REVISÃO DE LITERATURA SOBRE ESTUDOS RELATIVOS AO ENSINO DE PROBABILIDADE COM ÊNFASE EM SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24065/re.v14i1.2729

Palavras-chave:

Ensino de Matemática, Ensino de Probabilidade, Engenharia didática

Resumo

Esta revisão buscou mapear as publicações referentes ao tema Ensino de Probabilidade, a partir da pesquisa em dissertações e teses, no período de 2011 a 2023. O levantamento do material ocorreu de forma online nas plataformas de bases de dados científicos, como Portal de Periódicos da CAPES, páginas dos programas de Pós-Graduação, entre outros. Os trabalhos foram selecionados, a partir da presença no título da obra, das palavras-chave “sequência didática”, “engenharia didática”, “probabilidade”, “ensino de probabilidade” e “ensino médio”. Posteriormente, dentre esses trabalhos foram selecionados os que se referiam à Probabilidade. Nessa busca, foram encontrados um total de 5 trabalhos, dos quais nenhum em forma de tese e 05 dissertações. As dissertações revisadas abordam diversas propostas de ensino de probabilidade, como a utilização de jogos didáticos e atividades sequenciais, com o objetivo de facilitar o entendimento dos conceitos probabilísticos e incentivar a literacia probabilística entre os alunos. Recomenda-se que futuras revisões da literatura, em complemento a esta, possam ser realizadas no âmbito acadêmico a partir de outras fontes bibliográficas tais como, revistas internacionais e revistas especializadas em Educação Superior, com o intuito de construir um panorama mais amplo acerca do tema evidenciado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mariana Mourão Omena, Universidade do Estado do Pará

Possui graduação em Matemática pela Universidade Federal do Pará (2013). Especialista em Ensino de Ciências e Matemática pelo Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia do Pará (2019). Mestranda em Ensino de Matemática pela Universidade Estadual do Pará (2023). Atualmente é professor classe i - SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO DO PARÁ e professora da Prefeitura Municipal de Belterra. Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino de matemática, formação de professores, geogebra, curiosidades matemáticas e métodos didáticos.

Acylena Coelho Costa, Universidade do Estado do Pará

Licenciada em Matemática pela Universidade do Estado do Pará, fez mestrado (2004) e doutorado (2015) em Educação Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. É professora efetiva da Universidade do Estado do Pará, do curso de Licenciatura em Matemática, no qual foi coordenadora no período de 2016 a 2020. Também é docente do Mestrado Profissional em Ensino de Matemática da UEPA. Atualmente é Diretora de Apoio a Extensão/PROEX/UEPA. Tem experiência na área da Educação Matemática e lidera o grupo de pesquisa de Didática da Matemática e Educação Matemática da UEPA, com atuação principalmente nos seguintes temas: ensino e aprendizagem de função, geometria analítica e sequências didáticas.

Referências

AMÂNCIO, J. R. Planejamento e aplicação de uma sequência didática para o ensino de probabilidade no âmbito do PIBID. 2012. 227 f. Dissertação (Mestrado em Ensino De Matemática) - Universidade Federal do Rio De Janeiro, Rio de Janeiro, 2012.

BERNARDES, O. Para uma abordagem do conceito de probabilidade. Educação & Matemática. Lisboa, n. 3, 1987.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.

CARVALHO, J. et al. Matemática para um mundo melhor. Educação e Matemática, n. 164, p. 1-1, 2022.

CASTILHO, C. R. de. O ensino de probabilidade baseado em uma sequência didática para o exercício de literacia probabilística. 2020. 121 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação Matemática) - Universidade Federal De Juiz De Fora, Juiz de Fora, 2020.

DOS SANTOS, I. P.; DE CARVALHO, J. I. F. Uma Revisão Sistemática Sobre O Ensino De Probabilidade Na Educação Básica. Revista Educação Matemática Em Foco, v. 7, n. 3, p. 33-57, 2019.

GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2012.

ODY, M. C.; VIALI, L. Uma avaliação da literacia estatística e probabilística no ensino médio <br> An evaluation of statistics and probabilistic literacy in the high school. Educação Matemática Pesquisa Revista do Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática, São Paulo, v. 18, n. 2, 2016. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/emp/article/view/24407. Acesso em: 27 ago. 2024.

OLIVEIRA, P. R. de. Probabilidade no 3º ano do ensino médio: contribuições do jogo dos discos para o ensino e aprendizagem. 2020. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação) - Universidade Estadual De Mato Grosso Do Sul, Campo Grande, 2020.

PHILIPPI, F. Z. Sequências e Séries: uma proposta de trabalho com o uso da Engenharia Didática e a Teoria dos Registros de Representações Semióticas. 2020. 56 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional) - Universidade Estadual De Maringá, Rio de Janeiro, 2020.

SOARES, M. B. O ensino de probabilidade por meio de atividades. 2018. 294 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Matemática) - Universidade Do Estado Do Pará, Belém, 2018.

Downloads

Publicado

2024-12-02

Como Citar

OMENA, M. M.; COELHO COSTA, A. REVISÃO DE LITERATURA SOBRE ESTUDOS RELATIVOS AO ENSINO DE PROBABILIDADE COM ÊNFASE EM SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS. Revista Exitus, [S. l.], v. 14, n. 1, p. e024065, 2024. DOI: 10.24065/re.v14i1.2729. Disponível em: https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/2729. Acesso em: 26 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos