidade, a maturação cerebral, a memória, a emoção, os vínculos afetivos e a aprendizagem. Adotou-se como procedimento metodológico a pesquisa-ação. Como resultado, reconhecemos a formação continuada como imprescindível para a melhoria da educação. A intervenção de políticas públicas na sua promoção ou, ao menos, na facilitação de sua execução, é vital para a mudança do cenário educacional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cláudio Sérgio da Costa, Universidade Federal do Rio Grande do sul

Doutor em Educação em Ciências, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS); Centro Universitário Barriga Verde (UNIBAVE).

Márcia Finimundi Nóbile , Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Doutora em Educação em Ciências pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Professora do Programa de Pós-Graduação Em Educação em Ciências – Química da Vida e Saúde da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Orcid: https://orcid.org/0000-0001-7434-3661 E-mail: marciafinimundi@gmail.com

Lívia Regina Saiani Crespi, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Doutora em Educação em Ciências pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS. Possui graduação em Pedagogia. Leciona para turmas de pós-graduação em Neurociências e Gestão Escolar na Faculdade São Marcos de Caxias do Sul/RS. Orcid: http://orcid.org/0000-0002-0689-3378 E-mail: saianicrespi@gmail.com

Referências

ASSMANN, H. Reencantar a educação: rumo à sociedade aprendente. Petrópolis: Vozes, 2001.

BARR, M. (Org.). Neurociência e Educação na Primeira Infância: progressos e obstáculos. Brasília: Senado Federal - Comissão de Valorização da Primeira Infância e Cultura da paz, 2016.

BONI, M.; WELTER, M. P. Neurociência cognitiva e plasticidade neural: um caminho a ser descoberto. Bahia: Revista Saberes e Sabores Educacionais, n. 3, p. 139-149, 2016. Disponível em: http://revista.faifaculdades.edu.br/index.php/pedagogicos/article/view/265/173. Acesso em: 2 de janeiro de 2021.

BRANDÃO, A. dos S.; CALIATTO, S. G. Contribuições da neuroeducação para a prática pedagógica. Revista Exitus, v. 9, n. 3, p. 521-547, 2019. Disponível em: http://ufopa.edu.br/portaldeperiodicos/index.php/revistaexitus/article/view/926.pdf. Acesso em: 16 de janeiro de 2022.

BRASIL. Decreto-lei nº 8.530, de 1 de janeiro de 1946. Lei Orgânica do Ensino Normal. Disponível em: http://www4.planalto.gov.br/legislacao. Acesso em: janeiro de 2022.

BRASIL. Lei nº 5.540, de 28 de novembro de 1968. Fixa normas de organização e funcionamento do ensino superior e sua articulação com a escola média, e dá outras providências. Disponível em: http://www4.planalto.gov.br/legislacao. Acesso em: janeiro 2022.

BRASIL. Lei nº 5.692, de 11 de agosto de 1971. Fixa Diretrizes e Bases para o ensino de 1° e 2º graus, e dá outras providências. Disponível em: http://www4.planalto.gov.br/legislacao. Acesso em: janeiro de 2022.

BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Disponível em: http://www4.planalto.gov.br/legislacao. Acesso em: janeiro de 2022.

COSENZA, R.; GUERRA, L. Neurociência e educação. Artmed Editora, 2011.

CRESPI, L. et al. Neurociências na formação continuada de docentes da pré-escola: lacunas e diálogos. EDUCA-Revista Multidisciplinar em Educação, v. 7, n. 17, p. 62-81, 2020. Disponível em: http://www.periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/issue/archive.pdf. Acesso em: 24 de julho de 2020.

CRESPI, L.; NORO, D.; NÓBILE, M. F. Neurodesenvolvimento na Primeira Infância: aspectos significativos para o atendimento escolar na Educação Infantil. Ensino em Re-Vista, p. 1517-1541, 2020. Disponível em: http://www.seer.ufu.br/index.php/emrevista/article/view/57449. Acesso em: 2 de janeiro de 2021.

CRUZEIRO, M. Neurociências: Conhecimento. Campinas: Lenderbook, 2016.

CUSTÓDIO, E. S.; CRUZ, P. R. G. Formação continuada de professores das séries iniciais do ensino fundamental da rede municipal de Macapá-AP. Revista Exitus, v. 9, n. 3, p. 606-635, 2019. Disponível em: http://ufopa.edu.br/portaldeperiodicos/index.php/revistaexitus/article/view/944.pdf. Acesso em: janeiro de 2022.

DEMO, P. Saber pensar. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2001.

FERNÁNDEZ, F. S. Características de la persona adulta que inciden en el curriculo. In: Universidad Nacional de Educación a Distancia. Enseñanza y Aprendizaje Abiertos y a Distancia. Unidad Didáctica 11. Módulo II: Enseñanza y Aprendizaje a Distancia. Madrid: UNED, 2002.

FILIPIN, G. E. et al. Formação continuada em Neuroeducação: percepção de professores sobre a neurociência e sua importância para a educação. Experiência: Revista Científica de Extensão, v. 3, n. 1, 2017. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/experiencia/article/view/24760. Acesso em: janeiro de 2022.

FISCHER, K. W.; ROSE, S. P. (1998). Growth cycles of the brain and mind. Educational Leadership, 56(3):56-60. Disponível em: http://cfans.org/downloads/Educational%20Leadership.pdf. Acesso em: 24 de dezembro de 2020.

FONSECA, V. da. Aprender a aprender: a educabilidade cognitiva. Porto Alegre: Artmed, 1998.

GONCHOROSKI, T. et al. Neurociências na Educação: conhecimento e opiniões de professores. 2015. Disponível em: http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/117634/000967593.pdf?sequence=1. Acesso em: 2 de janeiro de 2021.

HERCULANO-HOUZEL, S. Do you know your brain? A survey on public neuroscience literacy at the closing of the decade of the brain. The Neuroscientist. 2002. Disponível em: http://nro.sagepub.com.ez27. periodicos.capes.gov.br/content/8/2/98.full.pdf+ html. Acesso em: 2 de janeiro de 2021.

LENT, R. Cem bilhões de neurônios? Conceitos fundamentais da Neurociência. São Paulo: Atheneu, 2010.

LISBOA, F. S. O Cérebro vai à Escola: Aproximações entre Neurociências e Educação no Brasil. Paco Editorial, 2019.

MACEDO, L.; BRESSAN, R. Desafios da aprendizagem: Como as neurociências podem ajudar pais e professores. Campinas: Papirus 7 Mares, 2018.

MARSIGLIA, A. C. G. et al. A base nacional comum curricular: um novo episódio de esvaziamento da escola no Brasil. Germinal: Marxismo e Educação em Debate, Salvador, v. 9, n. 1, p. 107-121, abr. 2017.

MARQUES, S. Neurociência e inclusão: implicações educacionais para um processo inclusivo mais eficaz. Revista Trama Interdisciplinar, v. 7, n. 2, 2016. Disponível em: http://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/tint/article/view/9759.pdf. Acesso em: 16 de janeiro de 2022.

MOREIRA, J. da S. A contribuição da neurociência na formação inicial e continuada do professor: uma revisão na literatura. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Neurociência aplicada à Educação). Universidade Federal do Pampa, 2019. Disponível em: http://200.132.148.32/handle/riu/5080.pdf. Acesso em: 18 de janeiro de 2022.

MORIN, E. O método III: o conhecimento do conhecimento. Porto Alegre: Sulina, 2001.

NERI, K. P. Neurociência Aplicada à Educação: teorias da aprendizagem. Maiêutica-Pedagogia, v. 5, n. 1, 2017. Disponível em: https://publicacao.uniasselvi.com.br/index.php/PED_EaD/article/view/1696.pdf. Acesso em: 19 de janeiro de 2022.

NCPI. Comitê Científico do Núcleo Ciência pela Primeira Infância. Estudo nº I: O Impacto do Desenvolvimento na Primeira Infância sobre a Aprendizagem, 2014. Disponível em: http://www.mds.gov.br/webarquivos/arquivo/crianca_feliz/Treinamento_Multiplicadores_Coordenadores/IMPACTO_DESENVOLVIMENTO_PRIMEIRA%20INFaNCIA_SOBRE_APRENDIZAGEM.pdf. Acesso em: 2 de janeiro de 2021.

OLIVEIRA, G. Neurodesenvolvimento e comportamento. In: OLIVEIRA, G.; SARAIVA, J. Lições de Pediatria. v. 1, 2017. Disponível em: https://digitalis-dsp.uc.pt/bitstream/10316.2/43113/1/Neurodesenvolvimento%20e%20comportamento.pdf. Acesso em: janeiro de 2021.

OLIVEIRA, G. G. Neurociências e os processos educativos: um saber necessário na formação de professores. Educação Unisinos, v.18, n. 1, p. 13-24, 2014. Disponível em: http://revistas.unisinos.br/index.php/educacao/article/view/edu.2014.181.02.pdf. Acesso em: janeiro de 2022.

RELVAS, M. P. Neurociência na prática pedagógica. Rio de Janeiro: WAK, 2012.

RELVAS, M. P. Que cérebro é esse que chegou à escola. WAK, 2020.

SANTOSA, M. J. O cérebro como órgão social. In: SOUSA, J.; SANTOS, M. J. S.; LOPES, M. de S. P. (Orgs.). Emoções, Artes e Intervenção. p. 16, 2020. Disponível em: https://www.ipleiria.pt/esecs/wp-content/uploads/sites/15/2020/06/E.book_emocoes_artes_inter.pdf#page=16. Acesso em: 7 de janeiro de 2021.

SAVIANI, D. Escola e Democracia. Campinas, SP: Autores Associados, 2008a.

SAVIANI, D. Pedagogia Histórico-critica: primeiras aproximações. Campinas, SP: Autores Associados, 2008b.

SILVA, F. da; MORINO, C. R. I. A importância das neurociências na formação de professores. Momento-Diálogos em Educação, v. 21, n. 1, p. 29, 2012. Disponível em: https://periodicos.furg.br/momento/article/view/2478.pdf. Acesso em: janeiro de 2022.

SOUZA, G. G. L. et al. A neurociência e a educação: como nosso cérebro aprende? 2016. Disponível em: https://repositorio.ufop.br/handle/123456789/6744.pdf. Acesso em: janeiro de 2022.

SCHEIBE, L. Formação de professores no Brasil. A herança histórica. Revista Retratos da Escola, Brasília, v. 2, n. 2-3, p. 41-53, jan./dez. 2008. Disponível em: http://www.esforce.org.br. Acesso em janeiro de 2022.

TANURI, L. M. História da formação de professores. Revista Brasileira da Educação – ANPED, São Paulo, Autores Associados, n. 14, p. 61-88, mai./ago. 2000.

THIOLLENT, M. Metodologia da pesquisa-ação. 18. ed. São Paulo: Cortez, 2011.

Downloads

Publicado

2022-05-17

Como Citar

DA COSTA, C. S. .; FINIMUNDI NÓBILE , M.; CRESPI, L. R. S. NEUROCIÊNCIAS E FORMAÇÃO CONTINUADA: Reflexões sobre o conhecimento docente da Rede Pública Estadual do Ensino Fundamental em Escolas do Sul de Santa Catarina/SC. Revista Exitus, [S. l.], v. 12, n. 1, p. e022038, 2022. DOI: 10.24065/2237-9460.2022v12n1ID1724. Disponível em: https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/1724. Acesso em: 4 jul. 2024.

Edição

Seção

Artigos