EMPREENDER, DECIDIR O FUTURO E NAVEGAR EM MARES INCERTOS: o mundo do trabalho em livros didáticos sobre projeto de vida

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24065/2237-9460.2023v13n1ID2224

Palavras-chave:

Projeto de vida, Empreendedorismo, PNLD

Resumo

Este artigo tem como foco as discussões sobre mundo do trabalho em livros didáticos do Programa Nacional do Material e Livro Didático (PNLD) voltados para Projetos de Vida. O objetivo é caracterizar formas pelas quais as obras didáticas apresentam discussões sobre o termo empreendedorismo. Entendemos que um projeto de vida é um conjunto de metas, desejos e sonhos que são interligados, produzindo um caminho prévio para os sujeitos viverem – uma espécie de bússola moral e estratégica. O mundo do trabalho é entendido como o conjunto de relações sociais existentes entre seres humanos, instituições e a natureza. Adotamos uma concepção ontológica do trabalho, considerando que o trabalho é produtor de nossas relações culturais e sociais. A natureza da pesquisa é qualitativa, orientada pela Teoria Fundamentada nos Dados (TFD) (TAROZZI, 2011; CHARMAZ, 2009). O empreendedorismo se faz muito presente em algumas obras como pano de fundo para a atuação no mundo do trabalho, seja na concepção atitudinal de empreender ou com o incentivo de criação de negócios inovadores e socialmente responsáveis. Além disso, o empreendedorismo social e as habilidades empreendedoras são estratégias usadas pelas obras didáticas para convencer o leitor de que empreender é um excelente caminho a ser seguido para trilhar vivências no mundo do trabalho.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Guilherme Baumann Achterberg, UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA

Mestre em Educação pela UFSM. Professor de Ciências na EMCMEF Dinah Néri Pereira, Brasil. Membro do Grupo de Estudos, Pesquisas e Intervenções INOVAEDUC.

Eduardo Adolfo Terrazzan, UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA

Doutor em Educação pela USP. Professor Associado na UFSM, Brasil. Líder do Grupo de Estudos, Pesquisas e Intervenções INOVAEDUC.

Referências

ABÍLIO, L. C. Uberização e juventude periférica: desigualdades, autogerenciamento e novas formas de controle do trabalho. Novos Estudos, São Paulo, v. 39, n. 03, p. 579-597, set. 2020.

ALVES, M. F.; OLIVEIRA, V. A. de. Política educacional, projeto de vida e currículo do ensino médio: teias e tramas formativas. Revista Humanidades e Inovação, [s. l], v. 7, n. 8, p. 20-35, mar. 2020. Disponível em: https://revista.unitins.br/index.php/humanidadeseinovacao/article/view/2608. Acesso em: 12 ago. 2021.

ANTUNES, R. O privilégio da servidão: o novo proletariado de serviços da era digital. São Paulo: Boitempo, 2018.

ANTUNES, Ricardo. Coronavírus: o trabalho sob fogo cruzado. São Paulo: Boitempo, 2020.

ARANTES, V. A.; PINHEIRO, V. P. G.; GOMES, M. A. G. O valor da escola para os jovens. International Studies on Law and Education, [s. l.], p. 165–176, 2019.

ARAÚJO, U. F.; ARANTES, V.; PINHEIRO, V. Projetos de vida: fundamentos psicológicos, éticos e práticas educacionais. São Paulo: Summus, 2020.

BRASIL. Resolução Nº 3, de 21 de novembro de 2018. Atualiza as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio. Disponível em: https://www.in.gov.br/materia/-/asset_publisher/Kujrw0TZC2Mb/content/id/51281622. Acesso em: 07 nov. 2020.

CHARMAZ, K. A construção da teoria fundamentada: guia prático para análise qualitativa. Porto Alegre: Artmed, 2009.

COLLINS, S. M. Jogos Vorazes. São Paulo: Rocco Jovens Leitores, 2012.

CRESWELL, J. W. Projeto de pesquisa: métodos qualitativo, quantitativo e misto. 3. ed. Porto Alegre: Artmed, 2010.

DAMON, W. O que o jovem quer da vida?: como pais e professores podem orientar e motivar os adolescentes. São Paulo: Summus, 2009. Tradução de Jackeline Valpassos.

DANZA, H. C.; SILVA, M. A. M. da. Projeto de Vida: construindo o futuro. São Paulo: Ática, 2020. 256 p.

DARDOT, P.; LAVAL, C. A Nova Razão do Mundo: ensaio sobre a sociedade neoliberal. São Paulo: Boitempo, 2016. Tradução Mariana Echalar.

DAYRELL, J.; CARRANO, P. Juventude e ensino médio: quem é este aluno que chega à escola. In: DAYRELL, J.; CARRANO, P.; MAIA, C. L. (org.). JUVENTUDE E ENSINO MÉDIO: sujeitos e currículos em diálogo. Belo Horizonte: Editora Ufmg, 2014. p. 101-133.

DELLAZZANA-ZANON, L. L.; FREITAS, L. B. de L. Uma Revisão de Literatura sobre a Definição de Projeto de Vida na Adolescência. Interação em Psicologia, Curitiba, v. 19, n. 2, p. 281-292, 11 out. 2016. Disponível em: http://dx.doi.org/10.5380/psi.v19i2.35218. Acesso em: 12 out. 2022.

DOMINGOS, R.; MACHADO, M. E. S. M. Juventude Plural: manual do professor, volume único. São Paulo: Editora DSOP, 2022.

FLICK, U. Introdução à pesquisa qualitativa. 3 ed. Porto Alegre: Artmed, 2009.

FRAIMAN, L. de P. Pensar, sentir e agir: ensino médio: volume único. São Paulo: FTD, 2020.

GORZ, A. O imaterial: conhecimento, valor e capital. São Paulo: Annablume, 2005.

GUERRA, A. C. Sebrae: pequenos negócios têm maior taxa de mortalidade: informação é da pesquisa sobrevivência de empresas 2020. Reportagem elaborada com base em dados do SEBRAE. Disponível em: https://agenciabrasil.ebc.com.br/economia/noticia/2021-06/sebrae-pequenos-negocios-tem-maior-taxa-de-mortalidade. Acesso em: 15 set. 2022.

JAPPE, A. O fetichismo da mercadoria. Iuh Online: Revista do Instituto Humanitas Unissinos, S/L, n. 525, p. 70-73, jul. 2018. Traduzido por Vanise Dresch, publicado originalmente na revista francesa Alternatives Economiques. Disponível em: https://www.ihuonline.unisinos.br/edicao/525. Acesso em: 14 jul. 2022.

LAVAL, Christian. A escola não é uma empresa: o neoliberalismo em ataque ao ensino público. São Paulo: Boitempo, 2019. Tradução de Mariana Echalar.

LEÃO, G.; D., J. T.; REIS, J. B. dos. Juventude, projetos de vida e ensino médio. Educação & Sociedade, [s. l.], v. 32, n. 117, p. 1067–1084, 2011.

LESSA, S.; TONET, I. Introdução à filosofia de Marx. 2. ed. São Paulo: Expressão Popular, 2011.

MACHADO, Nilson José. Ensaios Transversais: cidadania e educação. São Paulo: Escrituras Editora, 1997.

MANACORDA, Mario Alighiero. Marx e a pedagogia moderna. Campinas: Editora Alínea, 2007. Tradução de Newton Ramos de Oliveira.

MARX, K. O capital: Para a crítica da Economia Política. São Paulo: Editora Nova Cultural, 1996. Volume 1, Tomo 1. Coleção Os Economistas.

PINHEIRO, D.; RIBEIRO, E., PEREGRINO, M.; SSEKIND, Luiza S. School and work : elements to discuss youth in Brazil. Sociology International Journal. [s. l.], v. 2, n. 5, p. 349–353, 2018. Disponível em: https://medcraveonline.com/SIJ/school-and-work-elements-to-discuss-youth-in-brazil.html. Acesso em 13 jul. 2021.

SAFATLE, V.; SILVA JUNIOR, N. da; DUNKER, C. (org.). Neoliberalismo como gestão do sofrimento psíquico. [s.l]: Autentica, 2021.

SPOSITO, M. P. Algumas reflexões e muitas indagações sobre as relações entre juventude e escola no Brasil. In:ABRAMO, H.; BRANCO, P. P. (Orgs.). Retratos da juventude brasileira: Análises de uma pesquisa nacional. São Paulo:Instituto da Cidadania/Fundação Perseu Abramo, p. 129-148, 2005.

SPOSITO, M. P. Transversalidades no estudo sobre jovens no Brasil: educação, ação coletiva e cultura. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 36, n. , p. 93-104, jan. 2010. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ep/a/VBNtmgt3MYnSwYS8HFM9LSJ/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 15 out. 2021.

TAROZZI, M. O que é Grounded Theory. Petrópolis: Vozes, 2011.

ZANOTTI, C. J. S.; MIFUNE, E. B. M. Projeto de Vida - Meu Plano em Ação. São Paulo: Kit'S Editora, 2020.

Downloads

Publicado

2023-07-12

Como Citar

BAUMANN ACHTERBERG, G.; ADOLFO TERRAZZAN, E. . EMPREENDER, DECIDIR O FUTURO E NAVEGAR EM MARES INCERTOS: o mundo do trabalho em livros didáticos sobre projeto de vida. Revista Exitus, [S. l.], v. 13, n. 1, p. e023046, 2023. DOI: 10.24065/2237-9460.2023v13n1ID2224. Disponível em: https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/2224. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Dossiê