NEUROCIÊNCIAS E FORMAÇÃO CONTINUADA: Reflexões sobre o conhecimento docente da Rede Pública Estadual do Ensino Fundamental em Escolas do Sul de Santa Catarina/SC
DOI:
https://doi.org/10.24065/2237-9460.2022v12n1ID1724Palavras-chave:
Neurociências; Formação continuada; Ensino Fundamental.Resumo
Este artigo apresenta uma pesquisa sobre a formação continuada de um grupo de docentes da Rede Pública do Ensino Fundamental em Escolas do Sul de Santa Catarina/SC. A pesquisa tem por objetivo verificar o conhecimento das Neurociências antes e após o curso de formação continuada sobre Neurociências e Educação. Os docentes participaram de estudos de formação distribuídos em quatro encontros de quatro horas cada e ofertados entre dezembro de 2019 e fevereiro de 2020 nos quais foram expostas aos conhecimentos atuais das Neurociências e Educação, bem como sobre os fatores de influência no desenvolvimento cerebral infantil, os períodos críticos de aprendizagem na infância, a neuroplasticidade, a maturação cerebral, a memória, a emoção, os vínculos afetivos e a aprendizagem. Adotou-se como procedimento metodológico a pesquisa-ação. Como resultado, reconhecemos a formação continuada como imprescindível para a melhoria da educação. A intervenção de políticas públicas na sua promoção ou, ao menos, na facilitação de sua execução, é vital para a mudança do cenário educacional.
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